Manifestantes de BH acham que minorias já têm “privilégios” demais

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Sugerido por LaCosta

Manifestantes são conservadores e a favor da pena de morte

De O Tempo

Os manifestantes que participaram dos protestos deste domingo (12) na praça da Liberdade, em Belo Horizonte, eram em sua maioria eleitores do senador Aécio Neves (PSDB), conservadores e com uma média de idade de 35 anos. Os dados são de uma pesquisa do grupo de estudos Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os números finais estão sendo contabilizados nesta segunda-feira (13), mas, segundo a professora e coordenadora do grupo, Helcimara Telles, já é possível afirmar que a maioria das pessoas que aderiram ao movimento no último domingo na capital mineira é contrária à expansão dos direitos das minorias, antipetistas e que mais de 80% dos entrevistados deram nota zero ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Helcimara Telles explica que a intenção do levantamento foi traçar um perfil ideológico do público. Por isso, foram feitas perguntas sobre programas sociais e outros temas polêmicos como, pena de morte, desarmamento e aborto.

“Era um público mais duro de conservadores. A maior parte deles é a favor da pena de morte, e o do porte de armas. Por outro lado, uma parte significativa é a favor do aborto e da liberalização da maconha”, afirma Helcimara Telles.

Ainda de acordo com a professora, para a maior parte dos entrevistados, os pobres hoje no Brasil têm muitos privilégios. “A maioria significativa acredita que os pobres têm muitos privilégios, ou seja, eles têm uma resistência às políticas de inclusão. Também é possível afirmar que a maioria avalia que os negros e as mulheres têm muitos direitos no Brasil”, revelou a coordenadora do grupo.  Na avaliação da cientista política, os dados são preocupantes. “No momento em que a democracia se renova, a percepção de inclusão social também deveria ser renovada”, afirma.

Segundo a professora, foram entrevistadas 351 pessoas durante o ato e também foram feitas oito horas de gravações no protesto. As imagens foram gravadas entre 8h e 17h. Elas irão auxiliar no estudo do perfil dos manifestantes. Helcimara Telles destaca, no entanto, que a pesquisa revela o perfil ideológico da maioria dos presentes. “Mas é claro que existiam outras pessoas que pensavam diferente dessa maioria”, explicou. O resultado com os números absolutos deve ser divulgado no fim da tarde desta segunda (13).

O estudo não foi realizado durante o protesto anterior, que ocorreu no último dia 15 de março, quando 24 mil pessoas foram às ruas em Belo Horizonte. Neste domingo (12), foram 5.000 manifestantes, segundo a Polícia Militar, nas praças da Liberdade e da Estação. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Como dizia o Magri, aquele ex

      Como dizia o Magri, aquele ex sindicalista, ministro do Collor que foi flagrado levando seu cachorro ao veterinário em viatura oficial: “cachorro também é gente”.

    2. Lendo o comentário do troll acima:

      Lendo o comentário do troll acima, a gente percebe como a ignorância ficou valente. Antes as pessoas como ele tinham medo de falar besteira, hoje sentem orgulho. quanto menos sabe sobre política, esferas… mais alto elas falam, mais revoltadas são. 
      Aí quando você pergunta: “O que há de errado no trabalho de Dilma?”
      Abrem-se os portões do inferno pra derramar estupidez política. E a mãe da criatura acima aplaude. 
      Analfabetismo político hereditário, passando de geração a geração como uma herança maldita.

       

    3. Sim, conservador tem

      Sim, conservador tem direitos. E os direitos deles acabam quando começa o do próximo, que parece ser algo que eles não conseguem entender.

  1. Até o Palácio Cristo Rei

    Até o Palácio Cristo Rei (residência do arcebispo de BH e seus bispos auxiliares) sofreu com a inconsequência desses pseudo-católicos que são contra a “expansão dos direitos das minorias”:

    1. Eu arranquei este cartaz kkkk

      O cartaz da CNBB que aparece a princípio colado na grade e depois no chão foi arrancado pelas minhas mãos ao passar pelo loca dia 12. Algum coxinha vai me prender por isso?? 

  2. A sorte de BH é que essa

    A sorte de BH é que essa “elite” não representa nem 30% da população da cidade. São eles que destroem, dia a dia, um patrimônio arquitetônico sem igual nas capitais brasileiras, que levou BH a ser chamada um dia de Cidade Jardim. São eles que projetaram, construíram e compraram os imóveis caríssimos de bairros-aberrações como o Buritis e o Belvedere, que detonaram o clima da cidade, casos já clássicos de estudos mundo afora. São eles que a todo momento apresentam projetos na calada da noite para também destruir a Pampulha, patrimônio cultural da humanidade. São eles que barram há décadas a construção de um metrô que atenda a toda a população, com aquele sentimento nazista de superioridade que impede o acesso da maioria aos “bairros mais chiques”. São eles que gastaram seis anos de obras faraônicas, que encheram as burras de meia dúzia, e empurram goela abaixo do grosso da população um tal de Move, ineficiente, burro e altamente perigoso, letal para os usuários.  A cada adesivo, folder ou camiseta que vejo nessa outrora abençoada cidade com a frase: Eu Votei No Aécio, meu sangue ferve de indignação com essa canalhada. 

  3. São requintados, moradores da

    São requintados, moradores da zona sul da capital onde concentrava a maior renda. Os endinheirados mudaram para o municipio de Nova Lima em condominios fechados.

  4. Isso não é novidade

    Isso não é novidade nenhuma.Todo mundo sabe que eles não estão nem aí para corrupção, se estivessem, não teriam votado no Aécio.Principalmente sendo mineiros.O que eles querem mesmo é voltar  no tempo e ter direito a empregada doméstica.Estão indignados porque os aeroportos viraram rodoviárias, seus filhos estão matriculados na mesma universidade de pobres e negros, e que o salário mínimo atingiu o maior poder de compra.Sempre foi assim.A História sempre se repete.Quando os direitos trabalhistas são adquiridos, sempre surgem tentativas de golpe.E por incrível que pareça, surgem denúncias de corrupção, e depois elas desaparecem milagrosamente.E o outro fato, é  que são pessoas que não sabem perder, parecem crianças birrentas que choram quando alguém tira o pirulito da boca.

  5. Tomara que os orientais

    Tomara que os orientais estejam certos quanto às reencarnações sucessivas, necessárias, segundo eles, à evolução espiritual, à vivência do amor universal, à compaixão.  Se assim for, que esses “conservadores” reencarnem em situação de extrema pobreza. E em um país sem bolsa família, sem mais médicos e com acesso à saúde totalmente privatizado. Um aprendizado necessário. 

    1. Pior é que grande parte

      Pior é que grande parte desses manifestantes conservadores se dizem espíritas kardecistas, que também defende as sucessivas reencarnações para a necessária evolução.

  6. Só um detalhe…

    Conservador também é contribuinte, cidadão, e tem direitos…. enfim, é gente mas,  analfabeta politica, repetem o cantochão da mídia,  mas tem que serem alfabetizadas urgetemente, há que separar os enganados, dos enganadores.

  7. ““A maioria significativa

    ““A maioria significativa acredita que os pobres têm muitos privilégios, ou seja, eles têm uma resistência às políticas de inclusão. Também é possível afirmar que a maioria avalia que os negros e as mulheres têm muitos direitos no Brasil”, revelou a coordenadora do grupo.  Na avaliação da cientista política, os dados são preocupantes. “No momento em que a democracia se renova, a percepção de inclusão social também deveria ser renovada”, afirma.

    É o retrato fiel dos eleitores do Aócio. É este tipo de gente que quer tirar o PT do poder sob alegação de querer mudança.

    Querem mudança sim. Mas, para trás. Para que seus privilégios, inclusive no acesso a corrupção e sonegação  se mantenham ad eternum e que o Brasil continue este país atrasado e mal educado, como estamos vendo com transmissão ao vivo pela globo.

     


  8. “Manifestantes de BH acham

    Manifestantes de BH acham que minorias já têm “privilégios” demais

     

    Taí, gostei do comentário desse manifestante.

    Talvez foi o comentário mais inteligente que li.

    Também acho que as minorias tem privilégios demais, levando-se em consideração que hoje os brancos fazem parte das minorias em nosso pais.

    Proponho mais privilégios para a maioria, porque nós negros hoje somamos 51% da população brasileira.

    Tá certo !

    As minorias tem privilégios demais.

    Portanto, mais privilégio para a maioria !!!!!

     

     

  9. “Por outro lado, …

    “Por outro lado, … liberalização da maconha”, afirma Helcimara Telles.”

    Hipocrisia ao quadrado, uma coisa é uma coisa… No meu hedonismo, ninguém tasca.

    Haja saco!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador