20 de junho de 2026

Ben Jor se desculpa com fã que foi acusado de racismo

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Enviado por mcn

Do Pragmatismo Político
 
 
Jorge Ben Jor se pronuncia sobre o polêmico episódio em que interrompeu o próprio show (vídeo) para puxar um jovem ao palco e acusá-lo de proferir ofensas racistas. O músico reencontrou o fã, pediu desculpas e divulgou um texto. “Errar é humano, mas o amor é ainda mais”

Jorge Ben Jor se desculpou com um fã após um grande mal entendido ocorrido durante um show no último sábado, no Rio de Janeiro (vídeo abaixo). A polêmica começou quando o cantor acreditou que o rapaz, identificado apenas como Lucas, estava dizendo injúrias raciais contra ele.

“Esse cara ficou me chamando de ‘crioulo sujo’. Não vou aceitar isso. O que um sujeito desses está fazendo neste show?”, disse Ben Jor depois de puxar o jovem agressivamente pelos cabelos para cima do palco.

Segundo o músico, há meses ele vem sendo provocado durante as apresentações com ofensas sussurradas após longos assobios, que acontecem sempre do mesmo lado do palco e na mesma canção. De fato, Lucas havia assobiado, porém, não disse nenhum tipo de ofensa ao artista. Ou seja, o jovem foi acusado injustamente de racismo.

Desfeito o mal entendido, Ben Jor localizou o fã pelas redes sociais e marcou um encontro com ele. O registro foi divulgado pelo jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, no Facebook, com uma foto e um texto de desculpas do músico. “Por vezes a vida é tão maravilhosa que temos a chance de aprender de um episódio traumático que sim, errar é humano, mas o amor é ainda mais”, disse Ben Jor.

Confira o texto na íntegra de Jorge Ben Jor:

ERRARE HUMANUM EST

“Eu vou torcer pela paz
Pela alegria e pelo amor…”

A maior benção que um artista pode receber é a ver a propagação natural da filosofia que permeia seu trabalho, sua aplicação mais prática.

Ter um fã é ter um amigo e multiplicador que atravessa o tempo e a essa contingência que é ser. E Ser é esse desafio de forças.

Nunca é tarde para mais uma lição, para mais uma surpresa: Por vezes a vida é tão maravilhosa que temos a chance de aprender de um episódio traumático que sim, errar é humano, mas o amor é ainda mais.

E foi a partir de um engano meu que me chegou a benção do seu perdão, Lucas.

Abraçar você e sua família, me trouxe a paz que há meses eu vinha perdendo durante os shows a cada episódio de provocação gestual e velada, a cada ofensa sussurrada após longos assobios, sempre do mesmo lado do palco, sempre na mesma canção.

Sim, você assobiou, mas foi para me trazer de volta pra energia que move minha vida: O amor.

E é essa força inquebrantável que me fará agora, sob nova perspectiva, encarar cada ato racista como antítese ao que fazemos juntos a cada show, sim, eu e você, sim, o público, meus fãs e meus grandes amigos, meus fiéis escudeiros.

Salve Simpatia, ou como diria o Lucas,

“O amor sempre vence”.

Respeitosa e humildemente,

Jorge

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

23 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. AR

    18 de fevereiro de 2016 2:27 pm

    Valha-me Deus.
    A psiquiatria
    Valha-me Deus.

    A psiquiatria ou o marketing explica.

  2. Fulvia

    18 de fevereiro de 2016 2:45 pm

    Esses decrépitos em final de

    Esses decrépitos em final de carreira, e em completo ostracismo são capazes de tudo para aparecer.  Fica pelado filho! Talvés faça algum barulho.

    1. Cleito

      18 de fevereiro de 2016 3:18 pm

      Putz!!!

      O Jorge não está em fim de carreira, muito pelo contrário, não é decrépito e muito menos busca chamar atenção… Há aqui, nesse comentário, um equívoco atroz.

      1. Marly

        18 de fevereiro de 2016 4:19 pm

        Perdoe-os!

        Na certa não conhecem o valor do Jorge, do Luis Melodia, do Gonzaguinha ( saudades ) e, com certeza, não  apreciam Teresa Cristina nem o Grupo Casuarina. Fazer o que?

        1. RS Furtado

          18 de fevereiro de 2016 4:27 pm

          Vergonha

          Esse Luis Melodia é outro, putz…Veio fazer um show aqui em Fortaleza completamente embriagado. Esse não tá em fim de carreira, não. Ela (a carreira) já morreu faz tempo.

  3. Carioca

    18 de fevereiro de 2016 3:04 pm

    Alô André Araújo!
    Brinde-nos

    Alô André Araújo!

    Brinde-nos com mais um dos seus excelentes artigos porque parece que tá faltando assunto por aqui.

    Se estiver sem inspiração hoje, o Fluminense arrasou o Cruzeiro ontem …

     

    1. Marly

      18 de fevereiro de 2016 4:12 pm

      O nosso eterno Babulina!

      Como carioca da gema, estou de acordo com elogios ao GRANDE  carioca, Jorge Bem. O eterno Babuliba!  Salve Jorge!!! 

  4. jc.pompeu

    18 de fevereiro de 2016 3:18 pm

    tudo acaba bem quando termina

    tudo acaba bem quando termina bem

    … muito muito barulho por nada

    o show tem que continuar…

  5. fabio GM

    18 de fevereiro de 2016 3:30 pm

    É

    Depois que saiu o video, com a agressão do cantor, é que ele resolveu fazer isto, pois viu que tinha errado.

    E a manada aqui no blog, tambem foi na onda, como um dono da verdade e quase um Deus, que podia fazer o que viesse na telha.

  6. mcn

    18 de fevereiro de 2016 3:52 pm

    Errar é humano, mas o amor é ainda mais

    Se todos fossem iguais a você, Jorge, que maravilha seria viver no Brasil.

  7. Carlos Hums

    18 de fevereiro de 2016 4:00 pm

    Grande Jorge. Fez questão de

    Grande Jorge. Fez questão de expor o erro e pedir desculpas. O erro dele foi grave, expos um fã de forma humilhante, mas só a humildade para reparar isso, e Jorge foi humilde. 

  8. Carlos Hums

    18 de fevereiro de 2016 4:00 pm

    Grande Jorge. Fez questão de

    Grande Jorge. Fez questão de expor o erro e pedir desculpas. O erro dele foi grave, expos um fã de forma humilhante, mas só a humildade para reparar isso, e Jorge foi humilde. 

  9. peregrino

    18 de fevereiro de 2016 4:58 pm

    humildade?

    bem…

    deixa rolar assim

    1. peregrino

      18 de fevereiro de 2016 5:13 pm

      errou em tudo…

      pois humildade mesmo é estar certo e pedir perdão

  10. peregrino

    18 de fevereiro de 2016 4:59 pm

    Jorge sim foi medíocre, desiquilibrado e agressivo…

    para depois vir com essa lorota de amor

    amor não habita em nada do que ele fez ou foi por alguns minutos, ao puxar o jovem pelos cabelos

    pode alegar qualquer coisa, menos que o amor venceu

  11. Antonio C.

    18 de fevereiro de 2016 5:14 pm

    Se fosse no golfe do Jorge…

    … teria voado um taco?

  12. NICKNAME

    18 de fevereiro de 2016 5:37 pm

    coisas de gente

    de gente da gente

  13. GalileoGalilei

    18 de fevereiro de 2016 6:12 pm

    Soube reconhecer o erro publicamente

    Podem criticar o Jorge pelo erro cometido. Até mesmo pelo fato de ter se desculpado, parece que está sendo motivo de críticas. Fazer o que? Há muita gente criticando até minuto de silêncio (com a licença, não concedida, de Nelson Rodrigues pela ideia emprestada).

    O fato é que muitos mal entendidos acabam se perpetuando por que o orgulho acaba falando mais alto e muito poucos são capazes de reconhecer seus erros.

    Ponto para Jorge Ben Jor. Cresceu na minha admiração.

     

     

  14. wendel

    18 de fevereiro de 2016 8:24 pm

    Então…………

    Como já comentei em outro artigo sobre o mesmo assunto, reforço.

    Para mim todo este show não passou de armação, e agora vem o dito cujo se desculpar.

    Quando estão sendo esquecido pela mídia, sem contratos para shows, e sentindo cairem as vendas de seus CDs, apelam!

    Como subestimam nossa inteligência !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Andre B

    18 de fevereiro de 2016 10:49 pm

    Errar é humano, mas calúnia é crime.

    Errar é humano, mas calunia é crime. Acusar alguém de racismo é acusar a pessoa de um crime, que no caso ela não cometeu. E isso é calunia que é um crime. Aliás nesse caso, mesmo que o rapaz tivesse dito o que ele foi acusado de dizer, ele teria cometido o crime de injuria racial qualificada e a acusação de racismo seria uma calúnia de qualquer forma. Acusações publicas calúniosas de racismo não contribuem em nada para luta contra o racismo, pelo contrário só denigrem quem luta contra o racismo e coloca os movimentos na defensiva dando argumentos para os verdadeiros conservadores. Essa não foi a primeira vez, um hotel foi acusado de racismo contra um neurocientista americano que foi depois foi desmentido pelo próprio neurocientista. E existem outros casos.

    O racismo custou e custa ainda a vida de povos inteiros, é uma coisa muito séria para ser resolvida com posts na internet e likes em facebook. Colocar alguém sob o risco de linchamento moral e até fisico é algo que não se deve fazer de forma alguma, muito menos levianamente. Eu imagino o quanto esse rapaz deve ter sido xingado e até ameçado pelas redes sociais. Se as pessoas tem dúvidas sobre uma acusação de racismo ou de injúria racial, que a acusação seja levada a justiça – a lei contra a discriminação racial (racismo) custou a luta de muitas gerações e deve ser levada a sério. Publicar acusações de crime na internet, ainda mais de um crime dessa gravidade, é leviano e politicamente irresponsável.

  16. Alan Souza

    19 de fevereiro de 2016 12:02 am

    Só o seguinte

    Um erro do Jorge Ben Jor não anula a validade de todas as acusações verídicas de racismo já feitas. Não é porque o Ben Jor errou que o racismo não existe, ou que é mimimi ou coisa parecida.

    Embora tenha um bocado de gente acreditando nisso…

  17. Roberto

    19 de fevereiro de 2016 1:09 am

    Transmutou, grande conhecedor
    Transmutou, grande conhecedor dos axiomas.

  18. Carlos Dias

    19 de fevereiro de 2016 3:35 am

    Todo mundo pode errar

    Ainda bem que tudo se resolveu na paz.

Recomendados para você

Recomendados