Informalidade cresce junto com aumento do desemprego, aponta IBGE

Jornal GGN – De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de trabalhadores com carteira assinada continua diminuindo enquanto cresce a informalidade no mercado de trabalho. 

Segundo o instituto, o contigente de profissionais com carteira caiu 3,1% em julho, comparado com o mesmo período do ano passado, nas seis principais regiões metropolitanas do país. Já o número de ocupados por conta própria teve um crescimento de 59 mil pessoas em julho de 2016, um aumento de 1,4% em comparação com o ano passado.

Entre junho e julho deste ano, a taxa de desemprego foi de 6,9% em junho para 7,5% em julho. No mesmo mês no ano passado, o desemprego estava em 4,9%.

Para o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), a informalidade tende a crescer nos próximos meses, já que o mercado de trabalho deve continuar em retração e a taxa de desemprego só irá parar de crescer no segundo semestre de 2017. 

Com informações do Valor e Estadão
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. De um lado, varios setores se

    De um lado, varios setores se beneficiando com o dolar nas nuvens, como o de exportações, e de outro, varios sendo prejudicados, como o turismo, como exemplos. Alem disso, mais alguns fatores evidentemente influem na queda de empregos com carteira assinada, alguns relativos ao oportunismo de empresários que demitem, e em contrapartida sobrecarregam os que permanecem. Hilário é ouvir williams nos telejornais falando que trabalho e emprego caem drásticamente, e desfalando em seguida dizendo que muitos empregados estão tendo que ter uma segunda atividade para manter o padrão… será que segundas atividades não são oportunidades de trabalho/emprego?     

    1. Não inverteu a coisa não

      Dolar alto no Brasil significa turismo barato no Brasil. Dolar baixo signifca custo alto para turistas no Brasil, mas a festa dos sacoleiros nos EUA

      1. Acredito que o dolar alto é

        Acredito que o dolar alto é bom para estrangeiros virem para o Brasil, mas, para os brasileiros ficou pesado passear no exterior. Nesse caso stamos nos referindo ao turismo de brasileiros no Brasil, onde vários passeios tem seus custos indexados no dolar, como os cruzeiros marítimos, por exemplo, que caiu para menos que a metade em relação a 2015 e tem estimativa de cair mais ainda em 2017.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador