Drupal é uma ferramenta incrível, livre e grátis para download e uso.

Sobre o Drupal

O Drupal é uma plataforma de site dinâmica que permite a usuários individuais ou comunidades publicar, gerenciar e organizar uma grande variedade de conteúdo. O Drupal integra muitos dos recursos populares de sistemas gerenciadores de conteúdo, blogs, ferramentas colaborativas e software de comunidades baseada em discussões em um único pacote fácil de usar. Como um projeto de código aberto mantido e desenvolvido por uma comunidade, o Drupal é livre e grátis para download e uso. Se você gostar do que aprender aqui, por favor trabalhe conosco para expandir e refinar o Drupal para servir às suas necessidades.

Uma grande variedade configurações de sites

Habilitando e configurando módulos distintos, um administrador pode desenvolver um site único, que pode ser usado para uma combinação de gestão de conhecimento, publicação na web ou interação de comunidades. Para que você entenda melhor essas muitas possibilidades, a seguinte lista de funções foi organizada com características comuns da web:

  • Gerenciamento de conteúdo. Através de uma simples interface baseada no seu navegador, membros podem publicar para vários módulos de conteúdo: histórias, blogs, enquetes, imagens, fóruns, downloads, etc. Administradores podem escolher entre múltiplos temas ou criar o seu próprio para dar ao site uma aparência única. O sistema de classificação flexível permite classificações hierárquicas, indexação cruzada de posts e definição de categorias múltiplas para a maioria dos tipos de conteúdo. O acesso ao conteúdo é controlado através de definições de papéis pelo administrador. Páginas do site pode exibir mensagens por tipo de módulo ou conteúdo categorizado, com exportação em RSS separada por cada tipo de exibição. Usuários também podem fazer busca por palavra chave em todo o site.
  • Blog. Uma instalação simples pode ser configurada como um blog pessoal único ou vários blogs pessoais. O Drupal suporta a API do Blogger, provê alimentadores RSS para cada blog individualmente e pode ser configurado para pingar diretórios de blogs como por exemplo blo.gs e weblogs.com quando novo conteúdo for postado na página principal.
  • Comunidade baseada em discussões. Um site que usa Drupal pode agir como um site de notícias semelhante ao Slashdot e/ou fazer uso de um fórum de discussão tradicional. Quadros de comentários, anexados à maioria dos tipos de conteúdo, fazem com que os usuários possam discutir facilmente novas mensagens.
  • Colaboração. Usado para gerenciar a construção do Drupal, o módulo de projeto é apropriado para ser usado em outros projetos de software de código aberto. O módulo book, similar a um wiki colaborativo inclui controle de versão, fazendo com que fique fácil para grupos criem, revisem e mantenham documentação ou qualquer outro tipo de texto.

Para uma lista de recursos mais detalhada, dê uma olhada na nossa lista de recursos. Para exemplos de possíveis implementações de veja os sites no estudos de caso com Drupal ou visite alguns dos muitos sites que usam o Drupal.

Requisitos básicos para instalação e configuração inicial

A plataforma básica do drupal, módulos adicionas e muitos temas estão livrementes disponíveis para download sob a GNU GPL. O Drupal, escrito em PHP e usando tanto MySQL quanto PostgreSQL como banco de dados no backend, pode rodar em muitas plataformas, incluíndo os servidores Web, Apache ou IIS da Microsoft. Informações mais completas e instruções específicas sobre os requisitos de sistema, instalação e configuração estão disponíveis no guia do administrador…..

http://drupal-br.org/manual/sobre-o-drupal

 

…..Tutoriais

Como parte da documentação do Drupal Brasil disponibilizamos alguns tutoriais. Abaixo eles estão separados por área….

Drupal em português do Brasil (instalação)

http://drupal-br.org/tutoriais

Resources(http://drupal.org/)

……A minimum base installation requires at least 3MB of disk space but you should assume that your actual disk space will be somewhat higher. For example, if you install many contributed modules and contributed themes, the actual disk space for your installation could easily be 40 MB or more (exclusive of database content, media, backups and other files).

A useful FAQ (http://drupal.org/node/59680) explains how to use phpinfo to get the details of your system. For example, phpinfo will tell you if you have a database already installed and what version your system is running. Phpinfo will also tell you what php variables are set as well as many other helpful things…….

http://drupal.org/requirements

 

Primeiro Screencast do Drupal Brasil

Enviado por rafael em 16/06/2007 – 18:19

O screencast foi produzido no Ubuntu Linux, com Apache e MySQL.

Abaixo segue o vídeo no Youtube.

http://drupal-br.org/node/504

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador