Sobre as multas dos réus pagas pelos cidadãos

Esta semana Gilmar Mendes veio a público questionar o pagamento das multas dos réus do Mensalão através de vaquinha. Pode ter havido lavagem de dinheiro, disse o ex-presidente do STF acusado de enriquecer ilicitamente através do instituto jurídico que mantém em Brasília para prestar serviços ao Judiciário 

Em comentário na CBN jurista  Walter Fanganiello Maierovitch também criticou a vaquinha, pois segundo ele a finalidade da pena é reeducar os réus. E isto não estaria ocorrendo na medida em que a população resolveu pagar as multas que foram impostas à eles pelo Judiciário.  

Discordo de ambos.  

O julgamento do Mensalão não recaiu apenas sobre as pessoas dos réus, pois eles não foram julgados dentro dos limites da CF/88. Vários juristas de renome  têm afirmado que os réus foram condenados sem provas, com base numa teoria jurídica alemã distorcida, porque não provaram sua inocência e em virtude de matérias jornalísticas produzidas por seus inimigos na imprensa.   

 

O STF não julgou apenas os réus do Mensalão. Na verdade o Tribunal julgou os eleitores dos réus, cassando os votos que eles deram aos seus mandatários. Portanto, os cidadãos indiretamente condenados pelo STF sem ser parte do processo têm todo o direito de pagar a multa. Mas com isto eles não estão se reeducando e sim educando os Ministros do STF, que deveriam ter tido a decência de julgar os réus com base nos princípios da CF/88 evitando proferir uma obtusa condenação de exceção. 

A lição dada aos Ministros do STF pela população confirma o que tenho dito sobre o Mensalão. 

O povo viu e ouviu o julgamento durante as eleições presidenciais, mas votou de maneira diferente da desejada pela mídia. A imprensa usou o Mensalão do PT acreditando que conseguiria produzir uma vitória do PSDB e DEM. Mas a esmagadora maioria dos brasileiros elegeu Dilma Rousseff provendo-a de uma bancada parlamentar suficientemente grande e forte. Desde então, a imprensa perdeu todos os embates que teve com o governo no Congresso Nacional. Nada indica que isto venha a se modificar num futuro próximo, pois nenhum dos candidatos presidenciais apresentados pela mídia consegue conquistar os corações e mentes dos brasileiros. Durante todo o julgamento o povo agiu com sobriedade, formando seu convencimento na urna à revelia da mídia e do espetáculo grotesco fornecido à mesma pelo STF. Esta prova de maturidade política sugere que o grande ganhador do julgamento foi o povo e não a oposição, a mídia ou o Judiciário.” https://jornalggn.com.br/noticia/findo-o-processo-quem-ganhou-e-quem-perdeu

Fábio de Oliveira Ribeiro

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Maierovitch novamente dando bola fora

    Admiro o ex-juiz por seu conhecimento em relaçao aos sistemas mafiosos, mas sua presença como comentarista na CBN certamente o descredencia pra comentar sobre a AP 470.  Afinal, pra ser comentarista na radio que troca noticia, tem que bater no governo e no pt.  Durante o julgamento,  algumas das suas declaraçoes sobre o JPCunha e o Genoino me deixaram com os dois pés atrás.  Mas é absolutamente patetica sua observaçao de que o pagamento de multa é pra “reeducar” o reu.   Como dizem la em Limeira: Me economiza!

    1. O Sr. Maierovitch tem é que

      O Sr. Maierovitch tem é que se decidir entre o joio e o trigo. Colunista na Carta Capital e comentarista da CBN? Não dá! É essa incoerência que faz surgir essas pérolas do malabarismo opinativo.

      1. Estranho mesmo. Ele molda sua

        Estranho mesmo. Ele molda sua opinião ao gosto do público freguês, conforme o veículo que lhe dá espaço. Na Carta Capital, progressista; na CBN, conservador. 

        1. Minha querida Lenita

          Fico muito contente por vc ter um breve momento de alegria por minha causa.  Desejo que vc sempre possa encontrar motivos pra ficar alegre. Tudo de bom.

          1. Muito obrigado

            Obrigado Ricardo. É muito bom termos motivos p/ dar uma risadinha, de vez em quando, né? Mesmo em meio a tantas notícias “negras”. Precisamos nos “economizar” um pouco.

  2.   O Maierovitch soltou mesmo

      O Maierovitch soltou mesmo essa???

      Caiu no meu conceito. Ora, óbvio que a pena é pessoal, mas dinheiro, não. Ademais, NINGUÉM foi até a boca do caixa pagar o Judiciário, as doações foram feitas aos condenados com esse intuito, mas quem pagou as multas foram os próprios. E falar em “reeducação” no caso é palavrão, dada a excepcionalidade de todo o processo nesse “novo tempo da Justiça”.

     

    1. Mas o dinheiro com o qual

      Mas o dinheiro com o qual pagam a multa também é pessoal.

      Após a doação o dinheiro passa a ser do beneficiário pela doação, que, em seguida, faz o pagamento, com recurso já próprio, a ser devidamente contabilizado na demonstração de IR, até 30 de abril do próximo ano. E claro, se houver, pagando os impostos devidos, até o ultimo dia do mes seguinte ao do recebimento da doação. Nâo existe hipótese desse expediente ser ilegal. É abusrdo o que disse esse sujeito hoje na CBN.

      1.   Eu sei, o que quis dizer é

          Eu sei, o que quis dizer é que não é necessário um outro motivador para as doações, aliás extremamente públicas, divulgadas. O dinheiro pode ter (comprovadamente) vindo de mim, de você, ninguém tem nada com isso.

  3. Maierovitch.

    A gente quando “sai da faculdade” traz arraigada certa tendência em concordar com a neutralidade do Direito como “ciência social”. Está no at. 1º da Lei de Execução Penal que “A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado”. Mas adiante, no art. 4º, que “O Estado deverá recorrer à cooperação da comunidade nas atividades de execução da pena e da medida de segurança”. A multa é pena – pelo menos é o que se pode concluir das regras dos arts. 164-170, cujo capítulo (IV) é intitulado: “Da Pena de Multa”. Ora, se o Estado deverá “recorrer à cooperação da comunidade nas atividades da execução da pena”, está autorizado a pedir doação para o pagamento da multa dos réus pobres – aliás, deveria ter um fundo específico para esse fim. Se o Estado pode, porque o próprio condenado não pode fazer sua “vaquinha”? No que isso implica em prejuízo para a reeducação do sentenciado? Esse Maierovitch as vezes escorrega na maionese, pisa no tomate, chuta a canela do adversário e que tais!

    Ah!, Ia me esquecendo do art. 3º: “Ao condenado e ao internado serão assegurados todos os direitos NÃO ATINGIDOS PELA SENTENÇA OU PELA LEI. Parágrafo único. Não haverá qualquer distinção de natureza racial, social, religiosa OU POLÍTICA”!

  4. Ninguem esta perguntando

     

    Para onde vai o dinheiro das multas? Para pagar acessoria da empresa do impoluto Gilmar Dantas (Royalties para o Noblat)?

     

  5. Esse episódio das multas dava

    Esse episódio das multas dava uma bela matéria jornalística. São tanto presos no Brasil, qual terá sido a maior multa imposta a um condenado até agora? Foi paga? Por quem? Não foi? Qauis foram as consequências? Proporcionalidade entre crimes e multas e o caráter subjetivo das sentenças também vale a pena investigar. Qual o objetivo dessas multas? Há fiscalização quanto às finalidades efetivas dessas multas? Quem fiscaliza? Há prestação de contas ou transparência no sistema judiciário (agora peguei pesado, hein?)? É só olhar o estado das prisões estaduais e federais.

    1. DÍVIDA DÁ CADEIA ? NÃO
      QUEM

      DÍVIDA DÁ CADEIA ? NÃO

      QUEM NÃO TEM BENS (E CLARO $$$) DEVE PAGAR MULTA CRIMINAL ? NÃO, MAIS AINDA SE EXORBITANTE.

      ESSA SERIA A RECOMENDAÇÃO DE UM BOM E PRÁTICO ADVOGADO CRIMINALISTA.

       

  6. Sobre a multa dos réus pagas pelos cidadãos

    “Em plena investigação, o TJBA fecha um contrato milionário com a empresa de um Ministro do Supremo e ex-presidente do CNJ.” Este ministro Gilmar Mendes ou Gilmar Dantas como diz o PH,  não tem moral pra vir falar sobre os doações aos condenados da ação penal 470. O povo ja sabe a favor de quem ele esta alem dele mesmo!

  7. Brasileiro gosta de viajar na

    Brasileiro gosta de viajar na maionese, mas essa teoria é demais. Quer dizer que todos os brasileiros que votaram nos mensaleiros são cúmplices do mensalão? Assim vai faltar presídio. É a socialização do crime. Bem a cara de uma ideologia socialista. Na boa, então os nossos impostos devem ser a pena à população.

  8. Conversa mole e babaquice do

    Conversa mole e babaquice do Maierovithi.

    Ora, não ilegal doar dinheiro a ninguem. Eles receberam doações e pagaram a muita com recursos próprios. Ponto final.

  9. Os demotucanos nunca vão

    Os demotucanos nunca vão entender. Se fosse qualquer um deles ja estaria abandonado à beira do caminho. Não fazem a menor ideia do que seja  SOLIDARIEDADE. 

  10. A solidariedade dos petistas, simpatizantes e não petistas…

    Esse engajamento que demonstrou a solidariedade de petistas e simpatizantes, assustou e muito… Estão se transformando em pipoca, como milho na panela quente. A adesão às doações que se destinarem a Dirceu, poderá ser muito maior que as duas anteriores, uma vez que é do conhecimento geral , que ele é o principal alvo de todo esse circo. Será a vingança daqueles que, calados e impotentes, assistiram às arbitrariedades desse julgamento. 

  11. Eu hein, o julgamento inteiro

    Eu hein, o julgamento inteiro foi político e toda a classe jurídica ficou calada. Na hora em que a sociedade responde, politicamente, aí a turma reclama… Vai entender… A melhor parte é educar réus vítimas de uma Corte de Exceção. Coberto de razão o autor do post, quem teve que ser educado, nesse caso, foram os ministros do STF.

  12. Apreciava o Maierovitch, mas…

    Apreciava o sr. Maierovitch pelo que escrevia na Carta Capital, mas agora…. Ele escreveria o q disse na CBN na Carta Capital. Servir a dois senhores tão díspares não é possível. Ele pisou feio na bola. Dizer que a pena é para reeducar, quem, onde? Em presídios? O cara pegou o crioulo doido (o do Stalislaw Ponte Preta)  e saiu por aí.

  13. Mas o protagonista secreto que sai desta história ileso é…?

    Quem bate palmas no final nem é o povo que doou, nem o estado que arrecadou, mas aquela tal instituição  vai utilizar o dinheiro depositado (efeito multiplicador de cada depósito) para financiar outro candidato ou comprar outro parlamentar…seja do partido que for, ou emprestar no cheque especial ou cartão as juros escorchantes. Isso nem o Supremo dá jeito. 

     

  14. Mas o protagonista secreto que sai desta história ileso é…?

    Quem bate palmas no final nem é o povo que doou, nem o estado que arrecadou, mas aquela tal instituição que  vai utilizar o dinheiro depositado (efeito multiplicador de cada depósito) para financiar outro candidato ou comprar outro parlamentar…seja do partido que for, ou emprestar no cheque especial ou cartão as juros escorchantes. Isso nem o Supremo dá jeito. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador