Janot envia parecer favorável a criminalização da homofobia

Enviado por alfeu

Da Agência Brasil

Procurador-geral é a favor da criminalização da homofobia

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer a favor da criminalização da homofobia. Janot sugere ao Supremo que a punição por atos contra homossexuais seja aplicada pela Justiça nos termos da Lei 7.716/1989 (Lei de Racismo), que estabelece o tempo de prisão para crimes resultantes de preconceito de raça, etnia e religião.

Segundo Janot, a homofobia deve ser tratada como crime de racismo até que o Congresso Nacional aprove uma lei específica para disciplinar as punições. “Razões de equivalência constitucional, ancoradas no princípio de igualdade, impõem a criminalização da discriminação e do preconceito contra cidadãos e cidadãs lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, pois a repressão penal da discriminação e do preconceito de raça, cor, etnia, religião ou precedência nacional já é prevista pela legislação criminal brasileira e não há justificativa para tratamento jurídico diverso, sob pena de intolerável hierarquização de opressões”, de acordo com o parecer.

A manifestação do procurador foi enviada ao STF com base em um recurso da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais contra decisão individual do ministro Ricardo Lewandowski, que arquivou, no ano passado, o mesmo pedido para tratar a homofobia como crime de racismo. Na ocasião, o arquivamento foi solicitado pelo então procurador-geral Roberto Gurgel. Não há data para o processo ser julgado.

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.   Mais um passo rumo à

      Mais um passo rumo à igualdade de direitos civis para os LGBT. Na verdade, TODOS temos a ganhar com isso.

      Pelo menos nesse caso o Janot mostrou que é de cepa diferente da de Roberto Gurgel: tem caráter.

    1. De triste lembrança o sósia de Jô Soares

      De triste lembrança o sósia de Jô Soares, o pior é que seus trambiques deram em nada, prevaricou o quanto pôde, tirando da reta o do Demóstenes Torres e tucanos em geral como Perillo

    2. André

      Ja  eu tenho o sentimento de que Janot esta atuando bem diferente dos tenebrosos anos de Roberto Gurgel.  Ele tem se mostrado equilibrado em seus pareceres e nas demandas. Nem tudo que ele fez pode, a priori, nos deixar satisfeitos, mas me parece que ele esta tentando levar de volta à Procuradoria o que Gugel e outros PGRs fizeram perder: credibilidade, seriedade, justeza. 

  2. Sera?

    Sera que ele vai ter aprovação dos verdadeiros “chefes” da presidente Dilma nestas questões, os ditos lideres evangelicos do PAIS.

    Porque ate agora todas as questoes controversas ( aborto e direito gay ) tem passado pelo crifo dos evangelicos conservadores ou melhor não passado, pois os lideres evangelicos falam e nossa lider diz sim a tudo. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador