O wi-fi gratuito no projeto Praças Digitais da prefeitura de São Paulo

Enviado por Assis Ribeiro

Do Convergência Digital

Prefeitura de São Paulo oferece Wi-Fi gratuito

A partir de outubro, 120 praças e outros locais públicos em São Paulo terão cobertura Wi-fi, para acesso livre à Internet. O custo estimado para o projeto, com licitação prevista para 11 de julho, é de R$ 45 milhões, que incluem a instalação, operação e manutenção por 36 meses das redes locais pelos provedores que ganharem cada um dos cinco lotes inicialmente definidos no edital. O dimensionamento da estrutura prevê o acesso simultâneo de até 24,2 mil dispositivos, com velocidade de pelo menos 512 Kbps.

Simão Pedro Chiovetti, secretário de Serviços do município, afirma que o projeto Praças Digitais é também um desdobramento das metas de inclusão digital dos telecentros, mas enfatiza que o acesso móvel agrega outros benefícios sociais. “Queremos que as pessoas passem a usufruir mais dos espaços públicos. O cidadão que leva seu filho à praça pode ler um jornal online ou ver seu e-mail no celular”, disse o secretário, em audiência pública realizada na semana passada.

Segundo o secretário, a proposta inicial seria instalar a cobertura Wi-fi em 10 áreas no centro e em uma área por subprefeitura. No entanto, o prefeito Fernando Haddad determinou que fosse instalada pelo menos uma rede por distrito (que são 96 na cidade), o que levou de 42 para 120 pontos.
Escolha de locais e segurança física

Durante a audiência pública, os questionamentos se referiam à escolha dos locais, às preocupações com a segurança física dos cidadãos, às especificações técnicas do edital relativas a controle de acesso e do tráfego e à possibilidade de instalação em estações de trem, terminais de ônibus e nos veículos públicos.

Em alguns casos, principalmente nas áreas leste e sul, a instalação da Praça Digital será também uma oportunidade de recuperação de espaços públicos degradados. Simão Pedro reconhece também que os celulares, tablet e notebooks já são alvo de assaltantes em toda a cidade. Ele informa que, além da Guarda Municipal, poderá ver com a Polícia Militar a necessidade de reforçar o policiamento nas Praças Digitais. “Para os cidadãos que já frequentam esses locais, aumentar a ocupação já acrescenta segurança”, pondera.

Sérgio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC e consultor no desenvolvimento do projeto, afirma que as especificações técnicas não podem restringir a concorrência. “Pedimos para as empresas olharem bem a parte técnica. Queremos alta qualidade, mas isso não pode reduzir as opções de fornecedores”, diz.

O consultor técnico também defendeu que a neutralidade da rede seja plenamente assegurada, sem nenhuma restrição por tipo de aplicação, assim como é contrário a cadastros prévios ou outros mecanismos de autenticação que dificultem o uso. “Havia uma proposta de formulário que pedia que os turistas colocassem o número do passaporte. Mas a Secretaria de Segurança recomenda exatamente que os turistas não andem com seu passaporte”, exemplifica. “Há muito mito em segurança de rede. Não há cadastro que impeça ataques, nem ataques impossíveis de serem detectados”, ensina.

Os cinco lotes de concorrência definidos na primeira versão do edital são Centro e Mooca, com 29 pontos; Zona Leste, 30; Norte, 18; Oeste e Vila Mariana, 20; e Sul 23. Amadeu revela que a prefeitura pode mudar os limites atuais, para permitir que cada concorrente assuma apenas um lote. “A divisão é para evitar monopólios e ter critérios de comparação”, justifica.

Juca Ferreira, secretário municipal de Cultura, lembrou sua experiência como morador de Madri, onde utilizava o acesso Internet disponível nos ônibus. Simão Pedro informou que já há conversas nesse sentido com Jilmar Tatto, secretário de Transporte. Outra derivação de referências internacionais é a possibilidade de agregar publicidade, com a vantagem da geolocalização, como forma de sustentação econômica do Wi-fi gratuito. “Este projeto é de curto prazo e a prefeitura faz todo o investimento. Mas se estudam outros modelos para o futuro”, esclarece Amadeu.

A mobilidade e o futuro das cidades será tema de painel no Rio Wireless 2013. Saiba como participar do evento. Clique aqui.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que inveja sinto dos paulistanos!

    Parabéns aos paulistanos e que saibam valorizar essse prefeito maravilhoso!  Que inveja… Têm a oportunidade de ter no comando da prefeitura um dos mais nobres e competentes políticos de nosso país! Como gostaria de votar em HADDAD. Mas acredito que num futuro próximo estarei votando nesse iluminado para presidente de meu país! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador