Procuradores da Lava Jato atuam como se fossem um setor à parte da PGR, por Marcelo Auler

Do site de Marcelo Auler

E agora golpista (II)?

Marcelo Auler

A coluna desta terça-feira (13/12), da sempre muito bem informada Mônica Bergamona Folha de S. Paulo (veja ao lado), já mereceu um desmentindo forma da equipe de procuradores da Operação Lava Jato. Trata-se de um grupo que tem atuado como se fosse um setor à parte da Procuradoria Geral da República, visto que fala por si, age diretamente – como nas pressões ao Congresso Nacional – e demonstra ser independente da tutela do Procurador Geral da República (PGR), Rodrigo Janot. Do contrário, a Nota de hoje sairia institucionalmente pela Comunicação Social da PGR. Pela pressa do desmentido, Mônica pegou na veia. Não resta dúvida quando ela afirma que:

“Na opinião de interlocutor dos procuradores, o que eles puderem fazer para “derreter” o governo, será feito“.

Não existe evidência maior de tal determinação do que o vazamento da delação premiada de Cláudio Melo Filho, ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht. Relata o pagamento pela empreiteira, entre 2006 e 2014, de mais de 80 milhões de reais em propina, caixa dois e doações legais de campanha a quase 50 políticos, como noticiado por toda a grande imprensa, como na reportagem de CartaCapital. O raciocínio é primário: só os procuradores sabiam da delação, negociada há tempos com a Procuradoria Geral da República, tanto em Curitiba como em Brasília. Quando o procurador-geral Janot fala em investigar o vazamento – mais uma promessa, será que alguém ainda acredita? – ele, obrigatoriamente, terá que o fazê-lo dentro de casa. Vejamos o que diz a nota distribuída por e-mail:

Nota da força tarefa da Lava Jato: “Diante da coluna publicada hoje por Mônica Bergamo (“Procuradores da Lava Jato consideram Temer principal inimigo do MPF”), no jornal Folha de S. Paulo e no portal UOL, a Força-Tarefa Lava Jato do Ministério Público Federal no Paraná esclarece que nenhum de seus integrantes conversou com a colunista ou outro “interlocutor” sobre os temas abordados e que o conteúdo da publicação é inverídico. O trabalho realizado pela força-tarefa é técnico, impessoal e sem qualquer viés político-partidário, e continuará sendo feito desta forma. A atuação da Força Tarefa se pauta pela Constituição e pelas leis, tendo por objetivo investigar fatos que caracterizam atos de improbidade administrativa e crimes, especialmente corrupção e lavagem de dinheiro“.

 

Quando, em 29 de novembro, publicamos aqui o artigo “E agora Golpistas?“, alertamos:

O país vive diversas crises, a começar pela crise de credibilidade das suas lideranças políticas. Crise esta que atinge até quem participou da equipe do presidente que assumiu com um golpe.

Esta crise de credibilidade, na verdade, atinge também toda a equipe da Força Tarefa da Lava Jato, a começar pelo juiz Sérgio Moro, quando toma atitudes em interrogatórios que soam bastante parciais, como noticiou Cíntia Alves, no GGN  O Jornal de todos os Brasis, na postagem Aos berros, Moro diz que tem “poder” para “cassar a defesa” de Lula.

Esbarra também no trabalho da Polícia Federal do Paraná que cada vez mais se mostra parcial, como demonstra a reportagem, também do GGNDelegado que apoiou Aécio montou acusação contra Lula em menos de um dia útil.

No caso dos procuradores da República na Força Tarefa, na própria nota que divulgaram nesta terça-feira, transcrita acima.

Porque não confiar – Nela, afirmam que “O trabalho realizado pela força-tarefa é técnico, impessoal e sem qualquer viés político-partidário, e continuará sendo feito desta forma”. Algo bastante duvidoso ao longo de todos estes dois anos e oito meses da exposição da Operação Lava Jato, quando os alvos principais foram sempre personagens ligadíssimos aos governos Lula e Dilma, excetuando aqueles que são (eram) do PMDB e que hoje se mostram muito mais encalacrados do que diversos petistas atingidos.

Também não é possível levar a sério quando dizem que

A atuação da Força Tarefa se pauta pela Constituição e pelas leis, tendo por objetivo investigar fatos que caracterizam atos de improbidade administrativa e crimes, especialmente corrupção e lavagem de dinheiro”.

Continue lendo aqui

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Na opinião de interlocutor

    “Na opinião de interlocutor dos procuradores, o que eles puderem fazer para “derreter” o governo, será feito“.

    Diga-se de passagem QUALQUER GOVERNO. O que aumenta a possbilidade aventada no “Xadrez dos senhores da guerra…” quanto a um pacto nacional e pouco provável uma guerra. Separados, os beligerantes são menos que valentões faladores e uma guerra com tais figuras muito pouco factível. Logo mais provável um acordo salvacionista e menos possível um conflito.

  2. Eles obedecem ao Poder

     

    Globo Medusa  

    Eles obedecem ao Poder Verbalizador, que verbaliza para as massas, ou seja, eles obedecem a Globo..eles esbravejam contra quem a Globo manda esbravejar…eles berram contra quem a Globo manda berrar…na imagem o Moro, que é uma extensão do MPF e com ele se confunde,  berra contra a defesa de Lula e diz que tem poder para cassá-la: tempos sombrios para o estado democrático de direito

     

     

  3.  
    Esse bando de moleques do

     

    Esse bando de moleques do pgr terão que pagar pelos crimes que estão cometendo contra a Constituição Federal. Assim como, deverão  devolver todo dinheiro desviado, ora gasto em diligências inúteis. Malversação de recursos públicos, é também crime, é corrupção. Pois, estes boçais e corruptos moleques, permanecem cometendo barbaridades por não contarmos com homens dignos e conscientes de seus deveres e responsabilidades. Ou seja, não temos um STF. Isso que ai está é uma sinecura pros bem nascidos da casa-grande. Não passa de mero simulacro de justiça. Uma enganação à serviço dos poderosos endinheirados.

    Os frangotes do pgr não sabem. No entanto, deveriam ser alertados por painho e, na falta desse, por maínha. Sendo advertidos de que: nem tudo que reluz é ouro. E, como o mundo é redondo, ora se está em riba, logo mais se está no lado de baixo. Quando os moleques, assim como as laranjas, não tiverem mais suco, serão bagaço. E como tal,  não vão mais encontrar o colo da maínha Globo para os proteger. Simplesmente serão atirados ao lixo.

    Orlando

     

  4. Ai fica claro porque de tanto

    Ai fica claro porque de tanto medo da lei de abuso de autoridade e da lei de Super- Salários !!

    O ideal dessa turma é que metada da população seja procurador, promotor, juiz, fiscal ou carcereiro e a outra metade sejam de bandidos, se estiverem presos melhor ainda.

    E todos, claro, com Super-Salários !!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador