Andréa Daltro, uma explosão de sentimento

Cantora. Estudou música na Universidade Federal da Bahia. Professora de canto para jovens e adultos. Recebeu por mais de uma vez o troféu Caymmi por seu trabalho como cantora e educadora.

Iniciou a carreira cantando ainda como estudante quando ingressou como cantora no Madrigal da Escola de Música. Embora inicialmente trabalhasse com música erudita logo passou a dedicar-se à música popular interpretando um repertório baseado em modinhas e canções. Em 1983, participou do LP “Auto da catingueira”, lançado por Elomar e gravado inteiramente  na Sala de visitas da Casa dos Carneiros na fazenda do cantor e compositor.

Com mais de 60 anos de vida e mais de 40 de carreira, a soprano Andréa Daltro é considerada pela crítica especializada uma das intérpretes mais bem preparadas da Bahia. A voz colocada e formação erudita lhe permitem fazer da sua grande extensão vocal seu principal instrumento de expressividade.  Raríssimas das nossas cantoras têm condições técnicas de interpretar músicas instrumentais e à capela com tamanho talento.

A lírica Andréa Daltro começou a carreira cantando apenas música instrumental, até que, em 85, participou da ópera La Traviata, regida pelo maestro Pino Onnis. A cantora, então, passou a admirar a importância das letras junto à melodia das canções

https://www.youtube.com/watch?v=h51DMsl-P-s]

Talento, aliás, comprovado com o disco Kiuá, lançado em 1990, só com músicas instrumentais.  Em 96, Andréa Daltro foi escolhida pela Secretaria da Cultura e Turismo do Estado da Bahia para inaugurar o selo fonográfico Sons da Bahia, com o CD Ave Marias. O repertório traz quinze canções em homenagem à santa, compostas nos últimos sete séculos. Dos clássicos Mozart e Bach até o contemporâneo Fred Dantas, passando por algumas anônimas que sobreviveram na tradição popular, o grande mérito do disco foi a unidade imprimida por Andréa. 

https://www.youtube.com/watch?v=fAZ-RTmsVsg]

A música instrumental é um momento de explosão do sentimento. Quando escolho as canções procuro essa explosão de certa forma traduzida na poesia, e também procuro colocar isso nelas.” Andréa Daltro.

Chico Buarque

https://www.youtube.com/watch?v=-QRgCj2xDuw]

https://www.youtube.com/watch?v=ZtrYOzo6Opk]

https://www.youtube.com/watch?v=cid1jvKQgwU]

https://www.youtube.com/watch?v=7fUqggIrmhM]

Elomar

Gil

[video:https://www.youtube.com/watch?v=fDqRlPjAtaU

Gil e Dominguinhos

[video:https://www.youtube.com/watch?v=8XUQZt03DF4

Caetano

[video:https://www.youtube.com/watch?v=ju8kzQewGNU

[video:https://www.youtube.com/watch?v=8Coa1Gqm_RY

[video:https://www.youtube.com/watch?v=-_hnHhRDmMM

Caymmi

[video:https://www.youtube.com/watch?v=luM12GRgmU0

Fontes:

http://dicionariompb.com.br/andrea-daltro/dados-artisticos

http://hesselproducoes.blogspot.com.br/2010/11/andrea-daltro.html

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador