Lula depõe hoje na Justiça Federal em Brasília

Lula solicitou que o depoimento fosse prestado por meio de videoconferência, a partir de São Bernardo do Campo, mas teve o pedido negado pelo juiz

lula_3.jpg

Da Agência Brasil

Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva presta depoimento hoje (14) perante o juiz Ricardo Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, na ação em que é acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato.
 
A defesa do ex-presidente confirmou sua presença na Justiça Federal, em Brasília, às 10h desta terça-feira. Lula solicitou que o depoimento fosse prestado por meio de videoconferência, a partir de São Bernardo do Campo, onde mora, mas teve o pedido negado pelo juiz.  

Como essa ação penal é pública, o depoimento não é fechado, mas a Justiça Federal do Distrito Federal (DF) resolveu montar um esquema especial para o depoimento de Lula, com maior rigor no controle de entrada ao prédio.
 
A Polícia Militar do DF decidiu interditar a rua adjacente ao tribunal. A Justiça Federal informou que a medida é para garantir a segurança e evitar manifestações a favor ou contrárias a Lula, muito próximas ao prédio.
 
Na ação em que irá depor, Lula é réu juntamente com o pecuarista José Carlos Bumlai, o banqueiro André Esteves, o ex-senador Delcídio do Amaral e mais três pessoas, todos acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, para que ele não firmasse acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato.
 
A denúncia, a primeira em que Lula se tornou réu na Lava Jato, foi aceita em julho do ano passado. Todos os réus negam as acusações.
 
Em novembro de 2015, Delcídio do Amaral foi preso quando era líder do governo de Dilma Rousseff no Congresso, após ser gravado em seu gabinete por Bernardo Cerveró, filho de Nestor. No áudio, o então senador sugere um plano de fuga para o ex-diretor da Petrobras, que iria para o exterior passando pelo Paraguai.
 
Na gravação, Delcídio oferece ajuda de R$ 50 mil à família de Cerveró. Para o MPF, o objetivo era impedir que o ex-diretor descrevesse a atuação do então senador, bem como de Lula, André Esteves e Bumlai, no esquema de corrupção na Petrobras.
 
Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. esse mes a onu vai pedir explicacoes ao sergio moro

    A ONU havia prometido que em MARÇO de 2017,  começaria a avaliar A DENUNCIA DO LULA E DO PT de perseguição politica e aos DIREITOS HUMANOS que o Sergio Moro está cometendo contra ele, como PERMITIR ATRAVES DO SEU MORODUTO, o vazamento seletivo de depoimentos que deveriam ser SIGREDO DE JUSTIÇA, e JOGAR NA MIDIA GRAMPOS TELEFONICOS QUE NADA TINHAM A VER COM CORRUPÇÃO E MUITO MENOS COM A LAVA-JATO, com “O OBJETIVO DE CONSTRANGER O EX PRESIDENTE LULA, PARA ENFRAQUECER A PRESIDENTE DILMA para FACILITAR A CONCRETIZAÇÃO DO GOLPE”. O Moro sabe que quanto mais tempo ele demorar pra conseguir prender o Lula, O LULA GANHA CREDBILIDADE e ele SERIO MORO PERDE OS HOLOFOTES e o estatus de heroi da parte ignorante do povo brasileiro.

  2. No Brasil, criminosos deram o

    No Brasil, criminosos deram o golpe do impeachment na presidente Dilma Roussef, arrumam o desqualificado Delcidio  para dizer o que eles querem, já que o mesmo faz qualquer coisa por propina, e continuam com pose de juízes, quando na realidade são atestados golpistas.

    Abafam os pobres dos LADRÕES do psdb, que de suas quadrilhas fazem parte. Tudo com as benção de outros falsos líderes e a hipocrisia de parte da sociedade também burra e corrupta.  

    Nada como um dia depois do outro, CORJA CRIMINOSA.

     

  3. É posível que hajam

    É posível que hajam manifestações calorosas em favor de Lula nas proximidades do órgão. Pode até haver outras contra, mas o fato é que mexer com Lula nunca é o mesmo que mexer com qualquer político.

    Pensar que Delcídio sempre foi um baita canalha, tanto para o PSDB quanto para o PT. Seus negócios nunca foram de um correligionário, mas de um ser vaidoso, capaz de vender a alma pra se dar bem, como fez em seus depoimentos, a maior parte sem nenhuma prova que incriminasse Lula. Este só perdeu a mulher há pouco, e vive na corda-bamba porque há por trás dessa perseguição o dsejo único, inclusive de parte da justiça, de trancafiá-lo em grades para nunca mais ninguém ter que vê-lo disputando eleições. 

  4. A própria vida

    O custo por ter tentado tornar este país um grande pais de classe média, com oportunidade para todos, uma nação forte, própera, independente e de cabeça erguida perantte o mundo, poderá custar a vida de Lula, e ele não foi o primeiro a sofrer nas mãos de uma classe dominante que é uma das mais ignaras, bizarras e corruptas do mundo

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=gWtBgystVU4%5D

  5. Na condição de Réu

    Lula, 

     

    Começa hoje a futura rotina de depor na condição de Réu, 

     

    Que a justiça seja feita, se culpado que pague se inocentado que usufrua da inocencia.

  6. Este processo é uma piada

    Este processo é uma piada pronta.

    Lula é réu só porque foi “delatado” por Delcídio, que é co réu. 

    Delatou sem mostrar nenhuma prova.

    Qual a credibilidade de um co réu ? Nenhuma, ele não é testemunha, o valor é zero.

    Se fosse uma testemunha, sem provas, ja teria um valor relativo, mas um co réu ?

    Por que os juizes não aplicam a lei e param com esta palhaçada ?

  7. Confesso.

    Sinceramente, a direita estamos apavorados.

    Segundo informacoes Lula de um show no depoimento, deitou e rolou…

    Segundo o site Antagonistas, Lula fez do foro um palanque, acusou Moro, Dallagnoll, se disse perseguido, fez as suas famosas piadas (sem graca, diga-se) arrancando gargalhas de advogados, procuradore e ate do juiz.

    Infelizmente todos os meus medos estao vindo a tona. Ao final a Lava Jato ainda vai acabar passando um atestado de idoneidade ao PT e Lula, pos sem qualquer duvida o PSBD e PMDB nem tanto, foram os partidos que mais perderam nessa Operacao, o PSBD teve todos os seus presidenciaveis abatidos em pleno voo e o PMDB foi o vilao que induziu o PT aos erros e malfeitos. 

     

  8. Quando a cultura acadêmica se apequena…

    Sim, a cultura acadêmica de Gilmares, Termerosos e muitos outros por nós conhecidos, se apequena e vira pó quando se ouve a palavra de um grande homem que eles tentam massacrar há anos!  A inteligência e honestinade não é para todos, mesmo com os diplomas de PHD que possam ter. Impressionante!!!

    [video:https://youtu.be/3Rv4CiTaNgM%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador