A Selic e o custo dos juros

O PAC geme e sofre para liberar meio ponto percentual do PIB para investimentos. Se, em um ataque de bom senso o Copom reduzisse a taxa Selic para (altos)10% em 2007, depois caindo um ponto percentual ao ano até 2010, a economia com juros seria a seguinte (em relação às projeções da pesquisa Focus):

* 1% do PIB em 2007.

* 1,16% em 2008

* 1,26% em 2009

* 1,5% em 2010

Em quatro anos, 5% do PIB.

E não se está falando em taxas imprudentes, mas em manter as taxas mais elevadas do planeta, ainda que em um nível menor.

Luis Nassif

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estou ouvindo aqui o Waltel
    Estou ouvindo aqui o Waltel Branco, batendo um pac-pac sincopado de primeira. Não me venha com perguntas econômicas nesse final de tarde, que meu negócio é música.

  2. Caro Luis Nassif,
    1) Não se
    Caro Luis Nassif,
    1) Não se pode esquecer que o mercado já está fugindo para títulos pré e corrigidos por IGPs e IPCA. O mercado pode deixar de aceitar os títulos do TN corrigidos por selic (já foram mais de 50%, hoje estão pouco acima de 30%).
    2) No ano passado muitos títulos pré, IGPs e IPCA renderam mais que os selic. A conta tem que ser refeita (pense na desmoralização da selic). Deixará de servir como indexador para o TN vender títulos de lpongo prazo. Servirá apenas como instrumento de política monetária (curtíssimo prazo). Os volumes se tornarão irrisórios. Todos fugirão para os títulos de mais de ano corrigidos por IGPs, IPCA ou pré.

  3. Creio que agora em 2007 seja
    Creio que agora em 2007 seja possível uma forte redução dos juros da taxa selic.,principalmente com a inflação de 2006 controlada e a expectativa de inflação de 2007 e 2008 dentro da meta e o nível de atividade industrial na casa dos 80/82%.

  4. Nassif, duro mesmo é ter que
    Nassif, duro mesmo é ter que ouvir o Mailson no Jornal Nacional dizer que os juros não são entrave para o crescimento já que eles vem caindo e o país continua estagnado. Meus Deus, aonde estamos, isso é burrice ou má inteneção?

  5. André. esse cálculo é em cima
    André. esse cálculo é em cima do que teríamos que pagar a menos, de juros que ou não seriam pagos ou não seriam rolados.

  6. Se olharmos os índices de
    Se olharmos os índices de inflação e taxas de juros de paises como China, Russia, México e India vemos que eles tem em 2006 inflação superior e taxas de juros bastante inferiores o que também comprova a má fé do BC ao manter estas taxas absurdas.

  7. A fúria para baixar juros ou
    A fúria para baixar juros ou subir o câmbio deveriam ser direcionadas para um governo menor, mais eficiente e com economia mais aberta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador