Não é só por Lula, por Orlando Silva

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Não é só por Lula

por Orlando Silva

Hoje, as atenções do Brasil se voltam para Curitiba, para o depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sergio Moro. Ao fazer essa constatação, é o caso de nos perguntarmos o porquê.

Oras, por que o que deveria ser um momento trivial de exercício de defesa tornou-se o centro do debate público nacional, com a mobilização de milhares de lado a lado?

E aqui está o início da resposta: infelizmente, no processo da Lava-Jato, o judiciário perdeu a isenção e tomou um “lado”.

A espetacularização do processo e dos agentes do poder judiciário nele envolvidos causou uma situação surreal: a presunção de culpa pura e simples, sendo descartáveis os meios para se chegar a ela.

A verdade é que Sergio Moro age ao arrepio da lei com a finalidade de entregar o “troféu” que prometeu a seus seguidores: a condenação de Lula. E ela deve vir a tempo de retirá-lo da disputa presidencial de 2018.

Vazamentos seletivos, cerceamento de defesa, meras ilações virarem “provas”, entrevistas pirotécnicas e conluio com a grande mídia são armas da República de Curitiba contra o Estado Democrático de Direito.

Para destruir Lula, as elites brasileiras e seus aliados no sistema político, midiático e na superestrutura estatal resolveram usar “armas de destruição em massa” que, para atingir o objetivo, ameaçam todo o arcabouço político e jurídico nos quais o país se assenta desde a Constituição de 88.

Por tudo isso, apoiar Lula hoje não é apenas tomar o “lado” do ex-presidente que liderou um projeto de desenvolvimento soberano do país; mas é sobretudo lutar contra o arbítrio, contra o estado de exceção, contra a ditadura do judiciário. É estar ao lado do Brasil e da democracia.

Não é só por Lula, é por todos os brasileiros.

#LulaEuConfio

*Por Orlando Silva, deputado federal pelo PCdoB/SP. Silva é presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e também foi ministro do Esporte nos governos Lula e Dilma, e vereador na cidade de São Paulo em 2013-2014.

Assine

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ay, Carmela

    A versão de Rolando Alarcon para Viva la quinta brigada tem uma segunda estrofe absolutamente atual para o Brasil:

    (…)

     

    Luchamos contra los moros,  -rumba, la rumba, la rumba, la-,  mercenarios y fascistas,  ay, Carmela, ay, Carmela.  (…) 

      1. Tango à brasileira!

        Também muito bem lembrado!  Sim! com rosto colado!  Lembro de quem se deixou fotografar de rostinho colado ao de Aéssim!

        1. Um caso para Freud…

          Bipolaridade?  Paranóide?

          Ao mesmo tempo que cola a testa a um medíocre, que desde moço vive às custas das benesses do governo, tenta humilhar e destruir o maior mito do Brasil!  

          1. Um caso para policia!

            Marly, para mim é puro mau-caratismo. O tal é um oportunista, muito ambicioso, e que conseguiu respaldo para fazer o que faz. Sera que se investigassem mais de perto a vida profissional do casal Moro, eles saiam ilesos de uma Lava a jato?

             

  2. Depois de mais de uma década
    Depois de mais de uma década no poder o pt se quer tentou implantar nenhuma das reformas historicamente defendidas pela esquerda. Aplicou uma série de medidas populistas que classificou de conquistas sociais. Na economia promoveu uma bagunça ao não seguir uma política ortodoxa puramente e nem seguir as soluções propostas pelos economistas de esquerda. Na política se aliou sem necessidade ao pior do congresso e das elites empresariais. Por fim se locupletou na roubalheira. Quando é que a esquerda vai acordar e parar de apoiar esse monstro?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador