Parecer do TCU sobre contas do governo federal chega ao Congresso

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por Yara Aquino

Da Agência Brasil

O parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendando a rejeição das contas de 2014 do governo federal foi entregue hoje (9) à Secretaria Legislativa do Congresso Nacional. A secretaria informou ter recebido o documento no fim da manhã. 

A recomendação para que as contas da presidenta Dilma Rousseff sejam rejeitadas foi aprovada por unanimidade pelos ministros do TCU na quarta-feira (7).

Ontem (8), o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), informou que encaminharia o parecer à Comissão Mista de Orçamento (CMO) logo que ele chegasse ao Congresso. Renan disse que o parecer seguirá regras e prazos.

“O TCU aprovou uma recomendação, um parecer prévio. A palavra final será do Congresso Nacional, na forma do regimento. Todo julgamento, inclusive político, tem de se submeter às regras e prazos”, afirmou Renan Calheiro em entrevista aos jornalistas.

O trâmite para análise das contas presidenciais tem início após a chegada do parecer à CMO. Na comissão, o relator designado tem até 40 dias para entregar o relatório. A partir daí, os congressistas têm 15 dias para apresentar emendas e o relator mais 15 para elaborar o texto final de um projeto de decreto legislativo (PDC). Só a partir daí é que as contas são de fato apreciadas.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu ja disse pra voces hoje

    Eu ja disse pra voces hoje que eu JA TENHO bicharada louca com a qual lidar?

    Se virem com SUAS bicharadas federais, ok?  A minha eh melhor -ate portatil ela eh, voces podem dizer o mesmo da SUA bbicharada louca?

  2. “A recomendação para que as

    “A recomendação para que as contas da presidenta Dilma Rousseff sejam rejeitadas foi aprovada por unanimidade pelos ministros do TCU na quarta-feira”:

    A Agencia Brasil eh canalha ou nao sabe que mencionar que pelo menos QUATRO dos “juizes” estao documentadamente envolvidos em possivel e mais que provavel corrupcao da grossa -inclusive Nardes- era importante?

  3. Quantos ministérios serão

    Quantos ministérios serão gastos pro Tio Renan deixar o processo na geladeira? Dá o da educação pro PMDB e manda o Mercadante tirar férias, já foi ministro de quase tudo nesse governo…

    1. Mercadante foi QUASE ministro

      Mercadante foi QUASE ministro de tudo.  A Branca de Neve esta verde de inveja la no MJ.

      E Renan, a esse ponto…  ta com mais credibilidade(!!!).  Nao pra “engavetar” mas sim pra colocar um modicum de ordem en todas as inumeras putarias acontecendo -quem escreveu “engavetar” foi o Nassif e eu voto por expulsao do blog pelos proximos 40 anos pra ele!  E tenho dito!

  4. Vou deixar no meu testamento,

    Vou deixar no meu testamento, para os meus netinhos que ainda não nasceram, verificar se as pedaladas do picolé de chuchu com a Nota Fiscal Paulista foram noticiadas pela mídia nativa e reprovadas pelo TCE.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador