Itamaraty não reconhece existência de Golpe de 64 e cria constrangimento na ONU

Durante reunião em Genebra, governo Bolsonaro voltou a se recusar reconhecer a existência de regime militar; Relator da ONU fala em "volta à Idade Média"

Jornal GGN – Em um encontro realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (ONU), juntamente com o Instituto Herzog, na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, nesta terça-feira (10), o governo Bolsonaro se recusou a reconhecer que houve ditadura militar entre os anos 1964 e 1985 no Brasil. As informações são do blog de Jamil Chade, no UOL.

O encontro aconteceu para denunciar o desmonte da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) e de outros órgãos do Judiciário ligados ao tema.

A primeira reação do governo ao encontro foi não enviar ao evento a embaixadora do Brasil na ONU, Maria Nazareth Farani. Nem mesmo a ministra de Direitos Humanos, Damares Alves, que está em viagem na Hungria, a poucas horas de vôo da Suíça, compareceu.

O governo brasileiro foi representado por um diplomata que declarou que o país “saúda o debate sobre os eventos entre 1964 e 1985”.

Em todo o momento o representante do Itamaraty se recusou a reconhecer a existência do golpe de 64 e trocou o termo “ditadura” por “eventos”. Chegou a um ponto em que uma jornalista mexicana questionou diretamente o governo brasileiro se houve ou não um golpe.

O diplomata se recusou a confirmar e disse apenas que o país já explicou seu posicionamento sobre os “eventos” em uma carta enviada em abril às Nações Unidas.

“O presidente reafirmou em várias ocasiões que não houve um golpe de Estado, mas um movimento político legítimo que contou com o apoio do Congresso e do Judiciário, bem como a maioria da população. As principais agências de notícias nacionais da época pediram uma intervenção militar para enfrentar a ameaça crescente da agitação comunista no país”, diz a carta.

“Já enviamos uma correspondência ao relator da ONU. O importante é recordar os eventos e ter um debate público. O que faltou foi um debate público mais amplo e agora está ocorrendo em nosso país”, completou.

Em seguida, a representante do Instituto Vladimir Herzog, Glenda Mezarobba, pediu a palavra e respondeu à jornalista mexicana: “Sim, houve um golpe de estado em 1964”, esclareceu.

Jamil Chade lembra que essa é primeira vez, desde a redemocratização, que o Brasil adota o comportamento público na ONU de recusar que o país viveu sobre uma ditadura militar entre 1964 e 1985.

“A posição do governo ocorre dias depois que Bolsonaro teceu elogios ao ditador Augusto Pinochet e depois de seu filho, Carlos Bolsonaro, insinuar nas redes sociais que as ‘vias democráticas’ não estariam dando os resultados desejados ao país”, lembra Chade.

A reação diante de todos na reunião foi de constrangimento. O Conselheiro de Direitos Humanos da ONU, Fabián Salvioli, comentou após as declarações do diplomata brasileiro: “o passado sempre volta se não for abordado de forma correta”. “Precisamos abordar seriamente e isso significa cuidar das vítimas”, declarou completando que a atenção aos direitos humanos “é o único caminho possível”. “Caso contrário, em cem anos vamos estar aqui”.

“Lamento que, no lugar de gerar uma reflexão positiva, a resposta foi insistir num sério erro”, prosseguiu. “É um erro ir contra assuntos universalmente aceitos, como o repúdio à tortura. Isso é universal. Dar voltas a essa posição é voltar à Idade Média, e isso é um problema”, reforçou.

O presidente da Comissão Arns, José Carlos Dias, se disse “indignado” com as posições do governo Bolsonaro de fazer “apologia da tortura”. Ele alertou ainda que os mecanismos de Justiça e Memória “estão sendo boicotados pelo atual regime político brasileiro”.

“Precisamos tentar salvar a democracia brasileira (…) “Neste momento, estamos vivendo um clima de medo, um clima de autoritarismo. Estou temendo que estejamos alcançando a ditadura pelo voto”, completou.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Hélio Leitão, disse no seu discurso que as “políticas de justiça de transição do Brasil foram desmanteladas nos últimos anos, seja por meio de fundos insuficientes ou a substituição de membros especializados por membros que não tem nem experiência e nem afinidade com o assunto”.

“O governo brasileiro tem insistido reiteradamente numa mudança de narrativa inquietante sobre as atrocidades cometidas durante a última ditadura, incluindo a instrução aos militares para comemorar o golpe de 31 de março de 1964”, pontuou.

Ele ainda lembrou dos problemas criados pela Lei da Anistia. “Isso levou à impunidade de vários crimes cometidos pelo estado durante a ditadura. Em outras palavras, gera uma instância de auto-anistia, frente aos agentes do estado que claramente é contrair aos padrões da ONU”, concluiu.

O relator da ONU seguiu criticando a postura do governo Bolsonaro avaliando que, sem um pedido oficial de desculpas, jamais haverá um processo de reconciliação entre vítimas e estado.

“Se no lugar de pedir desculpas se nega os fatos e se questiona o trabalho da Comissão da Verdade, então as vítimas voltam a ser vítimas. E isso é inaceitável”, disse.

“Uma sociedade escolhe. Mas os governos são os que propõem os valores. As vezes, temos que escolher entre a humilhação e negação ou a Verdade e Justiça, e isso é responsabilidade de todos”, concluiu.

Ainda segundo informações do UOL, Salvioli fez um pedido para vir em missão ao Brasil investigar a situação dos mecanismos de Estado, criados para apurar os graves crimes de violação aos direitos humanos ocorridos na ditadura, mas o governo Bolsonaro tem ignorado o pedido.

*Clique aqui para ler a coluna de Jamil Chade na íntegra.

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para mim, já estamos em uma NOVA ditadura implantada com auxilio das “organizações” americanas. Tal como nos USA, as eleições também são FRAUDADAS para se chegar NOVAMENTE a situação de 1964, ou seja, uma “DEMOCRACIA” como a americana(sonho de nossas zé lites financeiras) , de PARTIDO ÚNICO COM dois nomes (republicanos/democratas) e SEM OPOSIÇÃO. No Brasil foram ARENA e MDB. Agora é só aguardar os acontecimentos.

  2. OS E AS CANALHAS QUE QUEREM REESCREVER A HISTÓRIA DO BRASIL, DEVERIAM SER NOMEADOS, UM A UM, E LISTADOS COMO GENTE INCONSEQUENTE E MENTIROSA. POR OUTRO LADO, AS INFORMAÇÕES SOBRE O GOLPE DE ESTADO QUE O PAÍS SOFREU EM 1964, INCLUSIVE AS PARTES EM QUE O GOVERNO NORTE AMERICANO PARTICIPOU ENVIANDO UMA FLOTILHA PARA ‘AJUDAR’ NA DERRUBADA DO GOVERNO ESTABELECIDO E ELEITO DE JOÃO GOULART, A CHAMADA OPERAÇÃO BROTHER SAM. HÁ DADOS SUFICIENTES PARA REAFIRMARMOS A VERDADE DOS FATOS E O QUANTO JOÃO GOULART SE MARTIRIZOU EVITANDO UM DERRAMAMENTO DE SANGUE O QUE SEMPRE OCORRIA ONDE OS EUA METIAM OS PÉS: NA CORÉIA E NO VIETNAN COM AS SUAS DIVISÕES ENTRE NORTE E SUL, O QUE FATALMENTE OCORRERIA AQUI NO BRASIL TAMBÉM.

  3. O imperador dos asnos vai tentar reescrever a História, aqui e no mundo. Não se dá conta do ridículo.
    Já passou vergonha internacional em Israel com o “nazismo de esquerda”, que foi prontamente desmentido por um estudioso local, sobre o Holocausto Judeu.
    Seu guru para todos os assuntos, o astrólogo Orgasmo de Cavalo vai levá-lo a tentar provar ao mundo que a Terra é plana. Não demora muito…

  4. Bolsonaro é um idiota que têm um único objetivo em mente: Poder. Como Kin ele quer poder absoluto sobre tudo e sobre todos por mais incompetente que ele seja para o cargo, com um ego tão grande quanto a estupidez dele.

    Ele deveria ter sido preso quando apoiou torturadores no impeachment de Dilma, agora só a execução dele evitaria que o Brasil tive uma outra Coréia do Norte.

  5. Historiadores brasileiros e internacionais falam em golpe militar de 64. Portanto a instituição Itamaraty deve seguir aquilo que foi determinado por Historiadores, sendo o golpe um fato com farto material e provas. Nenhum governo pode mudar a historia ao seu bel prazer. Eh um escândalo que um funcionario do Itamaraty faça tal papel em qualquer lugar publico. Brasil um Pais sem rumo!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador