Fundos e mídia

Sumiu o post em que eu falava da questão dos fundos “offshore” e a mídia. Devo ter apertado o botão de excluir em lugar do de editar.

O que eu dizia é que existe uma ameaça latente no ar. O próximo jogo da mídia exigirá capital pesado, fora do alcance dos grupos nacionais. Por outro lado, os grupos passaram por períodos de crise financeira brava, mas ainda preservam seu poder de fogo político.

O risco que se tem é a aliança entre mídia e esses grupos financeiros, que têm interesses variados em outros setores da economia. A partir do momento em que se criou a tal “jurisprudência” jornalística, as denúncias passaram a ser seletivas e a cobertura não obedece mais a padrões jornalísticos, abre-se um campo potencialmente perigoso para a democracia.

Principalmente depois que alguns grupos passaram a receber capitais de fundos sediados em paraísos fiscais, dos quais não se sabe nem a origem nem os controladores.

Enquadrar esse tipo de atividade será uma das grandes batalhas da cidadania nos próximos anos.

Observação

Anônimo, de codinome Curvin, quer se manifestar? É só se identificar.

Luis Nassif

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Assim você nos mata do
    Assim você nos mata do coração! Uma denúncia dessas e o post some, deus que me perdoe, mas pensei que se censuraram até você o negócio é mais demoníaco que eu imaginava!

    Não que não seja, mas, bem, pelo você não foi pro lado negro da força! 🙂

  2. Nassif,
    Sumiu tb o post sobre
    Nassif,
    Sumiu tb o post sobre a viúva da megasena em que vc comentava a reportagem da jornalista da Globo.
    Veja se não tem nenhum hacker apagando seus posts.

  3. E… voltando ao assunto
    E… voltando ao assunto universidades estaduais de São Paulo, a discussão atual me reporta ao comportamento do Secretário de Planejamento do governo Andre Franco Montoro, em relação a VASP (finada) quando a mesma estava permanentemente brigando pelo primeiro lugar com a Varig. Pra quem não se lembra, o então secretário agora é governador e segundo parte da mídia, presidente eleito (que ainda não tomou posse, obviamente). Te cuida, universitários das estaduais paulistas!… Ah! a VASP foi a primeira empresa aérea de grande porte a quebrar; esfarelar, mesmo.

  4. Nassif,

    Estava bom demais
    Nassif,

    Estava bom demais para botar mais lenha na fogueira. Que pena que voce deletou acidentalmente. Insisto na minha pergunta: Será que tem algum politico MACHO que bancaria uma CPI deste porte ? Sei nao …

  5. Thiago, são fundos instalados
    Thiago, são fundos instalados em paraísos fiscais, que recolhem recursos de grandes poupadores para operações em outros países.

  6. O grande capital e veiculos
    O grande capital e veiculos de comunicação de massa sempre formam uma mistura explosiva, como transparencia é uma qualidade rara na midia nativa realmente o assunto é preocupante, vejo o recente atrito entre o Grupo Abril e a Rede Bandeirantes uma manifestação deste tendencia que voce aponta.

  7. Se é o que estou pensando,
    Se é o que estou pensando, Serra está sorrindo de lado a lado…Ele vai saber usar isso de uma forma oportuna. Será bom para negociar com Aécio…

  8. Nassif,

    Esta questão do
    Nassif,

    Esta questão do offshore é muito mais séria do que podemos imaginar e você faz muito bem em tocar o dedo nesta ferida. Até onde eu sei, há muitos empresários que abrem empresas sediadas em paraísos fiscais e depois compram imóveis, carros e várias outras coisas, bem como fazem operações em nome destas empresas no Brasil e pagam impostos bem menores ou não recolhem simplesmente os impostos.

    É uma manobra tributária e fiscal feita dentro da lei, mas utilizando uma artimanha legal, uma brecha, uma vez que se eles fizessem estas operações através de empresas sediadas no Brasil pagariam impostos bem maiores.

  9. Na mão? Faz anos que denuncio
    Na mão? Faz anos que denuncio esse sistema. Aliás, tenho a impressão de que a maior parte da artilharia contra o Ministro da Justiça teve, como pano de fundo, sua atuação para limitar a atuação desses fundos.

  10. Oi Nassif,
    o pior é que aqui
    Oi Nassif,
    o pior é que aqui em MG o “doutor” Aécio tem a grande mídia nas mãos e muita ojeriza aos movimentos sociais é difícil saber o que está se passando em MG só pelos meios convencionais. Conferi no sítio do Novo Jornal e a denúncia procede sim. Digo: As falcatruas do Aecinho envolvendo a Cemig.
    Continue firme!

  11. Olá Nassif,
    Acho que não
    Olá Nassif,
    Acho que não precisa nem ir tão longe para mostrar a ineficiência da mídia: alguem aí ffaz idéia do que está rolando nas contas do Pan-2007 ? A razão para não estar na mídia é clara, ou tem alguem aí desinformado ?
    [ ]´s

  12. Nassif, seja lá quais forem
    Nassif, seja lá quais forem suas crenças, fé e perseverança, meu irmão. Esse embate cabe sempre aos “eternos”, nunca aos mortais. Que sua luta seja eterna, mesmo quando “bolhas e calos” incomodam nossa caminhada (no plural). Sinta-se acompanhado.

  13. A mídia mineira nunca foi
    A mídia mineira nunca foi conhecida historicamente por sua combatitividade, Luiz. Não sei se o problema é o governador ou a mídia.

  14. o problema, na verdade, é do
    o problema, na verdade, é do povo mineiro, que não faz idéia de quem é seu governador e ainda o reelege com votação recorde.

    o caso aécio dá uma tese sobre manipulação e controle. a educação é uma droga, a energia é cara, o déficit zero é uma mentira e o playboy é adorado. pobres de nós!

    realmente, a mídia mineira não prima pela combatividade, mas convenhamos que ele sabe amarrar bem as coisas e não é tão fácil assim arrumar outro emprego. agradeço a deus diariamente por não ter o meu na reta dele.

  15. Nenhuma novidade. Mas,
    Nenhuma novidade. Mas, confesso, não sei o porquê do medo. A mídia americana não tem nada de independente, asism como a européia. A mídia brasileira, hoje, também não tem – vide os grupos de mídia que têm tido financiamento público via publicidade estatal.

    Não precisamos ter medo da mídia. precisamos cobrar dos governos EDUCAÇÃO que permita a todos separar o joio do trigo.

    Minha opinião, quando o assunto é mídia, é de que algumas pessoas perdem muito tempo brigando contra moinhos de vento…

  16. Apenas pra dar uma idéia a
    Apenas pra dar uma idéia a quem não tem familiaridade com a pressão do Palácio da Liberdade sobre a mídia em MG, recomendo assistir ao vídeo feito por estudante de jornalismo, um documentário intitulado “Liberdade, essa palavra”, que fez muito sucesso na campanha eleitoral, mereceu respostas indignadas do palácio e até um vídeo-resposta. Tem vários depoimentos, inclusive do ex-diretor regional da Globo Minas. Confiram:
    http://www.amplifique.com/video.html
    Se quer conhecer o lado obscuro do governo tucano em MG:
    http://foraecio.blogspot.com
    Agora, se vc quer saber mais sobre as férias do governador em Aspen, no Colorado (EUA), não tem uma linha escrita, pois o jornal Estado de Minas foi proibido de cobrir.

  17. ao césar, que deixou o
    ao césar, que deixou o comentário aí embaixo:

    o buraco é bem mais embaixo do que parece. não tenho mais ilusões de que podemos ter uma mídia imparcial e isenta. a falta de vergonha que vimos nas últimas eleições é um comportamento que veio pra ficar, infelizmente.

    a situação em minas é muito, muito pior. vivemos como que numa realidade paralela, no reino encantado de aecinho, uma construção digna de 1984, o livro. acompanhe a imprensa mineira e você verá que minas é praticamente uma suiça, de tão perfeita! obvamente, não há de ser com dinheiro do próprio bolso que o governador financia o conto de fadas.

    temos que ficar atentos sim, pois não é segredo o objetivo maior do governador. e se a área de atuação política ganha upgrade, é natural imaginar que as empresas que o apóiam (por convicção ou rabo preso, uoréva) e o financiam também cresçam em importância e influência – principalmente porque cresce também seu acesso a dinheiro público.

    parece dramático demais, eu sei. mas não é sem razão. deus queira que isso seja desmascarado antes que seja tarde demais.

  18. Foi assustador assistir 11 de
    Foi assustador assistir 11 de Setembro (o filme) e constatar que uma manifestação democrática, forte e legítima foi cerceada à opinião pública do mundo inteiro, a manifestação contra a posse de George Bush nos EUA. Não vi absolutamente nada na imprensa do meu país. A manipulação já está estabelecida. Fiquemos com a pulga atrás da orelha e viva a internet.

  19. caro:

    volto ao tema da
    caro:

    volto ao tema da associação entre mídia e grupos off shore para pedirque publique mais alguma coisa sobre o assunto. seu post aguçou muito minha curiosidade e, acredito, a de todos que se preocupam a democracia na divulgação de informação no país (até no mundo, não?). se a jogada tiver a dimensão que imagino, estamos feitos!
    abraço
    carlos alberto

  20. O que mais importa é a
    O que mais importa é a permanente defesa da da liberdade. Se a lógica é pelo poder, a mesma lógica pode acontecer com grupos menores de mídia. Ai seria o pior dos mundos. A demonização de uns e a mistificação de outros. O maior sacrifício seria o da verdade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador