Os rumos da Internet

De Flamínio Fantini, publicado no blog do Noblat

1. A internet deixou de ter influência periférica nas eleições

A proporção de americanos que dizem que a internet foi sua principal fonte de notícias e informações sobre as eleições quintuplicou desde 1996 e dobrou entre as eleições para deputado e senador em 2002 e 2006. Cerca de 15% de todos os americanos dizem que foi na web que obtiveram a maior parte das notícias sobre as eleições em 2006.

2. A internet já empata com os jornais entre os usuários de banda larga residencial

Para algumas faixas da população, a internet se tornou mais importante que a mídia clássica. É o caso de quem tem banda larga residencial (tecnologia muito mais disseminada do que no Brasil). Em 2006, para 27% dos entrevistados com banda larga residencial, a internet foi a principal fonte de informação de notícias sobre as eleições. Esteve taco a taco com os jornais (28%). A balança pende para a internet, quando se trata de usuários de banda larga residencial com menos de 36 anos de idade. Entre eles, descritos pela pesquisa como “altamente engajados e conectados”, há uma proporção de 2 para 1 em favor da internet em relação aos jornais.

3. A internet debilita rapidamente a penetração de jornais na população como um todo

Quando se trata da população em geral, os jornais têm 34% das preferências contra 15% da internet, em termos de informação política. Mas os jornais caíram muito: em 1996 exibiam vigorosos 60%, agora desidratados para 34% em 2006.

4. A internet já empata com o rádio entre a população em geral

A audiência do rádio vem se mantendo relativamente estável na última década. Mas a internet, com 15%, concorre com o rádio (17%) como principal fonte de notícias políticas. Sem surpresa, as televisões ainda vencem a corrida da informação política – com grande vantagem. De todos os americanos, em novembro de 2006, quando se trata de notícias políticas, 69% de todos os americanos dizem que recorrem à TV para obter a maior parte das notícias sobre as eleições – o dobro daqueles que citaram jornais (34%), quatro vezes mais do que os que mencionariam o rádio (17%) e a internet (15%).

5. Surge uma nova militância, o ativismo político online

A pesquisa perguntou aos entrevistados se eles haviam criado e compartilhado conteúdo político por ocasião da campanha de 2006. Os internautas declararam ter publicado ou passado adiante comentários políticos próprios em fóruns, sites ou blogs, seja em forma de textos ou de gravações de áudio e vídeo. No total, 23% dos usuários de internet em eleições fizeram pelo menos uma dessas coisas.

6. Grandes portais e veículos da grande imprensa dominam o conteúdo político na internet

As fontes mais estabelecidas de notícias continuam a atrair maior atenção dos internautas. Foram citados os seguintes tipos de sites, em mais de uma opção: portais de notícias como Google News ou Yahoo! News (60%); sites de redes de TV como CNN.com ou ABC.com (60%); sites de veículos regionais ou locais (48%) e de jornais de circulação nacional como The New York Times ou USA Today (31%). Com freqüência, os internautas recorrem também a outras opções como portais da administração pública federal, estadual ou municipal (28%), blogs (20%), sites dos candidatos (20%) ou sites de sátira e humor como The Onion ou The Daily Show (19%).

7. Os internautas conferem as posições de candidatos e acompanham a troca de acusações entre eles

Metade dos usuários de internet em eleições procuraram por informações sobre posições de candidatos a respeito de problemas ou questões suscitadas na campanha. Em resposta múltipla, 41% buscaram checar online a veracidade de acusações feitas entre os candidatos.

8. Facilidade de uso e pluralidade da internet são os principais atrativos

De cada dez usuários de internet em eleições, sete dizem que a conveniência é a principal razão de acesso, o que parece se mostrar coerente com o uso da web de uma maneira geral. Quase dois terços dos usuários de internet em eleições dizem gostar dos recursos de notícias online, porque oferecem mais material do que obtêm em outras mídias noticiosas.

9. O interesse pela informação na internet é suprapartidário

Republicanos e democratas recorrem igualmente à web. Mas as pessoas que se declaram mais à esquerda tendem a ter um grau maior de participação do que os conservadores.

10. Vídeos na rede viram demolidores de reputações

A campanha de 2006 marcou um momento de avanço importante do vídeo postado na internet, com efeitos demolidores sobre as reputações dos candidatos. Cerca de 21% de usuários de internet em eleições assistiram clipes na campanha eleitoral. Um deles minou as chances eleitorais do senador George Allen. No vídeo, por duas vezes, ele chama de “macaca” um jovem da campanha adversária que o filmava durante uma reunião pública. De ascendência indiana, o rapaz se chamava Shekar Ramanuja Sidarth. O senador não conseguiu se livrar da pecha de racista.

A íntegra do estudo (inglês, em formato PDF) pode ser encontrada aqui.

Luis Nassif

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Agora eu entendi por que
    Agora eu entendi por que continuei ouvindo o áudio, mesmo pausando o vídeo…

    É que eu tinha clicado em “abrir em outro janela”, em cima do link de música e nessa página também há o vídeo.

    Tem o blog que fiz também… Recomendo que ouça “chevaliers du ciel”, do François de Roubaix. As vezes, o Goear sai do ar para fazer manutenção e correção de certos pontos do site, mas na menor parte do tempo.

    Bom dia e até mais.

  2. Acho que o que acontece hoje
    Acho que o que acontece hoje é a conjugação de vários meios (Tv, rádio, jornal, Internet). Todos eles, em sua medida, contribuem para informar ou mal-informar. O rádio, jornal e TV apresentam menor interatividade que a Internet – que é ‘on-line’ e independe de edição.
    Porém, cabe uma ressalva: Não acredite em tudo o que lê na Internet … (ou que ouve no rádio, lê no jornal e vê/ouve na TV).

  3. Interessante essa
    Interessante essa informação… Alias, seu blog deve ser o mais interessante de toda internet, pois consegue unir informações de várias áreas e que, pelo que observo, não há em outros sites ou blogs. Se há, não tem a profundidade e o destaque que tem por aqui…

    A internet ainda está no inicio de sua jornada né… Eu uso há 5 anos e já vejo um bom avanço. O youtube, o google videos, o próprio blogger do google, opções de hospedagem para sites, mas com custos muito acessíveis e uma ótima evolução dos serviços de banda larga. Em 2001, 50 reais era o valor mensal de uma conexão de 56 kpbs. Hoje, com 50 reais, a pessoa já pode pagar uma conexão de 200 kb, como é meu caso… Os softwares, os sistemas operacionais, os preços e ofertas de um pc, todos evoluindo bem, dando destque para a última opção.

    Nesses dias, eu ouvi uma radio pela internet e tinha uma boa qualidade. A rádio transmitia o serviço em 12 kbps, com uma boa qualidade de áudio… Não cheguei a ouvir a música, por que a rádio não tinha essa funçao como principal, mas sim entrevistas e matérias não-musicais.

    Alias, você ouviu falar da criação do programa “Joost”? Do mesmo donos do Skype e, segundo previsões, vai gerar boas mudanças nessa área de TV pela internet. Sera que vai exigir menos da conexão ? Antigamente, eu usava uma conexão de 56 kbps, entrava num programa chamado paltalk e ouvia músicas de 192 kbps sem problemas, sem pesar a conexão. Será que esse programa vai ofertar um produto de 190 kbps ou maior qualidade, sem fazer necessitar de uma conexão próxima a esse número ? O Paltalk conseguiu fazer isso, no setor de áudio, espero que esse programa faça o mesmo no setor de Tv pela internet.

    Alias, Quando entro aqui no blog, há um vídeo que passa sem eu apertar play. Quando eu pauso, ele continua passando. Na verdade, não consegui identificar o que ficou tocando…

    Mas é isso, Nassif. Tô gostando do blog, você tá fazendo um bom trabalho mesmo…

    Até mais.

  4. NASSIF

    É inegável o poder
    NASSIF

    É inegável o poder de que usufrui a Internet na vida do cidadão do século XXI. Não mais dependemos de uma mídia arcaica, que moldava o figurino do político, de acordo com o que saía do bolso dele e do que entrava no seu próprio. Cada pessoa, agora, faz a vestimenta dos candidatos de acordo com os acessórios encontrados na Internet. Cruza dados, ajusta o molde, descose pregas, conversa com seus botões, retira alinhavos, de modo, a ter o melhor traje possível.
    Vai ficando para trás o tempo em que se vivia ao sabor da velha mídia, sempre gananciosa e sôfrega pelas benesses dos apadrinhados, corruptível pelos poderosos e corruptora dos fracos.
    Os políticos vão ter que apresentar sua própria história de vida, não mais uma montagem teatral.

  5. Videos demolidores de
    Videos demolidores de reputações, diz o ultimo paragrafo deste post.. Realmente, passando a exaustão vimos hoje um prefeito que SP não elegeu, aos gritos e com um cascudo expulsando um cidadão de um centro de saúde. Nada justifica o destempero de nosso alcaide ¨Kaiser¨, pois junto a ele estavam os seguranças. E o cidadão, estava com quem? Agora será processado e eu se fosse ele solicitava à Globo o video, antes que seja escamoteado.
    Saudades da elegancia de nossos politicos de outrora, Montoro, Ulysses, Setubal, etc. agora temos que conviver com ensandecidos, herdeiros de um passado que não deixou saudades.

  6. Andei caindo de pau em alguns
    Andei caindo de pau em alguns jornalistas e veículos. Juro que um dos meus argumentos foi o desprezo deles pelo público internauta que, a meu ver, ( e de ouvido), começava a pesar seriamente na balança na hora das informaçôes sobre política. Agora fiquei contente ao saber que, oficialmente, jornalistas honestos e competentes como este a quem escrevo fazem um bem danado ao país. Que bom. Parabéns a que faz este jornalismo e parabéns a todos que participam dos fóruns.

  7. Nassif, hoje podemos acessar
    Nassif, hoje podemos acessar qualquer jornal do mundo com o auxílio da Internet, sem precisar comprá-los nas bancas ou assiná-los. Como irão sobreviver alguns jornais que já não andam muito bem das pernas ?

  8. Nassif
    Por favor, pare de
    Nassif
    Por favor, pare de colocar esses arquivos de vídeo e som que começam a tocar sem a gente apertar qualquer botão. Pode ser que o problema seja desconhecimento meu. Se for, peço um esclarecimento a respeito do que fazer. gosto muito do seu blog, mas esses arquivos, sorry, não é todo dia que abro. Obrigado

  9. Devemos considerar que no
    Devemos considerar que no Brasil a internet também teve papel fundamental na reeleição de Lula. Como muitos ainda não têm computador (embora projeções indiquem a entrada de pelo menos mais 7 milhões destas máquinas nos lares em 2007), o lance foi pegar na rede o que havia contra o adversário e a favor do candidato e disseminar tanto por e-mail como boca-a-boca nas ruas. Participei de grupos onde estabelecíamos meta de convertermos 10 pessoas em uma semana. Parece que deu certo. Para mim, inclusive, acho que a maior revolução da comunicação é a internet. É a rede que faz, na prática, a aldeia global, que Marshall Mc Luhan pregava. Quem desejar saber mais sobre internet pode ler o livro “A galáxia da internet”, de Manuel Casalls. Ele é amigo de Gilberto Gil e o livro faz parte da bibliografia para o Mestrado em História Contemporânea do Inst. de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), da UFRJ. Vale a leitura.

  10. Nassif, confesso que depois
    Nassif, confesso que depois da popularização da internet, quase que cem por cento das notícias que leio são pela internet. Na internet há uma vatangem enorme. Além de ser on-line 24 horas, vc tem chance ver a mesma notícia por diferentes canais de informação. Ademais ainda tem os blogs que comentam as notícias dos jornais. É fantástico isso. Quando leio uma notícia num jornal, bem antes já li outros comentários sobre a mesma. Dá pra ver ‘decima’…

    Vida longa a este revolucionário canal de comunicação…

  11. Meu caro Nassif..Desde
    Meu caro Nassif..Desde adolescente sou viciado em comunicação..Quantas madrugadas em claro passei, aqui no meu Pernambuco, ouvindo a Rádio Globo, Nacional etc..Durante o dia, ficava sintonizado na Rádio Clube PE(PRA 8), a 1* Rádio do Brasil, Rádio Jornal e por aí vai..Sempre tive preferência por AM, nada contra a FM.. Sabe, somente na estática das rádios AM, é que existe a mão de gnomos cortando vozes humanas, na minha opinião..A Internet veio, e que maravilha..Antes, vc mandava uma carta para a rádio ou jornal, e torcia para que fôsse lida no ar ou editada,,Hj, é como “caldo de cana “aqui na Net..Na hora !! O mundo se tornou uma bola de gôlfe..Viva o Blog do NASSIF !! Viva o progresso! Viva as diferenças !! Obrigado pelo espaço !!

  12. Sancho, não é questão de
    Sancho, não é questão de tirar não. É que me passaram uma configuração que deixa o arquivo tocando. Vou pedir outra que o deixe parado, e passe a tocar só quando acionado.

  13. Caro Nassif:

    Saiu um texto
    Caro Nassif:

    Saiu um texto no Observatório da Imprensa a respeito de uma palestra que Ryszard Kapuscinski fez em Berlim, em outubro de 2003, com o título “Heródoto e a arte de noticiar” ( http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=419MEM002 ).

    É leitura obrigatória para quem exerce ou pretende exercer a profissão de jornalista.

    Se alguém tiver um link para o texto original da palestra de Ryszard Kapuscinski, por favor, divulgue-o!

  14. VIVA!
    É a democratização das
    VIVA!
    É a democratização das idéias.
    Antes disto ficavamos ansiosos, reclamando para a TV, como se os jornalistas pudessem ouvir nosso desconforto com as informações tendenciosas.
    Agora podemos colocar nossos pontos de vista e externar nossas “broncas”.

  15. Caro Nassif:

    Devagar com o
    Caro Nassif:

    Devagar com o andor! O pessoal aqui já deve ter falado a respeito da diferença mais óbvia, a disparidade de renda que bloqueia a popularização da internet no Brasil. O povão gosta de ver você na TV, aquele jeito elétrico, agitado em transmitir notícias que parecem importantes. Um dos grandes mistérios a seu respeito é como você consegue ficar calmo o suficiente para encarar a disciplina exigida para tocar chorinhos.

    Perceba que isso não tem nada a ver com a internet. Se um dia ela tiver uma audiência maior, os usuários vão preferir visitar sites com imagens de mulheres peladas, não o site de um marmanjo falando de macro e microeconomia.

    Por outro lado, a internet é inestimável como uma das fontes de notícias para suas aparições na TV e para a divulgação de suas músicas.

    Por exemplo, outro dia você falou a respeito do México. Uma das pessoas que mais conhecem o país é um estadunidense chamado John Ross, que não é conhecido na mídia tradicional. Que tal entrevistá-lo?

    E-mail: johnross [arroba] igc [ponto] org

    Trecho de um artigo recente ( http://www.counterpunch.org/ross02032007.html ):

    “The popular classes filled the streets of the Mexican capital January 31st to express outrage at the drastic jump in the cost of household staples (eggs 50%, milk 30%, and tortillas 40%) during the first 50 days of the presidency of Felipe Calderon (…)

    The steep rise in the price of tortillas cuts right to the quick of the popular economy, dramatically impacting 70,000,000 Mexicans who live in and around the poverty line, 22,000,000 of who barely survive in extreme poverty (less than $2 a day.) Although working class Mexicans eat tortillas at most meals, for 13,000,000 children living in extreme poverty, tortillas are the whole meal according to studies done by Dr. Hector Borgez of the National Nutrition Institute. (…)

    The assault on the poor and the extremely poor is compounded by the Calderon regime’s miserly annual increase in the daily minimum wage by 1.9%, about 17 cents USD, an increment which doesn’t come close to matching the hike in tortillas–let alone milk, eggs, meat, and gasoline which are squeezing working people to a pulp. (…)

    The nation’s business associations, which heavily financed Calderon’s campaign, have unanimously rejected the demand for an emergency wage increase as being inflationary.”

    Outra fonte de notícias bastante interessante que está surgindo na internet brasileira é o SIVUCA, um sindicato de blogueiros. Um dos participantes explica ( http://viomundo.globo.com/site.php?nome=MinhaCabeca&edicao=568 ):

    “Trabalhamos pela integração social, política e econômica da América do Sul, seja lá o que isso represente. (…)

    É uma organização que logo vai entrar no eixo do mal do Bush. (…)

    Entrar no SIVUCA exige:

    1. defesa da liberdade ampla, geral e irrestrita de opinião e de expressão na internet;
    2. defesa do pluralismo de opinião, ou seja, quem quiser esculhambar conosco sinta-se à vontade;
    3. combate ao pensamento único da grande mídia.
    4. exame de sanidade física e mental.

    Este quarto item decidi dispensar, já que vários integrantes do SIVUCA foram flagrados tentando esconder a frieira de nosso médico.”

    Entre outros sites do SIVUCA, você vai encontrar o blog da Katarina Peixoto ( http://palestinadoespetaculo.zip.net ), a colunista da Agência Carta Maior que, de tanto criticá-lo, acabou chamando minha atenção para você e seu blog. Com certeza, vale a pena entrevistá-la!

  16. pois é , e a Microsoft sabe
    pois é , e a Microsoft sabe até o que você come…
    como é que descobrem que seu programa é pirata? Não sou a favor da pirataria, mas isso não seria a princípio serviço da policia?

  17. É só uma questão de tempo
    É só uma questão de tempo esta supremacia da TV manter-se sobre a net. É que com a TV Hiperlocal, que não dependerá das famosas concessões públicas, com certeza, a net desbancará também a TV tradicional. Quanto ao se ouvir um áudio ao ligar seu blog, isso é o de menos. No site do jornal http://www.dm.com.br além do áudio, você se depara com um vídeo. O problema não é o áudio mas o conteúdo do mesmo. É claro que seria muito chato acessar seu blog e ficarmos obrigados a ouvir peças publicitárias. Não é o caso. Música faz bem. Portanto, mantenha o áudio em aberto . Quem não quiser ouvir, que desligue o som do micro

  18. Esse post-texto parece a
    Esse post-texto parece a cronologia do Exterminador do Futuro, daqui a pouco vamos ler: “Em 12/10/2025 a Internet adquiriu consciencia própria, e foi tarde para puxar a tomada” lol

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador