Empresas dizem que não participaram de espionagem

Do jornal O Globo

Empresas de tecnologia negam colaboração com espionagem dos EUA

  • Ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, disse que iria pedir explicações sobre denúncias

O GLOBO (EMAIL·FACEBOOK·TWITTER)
COM SERGIO MATSUURA (EMAIL)

Publicado:8/07/13 – 16h24
Atualizado:8/07/13 – 18h00

RIO – Questionadas pelo serviço de Secretaria municipal de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro (Procom Carioca), empresas de tecnologia rebateram nesta segunda-feira denúncias de jornais internacionais de que estariam colaborando com um esquema de espionagem da Agência de Segurança Nacional americana (NSA, na sigla em inglês). A Google Brasil reforçou declarações dadas anteriormente pelo CEO da companhia, Larry Page, e o diretor jurídico, David Drummond. Em nota, a empresa afirma que o governo dos EUA não tem acesso a dados armazenados por seus serviços e assegura que dados de usuários cariocas não foram acessados sem o devido processo legal.

“Em tais declarações, a Google Inc. deixou absolutamente claro que o governo dos EUA não tem acesso aos servidores da Google Inc. nem diretamente, nem por de sistemas do tipo ‘back door’ ou ‘drop box’.

A Google Inc. também esclareceu que se recusa a participar de quaisquer programas ou operações seja por razões de segurança nacional ou qualquer outra razão que envolvam o acesso de entidades governamentais aos sistemas da Google Inc. ou a instalação de equipamentos nas redes da Google lnc. A equipe jurídica da Google Inc. analisa todo e qualquer pedido dirigido à empresa e frequentemente contesta pedidos que são genéricos ou que não respeitam o devido processo legal. A Google Inc. assegura que dados de usuários cariocas não foram acessados sem o devido processo legal.”

Mais cedo, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, mostrou preocupação com a revelação feita pelo O GLOBO de que o Brasil estaria no mapa da espionagem americana. Em ação conjunta com o Ministério das Comunicações, o órgão vai interpelar as empresas de tecnologia que atuam no país, como Google e Facebook. Medidas para garantir mais segurança ao tráfego de dados também estão em estudo.

– Temos empresas internacionais que operam aqui, como o Google e o Facebook. Isso preocupa – afirmou Raupp, durante almoço nesta segunda-feira, na sede da Firjan.

Ao ser questionado se essas empresas seriam interpeladas sobre as relações com o sistema de espionagem dos EUA, o ministro informou que uma ação conjunta com o Ministério das Comunicações já está em andamento.

– É claro que sim. Eu ainda não conversei com o ministro Paulo Bernardo (das Comunicações), mas estamos acertados de fazer uma ação conjunta. E é para já – disse.

De acordo com o ministro, também estão em estudo medidas que possam incrementar a segurança do tráfego de dados no país. Raupp descartou a implantação de firewalls, que poderiam interferir na liberdade de expressão, mas citou o investimento na construção de centros de dados nacionais.

– Nós estamos vendo como podemos garantir mais segurança. Por exemplo, criando centros de dados nacionais, que a gente tenha mais controle. Ter mais instituições responsáveis por armazenamento que a gente administre.

Ainda nesta segunda-feira, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, Nelson Pellegrino, afirmou, em nota, que pretende propor, na próxima reunião da comissão, uma audiência no Congresso para avaliar as supostas ações de espionagem. Ele também pediu que a tramitação do Marco Civil da internet ganhe celeridade.

“Rechaçar essa prática atentatória à legislação interna e às normas de convivência entre as nações não é uma questão ideológica, mas uma reação necessária face à gravidade da ofensa, que atinge também inúmeros outros países, colocando em risco, além das liberdades individuais, interesses econômicos e políticos estratégicos”, afirmou Pellegrino, em nota.

Também nesta segunda-feira, o PSOL afirmou que o deputado Ivan Valente (SP), vai protocolar na terça-feira um requerimento para que o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, dê explicações sobre o caso. Segundo o PSOL, Pellegrino afirmou que colocará o requerimento na pauta da reunião da comissão de quarta-feira. No Senado, o líder do PSOL, Randolfe Rodrigues, protocolou requerimento convidando Shannon a prestar esclarecimentos.

No domingo, O GLOBO mostrou que, na última década, a NSA espionou telefonemas e correspondência eletrônica de pessoas residentes ou em trânsito no Brasil, assim como empresas instaladas no país. Não há números precisos, mas em janeiro passado, por exemplo, o Brasil ficou pouco atrás dos Estados Unidos, que teve 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens espionados. No mesmo dia, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com seis ministros para discutir o tema.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador