Nos EUA, Toffoli diz que Moro não muda o Brasil sozinho

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
 
Jornal GGN – Em debate promovido pelo Wilson Center, nos Estados Unidos, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli afirmou que Sergio Moro “não é um juiz sozinho que está mudando a história do Brasil”.
 
Durante a apresentação, Toffoli, por outro lado, elogiou o trabalho da Operação Lava Jato, mas que ela só foi possível graças a uma série de leis aprovadas no Brasil. Além disso, agregou responsabilidade pela reputação do Judiciário brasileiro mundo afora ao caso do Mensalão.
 
De O Globo
 
 
Em evento na capital americana, ministro defende reforma política no país
 
POR HENRIQUE GOMES BATISTA, CORRESPONDENTE
 
WASHINGTON — O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou na manhã desta quarta-feira, em um debate no “Brazil Institute” do Wilson Center, que vê a maior parte da Operação “Lava-Jato” fazendo um bom trabalho. Quando foi questionado sobre sua opinião sobre o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava-Jato em Curitiba, Toffoli repetiu sua avaliação e disse que ele tem feito um “bom trabalho”, mas que não é o único responsável pela “transformação do Brasil”:
 
— Não é um juiz sozinho que está mudando a história do Brasil, quem está mudando a história do Brasil é a sociedade civil — disse ele.
 
O ministro lembrou que a Lava-Jato só conseguiu os resultados obtidos até aqui por causa de uma série de leis – aprovadas inclusive pelos políticos que hoje são investigados – como a que permitiu a delação premiada. Ele ainda lembrou que esta situação começou com as mudanças promovidas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, que instituiu a Lei de Responsabilidade Fiscal, a busca por transparência e a liberdade para que o Ministério Público elege o Procurador-Geral da República.
 
— E obviamente há o caso do Mensalão, que ao condenar grandes nomes da política e do empresariado deu força para o Poder Judiciário — disse ele.
 
Toffoli ainda defendeu os habeas corpus que alguns ministros do Supremo tem dado na Lava-Jato informando que isso faz parte da normalidade do processo legal. O ministro ainda defendeu uma reforma legal para acabar com o “presidencialismo de coalizão”, indicando que o melhor para o país seria adotar o sistema de voto distrital para a Câmara dos Deputados, e não o sistema proporcional que funciona no país.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vontade de vomitar. Juízes
    Vontade de vomitar. Juízes criminalizando a política para… obterem poder político. Isso não irá nos levar a lugares bons. Juízes governando pode ser o pior dos infernos. Concordo que é preciso avançar para acabar com a corrupção, mas isso é para aprimorar a política e não para destruí-la. Não é preciso ir ao outro extremo para isso. E desculpa, Toffoli, mas um sujeito que mudou o Brasil se chama Luis Inácio Lula da Silva, nada mais a acrescentar.

  2. Para ser mais exato, deveria

    Para ser mais exato, deveria informar que não faz parte das responsabilidades do Poder Judiciário mudar nada a partir do fato que é um Poder reativo. Sua excelência estará em ações menos, digamos, “heroicas”: imparcialidade a toda prova e prestação de serviço jurisdicional eficiente e tempestivo. O resto é badalação por ânimos políticos e/ou cintilar de egos. 

    Quem muda a história de um país é a ação conjunta de seu povo e não um punhado de agentes públicos pagos, e bem pagos, para cumprirem o seus deveres. 

    Por que a citação da Lei de Responsabilidade Fiscal se esta é um mero instrumento para gestão fiscal? O governo de Fernando Henrique Cardoso não começou nada, nadica de nada, no que tange às mudanças que ensejaram um combate mais efetivo e abrangente da corrupção. Muito pelo contrário: deu foi péssimos exemplos. 

    Quem merece louvor nesse aspecto são os governos petistas que, ironicamente, teceram a corda que está a enforcá-los. 

    O mensalão, nove foras a parte os indícios de que foi um processo e julgamento eivado de irregularidades, não julgou e condenou “grandes nomes da Política”. O correto seria afirmar que julgou e condenou preferencialmente petistas, alguns em bases frágeis e outros por artifícios do Ministério Público, autor das denúncias, e devida conivência do ministro-relator Joaquim Barbosa. 

     

  3. se colocar lona

    Não seja modesto menino de recados do Gilmar dantas mendes, o stf conseguiu desacreditar o judiciário do andar de cima com o mensalão do PT e varrendo debaixo do tapeto o do psdb.

    O menino moro fez o resto do serviço auxiliado mais uma vez pelo stf na impagável figura, sempre ele gdm, agora acabando com Petrobrás industrias dependentes dela, e de certa forma do futuro desta ditadura bananeira.

  4. Sabe o que acho engraçado, e

    Sabe o que acho engraçado, e ao mesmo tempo terrível? Os pilares da nossa “ciencia juridica” são advindas do direito romano, bem diferente do estadunidense, mas esse pessoal adora ir fazer cursos nos istaites quando deveriam ir em outros centros, o que aprendem lá é totalmente inadequado à aplicação por aqui.

  5. É de pasmar!

    Não haverá GANHO COM LAVA-JATO em seu término, enquanto UM GOVERNO DE CORRUPTOS SE INICIA!

    E o pior, ACOBERTADO POR FORÇAS DA PRÓPRIA JUSTIÇA!

    TODOS OS CORRUPTOS NÃO SE DETERÃO EM SUAS AÇÕES!

    As lições que ficarem serão as dos DELATORES QUE LEVARAM UM TROCO!

    Pelo amor de Deus!

    No máximo será o trofeu da direita sobre o PT e histórias de direitistas nos jornais…

    ESTAMOS ASSISTINDO AO VIVO E ON-LINE AO ESTUPRO COLETIVO DA CONSTITUIÇÃO DE UMA FORMA QUE DESDENHA A INTELIGÊNCIA!

    E ele acredita que estamos melhorando quando vemos Temer fazer conluio com a mídia via rede globo, com a justiça via gilmar mendes e silenciando MP e PF!

  6. Confirmado ! 
    Pela fala do

    Confirmado ! 

    Pela fala do Toffoli, ele e Gilmar são contra a Lava Jato.

    Por pelo menos duas razões, estão com inveja do protagonismo do Moro, ou estão com o rabo preso na Lava jato.

    Deve ter outras razões, mas como sou limitado por desnutrição na infância não consigo enxergar

  7. O distinto não enxerga (ou

    O distinto não enxerga (ou finge que não enxerga) que a república de curitiba tortura psicologicamente presos para que denunciem Lula e o PT e, por outro lado,  some rapidamente com qualquer denúncia contra tucanos e apaniguados. Totó está querendo transformar esgoto em água Perrier.

  8. Realmente para entregar um país tão grande…
    É preciso mais gente para entregar um país como o Brasil para os EUA. É preciso mais canalhas, mais bandidos, mais salafrários, mais traidores, mais gente deste nível para executar um serviço tão sujo.

  9. Quem mudou o país foi o PT

    Que criou leis e forneceu as condições a polícia e PGR para a moralização do serviço público. Não impediu investigações nem colocou um engavetador como FHC e o PSDB de SP que impedia e impediu qualquer investigação das roubalheiras tucana e aliados. Infelizmente a ingenuidade petista não previu que a PGR e a PF estavam aparelhada pelos mesmos tucanos que nunca quiseram que a justiça e honestidade sobrepujasse a eterna corrupção brasileira. Grupos de pseudo juristas e policiais federais tucanados e aparentemente controlados pelos EUA impedem qualquer investigação nos extensos escândalos tucanos tanto na Petrobras como em outros órgãos como o metro de SP, o rodoanel, Furnas e Eletrobras. Ao mesmo tempo então destruindo a economia do país e as empresas estratégicas de engenharia e tecnologia, competitivas no mercado exterior. Estão gerando desemprego e queda de 5 pontos no PIB e com apoio do canceroso jornalismo PIG, criando animosidade de parte da população brasileira lobotomizada pela globo, e ignorante politicamente e historicamente ao PT. Esta parte da população é tão estupida que ainda não percebeu a destruição econômica do país pela operação Lava a PT a Jato e a miséria que propagará ao país. 

     

    1. Sozinho, não!

      O Moro e sua gangue são amplamente apoiados pela inércia, inépcia e covardia, quando não apoio, de membros do STF e de tantos outros órgãos da alta burocracia improdutiva do Estado. Ele e esse séquito de parasitas da nação brasileira estão, sim, mudando o Brasil. De país potência, que vinha sendo construído, para o que se vai tornando, um gigantesco Haiti. Do jeito que as Zelites da Zelotes gostariam e sempre quiseram que fosse sempre.

  10. Cansaço

    É o que ficará dessa lava-jato: muita decepção e muito cansaço. Empresários e corrptores limparam suas fichas com as delações. Fichas limpas e muito dinheiro para curtirem suas eternas e merecidas férias até o fim dos seus maravilhosos e ensolarados dias.

    Parando e dando por terminado o trabalho, em três meses nem a fumaça se verá mais.

    E aos turistas e atletas que vierem para as olimípíadas:

    Welcome to the Empire’s backyard.

  11. Lei “Não vem ao caso”

    O Moro não está mudando o Brasil sozinho, temos certeza disso. Está mudando o BRASIL para pior, graças a aprovação de leis, tal como a lei do “NÃO VEM AO CASO”; para os amigos partidários e privilegiados; e a lei do “DOMÍNIO DO FATO” que não necessita de acusação formal e provas para as prisões e condenações para os que se recusam a vender o BRASIL a preço de bananas de fim de feira.

    O grande crime do governo afastado foi dar muita corda e autonomia para a PGR, STF e PF sem que exista um orgão (CNJ) totalmente independente e imparcial para lhes cobrar pelos seus atos no exercío de suas funções.

  12. Mudou? Para pior ou melhor?

    A julgar pela quantidade de corruptos de carteirinha que estão no governo de usurpação, piorou. Pelo contrário, estabeleceu-se uma cleptocracia acobertada pela mídia hegemônica. Os vazamentos em processos com sigilo de justiça, as prisões preventivas e as conduções coercitivas injustificadas, e as investigações seletivas para incriminar o PT representam um retrocesso de um Judiciário que já era ruim e piorou.

  13. Anônimo e ainda pequeno

    “Não é um juiz sozinho que está mudando a história do Brasil”

    Do tipo:

    My name is “Li”….”Toffo-Li”

    Fui eu que dei a dica a um amigo do Filipe Luiz para insistir na jogada com o Hulk, para este centrar na área e aí saiu o gol do Neymar, que valeu o título.

    Lembra-se da banda de mambo de Perez Prado? Pois bem, eu conheci um cara que, anos atrás em Cuba, conheceu um amigo do cara que gritava: “Ahah,….UUhhh!!”

    Sou eu, atrás do Gilmar Mendes, bem do lado de moça bonita em biquíni:

    Uma andorinha não faz o verão, e por isso um dia saí de calção de banho, para ajudar!

    Um amigo do Gilmar esteve lá no estádio, naquele dia, e juntos contribuímos para aquele empate memorável.

    Podem colocar mais historinhas…..

  14. Eu ia fazer uns comentários

    Eu ia fazer uns comentários sobre o que penso desse desavergonhado, mas não seriam publicados por ferir as regras do bom debate.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador