Fernando Morais se oferece como testemunha de viagens de Lula

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

São Paulo, 4 de março de 2016

 

Meritíssimo Juiz

Sérgio Fernando Moro

MD Titular da 13ª Vara Criminal Federal

Bairro Ahú

Curitiba – Paraná

 

Senhor Juiz:

 

Na manhã de hoje tive a oportunidade de assistir à entrevista coletiva concedida pelos procuradores do Ministério Público de Curitiba. Deixaram-me a clara impressão de que suspeitam que as palestras realizadas pelo ex-presidente Lula tenham sido uma fachada para encobrir o recebimento de recursos de origem escusa.

Há alguns anos venho acompanhando o ex-presidente em suas viagens pelo Brasil e exterior para levantar informações para o livro que estou escrevendo sobre um período de sua vida pública. Logo descobri que os aviões eram um ótimo local para meu trabalho: sem interrupções de telefonemas, agendas e visitas, eu podia passar horas tomando seu depoimento – lembro-me de um voo de mais de vinte horas de duração.

Acredito tê-lo acompanhado em mais de dez viagens internacionais. De memória, lembro-me de ter estado com o ex-presidente no México, Portugal, África do Sul, Moçambique, Etiópia, Índia, Alemanha, França, Espanha e Cuba.

Em todos os casos ele realizou, sim, as palestras para as quais havia sido contratado. Em alguns dos referidos países, mais de uma. Eu o seguia da hora em que acordava até quando se recolhia para dormir. Assisti a todas as palestras e testemunhei todas as audiências que ele concedeu a artistas, autoridades, sindicalistas e empresários locais. Em nenhum momento ele pediu que eu me retirasse para que pudesse conversar privadamente com alguém – o que seria absolutamente natural.

Trago o assunto à baila por uma única razão: sou testemunha da lisura e do comportamento ético que norteou as viagens do ex-presidente Lula ao exterior – e de que ele de fato proferiu as palestras agora colocadas sob suspeição. Nesse sentido, coloco-me à disposição desse Juízo Federal para oferecer meu depoimento, o qual, estou certo, contribuirá para a elucidação dos fatos sob investigação.

Atenciosamente,

Fernando Morais

jornalista e escritor

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

56 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Atenção!!!!!!  O PT do Rio de

    Atenção!!!!!!  O PT do Rio de Janeiro, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão organizando um ato contra o impeachment da presidente Dilma a ser realizado na porta da Rede Globo no próximo domingo; nesta sexta-feira 4, dia em que a Operação Lava Jato cumpriu um mandado de condução coercitiva contra o ex-presidente Lula, a Globo foi alvo de protestos, que acabou sendo transmitido ao vivo pela própria emissora; nas redes sociais, o termo “Fora Rede Globo” virou pauta mundial. 

  2. Boa ideia Fernando

    Mas será que virá ao caso? Essas pessoas se pautam por seus próprios preconceitos. E de tão doutrinados pela mídia tem grande dificuldade em aceitar o fato de o Presidente Lula ser um líder reconhecido no mundo.

  3. grande, fernando, sempre um

    grande, fernando, sempre um batalhador pela democracia e pela

    verdadeira justiça especialmente a justiça humana….

  4. Moro vai decretar CONDUÇÃO

    Moro vai decretar CONDUÇÃO COERCITIVA, mesmo você se oferecendo para depor…É só prá nao perder a autoridade, entende…?

     

  5. “DELAÇÃO”

    Eles não acreditarão em sua “delaçao”, caro Fernando, ela não é premiada, por isso não vem ao caso. Se eu estiver errado e eles acreditarem, pior para o Lula, a inveja, voce bem sabe o que é, não vou usar palavra chula. “Esse apedeuta biriteiro é convidado para palestras no mundo todo, remuneradas, e eu, e eu…que (palavra chula), de que adiantou estudar tanto?

  6. Mas você não vai dizer contra

    Mas você não vai dizer contra o Lula, meu caro Fernando Moraes. Não serve.

    “Alguém certamente havia caluniado Joseph K., pois certa manhã foi detido sem ter feito mal algum” – Franz Kafka.

    1. Pois é, Assis!
      Esses maganos

      Pois é, Assis!

      Esses maganos daqui só se preocupam quando a mídia estrangeira, europeia e americana, começa a falar mal de seus comportamentos. É que com isso correm o risco de fechamento da “torneira do dólar” lá fora E, pense, como se borram de medo de um processo na Europa ou Estados Unidos! É que, meia tonelada de cocaína é meia tonelada de cocaína, e nos Estados Unidos, há 80 anos, Al Capone traficou, corrompeu, extorquiu, ameaçou, matou… mas quando foi pego na sonegação de Imposto de Renda, como os irmãos Marinho aqui, foi direto pro xilindró. Inquilino de Alcatraz por anos.

  7. Outro esclarecimento

    Do Tijolaço

    Jornalistas-policiais reclamaram da “falta de respostas objetivas”? Lula mandou dar

     

    il

    Os jornalistas com alma de policial que reclamaram que Lula deveria ter cuidado de detalhes materiais das acusações (embora não se saiba bem quais são as acusações) que o levaram a ser investigado pela Lava Jato.

    É obvio que, na sua fala, cabia a Lula falar do lado político e pessoal da questão. Detalhes devem ser por conta dos seus advogados, contadores e dos que administram o Instituto Lula.

    E eles foram dados na nota da entidade, agora à noite, que reproduzo na íntegra. Parece que a turma da meganhagem vai ter de ficar só no pedalinho.

    De quebra, ainda levam na cabeça: O Instituto Lula, ao contrário do que ocorre com o de FHC, não recebeu ou recebe dinheiro de empresas públicas.

    Respostas às suposições levantadas na coletiva de 
    imprensa da Operação Lava Jato, na manhã de hoje

    Instituto Lula

    1) O financiamento do Instituto Lula é semelhante ao de instituições ligadas a outros ex-presidentes no Brasil e em outros países, exceto por jamais recebido doações de empresas públicas, diferentemente do que ocorre, por exemplo, com a Fundação FHC.

    2) Pessoas físicas e empresas fizeram doações legais e declaradas às autoridades desde que o Instituto Lula foi criado, em agosto de 2011, e não antes, como ocorreu, por exemplo, com a instituição vinculada ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que recolheu fundos em plena vigência de seu mandato, conforme reportagem da revista Época: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR53647-6009,00.htm

    3) Os fundos do Instituto Lula são aplicados em suas finalidades – como projetos e ações de incentivo à integração latino-americana, à cooperação com países africanos e o combate à fome no mundo, além da promoção de debates, conferências, seminários, pesquisas e documentação sobre a democracia e as conquistas sociais no Brasil, e da preservação do acervo do ex-presidente Lula, conforme determina a Lei.

    4) Lula é o presidente de honra e nada recebe por sua participação nas atividades do Instituto (mais informações no relatório de atividades: http://www.institutolula.org/historia)

    5) Pessoas físicas e empresas as mais diversas prestaram ou prestam serviços ao Instituto Lula, regularmente contratadas. A empresa G4, citada pelos procuradores da Operação Lava Jato, é responsável pela manutenção do site do Instituto Lula e trabalhou nos projetos Brasil da Mudança e Memorial da Democracia, presta serviços ao instituto desde 2011, ou seja ao longo de 5 anos, e o faz rigorosamente dentro de sua capacitação técnica. Não há transferência indevida de recursos. Há, sim, ilações irresponsavelmente divulgadas pelo Ministério Público antes de qualquer procedimento investigatório sério.

    6) A empresa LILS Palestras e Eventos LTDA. foi criada em 2011, tendo como sócios o ex-presidente Lula e Paulo Okamotto, para gerenciar, dentro da lei, as atividades do ex-presidente Lula como palestrante. Mais uma vez, trata-se de algo em tudo semelhante ao que fazem outros ex-presidentes no Brasil e em outros países, bem como personalidades de reconhecimento público: artistas, cientistas, desportistas, escritores, jornalistas etc.

    7) Desde que deixou o governo, Lula fez 72 palestras para 40 empresas do Brasil e do exterior, dos mais diversos setores, como a Microsoft, Bank of America, Nestlé, Iberdrola, INFOGLOBO (que edita os jornais da Família Marinho) e grandes empresas brasileiras, algumas delas investigadas no âmbito da Operação Lava Jato. Leia a lista completa: http://www.institutolula.org/as-palestras-de-lula-a-violacao-de-sigilo-bancario-do-ex-presidente-foi-um-ato-criminoso

    8) Algumas das empresas investigadas contratam palestras de outros ex-presidentes da República no Brasil. Todas elas são grandes anunciantes dos meios de comunicação e financiam cursos de formação de jornalistas. Mais uma vez, houve a divulgação irresponsável de ilações em referência ao ex-presidente Lula, antes de qualquer investigação séria. Da mesma forma não seria correto supor, apenas a partir disso, que outros ex-presidentes ou os grandes meios de comunicação brasileiros tenham recebido, por esta via, dinheiro roubado da Petrobrás.

    9) A informação de que palestras contratadas por estas empresas e doações feitas ao Instituto Lula têm os valores apresentados pela Lava Jato, é sensacionalista, porém, velha. Os números exibidos hoje correspondem rigorosamente aos divulgados no ano passado pela revista Veja, no que constituiu quebra e vazamento ilegal de sigilo bancário. Exceto pelo vazamento ilegal, não há crime algum nesses valores. Todos os valores foram recebidos com o devido registro e impostos pagos.

    10) É de pleno conhecimento, não só dos investigadores da Lava Jato, mas da imprensa e da sociedade brasileira, que nem o apartamento do Condomínio Solaris nem o Sítio Santa Bárbara em Atibaia pertencem ou pertenceram, direta ou veladamente, ao ex-presidente Lula. A persistência nessa tese, desmontada pelos documentos e pelos fatos, é um atestado da parcialidade que orienta a investigação, claramente voltada para “encaixar” o nome do ex-presidente nas teses dos procuradores, mesmo que seja na marra. http://www.institutolula.org/documentos-do-guaruja-desmontando-a-farsa

    11) É absolutamente falsa a notícia, atribuída pela GloboNews à Polícia Federal do Paraná, de que a mudança do ex-presidente Lula de Brasília para São Paulo teria sido paga por uma empresa, e que parte dos objetos teria sido levada para o apartamento do Guarujá que não pertence e nunca pertenceu ao ex-presidente Lula. A mudança, como ocorre com todos os ex-presidentes, foi providenciada pela Presidência da República. A maior parte foi levada para uma empresa de guarda-móveis, parte para o apartamento de Lula e São Bernardo e parte para o Sítio Santa Bárbara, com anuência dos proprietários.

    A legislação brasileira (Lei 8.394/91 e Decreto 4.344/2002) determina que os ex-presidentes são responsáveis pela guarda e preservação do acervo que acumularam no exercício do cargo. O artigo 3o. do Decreto 4.344/02 define: “Os acervos documentais privados dos presidentes da República são os conjuntos de documentos, em qualquer suporte, de natureza arquivística, bibliográfica e museológica, produzidos sob as formas textual (manuscrita, datilografada ou impressa), eletromagnética, fotográfica, filmográfica, videográfica, cartográfica, sonora, iconográfica, de livros e periódicos, de obras de arte e de objetos tridimensionais.” Ao final de seu governo, a Presidência da República providenciou triagem e entrega do acervo documental privado do ex-presidente Lula, da mesma forma como procedeu com seus antecessores, nos termos da lei 8.394/91 e do decreto 4.344/2002. Parte deste acervo está em processo de catalogação e tratamento para cumprir a legislação, em projetos coordenados pelo Instituto Lula, a exemplo do que é feito com o acervo privado de outros ex-presidentes brasileiros.

     

  8. Apoio Moral

    Gostei muito desta atitude do Fernando Morais. Quem me dera, que a sociedade civil organizada desse apoio explícito como este.Evidente, além, deste e outros relevantes espaços midiáticos.

    1. Petição Pública em defesa da democracia

      Nesta sexta-feira, Lula foi objetivamente sequestrado, para prestar esclarecimentos aos quais nunca se negou, a uma justiça que sempre fortaleceu.

       

      Fórum 21

       

      Democratas reagem com Petição Pública contra o arbítrio cometido pela PF nesta sexta-feira, em São Paulo, quando o ex-presidente Lula foi objetivamente sequestrado, para prestar esclarecimentos aos quais nunca se negou, a uma Justiça que sempre fortaleceu.

      A partidarização de uma parte do judiciário, a obscena sintonia de véspera da mídia conservadora na lubrificação da opinião pública, bem como o desrespeito às urnas, condensados neste episódio, infestam o ar de qualquer democracia com a carniça inconfundível do velho golpe de Estado.

      Contra ele — e contra os que o apoiam — as forças democráticas da sociedade brasileira  manifestam a sua indignação e o seu repúdio. E se colocam em vigília permanente para rechaçá-lo.

       

      Fórum 21 convoca a intelectualidade brasileira à defesa da democracia, contra o golpe

       

      A democracia vive horas decisivas em nosso país.

       

      O ar empesteado de avisos da véspera, lubrificados pelo Jornal Nacional, e pelas manchetes nesta fatídica 6ª feira, 4 de março de 2016, desdobrou-se na ruptura longamente cevada, desde outubro de 2014.

      Os agentes da PF chegaram a residência do ex-presidente Lula e o levaram sob condução coercitiva. Praticamente sequestrado: durante horas não havia notícia do seu paradeiro, com a desculpa de se evitar manifestações, ou seja, parecem temer o povo ou a democracia.

      A revanche dos interesses derrotados nas eleições presidenciais desfechou assim seu bote final contra a soberania das urnas.

      Dê-se a isso o nome que se quiser dar.

      Os acontecimentos das últimas horas, a obscena sintonia entre a mídia e a polícia partidarizada falam por si.

      O pudor e a aparência foram sacrificados em nome do que importa: a caça implacável a Lula, apontado pelo Data Folha, no início desta semana, o melhor presidente da história deste país, por 37% dos brasileiros.

       

      Segue aqui na CARTA MAIOR:

      http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Peticao-Publica-em-defesa-da-democracia/4/35626

  9. Testando hipóteses

    Não foi um tiro no pé, estão testando hipóteses

    Edivaldo Dias de Oliveira

     

     

    Acabo de chegar da quadra dos bancários, que estava lotada. Saí durante a fala do Vagner Freitas da CUT  que como os demais que falaram antes dele centraram na avaliação de que a Operação perpetrada por Moro contra Lula foi um tiro no pé.

    Discordo desta avaliação. Para mim, avaliando a situação sob o ponto de vista do oponente foi um tiro certeiro. O que eles queriam era testar o poder de reação a uma possível prisão de Luís Inácio, cacifar o ato do dia 13 em todo o Brasil. Alem de jogar a opinião pública a favor do impitimam ou da cassassão de Dilma pelo TSE.

    Desse ponto de vista, o que colheram foi que o golpe ainda não está maduro, pois a reação dos movimentos sociais para a convocação marcada para o mesmo dia da Operação foi bastante exitosa. Alem disso as declarações de personalidades insuspeitas de serem petistas como o Grégori, que foi ministro de FHC, além do ministro Marco Aurélio Mello criticando a intimação coercitiva e a forma espalhafatosa  como foi feita toda a operação, podem ter contribuído para colocarem o pé no freio, mas não para cancelarem o golpe, apenas suspenderam ou vão preferir jogar peso na inelegibilidade do Lula, que certamente provocará uma reação menor que a prisão.     

    Assim, Lula ainda é o alvo a ser batido e ou abatido, seja através da sua prisão, da sua inelegibilidade, ou as duas coisas, alem, claro, da derrubada ou, o que é mai provável, a continuação da aniquilação do atual governo. Ou seja eles tem um alvo e um objetivo definido e nós não temos nem uma coisa nem outra nos colocando apenas em uma luta defensiva contra seus objetivos.

    Precisamos deixar a luta apenas reativa e partimos para o contra-ataque. Contra quem?

    Se ainda pairava alguma dúvida sobre quem é o nosso real inimigo, as investidas das Organizações Globo de ontem para hoje contra o projeto Democrático Popular personificado em Luís Inácio, colocou por terra todas as dúvidas.

    As Organizações Globo não apenas apóiam o golpe, ela manda e comanda o triunvirato encarregado da operação e é contra ela que devemos direcionar e disparar nossas baterias, começando por marcar nossos atos para os locais onde ela e suas afiliadas estão instaladas, para lhe mostrar que já temos um alvo para atacar.       

    1. E a política como fica???

      Prezado Edivaldo.

      Entendo que manifetações tem pouca eficácia. Se o PT e a CUT quizerem demonstrar força e que de fato algo mudou, deveriam chamar uma greve geral e ocupação de Curitiba! A questão não pode ficar restrita aos direitos de Lula, no meu modo de ver não se deve apagar os erros políticos e o tratamento da economia pelos Governos do PT. Aí sim poderíamos defender o estado de direito (o que estão fazendo com Lula poderá ser feito com quem eles quizerem) e simultaneamente dinamisar a classe operária (hoje completamente amorfa e sem se defender dos ataques patronais e governamentais) devido a própria opção do PT em abandonar a militância e optar pela opção expúria de acordos nada éticos e viver de financiamentos das grandes empresas, repetindo a política (ou falta dela) criada pelo PSDB.

  10. Testemunho de Fernando Morais

    Esse testemunho vindo de Fernando Morais não me surpreendeu nem um pouco. Homem probo. Pessoa de uma dignidade a toda prova. Admiro homens desta natureza. Parabéns Fernando.

  11. Depois de ver uma dos

    Depois de ver um dos espetáculos deprimentes do Jornal Nacional, Fernando Morais declarou que não iria mais dar entrevsta ou qualquer tipo de colaboração  para qualquer veículo das Organizações Globo.  

    Agora esse depoimento. Parabéns pela grandeza, Fernando Morais.  Num momento em que a intelectualidade se cala (com poucas exceções), um gesto como esse o engrandece cada vez mais.

  12. Quem diria hein!

    A Familia Marinho em 40 anos ficou bilionária  , fazendo conluio com sanguinários , e tudo bem.

    Lula em 40 anos , uma metalúrgico que saiu do nada , tem um apartamento em São Bernardo(oficial) , um apartamento no Guarujá e um sítio em Atibaia que não é dele(mas querem que seja) e está sendo massacrado pelos bilionários dessa mídia.

    Esse país ainda é surreal.

     

  13. Pena …
    Que nisso os países não são iguais, pois, ficaríamos livres de certos guardiães da (i)moralidade transbordantes de empáfia.
    Nossa sexta começou mal, cheia de maus presságios devido ao desplante policialesco. Terminou, entretanto, muito bem com a jararaca com o rabo amassado, mas, com a cabeça e a alma intactas.
    Touché agora qualquer jogada contra Lula vai precisar ser muito mais elaborada.
    Tudo saiu pela culatra.

  14. Lula já foi condenado e preso por mercenários nesta manhã

    Lula já foi condenado e preso por mercenários nesta manhá, agora é achar algum crime que ele possa ter cometido, o triplex não colou, muito menos a chácara, resta o que mais, ah sim, as palestras e os presentes que ele ganhou…complicado heim moro & globo associados

  15. Mais de 50 títulos e condecorações

    Lula tem mais de 50 titulos e condecorações internacionais. Todavia, os vermes da policia politica e do judiciario jagunço, acham que Lula não tem cacife pra dar palestras ou que foi tudo forjado. Há dois anos tentam criminalizar as ações do Lula. Dois anos  e nada. Pois é. Basta.  Se é guerra que eles querem, é guerra que eles terão. 

    1. comentário

      Não tem mais jeito, agora é guerra. Temos que ir às ruas defender nosso patrimônio: Lula, Dilma e PT.

      Não vamos aceitar que esses criminosos tomem o poder na marra. Eles tem de esperarem as eleições e disputarem no voto. Vamos arregimentar simpatizantes e toda a militância e faser desse país o palco de uma grande batalha pelo nosso direito, direito de desfrutarmos do nosso governo, governos que ajudamos constituir com nossos votos. A hora é agora. Vamos para as ruas, brigar, era isso que eles estavam procurando e aí está.

  16. Apenas por amor ao confronto

    Apenas por amor ao confronto (pois nao adiantará), faça por escrito nos autos e depois digitalize a copia para o fb

  17. Ao GGN: A blogosfera alternativa (a q difere da grande mídia)

    acho triste a dualidade pq é cair no jogo da blogosfera oposta.Ambas são de uma unanimidade arrasadora (Que não se confun da ficar na coluna do meio).Os leitores e comentaristas:os mesmos, falam as mesmas coisas,concordam com os textos da administração de cada blog,em suma:não ampliam a leitura,a audiência,fecham-se em si mesmos.Não são todos os blogs,até pq conheço poucos. Esta postagem tb é uma sintética mesmice e pode ser cortada (não tem relação com o tema título, mas aí tá outra limitação: postagens estritamente sobre temas títulos é uma maneira de se fechar ainda mais (um personagem de Gorki,em A Mãe, diante de seus juízes, grita que tudo está interligado). Ao GGN.

    1.  As pessoas são livres para

       As pessoas são livres para comentarem o que querem e não o que você valoriza.

      Não fica em crise presta atenção no que estão escrevendo.

       

       

    1. O tiro que saiu pela culatra…

      O presidente Lula hoje deu um salto rumo aos palanques! 

      Tanto que o patético William Waack gastou um tempo inacreditável do seu jornal pra tentar convencer o expectador que “muitos analistas apostavam mesmo que o presidente Lula adotaria uma postura de vítima”, chamava repórteres que de forma sem graça não conseguiam dizer nem desdizer nada…e tratou logo de ligar o assunto à reação da bolsa e à queda do dólar. A manipulação midiática não tem limites!!

      Bom disso é que Lula está aí, muito mais poderoso hoje do que ontem!…

  18. O Brasil levantou quando Lula

    O Brasil levantou quando Lula foi presidente. Levantou os oprimidos sem humilhar ninguém. Melhorou as condições econômicas e sociais do povão sem tirar nada da classe média e da alta.

    Então, porque esse ódio ao melhor presidente que tivemos?

    Só uma explicação: manipulação midiática.

    1. O Brasil levantou

      Esse ódio vem de séculos,quando a elite dominante,na época jogou nas sargetas

      familias de negros escravos, e devem ter publicado em jornais que haviam libertado

      todos os escravos, deu ao genocídio o nome de abolição dos escravos em terras

      brasileiras, no decorrer do tempo, nada mudou em relação ao negro e a população

      pobre Brasil a fora, está em risco o avanço que essas classes menos favorecidas

      vem conquistando ao logo do tempo.

  19. Começou ontem a campanha Lula 2018

    Irajá Menezes, pelo Facebook

    Irajá Menezes

    4 h ·  

    João Santana e Mônica Moura montaram escritório em Curitiba e contrataram o juiz Moro como redator de publicidade.

    O lançamento da primeira campanha, LULA 2018, deu em todos os jornais o dia inteirinho. Sucesso estrondoso. Gênios do marketing.

    Ou você tem explicação melhor pro que aconteceu hoje?

     

  20. A Apologia de Lula

    A entrevista coletiva dada a imprensa ontem, pelo ex-presidente Lula, depois de ter sido conduzido coercitivamente, a mando do juiz  Sérgio Moro  que envolveu a Polícia Federal na ação, é uma prova cabal de  que um magistrado pode se contaminar facilmente por uma imprensna sem pudor, sem ordem e sem nenhum respeito pelo Estado Democrático de Direito.

    Quero falar de uma investigação sem método, sem ordem moral e com um único objetivo, – desmoralizar o Partido dos Trabalhadores e fazer com que a plutocracia passe a comandar uma nação que não cabe mais no saco do autoritarismo. Se algum político quiser acomodar o povo deste país num úníco invólucro, este não terá corpo para conter a massa total. Em outras palavras, o invólucro não me caberá e não terá espaço para o volume de outros companheiros.

    Ficou claro na coletiva de Lula a sua patente, prudente e providencial defesa, só comparável a Apologia de Sócrates, pois, o ex-presidente despojado de bens materiais como se declara, cita os relógios de ouro que recebeu de presente e não os usa “porque não precisa valorizar o seu pulso mas, precisa valorizar a hora”, o tempo e a oportunidade, como fez ontem, para descarregar uma série de desagravos, que deixou  o juiz Moro numa encruzilhada com poucas chances de decisão sobre o caminho que quer trilhar.    

    Não  para por aí; o melhor ainda está por vir. Lula vai percorrer o Brasil,  Estado por Estado dando palestra até em aniversário de boneca – assim pediu a  Rui Falcão que implementasse essas ações. Ainda sobre sua auto-defesa, ele não deixou pedra sobre pedra, não poupou a impresna golpista, não isentou o Ministério Público, não escondeu a espetacularização do juiz Moro e o recentimento dos agentes da Polícia Federal que agiram, segundo ele, com polidez e no cumprimento do dever legal. Seus cadafalsos, certamente não prescreverão CICUTA,  a dosimetria possível e eficiente de uma pena imputada ao ex-presidente Lula seria separá-lo dos mais pobres, o que resulta numa cominação impossível. Nestes termos, parece que o tiro do juiz Sérgio Fernando  Moro SAIU PELA CULÁTRA.

     

     

  21. cuidado meu caro amigo e jornalista…

    Ja que voce se dispos a ir a curitiba e ficar diante do juiz (i)moralida moro, e como voce e amigo do lula. A partir de agora e capaz que o juiz comece a te perseguir, pois todos os amigos, parentes, etc. do ex presidente sao perseguidos. esta e a logica de curitiba.

    Mas, venho elogiar essa tua iniciativa.

  22. Fernando Morais apoia Lula

       Pois é,e o PT que vivia pedindo impeachmentt de todos os governos anteriores ao dele…

       Como diz o ditado popular:”impeachment no governo dos outros é refresco”.

       Não existe monopólio da verdade nem partido messiánico,muito menos só um modo de trabalhar pelo país.

       Opiniões diferentes fazem parte da democracia e devem ser respeitadas,o que não faz de nin,guém inimigo do povo ou do país,nem entreguista de nosso patrimônio.

       Ninguém está acima da Lei,ningém é intocável e todas as suspeitas,sejam contra quem forem,seja contra o sr Lula,contra o sr FHC ou qualquer outro devem ser apuradas (mesmo que seja contra mim ou até mesmo contra o sr Nassif).

       Havendo veracidade nas suspeitas os culpados devem ser julgados e punidos,não importa quem sejam.

       Parem de tentar dividir o país em “nós contra eles”

       Isso não só não resolve os problemas do Brasil como só os agrava e abre campo para extremistas de direita e de esquerda ( sim srs,eles existem) tentarem dar um golpe.

       Uma ditadura é tudo que não precisamos e seja ela de direita ou de esquerda,”em nome do povo” ou não,ditadura é sempre ditadura e sempre implica em perda de liberdade,pois as ditaduras,de esquerda e de direita,são como as paralelas da .matemática,encontram-se no infinito e consequentemente causam os mesmos males..

  23. tema complicado

    Olha, essa declaração do Fernando Moraes é mesmo interessante. É de se esperar, no entanto, que haja registros mais objetivos das palestras ( filmagens, fotos, tudo muito natural nos dias de hoje, mesmo na Etiópia). Não acho que esteja havendo uma linha de investigação tão absurda, afinal já está confirmado por diversas pessoas envolvidas através de suas delações e outros documentos que houve de fato enormes desvios da Petrobrás e de outras estatais e que muito desse dinheiro foi direcionado para políticos sob diversas formas. Se há essa dúvida, até hoje, se o Lula recebeu essa fortuna imensa para dar palestras mesmo, ou não, chama a atenção não ter havido até esse momento a comprovação objetiva destes eventos. É razoável imaginar que basta Fernando Moraes testemunhar que estará tudo resolvido? Seria algo simples e conveniente ao Lula demonstrar isso e, em minha opinião já o teria feito se de fato existisse esse material. É obvio que o silêncio dos demais partidos ocorre pois muitos também se beneficiaram e ainda se beneficiam em esquemas semelhantes em nível estadual e federal no passado e certamente serão investigados também quando chegar a hora.

    Agora, a pergunta a ser respondida de modo honesto por cada cidadão: Estou pronto para saber a verdade? Que o lider que admiro participou de grandes falcatruas que ajudaram e ajudam a não fazer o país se desenvolver? Isso vale para Lula, FHC, Aécio, Maluf, qualquer um.

     

  24. Parabenização

    Parabéns  Fernando Morais!!!

    Eu já o tinha em alta conta. Porém, agora, você se elevou muito mais!

    É de pessoas como você, que não temem o bombardeio dos meios midiáticos e dos “pseudo” ético-republicanos, que precisamos  a fim de restaurar a verdade dos fatos.

  25. A BANANICE E A TRAIÇÃO!

    ARTIGOS DA LEI CONTRA AS PALHAÇADAS DO MORO:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/741485049320493/?type=3&theater

    E AGORA BANANAS DE ESQUERDA?

    Isso é fora da lei, o juiz Moro precisa ser processado, e seus bens bloqueados para indenizar quem foi prejudicado. Porque a honra das pessoas, embora não tenha preço, merece ser indenizada. Se isso não é perseguição política, o que viria a ser?

    CONTRA O PSDB!

    Mas, afinal, será que as “bananas” não têm um único juiz federal de primeira instância e promotor nesse país, que possam enquadrar com o mesmo rigor as denúncias contra a globo, o Aécio, o Serra, o FHC, etc, que o Moro nem tomou conhecimento? O que estão esperando?

    Vejam como juízes são cassados em países como os Estados Unidos, e porque não cometem essas palhaçadas:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/649128891889443/?type=3&theater

    No Brasil, o primeiro passo para isso seria a aprovação da

    PEC 21/2015!

    Afinal, por que nossas BANANAS DE ESQUERDA não estão exigindo a PEC 21/2015 nas ruas, com seus movimentos sociais?

    Por que será que perderam diversas cadeiras no congresso em 2014?

    É! Fica cada vez mais difícil convencer ao eleitor, que não estão fazendo parte de todo esse teatrinho pra entregar o Pré Sal…

    Por que será que viraram “FARINHA DO MESMO SACO”?

    Como poderia ser esse o acordo:

    O PSDB faz a negociata, todos os principais políticos recebem um bolo multimilionário de ações da Chevron no exterior, e em troca ninguém do PSDB vai pra cadeia, nem é processado!

    Afinal, se aprovarmos a PEC 21/2015, o próprio povo terá direito de convocar o REFERENDO, e derrubar a lei que entrega o Pré Sal…

    1. Faz parte do “teste” de

      Faz parte do “teste” de ontem.

      Provavelmente, também a turma do Paraná ficou com medinho, pois não despachou Lula pra Curitiba. Com tanto lugar seguro nos bunkers da PF em SP por que levaram “o cara” pro aeroporto de Congonhas?

  26. As pessoas que se

    As pessoas que se escandalizam com a corrupçao do PT, são as mesmas que acham natural as doações ilicitas ao PSDB,  a máfia da merenda em São Paulo, o cartel de Metro, as amantes de FHC bancada com dinheiro de empresa de fachada e por aí vai…Ficaram furiosas com Lula foram as ruas vociferar contra ele, pedir a sua prisão mas não mostraram a mesma revolta em relação ao Cunha…por isso que quando eu vejo um hipócrita desses fazendo o revoltadinho  na internet, compartilhando mensagens contra a corrupção  e ignorando a roubalheira que assola os outros partidos, tenho vontade de chacoalhar o sujeito pra ver se ele cai na real…Não é possível que uma pessoa acredite que a corrupção é algo que foi criada no governo do PT, como se antes. a classe politica brasileira  fosse exemplo de honestidade. Quando eu vejo um Aécio Neves , um FHC, um Alckmin se fazendo de estarrecidos com as denuncias que envolvem o PT, convocando os brasileiros a protestarem me dá vontade de dar na cara desses canalhas…Então não sabemos o que esse moralistas sem moral fazem? Por acaso não temos acesso a internet, por mais que a imprensa blinde essa quadrilha, os podres sempre escampam. Pedras em corrupto, sr. Aécio Neves, só se joga quando se tem certeza absoluta de sua própria honestidade, e honestidade é algo que passa longe do senhor e da sua quadrilha de tucanos. Então antes de atacar o PT, faça um analise sobre as denuncias de corrupção que envolvem o seu partido e se contra você e essa corja da qual faz parte, for exemplo de honra e dignidade aí sim você pode ser o primeiro a jogar pedras. Em relação a essa imprensa porca, imunda e partidária do Brasil esses jornalistas compactuaram com as patifarias de FHC e se calaram durante 30 anos. Se a ex amante não se pronunicasse 30 anos depois, essa parte sombria da biografia de FHC ia para o tumulo junto com ele. Olha só o contraste: a imprensa do Brasil só noticiou a pulada de cerca de FHC com 30 anos de atraso mas foram bem ageis na hora de comunicar a condução coercitiva de Lula, antes mesmo do próprio Lula saber…e depois vem esse cara de pau do Moro, dizer que fez isso para proteger o Lula? Nossa como o juiz Moro é bonzinho, estou em lágrimas com toda essa benevolencia toda… Moro é tão bonzinho, mas tão bonzinho que toda vez que um delator cita Aécio Neves  ele finge que não houve…Ao invés do troféu de personalidade do ano esse juiz deveria ter recebido é o troféu cara de pau…

  27. As pessoas que se

    As pessoas que se escandalizam com a corrupçao do PT, são as mesmas que acham natural as doações ilicitas ao PSDB,  a máfia da merenda em São Paulo, o cartel de Metro, as amantes de FHC bancada com dinheiro de empresa de fachada e por aí vai…Ficaram furiosas com Lula foram as ruas vociferar contra ele, pedir a sua prisão mas não mostraram a mesma revolta em relação ao Cunha…por isso que quando eu vejo um hipócrita desses fazendo o revoltadinho  na internet, compartilhando mensagens contra a corrupção  e ignorando a roubalheira que assola os outros partidos, tenho vontade de chacoalhar o sujeito pra ver se ele cai na real…Não é possível que uma pessoa acredite que a corrupção é algo que foi criada no governo do PT, como se antes. a classe politica brasileira  fosse exemplo de honestidade. Quando eu vejo um Aécio Neves , um FHC, um Alckmin se fazendo de estarrecidos com as denuncias que envolvem o PT, convocando os brasileiros a protestarem me dá vontade de dar na cara desses canalhas…Então não sabemos o que esse moralistas sem moral fazem? Por acaso não temos acesso a internet, por mais que a imprensa blinde essa quadrilha, os podres sempre escampam. Pedras em corrupto, sr. Aécio Neves, só se joga quando se tem certeza absoluta de sua própria honestidade, e honestidade é algo que passa longe do senhor e da sua quadrilha de tucanos. Então antes de atacar o PT, faça um analise sobre as denuncias de corrupção que envolvem o seu partido e se contra você e essa corja da qual faz parte, for exemplo de honra e dignidade aí sim você pode ser o primeiro a jogar pedras. Em relação a essa imprensa porca, imunda e partidária do Brasil esses jornalistas compactuaram com as patifarias de FHC e se calaram durante 30 anos. Se a ex amante não se pronunicasse 30 anos depois, essa parte sombria da biografia de FHC ia para o tumulo junto com ele. Olha só o contraste: a imprensa do Brasil só noticiou a pulada de cerca de FHC com 30 anos de atraso mas foram bem ageis na hora de comunicar a condução coercitiva de Lula, antes mesmo do próprio Lula saber…e depois vem esse cara de pau do Moro, dizer que fez isso para proteger o Lula? Nossa como o juiz Moro é bonzinho, estou em lágrimas com toda essa benevolencia toda… Moro é tão bonzinho, mas tão bonzinho que toda vez que um delator cita Aécio Neves  ele finge que não houve…Ao invés do troféu de personalidade do ano esse juiz deveria ter recebido é o troféu cara de pau…

  28. Fora lula disgramento

    A mesma operação lava jato que avança sobre o cunha é a mesma operação lava jato que avança sobre o lula. São os mesmos servidores públicos. A esquerda precisa decidir se esses que avançam pra prender o cunha são golpistas ou não, porque são os mesmos que vão prender o lula. O certo é pedir a prisão do lula e do aécio, fhc, serra…Mas ao denunciar os tucanos e se voluntariar para brigar pelo lula no meio da rua, a esquerda mostra que não defende a punição de todos os corruptos e sim a puncição apenas dos adversários e a soltura dos corruptos da esquerda, ainda que se baseando apenas em xurumelas jurídicas, mesmo sabendo que o cara tá enrolado até o pescoço. Então ela em nada se diferencia da direita, apenas está no outro time. A falta de escrúpulos é a mesma. Ainda que as palestras tenham realmente ocorrido, quem pagou continua sendo as velhas empreiteiras corruptoras.

  29. Testemunha ocular importante

    Dados os comentários do jornalista e escritor em epígrafe, penso que seria excelente que ele fosse a Curitiba e se oferecesse a prestar uma delclaração por escrito e formal ao Meritíssimo Juiz Moro, para o bem do processo contra o ex-presidente Lula – faria ele um prestimoso serviço ao Estado democrático de Direito e ao bem do nosso ultrajado país, destruído pela corrupção e pela enganação.

  30. Fracos

    Onde quer que eu leia, o posicionamento e argumentos dos pró-petistas, pró-lulistas, psdeudos defensores da pseudo democracia que se vê não sei onde, não passam de superficialidades e pura simpatia à ideias populistas, bolivarianas e auto destrutivas.

    Que democracia é essa onde o país é obrigado a ter que conviver com tamanha falta de responsabilidade de gestão e total incompetência?

    Os que se manifestam favoráveis ao atual governo e ao seu anterior, vivem de comparações com governos passados

    Já houveram erros grotescos por exemplo, qdo do caso Banestado, as investigaçõe não foram até o final e os culpados não foram devidamente condenados.

    Em vez de defenderem personagens politcos, deveriam estar defendendo a nova oportunidade que temos de, ver que possíveis suspeitos e suas possíveis jogadas politicas que tanto prejudicam ao nosso país e que anteriormente acabavam em boas risadas e comemorações daqueles que se viam comprovadamente envolvidos pois nunca eram condenados, estarem sendo investigados, e não ficarem defendendo estes ou apontando aqueles!

    O Brasil precisa de uma limpa e já ficou mais do que demonstrado que, o quadro atual de “representantes do povo”, não tem feito muito pela grande maioria que os elegeram, leia-se aqui “aqueles que mais necessitam dos serviços públicos”!

    PT, PSDB, PMDB, e tantos outros, sáo todos farinha do mesmo saco!

    Meu partido é o Brasil!!!

     

  31. fotos de forums e conferencias internacionais

    As tais fotos das palestras são fotos de forums e conferencias internacionais facilmente identificáveis pelos cartazes gigantes atrás do lula. Não são as palestras pagas pelas empreiteiras.

    1. Você sabe o que significa

      Você sabe o que significa inversão do ônus da prova?

      Mesmo com esta inversão, entra lá do site do Instituto Lula. Se informe melhor. 

      Ainda bem que está frequentando este espaço. Significa que poderá ver outra versão daquilo que a mídia noticia.

      Mas se continuar lendo a Veja e vendo o Jornal Nacional, não adianta não. Caso perdido.

  32. O Lula não precisa provar

    O Lula não precisa provar absoltamente nada. Segundo a Lei o ônus da prova é de quem acusa. O MPF que se vire.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador