Impeachment enfraquecido, por André Singer

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Folha

Impeachment enfraquecido, por André Singer

A descoberta das contas secretas do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Suíça e o anúncio de concessões substantivas ao PMDB na reforma ministerial enfraqueceram a hipótese, antes provável, de que fosse considerado admissível o pedido de impeachment protocolado há quinze dias por Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr. A aventura golpista não está afastada, mas pode ter perdido momentum.

Desde fevereiro, quando foi eleito presidente da Câmara com 267 votos, Cunha tornou-se o líder, às vezes semioculto, do movimento pelo impedimento de Dilma Rousseff. Os obstáculos que interpôs aos projetos do Executivo no primeiro semestre, a ruptura teatral com o governo em julho, a incrível divulgação na semana passada da maneira regimental por meio da qual a presidente seria defenestrada não deixavam dúvida a respeito das intenções do parlamentar carioca.

Convém lembrar que está entre as atribuições daquele que dirige a Casa do Povo considerar, de maneira discricionária, admissível qualquer proposta de impeachment que tiver cumprido as exigências burocráticas básicas. O passo seguinte seria instaurar Comissão Especial de 66 deputados de todos os partidos para exarar, em quinze sessões, parecer a respeito. Imagine-se a confusão que tomaria conta das ruas do país.

Agora, com as contas a descoberto, a autoridade de Cunha para tomar tal decisão perdeu legitimidade. Legalmente, enquanto estiver no cargo, ainda está habilitado a fazê-lo, mas o pêndulo da opinião pública deslocou-se para longe dele.

Outro caminho seria aprovar a admissibilidade do pedido de impeachment por meio de maioria simples dos deputados em plenário. Significaria contar com 257 votos, caso o conjunto da Câmara estivesse presente. Embora a recente aproximação da bancada do PSB ao bloco pró-impeachment formado por PSDB, DEM, PPS, PSC e SDD tenha aumentado a musculatura do grupo, a manobra não será possível sem o PMDB.

Foi esta aritmética básica que orientou a reforma ministerial. Atrair votos do PMDB de modo a desidratar a bancada do impedimento é o seu único móvel. A cada cargo negociado devem corresponder x sufrágios trazidos para o lado do “não” e, portanto, retirados do time do “sim”.

Desde esse ângulo, o movimento aconselhado por Lula é chocante, mas inevitável. Entregar os anéis da Saúde e da Ciência e Tecnologia, interromper a gestão de Renato Janine Ribeiro na Educação, tirar a interlocução com os movimentos populares de dentro do Planalto, diminuir o status de órgãos que cuidam dos direitos dos trabalhadores constituiu-se no preço para salvar os dedos de Dilma. Vamos ver se, mesmo com a possível condenação das contas de Dilma pelo TCU, dará certo.

ANDRÉ SINGER escreve aos sábados nesta coluna.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. TCU e a criação de um precedente de consequências inimagináveis.

    Ainda aposto no bom senso da maioria dos juízes apolíticos do TSE, que deverão pensar melhor, na hora de votarem contra ou a favor, da aprovação das contas, da Pres. Dilma, pois as consequências que a desaprovação criarão, serão de um preço impagável, pois a partir daí, e com este precedente aberto, todo e qualquer prefeito, governador de qualquer região brasileira, além do Presidente da República, poderá cair na mesma armadilha, pois sabemos que “todos” cometem estas pedaladas, e somente agora, é que a Presidenta, enviou ao Congresso, um projeto de lei, proibindo estes atos administrativos, que não são politicamente legais, porém são legítimos, e que não dão prejuízo ao erário.

  2. Que país é este em que uma

    Que país é este em que uma presidente honesta, sobre a qual não pesa nenhuma acusação, é chantageada de perder o mandato se não ceder aos caprichos de um grupo político? Que o PMDB queira mais espaço no governo, é natural, pois afinal faz parte dele (infelizmente). Mas e as ameaças de impeachment? Vamos usar o português claro: são golpistas e devem receber o repúdio de toda a sociedade consciente e democrática.

    1. Alto lá !

      Sobre a presidente pesam duas acusações, até o momento :

      A primeira é de comprometer as contas públicas durante o ano eleitoral com as chamadas “pedaladas fiscais”, no âmbito do TCU.

      A segunda é de usar dinheiro desviado da Petrobras que entrou como doação nas contas do PT e depois foi transferido para as contas de campanha dela, isso no âmbito do TSE.

      Sem contar, claro, o pedido de Impeachment de Hélio Bicudo que a acusa exatamente do mesmo crime pelo qual a Câmara acatau a abertura do processo contra Fernando Collor : Lei 1079/50, Artigo 9, Item 7.

      Então,  haja boa vontade para afirmar que sobre ela não pesam nehuma acusação.

       

      1. A primeira nao é causa de impedimento; da segunda nao há provas

        Deixe de trollar, troll. Nao há base para impedimento de um(a) president@ a nao ser por atos cometidos durante o mandato (sem falar no fato de que esse pretexto nao tem validade nenhuma, todos os presidentes anteriores fizeram coisa semelhante). E dizer que doaçoes legais sao ilegais é mesmo muita cara de pau.

        1. Como ?
          Transgredir a LRF não pode dar em impedimento ?
          Prá que serve a porra da lei então ?
          Querida, quem vai decidir as punições é o legislativo.
          Até por isso Dilma correu comprar votos na câmara.
          Agora, democraticamente, você tem todo o direito de defender uma presidente irresponsável e um congresso venal onde o presidente da Câmara manda nomear pau-mandado como ministro e é atendido.
          Cada um sabe o país que quer para si.

          1. Quem vai decidir isso ê o legislativo.
            Há muitas interpretações possíveis.
            Mas isso ê detalhe.
            O lamentável mesmo ê que uma cidadã supostamente instruída defenda que um governante possa ser irresponsável como foi a Dilma para se reeleger, e que, uma vez reeleita, torne-se inimputável pelos crimes que cometeu para se reeleger. Mesmo que esses crimes condenem o país todo a recessão econômica, e todas as suas com consequências.
            Se isso aí é a sua ideia de democracia, parabéns pela estupidez.

          2. Irresponsável é vc, q fica fazendo calúnias (pago p/ isso?)

            Troll, vá trollar em outro lugar. E estúpido é vc, antes que eu me esqueça.

          3. Hahahaha.
            A Dilma está limpa

            Hahahaha.

            A Dilma está limpa há oito meses. Parece até reunião dos alcoólicos anonimos.

            Esse é o conceito de uma presidente honesta?

             

      2. È pra acabar

        Pra mim esse alex tava solto em marte ou então tomou a água do volume morto do chuchu antes do tratamento.

        Vá te catar miolo mole, desde da epoca da carochinha todos os presidentes pedalaram incluindo o tucano richa nesse mandato e só querem pegar dilma.

        Qeur dizer que o senil, até para os filhos, faz uma acusação e o acusado tem de provar que não é??? Sai pra lá saber juridico oportunista.

  3. GGN, mais André Singer por aqui !

    cara bom. De fala, entrevista sem sociologuês.

    Um Ricardo Antunes tb  teria algumas outras coisas decerto complementares a dizer, ou então pra provocar nossos pensamentos, tb, pro público maior, tem tal capacidade coloquial (há sensatez nalguns do PSOL, ele é um dos fundadores – que tal convidá-lo?!! ). Nem todo o mundo pode ler a FSP, até por ser conteúdo exclusivo UOL e FSP (gratuito so pra 20 acessos por mês).

  4. Se provada as acusações do

    Se provada as acusações do pedido do Hélio o impedimento é liquido e certo, mas tem que haver investigações.

    O resto é choro, e lugar de choro e na cama quente e por favor não me chorem no cantareira pq choro de pelego faz mal para saúde…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador