Combinação entre crise moral e derrocada econômica pode ser devastadora, por Tereza Cruvinel

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – “A combinação entre a crise moral e a derrocada econômica pode ser devastadora” para Michel Temer, diz a colunista do 247 Tereza Cruvinel em artigo publicado na segunda (21), após o presidente insistir que vai manter Geddel Vieira Lima como secretário de Governo. Segundo a jornalista, Temer vai afundar se não saltar do barco de Geddel, já que nem os aliados políticos estão satisfeitos com a “desmoralização” do governo. Eles querem, ao menos, manter a “aparência” de que as coisas estão em ordem.

Por Tereza Cruvinel

No Brasil 247

Temer se abraça a Geddel

A rapidez com que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu analisar o caso de Geddel Vieira Lima, incluindo o assunto na pauta da reunião de hoje, forneceu o pretexto a Michel Temer para adiar (e se possível evitar) a demissão de seu ministro do peito no Governo. A decisão palaciana de aguardar a decisão já começa a aparecer nas falas de líderes governistas como Aloysio Nunes Ferreira. Um pedido de vistas, porém, adiou a decisão para dezembro. Abraçando-se a Geddel, mantendo-o na frigideira com fogo alto, Temer receberá os respingos no rosto. Os próprios aliados do golpe não concordam com tal desmoralização: precisam de um governo que consiga pelo menos manter as aparências, preservando a compostura mínima para se manter de pé.

A semana que hoje começa traz um aumento das complicações para a sobrevivência do governo. A combinação entre a crise moral e a derrocada econômica pode ser devastadora daqui para a frente. A situação do Rio e dos estados em geral, todos a caminho da quebradeira, exige uma medida federal. Na semana passada a proposta palaciana de destinar ao socorro federativo parte dos R$ 100 bilhões que o BNDES foi obrigado a devolver antecipadamente ao Tesouro foi vetada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Este dinheiro já foi usado nominalmente para reduzir o déficit. Valer-se dele aprofundaria o déficit primário de R$ 170 bilhões estimado para este ano. Se nada for feito, virá o efeito dominó. As delações esperadas para dezembro farão o resto. Em outra frente, empresários e agentes econômicos se impacientam com a falta de medidas para descongelar a econômica. Mas cada medida do governo, como esta desidratação do Banco do Brasil, aponta para mais recessão.

Daqui para a frente, mesmo a contragosto, a Lava Jato está compelida a avançar sobre o PMDB, enquanto poupa os tucanos. A percepção de suas roubalheiras combinadas com a desastrosa política econômica que aprofunda a recessão e o desemprego, em condições normais, produziria agora uma onda de “Fora PMDB”. Mas onde andam os indignados que há poucos meses gritavam “Fora PT”?

Se o computador do procurador Deltan Dallagnol funcionar, a montagem do power-point de Temer no centro do esquema peemedebista, nos moldes do que foi feito para Lula, sairá automaticamente, escreveu hoje o colunista da Folha de S.Paulo Celso Rocha de Barros. Aqui vai um primeiro exercício sobre o Power Point do Temer, ligado por setas a uma teia de peemedebistas presos, investigados ou denunciados: Jucá, Geddel, Eduardo Cunha, Sergio Cabral, Valdir Raupp, Renan Calheiros, Sergio Machado, Moreira Franco e outros tantos. Brinque você mesmo. Neste site você pode editar como quiser o Power Point que Dallagnol fez para Lula.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O golpe de 2016 ESTÁ SENDO

    O golpe de 2016 ESTÁ SENDO APLICADO pelas mesmas pessoas do de 1964, e/ou por seus filhos, parentes, amigos… e com a participação das mesmas empresas / instituições: oab, forças armadas, parlamentares do executivo e legislativo, judiciário, polícia federal, polícias militares,polícias municipais, globo, sbt, band, gazeta, redetv, tv canção, record, grupo ultra, petroliferas estrangeiras, obamas, clintons… Sendo assim, o temer vai sai rapidinho que nem o castelo em 1964! Só não sabemos se vai ser por acidente, iniciativa própria ou golpe sôbre golpe… Isso decorre do fato de os meliantes golpistas ditadores que estão alojados no Brasil, são ferozes e cometem crimes hediondos e, um livra a cara do outro, mas quando trata-se de dividir fruto de roubo, chegam a matarem-se uns aos outros… vide castelo. Fora cambada de criminosos! Devolvam o voto que vocês roubaram do povo brasileiro! Ou então declarem abertamente a ditadura com instauração do voto indireto… sabemos que vocês não honram nada, nem as calças / saias que vestem, mas assumam seus bundas moles bambis!

  2. O gedel disse ao temer: Não

    O gedel disse ao temer: Não saio e acabou…

    O governo é fruto de um golpe!

    O que o temer pode fazer?

    O temer deve ter sido até ameaçado…

    A árvore do golpe só produz estes frutos gerados à força, não por justiça!

    Isso devemos ao STF!

    E vem falar em republica bananeira?

    Republica bananeira só foi possível DEPOIS da INAÇÃO do STF!

    O temer estás nas mãos dos bancos, da elite que o colocou lá!

    Ele não cumpre um projeto de governo…

    Ficou claro no conselhão!

     

  3. Sujeito

     Quando um sujeito desse se torna ministro já é escandaloso ele tem no seu historico  participaçao no episodio dos anoes do orçto . 

  4. Temer será fiel a

    Temer será fiel a Geddel.

    Portanto, a lei da omertà substituiu os princípios constitucionais da legalidade e da moralidade.

    Máfia no poder.

    Inversão inequívoca de valores.

    “Nossos valores são diferentes.” dizem Temer e seus Ministros.

    Realmente são, devo dizer. 

  5. Pau de galinheiro

    Fora do governo, Geddel será abatido em 2 palitos. Suspeita-se que esteja chantageando Temer. Ambos se merecem.

    Aliás, Cunha continua preso? Sem sim, Onde está? Como vive?

  6. “Isso decorre do fato de os

    “Isso decorre do fato de os meliantes golpistas ditadores que estão alojados no Brasil, são ferozes e cometem crimes hediondos e, um livra a cara do outro, mas quando trata-se de dividir fruto de roubo, chegam a matarem-se uns aos outros…”

    Nesta parte, acredito que você se refere ao psdb.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador