Espetáculo “Prometeu: Estudo Nº 1.1” ganha nova temporada

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Jornal GGN – Dando andamento às comemorações de 15 anos, a Companhia Antropofágica de Teatro inicia uma série de apresentações da trama “Prometeu: Estudo Nº 1.1”, a partir deste sábado, 28 de janeiro. A temporada é parte do projeto Tram(a)ntropofágica, que pretende revisitar todo o repertório da Cia. com 140 dias de atividades abertas ao público. O espetáculo, em cartaz na sede da trupe, o Espaço Pyndorama, segue até 4 de fevereiro em São Paulo.

Em “Prometeu: Estudo Nº 1.1”, terceira montagem do grupo, a Antropofágica trabalha o mito do herói Prometeu; o declínio do Império americano, com a queda das Torres Gêmeas; o livro “Vigiar e Punir”, de Michel Foucault; “O fósforo”, de Murilo Mendes; e o texto “A libertação de Prometeu”, de Heiner Müller. Durante a peça, elementos como a fala e os cantos em coro se tornam essenciais.  O espetáculo já passou pelo Espaço Pyndorama, Festival FRINGE (Curitiba-2005), além do Teatro Martins Penna na Penha e Teatro Cacilda Becker.

A Tram(a)Antropofágica, contemplada com a 28ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, como o próprio nome diz: é uma grande trama que leva ao público a história da Companhia.  As comemorações de 15 anos começaram com as apresentações de uma Trilogia sobre o Brasil. Também já fizeram parte das atividades o “Programa I: Brazyleirinhas QI”, com quatro peças de curta duração, e o espetáculo “A Tragédia de João e Maria”, que ganhou o palco da sede da Companhia do Feijão.

Além das temporadas de espetáculos, fazem parte do projeto atrações como o “Diálogos Antropofágicos”, onde personalidades da cena artística aborda temas importantes do fazer teatral. O próximo encontro, marcado para 04 de fevereiro, após a apresentação de Prometeu: Estudo 1.1, irá contar com a dramaturga Ana Souto.

Composta por mais de trinta integrantes, a Companhia Antropofágica, criada em 2002, está entre as referências da cena cultural Paulista. Com a Tram(a)Antropofágica, o grupo convida o público para uma viagem no tempo e na história, revisitando todo o seu repertório, com espetáculos, intervenções, oficinas e experimentos, atuando tanto em sua sede, o Espaço Pyndorama, quanto em outros espaços da cidade. Ao todo, serão 140 dias de atividades gratuitas, com dezoito temporadas e dezenove ações, realizadas até agosto de 2017.

Sinopse– “Prometeu: Estudo Nº 1.1”

Prometeu Estudo Nº 1.1 traz uma releitura do mito grego de Prometeu, baseado em textos de Heiner Miller e Michel Foucault. No clássico da mitologia grega, Prometeu roubou o fogo dos deuses e o entregou aos homens, por isso foi punido a mando de Zeus e, pelas mãos de Hefesto, acorrentado ao rochedo onde um abutre sanguinário aparece para devorar o seu fígado. Relacionando o conto grego aos acontecimentos do 11 de setembro, a peça propõe uma reflexão sobre a punição e o declínio do império.

Serviço

“Prometeu: Estudo Nº 1.1”, de 28 de janeiro a 4 de fevereiro

Local: Espaço Pyndorama        Capacidade: 60 lugares

Endereço: Rua Turiassú, 481 – Perdizes, São Paulo – SP, 01155-000

Datas e horários: dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro, às 20h

dias 1, 2 e 3 de fevereiro, às 20h

dia 4 de janeiro, às 19h30 (apresentação seguida pela edição de Diálogo Antropofágico, com Ana Souto).

Gênero: Tragédia

Duração: 90 minutos

Classificação Indicativa: 12 anos

Programação gratuita.

Mais informações: [email protected] ou (11) 3871-0373

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador