Pela autonomia financeira e administrativa das universidades

Por Roberto Leher, UFRJ

A matéria da corporação Globo oculta que as fundações ditas de apoio privadas, robustecidas por FHC e Lula da Silva, foram criadas justo para burlar as normas do direito público. Assim, os repasses de verbas públicas para as referidas fundações são congruentes com a existencia desses nichos privados nas IFES. A alternativa é o fortalecimento da autonomia de gestão financeira e administrativa das universidades, nos termos do Art. 207 da CF.

Ao promover criticas ocultando o que é fundamental, a materia corrobora o movimento previsto no Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão de gerenciar as universidades com o modelo das Empresas Hospitaleres EBSERH como chegou a constar de uma minuta do referido ministério.

Alias, FHC também defendeu isso outro dia (São tantas as convergencias…!). Precisamos recolocar a questão nos seus devidos termos, combatendo o ardil das organizações Globo e, ao mesmo tempo, as políticas que são afins a tais objetivos, urdidas nos gabinetes ministeriais.

O ANDES-SN tem trabalhado a questão de modo consequente, elaborando materias fundamentadas que explicitam o problema e aprovando resoluções que podem nos ajudar a sair do ardil que esta sendo operado pelas corporações da midia e pelos defensores da imediata aplicação do plano diretor da reforma do Estado nas universidades federais.

No mais, a história da UFRJ é robusta em termos de suas contribuições para a ciência, a cultura, a educação, a arte e a tecnologia e não será afetada pelo jornalismo midiatico, tampouco será afetada a biografia de todos aqueles que dedicaram o melhor de suas vidas à universidade pública.

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador