Partido político proscrito, só numa ditadura, por Jean Wyllys

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Em seu perfil no Facebook, Jean Wyllys publicou um artigo em que coloca na mesa a nova movimentação de Gilmar Mendes em favor de um estado de exceção, quando um ministro do Supremo Tribunal Federal, em sua função como presidente do Supremo Tribunal Eleitoral quer apagar do mapa político brasileiro o partido que ganhou as últimas quatro eleições. Eleições democráticas! Leia o artigo.

Partido político proscrito, só numa ditadura

por Jean Wyllys

em seu Facebook

Em sua edição digital, o jornal O Globo informa que Gilmar Mendes, presidente do TSE e ministro do Supremo Tribunal Federal, pediu a cassação de registro do Partido dos Trabalhadores. Se aprovada, a decisão significaria a proscrição de um partido político (no caso, um dos maiores e mais importantes do país, vencedor das últimas quatro eleições presidenciais), algo que não ocorre desde o Ato Institucional nº 2 da ditadura militar.

Uma medida como essa levaria o processo iniciado com a suspensão da presidenta Dilma Rousseff a um estágio muito mais grave e perigoso: o Brasil deixaria de ser um país democrático e o nosso regime político passaria a ser caracterizado como uma ditadura.
E ainda, não bastasse o conteúdo absurdo, o tempo da proposta também chama a atenção. Gilmar propõe a cassação do registro uma semana depois do café da manhã oferecido por ele à cúpula do governo golpista de Michel Temer, no TSE. Naquele encontro estiveram presentes, entre outros, Romero Jucá, que foi demitido após grampos demonstrarem sua atuação para barrar a Operação Lava-jato, e Renan Calheiros, que é um dos nomes mais frequentes nas delações. Ora, como pode Gilmar Mendes simpatizar com a cassação do registro do PT devido à corrupção se os mais notórios denunciados são recebidos com um banquete no seu gabinete?!

É urgente e imprescindível que todos os partidos políticos democráticos, sejam de esquerda ou direita, da situação ou da oposição, expressem de forma explícita, clara e inequívoca seu repúdio a esta tentativa obscurantista de perigosas consequências. A responsabilidade é ainda maior no caso daqueles que já enfrentamos e enfrentaremos o PT nas eleições: não podemos nos calar!

A defesa do sistema democrático deve unir todos os que acreditamos nos direitos políticos, na liberdade e mais amplamente nos direitos humanos. Não é momento para especulações eleitorais ou eufemismos cuidadosos: não podemos permitir que esse novo golpe seja consumado.
 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que dizer ainda de Gilmar

    Que dizer ainda de Gilmar Mendes, um pernicioso político togado que já de muito nem disfarça o ativismo anti-PT.

    Discordo do Jean no ponto em que todos os partidos políticos deveriam se preocupar. Afinal, a ameaça de Gilmar não se estenderá a nenhum partido de direita.

    1. “Discordo do Jean no ponto em

      “Discordo do Jean no ponto em que todos os partidos políticos deveriam se preocupar. Afinal, a ameaça de Gilmar não se estenderá a nenhum partido de direita.”

      Segundo os precedentes que temos no Brasil (1937 e, principalmente, 1964), os políticos de direita sempre ajudam a derrubar o governo de esquerda, para depois amargarem o mesmo destino. Ou seja, não estaria tão certo de que só o PT vai dançar nessa ciranda. Mas certamente o PT é o grande obstáculo. Se o PT cair, aí veremos até onde o bonde vai. Se o PT se mantém, barra o ímpeto dos carnívoros.

  2. Acho que ninguém tem mais

    Acho que ninguém tem mais dúvida de que por trás disso tudo que vem acontecendo no Brasil está uma nova ordenação jurídica a ser posta em prática a qualquer momento, encabeçada por Gilmar. 

    Não nos esqueçamos que Temer foi se empoderando logo após aquela carta inocente, de quem se dizia mal-amado, jogado à própria sorte. Foi o ponta-pé para o desenrolar da trama seguida por Cunha, e com a cumplicidade de Gilmar e demais ministros, Moro, etc. 

    As luzes da ditadura já chegaram, embora ainda tênues, e vão adquirindo mais luinosidade com o passar dos dias. 

    Que tipo de ditadura quer Gilmar, Moro e tantos congressistas querem implantar aqui disso a gente ainda não sabe, nem tem bola de cristal pra adivinhar. 

    Sou contrária aos que dizem que nas próximas eleições o PT será derrotado. Se não vingar essa ação de Gilmar, e o partido lançar seu candidatos é neles que vou cravar meus votos, sobretudo por ver que tem pessoas muito importantes para prefeito e vereador aqui em Natal. O mesmo tenho ouvido de outras pessoas, e sei que esse ensamento está em muitos. Portanto ainda não podemos dizer, ao certo, se o PT será uma derrota nas próximas eleições. Se depender de mim, não os será.

    1. Quando se vê que uma bancada

      Quando se vê que uma bancada de 4 deputados tem maior contundência que a de um que tem mais de 50, só podemos nos perguntar  se o PT não é parte do golpe ou tornou-se um partido completamente sem rumo e apodrecido por dentro (vide Vacarezza). Só posso lamentar o cabeçadurismo.

  3. Incompreensível…

    Não se consegue entender como um ministro da mais alta Corte do país se porta como Gilmar Mendes sem que absolutamente nada aconteça.

     

    Wadih Damous, ex-presidente da OAB/RJ, vem juntando material para solicitar o impeachment de Gilmar Mendes. Óbvio que não terá êxito, pelos motivos que todos conhecem, mas certamente servirá para demonstrar, mais uma vez, a miséria institucional em que nos encontramos.

  4. Não sou filiado a nenhum

    Não sou filiado a nenhum partido político, mas uma proposta como desse ser é monstruoso para a democracia de um país.

  5. Caramba, alguém ainda tem

    Caramba, alguém ainda tem dúvida quanto a estarmos em uma ditadura? Até presos políticos e perseguidos políticos temos.

    Agora já estamos tendo repressão de manifestações por forças policiais. O que falta?

    Porque tortura também já temos. É só visitar as masmorras de curitiba.

    Acho que ainda não temos desaparecidos. Porém, creio que não demorará.

  6. O que esperar de juiz da

    O que esperar de juiz da suprema corte, que dia e noite oferece liminar nas portas das cadeias para soltura dos piores corruptos.

  7. Expõe de forma clara o

    Expõe de forma clara o relativismo desse Senhor, que atua parcialmente, desabridamente e faceiro, acobertado por uma mídia sem massa crítica.

    No entanto, fora Joaquim Barbosa que o enfrentou abertamente (pois”dois bodes chifrudos não bebem num mesmo cocho”), não vejo maiores resistências a seus arroubos autoritários. Tristes tempos.

  8. Eu já escrevi várias vezes

    Eu já escrevi várias vezes aqui, e vocês até agora não fizeram nada: Esse Gilmar Mendes deveria estar preso ao invés de estar atuando como juíz. Quando vocês irão cair na real?

  9. Adicione à insanidade de

    Adicione à insanidade de extinguir um partido político arbitrariamente (e ainda por cima, um partido que governou o país desde 2003) a proposta de Gilmar de, findas as olimpíadas, manter o exército nas ruas. Não há dúvidas (para os que pensam) de que está havendo uma escalada repressiva que pode culminar num fechamento de regime (suspensão das garantias constitucionais e repressão arbitrária), em bom português, em uma DITADURA.

    E aí, como é que fica? Será que somos tão impotentes a ponto da História se repetir diante de nossos olhos?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador