A iluminada Billie Holiday e outros jazzistas lendários

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por Jns

“Se eu for cantar como outra pessoa, então eu não preciso cantar.”

“Às vezes, é pior ganhar uma luta do que perdê-la”.

“Estou sempre fazendo o retorno, mas nunca ninguém me diz onde eu estive.”

“Eu nunca fiz mal a ninguém, senão a mim e isso não é da conta de ninguém, a não ser da minha própria.”

“Eu odeio cantar em linha reta. Eu tenho que mudar uma música para a minha própria maneira e isso é tudo que eu sei.”

“As pessoas não entendem o tipo de luta que é necessária pra gravar o que você quer gravar do jeito que você quer gravar.”

“Cantar músicas como ‘The Man I Love’ ou ‘Porgy’ não dá mais trabalho do que sentar e comer pato assado chinês, e eu adoro pato assado.”

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lendas da Motown

     

    RETURNS TO THE APOLLO – 1985

    O show, apresentado por Bill Cosby, para o Africare / Ethiopian Relief Fund.

    Gravado em Nova York, em 4 de maio de 1985, os principais headliners da gravadora Motown, comemoraram o 50º aniversário e a reabertura oficial do mundialmente famoso Teatro Apollo de Nova York.

    O show, com quase 2 horas e meia com atuações espetaculares, contou as performances de Debbie Allen, Boy George, Bunny Briggs, James Brown, Gregg Burge, The Cadillacs, Joe Cocker, The Commodores, Sammy Davis Jr, DeBarge e El DeBarge, The Drifters, Billy Eckstine, The Four Tops, Al Green, Sam Harris, Gregory Hines , Jennifer Holliday, Thelma Houston, Chuck Jackson, Ludie Jones, Patti Labelle, Little Richard, The Manhattans, Marilyn McCoo, George Michael, New Edition (com Bobby Brown), New Jersey Mass Choir, Harold Nicholas da Famed Nicholas Brothers, Wilson Pickett, Billy Preston , Lou Rawls, Martha Reeves, Smokey Robinson, Diana Ross, Sandman Sims, Jimmy Slyde, Mavis Staples, Rod Stewart, The Temptations, Willie Tyler & Lester, Luther Vandross, Sarah Vaughn, Mary Wells, Vanessa Williams, e Stevie Wonder.

    Os vídeos apresentam algumas das apresentações na noite de reabertura do lendário teatro nova-iorquino.

    [video:http://youtu.be/ErUvUE3OiWY width:600 height:450]

    [video:http://youtu.be/q-9lRTe2Wnw width:600 height:450]

    [video:http://youtu.be/pdKeyhZi30M width:600 height:450]

  2. The Drifters

     

    O Rock and Roll Hall of Fame  selecionou quatro membros dos Drifters clássicos, dois do segundo Drifters e um da fase pós King Treadwell Drifters. De acordo com o Vocal Group Hall of Fame, “através das turbulências e mudanças (no grupo original), o Drifters conseguiu definir tendências musicais, ao gravar hits, cuja maioria continuam lendários até hoje.

    [video:http://youtu.be/hjD0Ne3CuaY width:600 height:450]

    [video:http://youtu.be/JGIy0j9KO0o width:600 height:450]

    [video:http://youtu.be/qCYG3qoi_pI width:600 height:450]

     

  3. O legado do Teatro Apollo de New York

     

    Onde nascem as estrelas e as lendas são criadas

    A partir de Ella Fitzgerald a Nicholas Irmãos e Lauryn Hill, ninguém era  considerado uma estrela até que escalasse a Árvore da Esperança, no mundialmente famoso Teatro Apollo. 

    Show-Time-Apollo-Theater-631

    O legado do Teatro Apollo estende muito além da sua localização na 125th Street, no culturalmente rico Harlem. Desde a sua criação, tornou-se um local must-stop para os turistas de Nova York e os sonhadores que esperavam fazer sucesso no show business. Algumas das estrelas maiores da América (James Brown, Michael Jackson, Lauryn Hill, para citar alguns) escalaram a Tree of Hope e se apresentaram nas Amateur Nights antes de lançar as suas carreiras artítiscas. O longo caminho dos concursos preparados parta a busca de talentos como Star Search , American Idol e The Voice , realizados na Amateur Night at the Apollo tem contado com a participação do público para identificar talentos de classe mundial por muitas gerações. Como o teatro comemora seu 80º aniversário este mês, vamos dar uma olhada em oito décadas de talento e história em um dos teatros mais famosos do mundo.

    ANTES DA ERA APOLLO

    07-apollo theatercrowd- harlem-NYC

    Vinte anos antes do Teatro Apollo ser inaugurado, em 26 de janeiro de 1934, o local promovia apresentações do teatro burlesco chamado Hurtig and Seamon’s New Burlesque Theater, que funcionava como uma casa de espetáculos apenas para brancos.

    TALENTO EM EXPOSIÇÃO

    Em 1934, o prédio foi reaberto como o 125th Street Apollo Theater, e, semanalmente, a Amateur Night começava às quartas-feiras, onde os artistas negros talentosos e não tão talentosos subiam ao palco na frente de uma audiência elevadamente crítica.

    111412 mostra Apollo Theater ao vivo artistas famosos james Ella Fitzgerald feriado Billie marrom

    Lendas da música como Ella Fitzgerald, James Brown e Billie Holiday começaram a carreira na Amateur Night do Apollo Theater.

    TRABALHADORES NEGROS

    http://jewishcurrents.org/wp-content/uploads/2014/01/orig_scan_retouch_8x10bw.jpg

    Frank Schiffman foi o primeiro gerente do Teatro Apollo e, ao final dos anos 30, ajudou a consolidar o Apollo para se tornar o maior empregador de trabalhadores teatrais negros no país.

    A ÁRVORE DA ESPERANÇA

    Apollo Theater stump

    A ‘Árvore da Esperança’ ficava localizada em outra área de apresentação de negros no Harlem, o Harlem Lafayette Theater. Quando as árvores, que ficavam fora do teatro foram cortadas, esta parte do tronco de uma das árvores foi preservada e permanece no palco do Apollo para oferecer um toque de esperança para quem busca o estrelato.

    “BEM, EU POSSO CANTAR UM POUCO… “

    Ella Fitzgerald with Benny Goodman Photo by Michael Ochs Archives-Getty Images 1950 ca

    Ella Fitzgerald foi uma das primeiras vencedoras do concurso de talentos em 1934. “Ella Fitzgerald veio à noite de amadores (a Amateur Night) e queria dançar. Ela viu os performers e ficou com medo”, revelou Jonelle Procope, presidente e CEO da Apollo Apollo Theater Foundation, ao AM New York .”Ela disse: ‘Bem, eu posso cantar um pouco…’ e o resto é história.”

    TRAZENDO SORRISOS AO APOLLO

    O palco do Apollo não era só para os cantores. O comediante Jackie “Moms” Mabley foi um dos poucos comediantes que se apresentaram lá regularmente durante os anos 30.

    DANÇA NO APOLLO

    The Nicholas Brothers in 1941. They are among the African-Americans whose work and lives were chronicled by cultural historian Delilah Jackson. 

    Os Irmãos Nicholas tocaram a sua carreira para o coração de muitos durante as suas performances no palco do Apollo.

    SHOWTIME

    O Showtime at the Apollo fez a sua primeira transmissão em 1955. Alguns dos artistas incluídos foram Sarah Vaughn,  Count Basie Orchestra e Nipsey Russell, com jazz bandleader Willie Bryant servindo como host.

    AMADORES E LENDAS

    Entre os vencedores do Amateur Night nos anos 60 estava Jimi Hendrix e Gladys Knight.

    JAMES BROWN

    Em 1962, o Poderoso Chefão do Soul, James Brown, gravou o seu álbum Live at the Apollo . 

    Em 2003, a revista Rolling Stone classificou o álbum como número 25 entre os 500 maiores álbuns de todos os tempos . 

    OS JACKSONS

    Em 1967, o Jackson 5 venceu o concurso Amateur Night. Não foi encontrados o vídeo de sua performance, mas as lembranças podem ser encontradas em Jason Weaver’s portrayal of Michael Jackson, no filme VH1 para aTV, The Jacksons: An American Dream ?

    CRISE FINANCEIRA

    Os anos 70 foram financeiramente difíceis, para o Apollo, e Bobby Schiffman, o filho de Frank, fechou o teatro, temporariamente, em 1976, que foi reaberto, brevemente, em ’78 sob nova direção.

    DE VOLTA AO APOLLO

    Nos anos 80, o teatro alcançou um pouco mais de estabilidade financeira, quando Percy Sutton e um grupo de investidores privados compraram o Apollo em 1981 . Dois anos mais tarde, o teatro foi designado como um marco  da cidade e do Estado e foi reconhecido como o teatro sobrevivente mais antigo do Harlem.

    O ex-prefeito de Nova York, David Dinkins, no Apollo (Larry Downing / Getty Images)

    NÓS SOMOS 50!

    Em 5 de maio de 1985, o Teatro Apollo celebrou o seu 50º aniversário com um concerto televisionado chamado Motown Volta ao Apollo . O especial, apresentado por Bill Cosby, contou com The Temptations, Four Tops e Diana Ross .

    Roquel Payton, Theo Peoples, Ronnie McNeir e Abdul “Duke” Fakir dos Four Tops (Leon Halip / Getty Images)

    PERFORMANCES MEMORÁVEIS

    Nos anos 80 e no final dos anos 90, alguns dos nossos artistas favoritos subiram ao palco Apollo. Lauryn Hill foi vaiadaJazmine Sullivan realizou uma interpretação empolgante de “Accept What God Allows” e apresentou-se com seu grupo.

    DIZENDO ADEUS

    Pall bearers carry the casket containing James Brown's body into New York's Apollo Theater on Thursday. His body was displayed on the stage where he made his 1956 debut.

    Quando James Brown morreu em 2006, milhares de fãs encheram a 125th Street fora do Teatro Apollo para prestar suas homenagens.

    A despedida de James Brown no Teatro Apollo (Bryan Bedder / Getty Images)  

    MICHAEL JACKSON

    Michael Jackson, outra cria do Teatro Apollo, foi velado nas ruas do Harlem, em 2009.

    CONGRATULANDO-SE COM OBAMA

    Em 2007, o então senador Barack Obama fez uma parada no Apollo Theater durante a campanha presidencial. Após a sua eleição, em 2008, e sua reeleição em 2012, os moradores do Harlem lotaram as ruas para comemorar a posse do primeiro presidente negro.

    O então senador Barack Obama comandando a rrecadação de fundos n’A Night at The Apollo, no Harlem, em 2007. (Hiroko Masuike / Getty Images)

    PRONTO PARA A PRÓXIMA

    O Showtime at the Apollo foi revivido em 2012, quando começou a ser exibido no BET Networks Apollo Live, tendo, como apresentadores Tony Rock e os juízes Gladys Knight, Doug E. Fresh e Michael Bivins de uma nova geração de artistas que é capaz de colocar seus talentos em exposição.

    O FUTURO DO TEATRO  APOLLO

    O Apollo celebrou o seu aniversário de 80 anos com eventos em fim de semana com casa liberada em 8 e 9 de fevereiro de 2014. Os visitantes aprenderam sobre a história do Apollo, assistiram apresentações ao vivo e descobriram sobre o que porjeta o futuro emocionante do teatro Apollo.

    Crédito: Informações de Erin E. Evans (26/01/2014) com imagens da Internet

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador