O jornalismo anti-realidade da Veja

 

Nota do Brasil Debate

A Revista Veja publicou em seu site uma série de “fatos” econômicos, que, segundo eles, mostram que tudo piorou na economia brasileira. Seja por meio da utilização de meias verdades ou de recursos jornalísticos bastante questionáveis, a Veja inventa um Brasil inexistente e mostra mais uma vez sua face conservadora e preconceituosa.

Mas no fundo, o que a Veja quer é negar os avanços conquistados pela sociedade brasileira nos últimos 12 anos, se utilizando de recursos escusos e falaciosos na tentativa desesperada de retomar o projeto liberal e voltar ao nosso passado de crescente desigualdade.

O primeiro recurso falacioso é a utilização excessiva de questões conjunturais para desconstruir os avanços obtidos pelo Brasil ao longo dos últimos anos. A revista diz, por exemplo, que “comprar carros já não é mais tão simples”, e que o “setor elétrico está em crise”.

Segundo dados da Fenabrave, mais de 3,5 milhões de automóveis e comerciais leves foram vendidos em 2013, 152% a mais do que os 1,39 milhões em 2002, o que evidencia que bem mais brasileiros têm tido acesso à compra de um carro zero. É evidente que o momento do setor automotivo é conjuntural e que ele está hoje muito melhor do que a 12 anos atrás.

No setor elétrico, a própria revista reconhece a estiagem como fator importante na explicação das dificuldades de oferta corrente de energia, embora sempre que lhe interesse oculte este fato.

O segundo é a utilização dos tradicionais falsos axiomas conservadores que já lhe são característicos. “A Petrobrás foi devastada” e “a inflação voltou para ficar”, clama a Veja.

A Petrobrás tem batido recordes sucessivos de produção (ver AQUI e AQUI) e seu valor de mercado subiu de US$15,53 bilhões em janeiro de 2003 para US$91 bilhões de dólares atualmente, segundo a Nasdaq.

São sinais de uma empresa devastada? Ou fazem parte de uma estratégia oculta da Veja visando a sua privatização e a entrega do petróleo e do gás do pré-sal a interesses inconfessáveis?

A inflação, como mostrou o Brasil Debate (AQUI) está sob controle, fato reconhecido por quaisquer analistas honestos, pois é um fato inconteste que a inflação respeita as bandas de flutuação desde 2004.

Por fim, em terceiro, ela chega ao ponto de negar o evidente: a Veja diz que “arrumar trabalho não é mais tão fácil” e que “os ricos estão cada vez mais ricos” (como se ambos fatos realmente a preocupassem!).

A taxa de desemprego nunca foi tão baixa desde o Plano Real (leia AQUI e AQUI), o que significa que mais pessoas que estão procurando emprego conseguem encontrar, e o Brasil está com um mercado de trabalho (geração de empregos, desemprego baixo e renda média em elevação) muito mais confortável do que vários outros países (leia AQUI e AQUI).

Além disso, é uma novidade histórica que o crescimento recente da economia brasileira tenha acontecido concomitantemente à uma redução da pobreza e uma melhor distribuição de renda, o que significa que a distância entre os pobres e os ricos tem se tornado progressivamente menor.

Aliás, não é por nenhuma outra razão que a Veja busca negar a realidade brasileira e expressa tão desavergonhadamente seu repúdio à candidatura Dilma.

Os dados

O Brasil Debate recomenda a análise das informações coletadas por Ricardo Bielschowsky para avaliar as reais condições da economia brasileira:

tabela1 lula-dilma

tabela2 lula-dilma

tabela3 lula-dilma

Conheça a página do Brasil Debate, e siga-nos pelo Facebook e pelo Twitter.

 

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É um jornalismo de

    É um jornalismo de anti-realidade mas fez um estrago grande na imagem do PT.

    Ontem durante a votação conversando com as pessoas na rua deu para percerber isso.

    Até pessoas simples, humildes, que dependem das ações socias do governo, chamam o PT de ladrão.

    A teoria do  Joseph Goebbels aplica-se perfeitamente no caso do PT.

    ” Uma mentira dita mil vezês, torna-se verdade”

    O PT vai precisar urgente melhorar a sua imagem.

     

  2. Acho até engraçado a Dilma

    Acho até engraçado a Dilma falar em reforma política para o segundo mandato. Não vai conseguir. Não haverá reforma política nem nenhuma outra reforma, sem a mãe de todas elas: a reforma na informação.

    Vejam que curioso: o governo ora sofre desgaste por ser “abortista” (como na campanha 2010), ora sofre desgaste por ser conservador fundamentalista religioso (como no episódio Marcos Feliciano). Ora sofre desgaste por lucros dos Bancos (capitalista selvagem?) ora por sua relação co MST (comunista atrasado?).

    Ou um ou outro, cara pálida. Deveria ser.

    A mídia, ao longo dos anos, conseguiu colocar no imaginário popular a culpa no governo federal do PT EM TUDO que acontece de ruim!! Seu posto de saúde não funciona? Culpa da Dilma, mesmo o posto sendo municipal. Seu IPVA, ICMS, é alto? Culpa da Dilma, mesmo sendo impostos estaduais. Seu empregado faltou? Culpa da Dilma, mesmo sendo uma relação privada. Perdeu uma causa trabalhista? Culpa da Dilma, mesmo vc tendo feito tudo errado, e o Juiz que o condenou sendo um anti petista visceral. Foi assaltado? Culpa da Dilma, mesmo a segurança do seu bairro sendo da competência da policia do seu estado. 

    Não é interessante o pessoal que saiu as ruas em Junho/13 ter votado no governador que mandou a polícia baixar a borracha nos manifestantes, e não puniu nenhum policial que foi filmado agredindo? Óbvio: as manifestações eram contra “tudo que aí está”, no caso, segundo a Mídia, o PT, e se a polícia batia, era do PT, mesmo sendo anti petista reacionária, atrasada, direitóide, fascista.

    Então, TUDO que o governo propuser para a reforma política vai estar midiaticamente errado. Vai apanhar no que fizer e no que não fizer, e sabe-se lá onde isos vai parar.

    Portanto, a primeira coisa a ser feita é disciplinar o direito de resposta na mídia. Isso exporia a canalhice cotidiana, e desgastaria a mídia em relação aos leitores/espectadores que tenham mais de 2 neurônios.

    O governo comprou inúmeras brigas e não se preocupou com essa. Foi omisso. Comprou briga e apanhou até no projeto sobre participação social, e a da mídia, muito mais importante  foi largada de lado.

    O ano que vem, pode ter um congresso ainda mais hostil, e as coisas podem ficar ainda piores. Pode até perder o governo federal.

    E aí, vai fazer essa reforma estando na oposição?

    1. Minha inteira concordância

      Minha inteira concordância com esse desabafo. Se o PT faz, apanha; se não faz, apanha mais ainda. Se outros fazem errado, leva a culpa. Enquanto isso os inimigos são tratados com luvas de película. 

    2. Ouro de tolo…

      Direito de resposta é uma bobagem alucinada. Olha aí o que deu o direito de resposta da Veja com o “sorteio” no STF, com o Mendes.

      Se insistirem nisso, estarão sepultando de vez qualquer chance de Democracia real na Mídia. Aliás, se eu fosse da turma dos reacionários, gostaria que o direito de resposta fosse regulamentado, pq a direita vai sempre na Justiça mesmo. Ao menos as causas mais importantes.

      O que tem que ser feito é regulamentar o Direto à Voz. Ou seja, que o citado (peessoa física ou jurídica) responda no espaço abaixo da matéria, com a mesma fonte (cor, tamanho, espaçamento). Hoje com a internet isso é totalmente possível. Dessa forma, caluniadores pensarão mil vezes antes de soltarem qualquer nota na imprensa.

       

       

    3. Reforma da mídia e da

      Reforma da mídia e da política só vou acreditar quando houver uma manifestação tão forte quanto houve no caso da lei da ficha limpa.

      Se o crongresso era ruim, agora deverá ser pior. Bolsoraros e Cunhas estão aí.

      Além disso, o que importa uma decisão unânime do STE, se um ministro do STF, sozinho e em liminar, cancela essa decisão?

  3. Análise do radio-jornalismo

    Nassif,

    Acho que merece um estudo a influência dos programas de radio-jornalismo.

    Fala-se muito de VEJA, FSP, ESP, O GLOBO e TV Globo.

    A assiduidade com que os programas de rádio (Bandeirantes, CBN, Jovem Pan) desancam os fatos relacionados aos candidatos do campo progressista (não só do PT) é revoltante. Para quem quer usar de “olhar” (ouvido) crítico tem-se um vasto campo de grosserias, mentiras e todas as formas de puxa-saquismo possíveis.

    Sem contar que essas grandes rádios são retransmitidas pelo interior afora.

     

     

    1. Realmente, aqui na região de

      Realmente, aqui na região de Sorocaba/Votorantim, todas as grandes Rádios tem um  reaça “escalado” diariamente para “malhar! o PT , sem contar com  o Alexandre Garcia  que é figurinha carimbadas nos programas de jornalismo.

  4. esse quadro estatístico

    esse quadro estatístico comprova as mentiras

    de veja e servem de subsídio para contestar o

    discuirso tucano de eficiencia e boa “jestão” deles,

    mas o problema não é só a veja mentir

    descaradamente e distorcer  os fatos

    – preferindo sempre a versão desses fatos.

    a questão maior é  o consórcio dela

    com os outros grande veículos de comunicação,

    que desdobram suas falácias e falsidades

    com enormes repercussões sociais.

    daí cria esse ódio que beneficia só os provocadores de sempre

    que repetem e repetem insistentemente as mentiras da veja e desse  consórcio,

    isso demonstra que preferem negar a realidade

    e partir para esses ataques, os quais  acaban prejudicando-os tb.

    porque duvido que não sejam cidadãos

    e que fiquem satisfeitos, sinceramente,

    com mais exclusão social,

    como quer esse famigerado consórcio midiático

    ancorado nos tucanosprincipalmente e

    em seus patrocinadores e seus interesses da alta burguesai nacional e internacional.

  5. O PT está apanhando

    do PIG há um bom tempo sem reagir e agora estamos vendo os resultados. A desconstrução do PT está sendo concluída muito antes do que imaginávamos. Quem mandou o Lula, o PT e e a Dilma brincar de controle remoto. Infelizmente estamos presenciando a desconstrução do PT por parte do PIG. O PIG conseguiu desconstruir o Getúlio Vargas e o Jango. Hoje é a vez do PT. Os EUA agradece, pois toda América Latina vai se fu… com a volta da direita no Brasil. Que falta faz um Brizola.  

    Parabéns PT.

    Parabéns Dilma.

    Parabéns Lula. 

  6. a matemática é apenas opinião

    Proponho aos especialistas desta revista, eles são especialistas em tudo na casa dos outro, colocar em coordenadas cartesiana os incrementos das vendas de carros desde 2000 até hoje e traçar a curva.

    Mesma curva para incremento do emprego e renda. Poderia pedir mais uma dezena de outros índices sobre pobreza etc.

    Gostaria que nas mesmas coordenadas fossem colocados os decrementos dos assinantes desta coisa e ver se o aumento da renda e melhoria da escolaridade trouxeram variações e quanto foram negativas. Precisa expurgar dos índices as assinaturas patrocinada pelo psdb de SP.

  7. PT x PSDB

    Gostaria de sugerir ao blog ou alguem que se disponha que fizesse um quadro comparativo do Brasil de 2002 e hoje comparando por ex esse Salario minimo, empregos gerados, divida/ PIB,  n de operações da PF, e Ate os casos de corrupção com os “supostos” valores desviados em reais. Para usarmos no face por ex para rebater as mentiras. Obrigado 

  8. Um sindico no governo federal

    Chamem um sindico, pelo-amor-de-deus, porque o resultado dessas eleições, com Dilma ganhando!, ja é ruim para o PT. Se Dilma perder, acho melhor a gente ir para o Uruguai !

     Esse é o resultado das condenações dos quadros do PT.

  9. a grande imprensa é como os

    a grande imprensa é como os candidatos a que dão apoio. começam a dizer inverdades,publica-las e insistir nelas,até seduzir sua mente e você começar a acreditar naquilo tudo. você já reparou que o discurso do candidato deles é muito parecido com isso tudo ai? a Petrobras ta quebrada, a inflação fora de controle,o desemprego galopante, o PIB uma mer…e por ai afora. depois de continuar essa cantilena e ganhar sua mente vem as promessas mirabolantes:vamos consertar tudo isso.caso vençam vem a realidade dura:colocar 100 mil funcionários públicos pra dentro do governo sem concurso,fazer aeroportos dentro de casa, arrochar educação e saúde com choque de gestão,triplicar a divida do estado,privatizar e terceirizar a vontade, e por ai afora.ai você se da conta do que realmente comprou ao acreditar nesse discurso velho e manjado, e é muito tarde.eles não aceitam devolução e você vai ter que se arrastar por ai enquanto durar o eventual governo deles …sinceramente,é isso que você quer?

  10. a grande imprensa é como os

    a grande imprensa é como os candidatos a que dão apoio. começam a dizer inverdades,publica-las e insistir nelas,até seduzir sua mente e você começar a acreditar naquilo tudo. você já reparou que o discurso do candidato deles é muito parecido com isso tudo ai? a Petrobras ta quebrada, a inflação fora de controle,o desemprego galopante, o PIB uma mer…e por ai afora. depois de continuar essa cantilena e ganhar sua mente vem as promessas mirabolantes:vamos consertar tudo isso.caso vençam vem a realidade dura:colocar 100 mil funcionários públicos pra dentro do governo sem concurso,fazer aeroportos dentro de casa, arrochar educação e saúde com choque de gestão,triplicar a divida do estado,privatizar e terceirizar a vontade, e por ai afora.ai você se da conta do que realmente comprou ao acreditar nesse discurso velho e manjado, e é muito tarde.eles não aceitam devolução e você vai ter que se arrastar por ai enquanto durar o eventual governo deles …sinceramente,é isso que você quer?

  11. Combater as mentiras é fundamental

    “Liev Davidovitch compreendeu que era preciso se fazer ouvir ou estaria perdido para sempre. Até a mais grosseira das mentiras, dita repetidamente sem que ninguém a refute, acaba por se transformar em verdade. E pensou: querem silenciar-me, mas não vão conseguir.”

    (Leonardo Padura, “O homem que amava os cachorros”)

     

  12. A veja está muito feliz com a

    A veja está muito feliz com a reeleição de Alckmin, pelo menos ela se garante por mais 4 anos…

  13. Reeleição é recall

    E avalia os últimos 4 anos, que é o que está em jogo, e não uma dinastia de 12. Todos os indicadores dos últimos 4 anos pioraram. E a herança veio do 2o mandato de Lula, parte dela Dilma jogou em seu próprio colo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador