As guerras coloniais originaram a agressiva mentalidade tucana?

 

Desde que perdeu as eleições, a oposição liderada por Aécio Neves está a beira de um ataque de nervos. FHC questionou a legitimidade da vitória de Dilma, o próprio Aécio convocou manifestações de rua. Lobão vai se destacando como o improvável general que comandará ou derrubará todos os generais da ativa comprometidos com a preservação da legalidade.

A imprensa alimenta diariamente a revanche dos derrotados. Petistas são impiedosamente atacados com base em delações deformadas em razão de terem feito na Petrobras as mesmas coisas que os tucanos fizeram na companhia. Mas como FHC tem amigos nas diretorias das empresas de comunicação, raramente algum tucano desonesto é chamado de corrupto nos jornais, telejornais e revistas. A paranóia do antipetismo publicado nos faz lembrar o feroz anticomunismo da Ditadura Militar. Os mesmos jornais e redes de TV que  saldaram o caráter democrático do golpe de estado de 1964 começam a exigir o Impedimento de Dilma Rousseff.

Não é difícil encontrar a origem mais antigo do comportamento da elite brasileira. No primeiro parágrafo de se livro Monções, Sérgio Buarque de Holanda afirma que:

“Durante os primeiros tempos da colonização do Brasil, os sítios povoados, conquistados à mata e ao índio, não passam geralmente de manchas dispersas ao longo do litoral, mal plantadas na terra e quase independentes dela. Acomodando-se à arribada de navios mais do que ao acesso do interior, esses núcleos voltam-se inteiramente para o outro lado do oceano.” (Monções, Sérgio Buarque de Holanda, Coleção Estudos Brasileiros, Editora da Casa do Estudante do Brasil, Rio de Janeiro, 1945, p. 11)

A conduta dos tucanos sugere que a mentalidade dos primeiros colonos ainda sobrevive. Isto explica porque a oposição se acomoda mais às Embaixadas das potências estrangeiras distantes do que ao interior do país onde Dilma Rousseff foi bem votada. Eles, os oposicionistas, parecem se sentir dispersos e sitiados pela mata e por índios hostis – muito embora os antepassados deles tenham derrubado a mata e exterminado os índios. Os petistas são identificados aos índios e, em razão disto, devem ser expurgados. Eles não devem ter um partido, tampouco podem governar o território ou fazer propaganda. É fato: os tucanos não conseguem conviver com os petistas assim como os colonos não conseguiam conviver com os índios.

Também não é difícil rastrear um componente ainda mais irracional na mentalidade de alguns líderes da oposição: o racismo. Sempre que questionam o resultado das eleições, os tucanos dão a entender que Dilma não tinha condições de ser eleita ou, pior, que a maioria do povo brasileiro não deveria ter o direito de investir ela de autoridade presidencial. No primeiro caso a presidenta é considerada um ser humano inferior, no segundo 56 milhões de brasileiros é que são tratados como Untermenschen. Para alguns tucanos, apenas os candidatos do PSDB são homens dignos e somente os eleitores do PSDB são seres humanos dignos e intelectualmente capazes (superiores). A proximidade entre tucanos e nazistas neste momento não é, portanto, um acaso. As ideologias de ambos os grupos são autoritárias e excludentes, não causando estranhamento o surgimento do vocábulo nazistucanos para nomeá-los.

As últimas aparições públicas de Aécio Neves sugerem que ele está a beira de um ataque de nervos. Acostumado às vitórias eleitorais fáceis, o candidato do PSDB parece estar sofrendo profundamente em razão da derrota. Ele é incapaz de demonstrar isto, algo que pode agravar sua situação. Afinal, como diz Orison Switt Mardem em obra hoje esquecida:

“O enfermo tem imaginação muito activa, e, consequentemente, é muito mais suscetível de receber sugestões do que em estado de saúde, assim como também propende a exagerar sua doença e temor da morte.” (Domínio dos Nervos, Orison Switt Mardem, Livraria Figueirinhas – Porto, Portugal, p. 207)

O precário estado emocional de Aécio Neves ficou evidente semana passada. Apesar de ter admitido a derrota no final da apuração, o candidato tucano convocou uma passeata para derrubar a presidenta e não foi a mesma. Ele ficou com medo de sofrer um atentado em São Paulo? Quem está usando a instabilidade emocional Aécio Neves para desestabilizar o Brasil?

Até o presente momento os petistas, que são mais numerosos e organizados do que os tucanos, não tem reagido às provocações da oposiç,ão nas ruas. Em algum momento, porém, as coisas podem desandar. Se continuarem os tucanos continuarem a provocar os petistas estes reagirão. Caso sejam atacados por petistas nas ruas, os tucanos provavelmente reagirão como os colonos reagiam quando atacados pelos índios: com extrema violência. Neste momento, seria melhor para todos que os tucanos mandassem Aécio Neves recuperar o domínio dos seus nervos. Também seria bom que os jornalistas parassem de estimular a barbárie e começassem a mostrar as sujeiras dos seus amigos tucanos.

O PT não é a fonte de todos os males do Brasil. O PSDB está bem longe de ser o partido ético e honesto. Dilma Rousseff derrotou Aécio Neves numa eleição legítima e deve governar, pois a soberania popular precisa ser respeitada. Caso contrário, o país mergulhará no caos e os quem tem mais a perder – os produtores rurais, o empresariado urbano e aristocracia financeira – certamente serão os maiores prejudicados.

Fábio de Oliveira Ribeiro

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “FHC questionou a

    “FHC questionou a legitimidade da vitória de Dilma, o próprio Aécio convocou manifestações de rua”:

    FHC mora em Paris, e Aecio foi pra praia ao invez da manifestacao que convocou, pois tava com um poni novo e ouviu dizer que tava chovendo na praia.

  2. São perigosas essas

    São perigosas essas construções ideológicas pra justificar comportamento agressivo de tal partido, detalhe, odeio o PSDB.

    Mas o texto está totalmente equivocado por ignorar que a elite colonial brasileiro por mais de 300 anos circulou entre Recife, Salvador e interior de Minas, só depois da metade do século XIX a elite paulista dá as caras na História do Brasil e em 1808 com a vinda da coroa portuguesa surge a “elite carioca”, mais alinhada com a mentalidade arcaica dos portugas aduladores de Lisboa.

    Não há uma elite no Brasil e sim várias, que vão modificando a forma de pensar ao longo do tempo, mas há um componente conservador étnico introduzido nessa elite paulista com a vinda de imigrantes no séc. XIX e XX pro Brasil, com destaque pra parte italiana (um componente fascistoide).

    O PSDB é totalmente atrelado à elite de São Paulo, ele não tem o mesmo impacto ou força nos demais estados da federação, por isso que é sempre confundido como um “partido de paulistas” ou “partido da elite paulista”, porque é. Ele entra em choque com as elites dos demais estados, ou de boa parte deles (elite política e econômica), isso ficou bem claro na última campanha eleitoral.

    O Brasil até 1808 tinha 3 núcleos coloniais fortes, Recife, Salvador e interior de Minas, uma parte no Pará e outra dispersa no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio não tiveram qualquer papel histórico na construção do Brasil por mais de 3 séculos, quando essa elite de outros estados também migram pros novos centros do capitalismo brasileiro (da nova etapa dele).

    Esqueci de citar a elite gaúcha que toma vulto com a Farroupilha e começa a ter peso no século XX, com um viés mais nacionalista, ao contrário do que muita gente acusa chamando o RS de separatista. Os elementos que propagam separatismo no RS hoje geralmente são ligados a grupos étnicos alemães ou italianos e não os grupos nativos descendentes de portugueses, negros e índios.

    1. “PSDB é totalmente atrelado à

      “PSDB é totalmente atrelado à elite de São Paulo, ele não tem o mesmo impacto ou força nos demais estados da federação, por isso que é sempre confundido como um “partido de paulistas” ou “partido da elite paulista”, porque é”:

      Em tempo:  ja notou que eles estao dispostos a sacrificar o playboy em prol de si mesmos?

       

      Conte com isso:  a “carreira” de Aecio esta terminada.

    2. Guerras coloniais contra os
      Guerras coloniais contra os índios ocorreram em todas as capitanias hereditarias, inclusive em São Paulo. Você partiu de um pressuposto errado, meu caro.

    3. Nem sempre a causa é unica

      No caso das varias e diversas elites brasileiras, primeiro portuguesas depois locais, depois com a migração européia,  causas e diversidades são muitas.

      No caso do PSDB, de alma paulista, creio varios fatores influenciam.

      Desde a cultura escravocrata da cana e do café,  até a cultura exploradora das bandeiras, e depois a colonização europeia, italiana, espanhola e mais recentemente asiatica, etc..

       

      O que salta aos olhos para mim é como migrantes estrangeiros em uma ou duas gerações,  europeus como no meu caso ou asiáticos,  passam a se considerar mais brasileiros que os demais, trazendo para cá seus conflitos e posturas politicas.

       

      Resumindo, na minha modesta opiniao muitos fatores geraram a situacao do antipetismo ou mesmo sntibrasilianismo, mas uma importante se nao a principal e a presenca de migrantes estrangeiros no sul e sudeste do Brasil.

      Isso, sem contar a especial estupidez pessoal de Aecio Neves e outros lideres tucanos.

      Meu teclado em smartfone nao e para portugues, tenho dificuldades com isso.

      Desculpem

    4. Meu caro, você não deveria

      Meu caro, você não deveria “odiar’ o PSDB. Não se deve basear em “eu odeio”. Quem gosta de falar “eu odeio isso e aquilo” são representantes da ansiosa juventude, nada mais. Acho que só les podem cometer tamanha imprudência. Esse negócio de ódio ao PT, ao PSDB é uma grande bobagem que só serve para interditar debates. 

  3. Acho que o que colapsou os

    Acho que o que colapsou os nervos tucanos foi aquela bombástica bolinha de papel. Depois do ocorrido não foram mais os mesmos, os efeitos neurológicos podem demorar dias, semanas, meses, até anos para se manifestarem plenamente. Ela desligou as barreiras morais que mantinham este grupo dentro de parâmetros civilizados de combate democrático por idéias, as perderam, sobraram os ataques , infâmias para destruir o inimigo, com isso abriram o sétimo portal para a ultradireita tomarem a sala de visita. Terão que dividir a sala com os elefantes do trensalão, castelo de areia, satiagraha, a seca, etc. O incômodo é gritante, mas uma garrafinha de Perrier molha a garganta e dá um pouco mais de fôlego para amanhã.

  4. Tem artigo do Prof Wanderley
    Tem artigo do Prof Wanderley que mostra que a direita não quer governar. Ela não tem interesse nenhum dai essa confusão que esta sendo plantada. Esses naziztucanos tem que ser enfrentados politicamente pois o que eles querem mesmo é criar baderna , violência.

  5. Um golpe está acontecendo

    A realidade é qeu um golpe está em curso e o governo nada faz; ou melhor: o que faz parece alimentar o golpe, como não demitir imediatamente o Cardozo (o tal “ministro”) e manter (como “decisão pessoal da Dilma”) a indicação de Katia Abreu para ministra.

    A cachorrada tá latindo – e cada vez mais furiosa – porque não encontra resistência nenhuma. A saída é mobilização nas ruas e o governo respeitar quem o elegeu, com atos e indicações que dêem segurança à maioria do povo brasileiro que mostrou sua vontade nas urnas. 

    O governo vai se acovardar agora? Meter a cabeça num buraco nesta crise – que é o que parece estar acontecendo – é o fim total.

  6. a preocuipação maior é o

    a preocuipação maior é o resultado dessa ação maléfica do

    conluio tucano-midiático-giilmar mendes etc e tal.

    no que vai dar?

     

  7. Concordo

    Realmente, há um núcleo duro resistente à miscigenação da parte de um grupo de colonizadores, que se perpetuou, e agora vemos bem representado na mentalidada dos tucanos. Sua forte blindagem e resistência ao Outro = povo nativo, denucia uma percepção de alteridade bem específica dos nazistas. A personalidade nazista inadmite convivência com o diferente na condição de igual hierárquico, relegando-o a condição tão inferior, que extrapola o limite do Humano. O Outro seria um não-humano, sub-humano. Enfim, um semi-incapaz, podendo ser aproveitado nos trabalhos simples, e por eles subjugados e orientados. Assim, não conseguem assimilar a ideia de estarem a estes submetidos. 

    1. Grato pelo comentário. Você

      Grato pelo comentário. Você foi capaz de captar a idéia central e de desenvolvê-la com mais eloquencia do que eu. 

      1. Para mim, você qualificou bem ao dizer nazista e não fascista

        A impressão que tenho é que um fascista é um sujeito mais ingênuo que um nazista. O fascista incorpora mais um ideário de classes médias, querendo se distinguir das camadas inferiores: tratam da questão de status. Têm mentes fechadas, são obtusos, mas, os preconceitos que cultivam com muito carinho, não chegam a atingir a condição de Humanidade das vítimas, apenas as desqualifica da condição de igualdade. Me parece que sejam tão somente ignorantes contumazes e orgulhosos; são presunçosos. Já, os nazistas intentam expropriar os perseguidos, depois de devidamente estigmatizados, da condição humana, para depois eliminá-los, dizem é preciso acabar com essa raça, como ouvimos do banqueiro sulino, que desrespeitou o conhecimento acadêmico comprovado e consagrado de Emir Sader, já que ele crê pertencer a uma raça superior à do acadêmico. 

  8. Anti-petistas por criação!

    O caráter paulista foi moldado por ter sido o centro do movimento dos Bandeirantes em direção ao interior do país. E cá entre nós o que foi este movimento Bandeirante! Foi um movimento de exploração de riquezas e de escavização de populações inteiras de moradores do interior do país.

    Como esperar adesão ao PT, um partido que faz examente o contrário do que fez o movimento Bandeirante, das populações paulistas? Não por acaso são os mais conservadores e críticos ao governo Petista. Dava para esperar outra coisa?????

    PS: O Movimento Bandeirantes sempre excluiu. Nós os poderosos, eles os subjugados! O Governo PT sempre incluiu! Dá para conciliar e aceitar o PT?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador