Ben Jor se desculpa com fã que foi acusado de racismo

Enviado por mcn

Do Pragmatismo Político
 
Jorge Ben Jor se encontra com fã que havia acusado de racismo e pede desculpas
 
Jorge Ben Jor se pronuncia sobre o polêmico episódio em que interrompeu o próprio show (vídeo) para puxar um jovem ao palco e acusá-lo de proferir ofensas racistas. O músico reencontrou o fã, pediu desculpas e divulgou um texto. “Errar é humano, mas o amor é ainda mais”

Jorge Ben Jor se desculpou com um fã após um grande mal entendido ocorrido durante um show no último sábado, no Rio de Janeiro (vídeo abaixo). A polêmica começou quando o cantor acreditou que o rapaz, identificado apenas como Lucas, estava dizendo injúrias raciais contra ele.

“Esse cara ficou me chamando de ‘crioulo sujo’. Não vou aceitar isso. O que um sujeito desses está fazendo neste show?”, disse Ben Jor depois de puxar o jovem agressivamente pelos cabelos para cima do palco.

Segundo o músico, há meses ele vem sendo provocado durante as apresentações com ofensas sussurradas após longos assobios, que acontecem sempre do mesmo lado do palco e na mesma canção. De fato, Lucas havia assobiado, porém, não disse nenhum tipo de ofensa ao artista. Ou seja, o jovem foi acusado injustamente de racismo.

Desfeito o mal entendido, Ben Jor localizou o fã pelas redes sociais e marcou um encontro com ele. O registro foi divulgado pelo jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, no Facebook, com uma foto e um texto de desculpas do músico. “Por vezes a vida é tão maravilhosa que temos a chance de aprender de um episódio traumático que sim, errar é humano, mas o amor é ainda mais”, disse Ben Jor.

Confira o texto na íntegra de Jorge Ben Jor:

ERRARE HUMANUM EST

“Eu vou torcer pela paz
Pela alegria e pelo amor…”

A maior benção que um artista pode receber é a ver a propagação natural da filosofia que permeia seu trabalho, sua aplicação mais prática.

Ter um fã é ter um amigo e multiplicador que atravessa o tempo e a essa contingência que é ser. E Ser é esse desafio de forças.

Nunca é tarde para mais uma lição, para mais uma surpresa: Por vezes a vida é tão maravilhosa que temos a chance de aprender de um episódio traumático que sim, errar é humano, mas o amor é ainda mais.

E foi a partir de um engano meu que me chegou a benção do seu perdão, Lucas.

Abraçar você e sua família, me trouxe a paz que há meses eu vinha perdendo durante os shows a cada episódio de provocação gestual e velada, a cada ofensa sussurrada após longos assobios, sempre do mesmo lado do palco, sempre na mesma canção.

Sim, você assobiou, mas foi para me trazer de volta pra energia que move minha vida: O amor.

E é essa força inquebrantável que me fará agora, sob nova perspectiva, encarar cada ato racista como antítese ao que fazemos juntos a cada show, sim, eu e você, sim, o público, meus fãs e meus grandes amigos, meus fiéis escudeiros.

Salve Simpatia, ou como diria o Lucas,

“O amor sempre vence”.

Respeitosa e humildemente,

Jorge

 

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esses decrépitos em final de

    Esses decrépitos em final de carreira, e em completo ostracismo são capazes de tudo para aparecer.  Fica pelado filho! Talvés faça algum barulho.

    1. Putz!!!

      O Jorge não está em fim de carreira, muito pelo contrário, não é decrépito e muito menos busca chamar atenção… Há aqui, nesse comentário, um equívoco atroz.

      1. Perdoe-os!

        Na certa não conhecem o valor do Jorge, do Luis Melodia, do Gonzaguinha ( saudades ) e, com certeza, não  apreciam Teresa Cristina nem o Grupo Casuarina. Fazer o que?

        1. Vergonha

          Esse Luis Melodia é outro, putz…Veio fazer um show aqui em Fortaleza completamente embriagado. Esse não tá em fim de carreira, não. Ela (a carreira) já morreu faz tempo.

  2. Alô André Araújo!
    Brinde-nos

    Alô André Araújo!

    Brinde-nos com mais um dos seus excelentes artigos porque parece que tá faltando assunto por aqui.

    Se estiver sem inspiração hoje, o Fluminense arrasou o Cruzeiro ontem …

     

  3. É

    Depois que saiu o video, com a agressão do cantor, é que ele resolveu fazer isto, pois viu que tinha errado.

    E a manada aqui no blog, tambem foi na onda, como um dono da verdade e quase um Deus, que podia fazer o que viesse na telha.

  4. Grande Jorge. Fez questão de

    Grande Jorge. Fez questão de expor o erro e pedir desculpas. O erro dele foi grave, expos um fã de forma humilhante, mas só a humildade para reparar isso, e Jorge foi humilde. 

  5. Grande Jorge. Fez questão de

    Grande Jorge. Fez questão de expor o erro e pedir desculpas. O erro dele foi grave, expos um fã de forma humilhante, mas só a humildade para reparar isso, e Jorge foi humilde. 

  6. Jorge sim foi medíocre, desiquilibrado e agressivo…

    para depois vir com essa lorota de amor

    amor não habita em nada do que ele fez ou foi por alguns minutos, ao puxar o jovem pelos cabelos

    pode alegar qualquer coisa, menos que o amor venceu

  7. Soube reconhecer o erro publicamente

    Podem criticar o Jorge pelo erro cometido. Até mesmo pelo fato de ter se desculpado, parece que está sendo motivo de críticas. Fazer o que? Há muita gente criticando até minuto de silêncio (com a licença, não concedida, de Nelson Rodrigues pela ideia emprestada).

    O fato é que muitos mal entendidos acabam se perpetuando por que o orgulho acaba falando mais alto e muito poucos são capazes de reconhecer seus erros.

    Ponto para Jorge Ben Jor. Cresceu na minha admiração.

     

     

  8. Então…………

    Como já comentei em outro artigo sobre o mesmo assunto, reforço.

    Para mim todo este show não passou de armação, e agora vem o dito cujo se desculpar.

    Quando estão sendo esquecido pela mídia, sem contratos para shows, e sentindo cairem as vendas de seus CDs, apelam!

    Como subestimam nossa inteligência !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Errar é humano, mas calúnia é crime.

    Errar é humano, mas calunia é crime. Acusar alguém de racismo é acusar a pessoa de um crime, que no caso ela não cometeu. E isso é calunia que é um crime. Aliás nesse caso, mesmo que o rapaz tivesse dito o que ele foi acusado de dizer, ele teria cometido o crime de injuria racial qualificada e a acusação de racismo seria uma calúnia de qualquer forma. Acusações publicas calúniosas de racismo não contribuem em nada para luta contra o racismo, pelo contrário só denigrem quem luta contra o racismo e coloca os movimentos na defensiva dando argumentos para os verdadeiros conservadores. Essa não foi a primeira vez, um hotel foi acusado de racismo contra um neurocientista americano que foi depois foi desmentido pelo próprio neurocientista. E existem outros casos.

    O racismo custou e custa ainda a vida de povos inteiros, é uma coisa muito séria para ser resolvida com posts na internet e likes em facebook. Colocar alguém sob o risco de linchamento moral e até fisico é algo que não se deve fazer de forma alguma, muito menos levianamente. Eu imagino o quanto esse rapaz deve ter sido xingado e até ameçado pelas redes sociais. Se as pessoas tem dúvidas sobre uma acusação de racismo ou de injúria racial, que a acusação seja levada a justiça – a lei contra a discriminação racial (racismo) custou a luta de muitas gerações e deve ser levada a sério. Publicar acusações de crime na internet, ainda mais de um crime dessa gravidade, é leviano e politicamente irresponsável.

  10. Só o seguinte

    Um erro do Jorge Ben Jor não anula a validade de todas as acusações verídicas de racismo já feitas. Não é porque o Ben Jor errou que o racismo não existe, ou que é mimimi ou coisa parecida.

    Embora tenha um bocado de gente acreditando nisso…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador