Rio de Janeiro decreta estado de calamidade pública

Prefeitura da capital anunciou decreto por causa da chuva atinge a cidade desde a noite de segunda-feira. Procedimento permite ainda desapropriações e o uso de propriedade particular, no caso de iminente perigo

Da Agência Brasil

A prefeitura do Rio de Janeiro decretou estado de calamidade pública, por causa da chuva que atinge o município desde a noite de segunda-feira (8). Com o decreto, passa a ser possível fazer contratação de serviços emergenciais de resposta à enchente sem licitação.

Caso o governo federal aceite o decreto de calamidade, o documento também facilita a transferência de recursos da União para a prefeitura fazer essas ações emergenciais.

O decreto permite ainda desapropriações e o uso de propriedade particular, no caso de iminente perigo, pela Defesa Civil e outros órgãos municipais.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, justificou a medida não apenas por causa da situação emergencial provocada pelo temporal, que provocou enchentes e deslizamentos e matou dez pessoas, mas também porque o município passa por “grave crise econômica”.

A cidade segue em estágio de crise (o mais grave de três níveis da Defesa Civil) há quase 60 horas, desde as 20h55 de segunda-feira (8). Ainda há vários pontos de alagamento, vias bloqueadas e riscos de deslizamentos. Apesar disso, segundo o sistema Alerta Rio, da prefeitura, não deve chover hoje na capital fluminense.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Agora??? Tres anos depois que foi eleito? Deveria ter sido decretado calamidade no municipio em 1o de janeiro de 2017, quando este infeliz do Crivela foi empossado prefeito.

  2. O prefeito, à beira de um ataque de nervos, quase deu uma dentro ao acusar, perante repórteres de várias redes, a Globo de ser contra o RJ e sua população. ‘Quase’ pois a Globo não é só a ruína do RJ, mas de todo Brasil.
    Seu apoio a farsa do julgamento de Lula e a farsa do impeachment de Dilma, resultou nesta catástrofe de governo e de congresso. Este grupo de escroques, para atender seus interesses e de seus patrões norte-americanos, não teve o mínimo pudor de entregar o país nas garras e presas de todo tipo de carniceiro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador