Governo Temer prepara medidas para precarizar o trabalho

Jornal GGN – O governo de Michel Temer está preparando uma medida que permitirá a contratação de funcionários por hora de trabalho, em jornada intermitente. Com isso, o empregador poderá contratar o trabalhador a qualquer horário e dia da semana, sem precisar cumprir o horário comercial.

Isso também fará com o que trabalhador possa ter um expediente flexível e mais de um emprego, com os direitos trabalhistas assegurados. As informações são do jornal O Globo.

Outra medida que deve ser apresentada é o aumento do prazo do contrato de trabalho temporário, que passaria para 180 dias contra os 90 atuais, com possibilidade de prorrogação por mais 45 dias. A ideia seria priorizar pessoas com mais de 40 e portadores de deficiência nestes contratos.

Em setembro, Ronaldo Nogueira, ministro do Trabalho, falou em medidas que flexibilizam a jornada de trabalho, provocando críticas de sindicatos. Depois, o governo informou que a medida estava apenas em estudo.

O objetivo do governo é de abrir vagas ainda em dezembro, janeiro e fevereiro. As medidas seriam incluídas da MP que deve tornar o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) em ação permanente. Criado na gestão de Dilma Rousseff, o PPE permite a redução de jornada e de salário com contrapartida da União.

Para empresários, a jornada de trabalho flexível beneficiará os setores de comércio e serviços. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), há potencial para a geração de dois milhões de empregos em cinco anos.

Na última semana, Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, almoçou com a bancada do PSDB e teria se comprometido com a reforma trabalhista, incluindo a regulamentação da terceirização.

A flexibilização da jornada foi criticada por líderes sindicais. Presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, disse que irá se reunir na próxima quinta com o ministro do Trabalho para discutir o tema.

“Não tenho opinião formada sobre o assunto, ainda precisamos analisar, mas a jornada intermitente é difícil de aceitar, porque criaria uma situação análoga à escravidão”, afirmou. Ele também disse que o ministro negou a ideia de implementar a jornada intermitente.

João Carlos Gonçalves, da Força Sindical, também afirmou que o ministro não é a favor da mudança na jornada. Para o sindicalista, a medida não irá resolver a questão do desemprego. “O que precisamos é de investimento em infraestrutura para geração de emprego, e não soluções paliativas”

Segundo dados do IBGE, o desemprego chegou a 11,8% no trimestre de agosto a outubro, contra 11,6% do trimestre anterior. O número de desempregados atingiu 12 milhões, o maior em quase quatro anos.

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. MP

    Só uma dúvida a MP pode sobrepor direitos do artigo 7? Imagino que muitas coisas dentre elas limite de horas trabalhadas por semana estão postas no artigo 7 da CF/88 o que me faz pensar que essa MP terá escopo limitado.

  2. a conta para os patos skafs

    Assim aqueles patriotas fantasiados de camisa 7×1 e bandeira Pátria terão tempo para desfilar em qualquer horário sem a preocupação e a obrigação domingueira.

    1. O trablhador corre o risco

      O trablhador corre o risco de, ao chegar no seu emprego, cumprir a meta necessária à firma em um hora. Ai ele pode voltar pra casa com o valor de uma hora de trabalho, talvez dê para ele almoçar e pagar a passagem de volta pra casa.

    2. O problema não é o “horismo”

      É que junto com isso (poder contratar por hora), vêm as flexibilizações do regime trabalhista. Por exemplo, perda do descanso semanal remunerado, da hora-extra,  do adicional noturno…

  3. Estadunização do emprego…

    Querem implantar um modelo igual ao dos EUA, onde é normal um trabalhador ter 2 empregos (na verdade 2 bicos) e fazer 60 horas por semana…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador