Sexta-feira, 13: dia de terror para os poderosos, por Jornalistas Livres

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Medium

Sexta-feira, 13: dia de terror para os poderosos

por Jornalistas Livres

As forças sociais que elegeram a presidente Dilma Rousseff reuniram-se na sexta-feira, dia 13 de março, pela primeira vez desde o início deste segundo mandato presidencial para exigir a reforma política, defender a democracia, os direitos dos trabalhadores (atacados pelo ajuste fiscal promovido pelo pacto de governabilidade), a Petrobras e o Pré-Sal.

Um ato de luta, que exigiu o respeito ao mandato das urnas.

 

No mesmo dia, há 51 anos, o presidente trabalhista João Goulart, também enfrentando uma oposição feroz, realizou o Comício da Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Diante de uma multidão de 150 mil pessoas, o próprio Goulart discursou em favor das chamadas Reformas de Base (reformas agrária e urbana), e do direito de voto para analfabetos e soldados. Como demonstração da centralidade da Petrobras desde então, Goulart assinou decreto de desapropriação de refinarias de petróleo que ainda estavam de posse da iniciativa privada.

 

São Paulo. Foto: Renato Stockler

Mas as semelhanças param aí. Nos atos públicos realizados neste ano em 24 cidades e no Distrito Federal, Dilma Rousseff não foi. Seus ministros tampouco. E contavam-se nos dedos os dirigentes do Partido dos Trabalhadores que deram as caras. Entre as honrosas e aclamadas exceções estavam o ex-senador Eduardo Suplicy e o ex-deputado estadual Adriano Diogo, para o qual o partido precisa voltar para o campo das lutas populares.

 

Rio de Janeiro. Foto: Mídia NINJA

Foi resultado da coragem dos dirigentes da Central Única dos Trabalhadores, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, da União Nacional dos Estudantes, dos movimentos de moradia, e de inúmeras outras organizações populares e de juventude, o grande reencontro da esquerda com sua vocação reivindicatória, expressa nos atos públicos realizados. Centenas de milhares de pessoas manifestando a disposição de lutar pelo aprofundamento da democracia e por mais direitos.

Desde o Palácio do Planalto, durante toda a semana, saíam recriminações aos atos do dia 13. Dizia-se que seria um fracasso, um tiro no pé, que acabaria dando munição aos defensores do impeachment, que demonstraria a fragilidade da base social do governo.

Mas foi bem diferente o que se viu..

Avenida Paulista. Foto: Mídia NINJA

O maior de todos os atos aconteceu em São Paulo, o Estado que deu esmagadora vitória ao candidato tucano Aécio Neves na última eleição presidencial, terra de bandeirantes e de preconceitos, mas também berço do Partido dos Trabalhadores, do movimento estudantil e das greves operárias dos anos 1970/80, que ajudaram a derrubar a ditadura e a reconquistar a democracia.

Na avenida Paulista, 100.000 pessoas (segundo a CUT) e 41.000 (segundo o DataFolha) vestiram-se de vermelho debaixo de céu preto e ameaçador. Não demorou e a tempestade desabou. Mas aí foi que a festa começou.

 

São Paulo. Foto: Renato Stockler

“Pode chover, pode molhar, ninguém segura a resistência popular”, gritavam os manifestantes. Ninguém arredou pé.

 

Foto: Mídia NINJA
 

Avenida Consolação. Foto: Jornalistas Livres

Para a militância, que passou o último mês encolhida –humilhada pelas denúncias de corrupção envolvendo dignitários petistas e gente de todos os partidos — , foi uma apoteose. O MST apareceu com seus homens e mulheres de rostos tostados de sol, os professores vieram depois de decretar greve em assembleia realizada no vão livre do Masp. Os metalúrgicos, os sambistas da Rosas de Ouro, os negros, os cotistas, os moradores de rua. Os jovens do Levante Popular da Juventude.

 

São Paulo, 13 de Março de 2015 — Foto: Maurício Lima

São Paulo, 13 de Março de 2015 — Foto: Maurício Lima

“A mídia golpista quase fez a gente acreditar que estava derrotada, mas a gente está firme e forte e não vai permitir que o Brasil seja tomado de assalto pelos ricos e poderosos”, disse a dona de casa Eurides Camargo de Souza, 65 anos, enrolada em uma bandeira do PT que ela mesma bordou em 1982, durante a primeira campanha eleitoral que teve Lula como candidato.

 

São Paulo. Foto: Hélio Mello

Rio de Janeiro — Foto: Dado Galdieri

Muitos militantes portavam cartazes em que se lia ‪#‎globomente‬ e ‪#‎globogolpista –aliás, a hashtag #globogolpista foi a campeã de citações no twitter, comprovando que até mesmo na guerra virtual, a esquerda retomou a iniciativa. Pela primeira vez em meses, hashtags identificadas com os movimentos sociais tiveram a maioria das citações nas redes sociais‬. “O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo!”

São Paulo. Foto: Mídia NINJA

Ficou até chato ver o repórter da Globo andando com capacete de guerra na avenida Paulista, entrando no Jornal Nacional. Para enfatizar o ridículo do equipamento de segurança, o próprio Jornal Nacional afirmava terem sido absolutamente pacíficos os atos realizados em todo o país.

Igualmente destoante foi a presença de 50 militantes do grupo de ultra-direita “Revoltados Online”, que se postou na avenida Paulista em clara atitude provocativa. Mas ninguém lhes deu ouvidos. E eles ficaram ali, com o farol baixo, gritando o seu “Fora Dilma” sem eco entre os transeuntes.

 

Na chegada à praça da República, as professoras Adriana e Sonia, encharcadas e exaustas, ainda tiveram forças saltar bem alto, na coreografia do “Quem não pula é tucano, quem não pula é tucano.” Na segunda-feira, as duas estarão em greve contra o governo Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e por reajuste salarial.

É a luta que segue.

Foto: Renato Stockler

 

Saiba mais sobre os Jornalistas Livres

#JornalistasLivres em defesa da democracia: cobertura colaborativa; textos e fotos podem ser reproduzidos, desde de que citada a fonte e a autoria. mais textos e fotos em facebook.com/jornalistaslivres.

 

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Pior não é isso ..eles estão

        Pior não é isso ..eles estão tão cientes de que 

        a coisa vai “melar” mesmo com um milhão de

        pessoas que estaõ postando boatos de “guerra civil”,.

        exército vermelho contra exercito azul. O dia vai

        nascer diferente de segunda para terça..não de

        domingo para segunda.

    1. Engraçado.Isso não é bom

      Engraçado.

      Isso não é bom para ninguem..muito menos para

      os coxas. Não estamos em 1964, duvido que um

      coxinha queira pegar em armas pra´defender o que 

      nem ele sabe o que é. Se o prórpio PCC já mete

      medo na policia das Madamas.Na mão grande ninguem

      tira esse governo.

  1. Nem tem o que comentar. Qual

    Nem tem o que comentar. Qual a grandeza estrategica em desapropriar duas pequenas refinarias particulares, a de Manguinhas no Rio e a Ipiranga no Rio Grande do Sul? Que significava isso? E desapropriar todas as propriedades

    10 quilometros de cada lado das rodovias federais para reforma agraria, isso levaria a que resultado? Não tinha qualquer logica economica, Jango foi derrubado sem um tiro porque nessa altura ele já estavam no vacuo do poder.

    O mesmo grupo militar já existia durante o governo JK, queria derruba-lo mas nunca chegaram perto disso porque Juscelino era um Presidente racional, de sólida articulação politica, apoiado pelo mesmo PTB de Goulart.

    JK não poderia ser derrubado porque tinha amplo apoio na população, Jango foi derrubado  por seus proprios erros,  se isolou do Pais e da logica politica ouvindo as loucuras do Brizola, caiu por gravidade, , a unica tropa movimentada de Juiz de Fora para o Rio foi meio regimento de infantaria que não precisou fazer nenhuma operação militar, Jango caiu porque não tinha qualquer apoio politico ou militar.

     

     

    1. Vou mais longe  mesmo

      Vou mais longe  mesmo discordando em partes.

      Essa mesma tropa estava tão perdida e sem

      comando que bastou um rasante de um piloto

      da FAB..INCAUTOe desinformado da situação

      que a mesma debandou para a “mata de capoeira”

      temendo ser atacada! É um fato que ainda precisa

      ser bem contado..ou seja o golpe poderia ter sido

      abortado.

    2. Tu sabes melhor que eu, André

      Tu sabes melhor que eu, André Araújo, que JAMAIS, repito JAMAIS, os Estados Unidos da América permitiram mais um governo com viés, nem digo comunista, mas mesmo só reformador. 

      João Goulart caiu, como cairia qualquer governo naquela conjuntura que o emulasse. A experiência da “perda” de Cuba calou fundo no estabelichment  americano.  Não interviram porque não foi necessário. Mas se Jango porventura contasse com um dispositivo militar e estivesse imbuido da intenção de resistir como estava Brizola e outros líderes esquerdistas, facilmente teríamos uma guerra civil. 

      Basta ver o que ocorreu na Bolívia em 1970, no Chile em 1971, no Equador em 1976, no Chile em 1973, na Argentina em 1977, em El Salvador em 1979. Golpes militares de cunho direitista apoiados, direta ou indiretamente, pelos EUA, tendo por pano de fundo o embate ideológico apelidado de “guerra fria”.

      Seria o Brasil menos importante que essas nações? 

      Se afirmo isso, tenho que contrapor por uma questão de honestidade, mesmo que no terreno das hipóteses pouco prováveis: caso Jango ultimasse suas reformas, ou seja, anulasse o golpe, talvez nenhuma consequência acarretaria em termos de geopolítica. O Brasil, acredito, não passaria para a órbita da URSS. Entretanto, havia riscos, sim, dele perder o controle para grupos radicais, e  aí sim, descambarmos para uma ditadura de esquerda à la Cuba.

      Essa é a minha análise. 

      1. Meu caro Costa,  o Brasil é 

        Meu caro Costa,  o Brasil é  e era MUITO GRANDE para se imaginar uma intervenção americana, que historicamente nunca houve desde 1822, uma coisa é Cuba, Guatemala e Panama, outra coisa é o Brasil, é uma questão de escala, os EUA sempre tiveram plena confiança nas instituições brasileiras, especialmente nas Forças Armadas, porque lutaram com elas na Segunda Guerra, foi o UNICO  Pais latino-amaericano que participou do conflito com uma formação militar completa, com artilharia e aviação, os EUA sabiam que Jango não tinha como resistir nem simbolicamente, uma coisa foi 1961, quando Jango era uma hipotese de poder, outra coisa foi 1964 quando Jango ja tinha PERDIDO toda viabilidade politica por causa do radicalismo de Brizola dos generais “”do povo””, dos almirantes do “povo” e outras baboseiras.

        Estou preocupado com a tentativa de criação de um clima ruim contra o PT por ele mesmo, ao chamar de “”exercito do MST” a turma do Stedile, isso é provocar tigre na porta da jaula,  isso pegou PESSIMAMENTE nas Forças Armadas, não sei o que deu no Lula de falar isso, a esquerda não aprende com a Historia.

        O Jango assinou sua deposição quando tentou sublevar os sargentos contra seus oficiais no discurso de 13 de março, nenhum Exercito do planeta tolera incitação ao motim por civis, lá ele caiu, o resto foi simplesmente o rescaldo da queda.

        A cotação das Forças Armadas brasileiras em Washington é a MELHOR da America Latina, em qualificação, treinamento, coesão, organização, o Pentagono tem as FA brasileiras na mais alta conta, a cada dois anos há uma comemoração no dia da rendição dos alemães na 2ª Guerra em Fort Leavanworth no Texas onde os UNICOS generais convidados são brasileiros, alem disso oficisis brasileiros são permanentemente convidados a cursos nas escolas militares americanas,

        há um grande respeito e admiração pelas FA brasileiras, a nossa Marinha participa de manobras bianuais com a 4ª Frota

        com grande coordenação. Não posso aqui escrever o que o Pentagono acha das demais FA da America com exceção do Chile, considerada de 1ª linha e da Colombia, em nivel um pouco inferior as duas primeiras, Brasil e Chile.

        Na avaliação de 64 nunca se previu guerra civil no Brasil, não havia nenhum estudo de Estado Maior para essa hipotese, há muito ruido nesse tema por culpa do então embaixador Lincoln Gordon, que NÃO ERA de carreira, era um professor e fez bastante confusão naqueles dias, com mensagens alarminas e desequilibradas.

         

  2. Pegou de surpresa o governo e

    Pegou de surpresa o governo e assustou terrivlmente os golpistas

    que não são bobos, sabem que mesmo  colocando 1milhão de

    pessoas amanhã na Paulista ,proporcionalmente qualitativamente

    …serão gatos pingados. O PT se tiver vegonha na cara  depois desse

    “pito” terá que rever muita coisa, a base existe e esta  lúcida.

    1. Deveria ser depois…

      Colega Morallis, como ultimamente ando discordando demais das decisões petistas e agregados, e acredite que isto dói, acredito que a manifestação de ontem deveria ter sido marcada para depois da manifestação de amanhã. Deveriam ver e “sentir” como foi o dia 15 e com calma fazer a contra manifestação, pois daria para trazer muito mais gente se fosse tudo feito com calma. Em manifestações, greves e passeatas, e eu já participei de dezenas delas, não existe esse negócio de proporcionalidade e qualidade, existe é efeito manada, catarse, “arrastão”. Se conseguirem movimentar muita gente, será o judiciário, não só altamente “aparelhado” pelo PSDB, mas também porque ele é ocupado “naturalmente” pela classe conservadora média brasileira, será o encarregado do golpe. A ajuda da imprensa na contra informação estará garantida… Se eles colocarem 1 milhão de pessoas amanhã na Paulista, e eu espero que não, o “passeio” e o “recado” contra o governo será dado sim, e do jeitinho que eles pretendem.

      Em minha opinião os “ativistas” de amanhã estão errados, arriscam convulsionar o país, mas se a manifestação for massiva, o movimento pelo “imptima” será disparado entre políticos (inclusive e principalmente do PMDB), grande imprensa, judiciário e classe média… Com “meusovo” ou sem eles…

      Um abraço. 

      PS: eu espero sinceramente estar equivocado em toda a linha, mas ultimamente tenho mais acertado do que errado.

       

      1. Amanhã não teremos ativistas

        Amanhã não teremos ativistas isso é claro e isso é pior 

        para eles.Efeito manada vem sendo testado desde 2013

        ou seja a população de certa forma já se acostumou a

        esse tipo de evento.O recado de ontem fui digamos “sutil”

        não para a massa de manobra que possivelmente encha

        a paulista amanhã..mas sim para os organizadores. Eu

        reforço: Golpe Paraguaio no Brasil precisa de força

        armada! Contra senso? Não! Os movimentos socias

        brasileiros não são Paraguaios !Com todo respeito

        ao povo Paraguaio.

        1. Faz sentido..
           

          Concordo com a maior parte…

          Note que pus aspas no “ativistas”, mas você há de convir que são cidadãos brasileiros e a partir da hora que se dispõem a ir para a rua, “ficam” momentaneamente ativistas… 

          Também acho que “força armada” não é necessária a partir da hora que os armados (exército) não façam nada, nem apoiem, nem desapoiem. Das polícias eu não sei…

          Um abraço.

           

          1. Saindo do racional para o

            Saindo do racional para o racional.

            Imagine um confronto entre policia e MST..que

            aliás já ocorreu?Isso apenas para se dar uma

            ideia da “merda” que daria uma tentativa de

            golpe.Que pai coxinha apoiaria um

            filho em uma manobra dessas? Que  quantidade

            de filhos teriá um dado ideológico tão profundo

            a ponto de por sua vida em risco? Isso vindo 

            dessa massa?Movimentos de esquerda vivem

            isso diariamente..já nasceram e cresceram na

            porrada , no fio da navalha.Não duvide, nessa hora

            isso conta e muito.O Brasil esta amadurecendo.

          2. Um bom angulo…

            Gostei do seu ponto, pois realmente ja vivi a realidade de me expor e me dar mal, mais em relação ao emprego do que à vida. A verdade e que eu ando meio do contra porque estou vendo a imcompetência extrema da “tropinha” que esta no poder. O PT precisa se olhar, se re reconhecer e mudar… O partido está verticalizado demais cara… Um abraço.

          3. Esquerda não aceita golpe

            Duvido da coragem dos coxinhas e da massa manobrada no enfrentamento com a esquerd para o golpe. Estaremos preparados para tudo. Que a massa cheirosa não não se atrevam.   

          4. Sergio, os “armados” estão
            Sergio, os “armados” estão nesta desde sempre. Tudo que se observar de método, disciplina e organização hoje, pode acreditar, terá sido porque eles estão “totalmente embarcados”. Não se manifestam institucionalmente, como os partidos, mas é tudo que querem: retirar a guerrilheira e expulsar definitivamente os comcomunistas. Há uma atuação subterrânea intensa neste movimento. O nome é “marcha”, há uniformidade na roupa, no comportamento, a polícia é chamada de “escolta”, há um manual de instruções: como se comportar, o que colocar nos cartazes, cores, palavras de ordem, como acionar a polícia (segundo a organização, os garantidores) e por aí vai…
            É um erro estrondoso e mortal subestimar o que e quem está patrocinando tudo isto. Partidos e grupelhos fazem barulho mas são apenas ferramentas, instrumentos úteis. Este pode ser um domingo inesquecível por trazer o ponto de inflexão. Vigiar.

  3. Alienação palaciana

    “Desde o Palácio do Planalto, durante toda a semana, saíam recriminações aos atos do dia 13. Dizia-se que seria um fracasso, um tiro no pé, que acabaria dando munição aos defensores do impeachment, que demonstraria a fragilidade da base social do governo.”

    O que mostra a distância que separa o atual gov., e também o PT gritantemente ausente, do povo, dos movimentos populares — de sua base social, como diz o texto.

    1. Concordo. Estive na

      Concordo. Estive na manifestação, foi alegre, tranquila, Politica e vi pessoas em predios apoiando e na rua pessoas saindo do trabalho olhando, alguns apoiando sem sinal de agressividade, que fossem contrários. O PT infelizmente se tornou um partido burocrático, isolado de sua militância, de suas bases. Precisa retornar às suas origens. Não assisto a Globo há tempos mas decidi ver a cobertura, foi contida e editou as imagens, a fala do Mercante foi uma m… protocolar , inexpressivo, poderia ter aproveitado para defender o financiamento publico das eleições associando a questão a corrupção. Enfim o PT continua muito, muito ruim na área de comunicação, deveria sempre falar ao povo. Dilma com Mercadante e o Zé você não precisa de inimigos.

       

       

  4. Civilização!

    Essa matéria mostra que há uma parte bem maior de brasileiros que querem caminhar e construir um caminho civilizatório!!

    Aviso; a luta será constante, infelizmente essa doeça reacionária, preconceituosa, fascista sempre estará presente no DNA de algumas pessoas!

    Mas essa é uma luta que me encanta e que me mantém viva! Avante! Não passarão!

    1. Malú, acredito que dará mais

      Malú, acredito que dará mais gente apenas no RJ e SP.

      No resto das capitais duvido.

      O movimento de ontem foi realizados em 22 capitais, levando mais ou menos gente de acordo com a capital.

      Quero ver os coxinhas colocar mais gente amanhã no Ceará, por exemplo.

      SP é o QG dos coxinhas.

      1. Sei não Gilson, pelo menos em

        Sei não Gilson, pelo menos em Cuiabá vai ser maior que a do dia 13, pudera, este é um Estado com uma maioria tucana e tem muita gente rica investindo pesado na Micareta de amanhã.

  5. Bela matéria, tanto na forma

    Bela matéria, tanto na forma quanto no conteúdo. Torço para que a iniciativa “Jornalistas Livres” cresça. Precisamos de veículos de comunicação com bom texto, boas imagens e bem formatados (ou seja, mais profissionais). A batalha da comunicação depende disso. Já estou seguindo e recomendo que outros façam o mesmo, até para estimular (no próprio site tem o “follow”, para seguir de maneira simples, utilizando o Facebook).

  6. E a Globo, no JN, sempre

    E a Globo, no JN, sempre minimizando o movimento de ontem e entrevistando a oposição, que para variar, tb não deu importância nenhuma. Foram poucas pessoas, segundo a avaliação deles. Haja!

    1. Lenita, a Globo e a Band

      Lenita, a Globo e a Band falaram da manifestação do dia 13 apenas para parecer isenta quando cobrirem INTENSAMENTE com os melhores ângulos a de amanhã.

  7. essa foi uma manifestação

    essa foi uma manifestação emocionante dos trabalhadores e de alguns movimentos sociais,

    os quais demonstraram mais uma vez que são independentes.

    daí a importancia dessa marcha de sexta-feira pelo país….

     

  8. essa foi uma manifestação

    essa foi uma manifestação emocionante dos trabalhadores e de alguns movimentos sociais,

    os quais demonstraram mais uma vez que são independentes.

    daí a importancia dessa marcha de sexta-feira pelo país….

     

  9. PQP! Esse artigo me tocou

    PQP! Esse artigo me tocou fundo. Parece que acendeu aquela brasinha   que nao tinha se apagado. Nao vamos delirar, mas a realidade esta muito propicia para uma virada (realmente) a esquerda no Brasil. A Internet e como gasolina, Almenta o fogo , onde a fogo. Se a direita vai fazer uma manifestacao monstra, e sinal que ela esta muito incomodada, como nunca ficou, com as Massas . Moro aqui na Florida desde 2001(fugindo do FHC), e sei bem como burgues odeia os nao brancos/nao cristaos/judeus e os latinos(pobres e claro), Na verdade , a burguesia escrota brasileira, nunca engoliu o sapo barbudo.hahahah!!!!!!!!!!!! E’ bom eles sairem as ruas. Pior coisa e combater quem voce nao conhece. Vamos derrota-los nas ruas do Brasil. Nao com porrada(espero), mas com a moral das Massas Populares e a burguesia de esquerda. 

  10. Do jeito que estão

    Do jeito que estão lobotomizados, virarão kamikazes se o PIG mandar.

    Daí o problema.

    Concordo com o Sérgio T. Se eles conseguirem levar mutidões, os golpistas terão mais segurança pra tentar o impeachment que sempre é político.

    1. Nilva, nao fique assim com

      Nilva, nao fique assim com esse pensamento derrotista. Nada esta decidido. Na verdade desde 1964, nao acontece esse confronto. Vai ser bom para a esquerda(principalmente) , mas tambem para a direita. Ninguem , nenhum pais , pode mais fiingir que Papai Noel existe. O planeta Terra virou um puteiro geral e os ratos estao todos na piscina. Cada dia mais a direita vai sair do armario e vamos te-los que combater ”casa a casa, rua a rua, cidade a cidade””. Forte esse nao e mesmo?hahaha! Mas no fundo e isso mesmo. Nao estou derrotado nao. Gosto muito de futebol, sou flamengo do Rio de Janeiro, e sei que ate o apito final, muita coisa pode acontecer. Espero que a proxima manifestacao seja mais divulgada(principalmente pelos partidos de esquerda e principalmente pelo PT. 

  11. Ação política x imobilismo

    Prezados.

    Hitler escreveu “minha luta” na cadeia, o putch da cervejaria foi um fracasso, nas primeiras eleições enquanto o Partico Comunista tinha perto de 8 milhões de votos eles não chegavam a 1 milhão e eram ridicularizados, mas a falta de resposta à crise da sociedade por parte de seus governantes e da direção stalinista do PC Alemão que fazia o jogo de manter o status quo da URSS (elegeram a social democracia como principal inimigo) levaram ao desencanto dos trabalhadores e os nazistas financiados pelo grande capital e com muita audácia arrebanharam em três anos a maioria dos trabalhadores chegando a dominar totalmente a cena política da Alemanha.

    Se a presidência continuar beijando os pés dessa podridão e não desmascarar que as últimas eleições elegeu em sua maioria candicatos que receberam a verba exclusiva do grande capital via caixa dois e continuar com essa despolítização, os frutos de 13/03 apodrecerão rapidamente e servirão ao pior que há na política com nova derrota e  frustração dos militantes.

    Sem medo de ser feliz, mas com política, que denuncie e desmanche os esquemas utilizados pelo PSDB e continuados e aperfeiçoados pela direção do PT com Lula e seus “negociadores”, que faça guerra a escória e se apoie e mobilize os legítimos lutadores pela sociedade socialista.

    Coragem companheiros!!!!!!!!!!!!!

  12. Voto distrital misto

    A Reforma política, é a única blindagem que os futuros Governantes podem ter contra estas crises políticas. Os esquemas de empreiteiras aconteciam há muito tempo, talvez décadas, mas só agora lançaram holofotes neles.

    A Esquerda ficará sempre vulnerável, enquanto não for resolvida a Reforma política, e adotado o voto Distrital misto. O voto Distrital misto permitirá baratear as campanhas políticas, e os rios de dinheiro que financiam as campanhas poderão cessar. As empreiteiras que até hoje financiam as campanhas terão menos oportunidades de corromper o sistema.

    Um deputado que ganha 26 mil Reais por mês, em quatro anos terá ganho 1 milhão e meio. Mas para eleger um deputado, gasta-se hoje na campanha 8 milhões. Esta diferença é o que estimula a corrupção, o caixa dois e tudo o mais.

    Agora, é melhor uma Reforma meio termo, mesmo que por enquanto mantenha o financiamento privado do que nenhuma Reforma, e manter o sistema atual. O que estiver errado a gente conserta na revisão.

  13. É relevante o fato de Dilma

    É relevante o fato de Dilma oferecer garantias de segurança no DF, SP e RJ para as manifestações de amanhã, não tendo feito o mesmo para ontem, dia 13. A manifestação pacífica verificada ontem dificilmente se dará amanhã, pelo menos é o que eu penso. 

    CUT, MST,etc., se anteciparam na Internet pedidindo a não-violência dos grupos manifestantes. Foi uma demonstração de civilidade do povo, que mostrou pra que foi às ruas, com diversidade de reinvindicações. Um momento bonito da nossa História.

    A minha dúvida com relação aos manifestantes de amanhã, que, pra mim não serão pacíficos, é pelo que temos visto na própria imprensa. Hoje, por exemplo, sem nenhum propósito de um jornalismo sério, a BAND, no seu jornal da noite, colocou primeiramente que corria na Internet um vídeo de Aécio Neves convocando o povo para as ruas, e mostrou o vídeo, no qual ele expressa sua virulência de sempre. Em seguida, foi dado espaço a Álvaro Dias, que conseguiu ser menos raivoso que o colega. A CBN, do mesmo modo, tem apresentado a fala de Aécio e de Álvaro Dias.

    O fato de Dilma não ter comparecido às manifestações realizadas contra o Impeachment é até compreensível. Mas, tenho pra mim, que o mesmo não se dá em relação aos tucanos, como Aécio, que diz não comparecer amanhã, mas instiga as massas a pedir o afastamento de Dilma. Por que será que ele e seus colegas acirram os ânimos das massas e se recusam a estar com o povo? Acho que estão com medo. É pura covardia.

    Desejo imensamente que não tenhamos a infelicidade de ver gente sangrando pelas ruas, ou aqueles quebra-quebra de sempre. Contudo, a probabilidade de acontecerem coisas do tipo é grande, porque pra isso a oposição, que não se compõe apenas de parlamentares, mas até mesmo de evangélicos movidos por Malafaia, quem sabe da igreja de Eduardo Cunha também, etc., irão dispostos a tudo, com toda certeza. Essa gente precisa fazer valer as suas ideias fajutas de que o “o povo está cansado de sofrer, de ouvir mentiras da Presidenta,…”. 

  14. Os Movimentos Sociais e a Crise
    1. Outro dia um colega fez o seguinte comentário:  “ESSA TURMA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS VIVE E PROTESTA COM BASE NO DINHEIRO QUE DÃO PARA ELES PROTESTAREM E VIVEREM E ISSO É UM ABSURDO”. 2. Verdade! Os movimentos sociais vivem de dinheiro de doação!  3. Os movimentos sociais vivem de dinheiro, talvez, de outras fontes que não sejam exatamente “doação”, mas para fins da nossa análise não importa a natureza dos recursos que mantém os movimentos sociais organizados e em relativa “paz social”.  4. O fato, objetivo, é que as pessoas dos movimentos sociais estão organizadas há muito anos e não estão no desespero, simplesmente, por que elas têm o que comer, beber e buscam uma perspectiva de futuro, por que tem suporte financeiro. 5. O suporte financeiro dos movimentos sociais é bom? 6. Sim, o suporte financeiro dos movimentos sociais é bom! Por quê?  7. Por que não se ouve dizer que integrantes dos movimentos sociais mataram ou roubaram para comer, por exemplo.  8. Não se ouve dizer que integrantes dos movimentos sociais invadiram a casa de fulano, sicrano ou beltrano, para matar e roubar comida, por que não tem o que comer. 9. Assim, tem sido há anos! Bem dito! Assim tem sido, mas não quer dizer que vai continuar sendo assim. Por quê? 10. Por que os recursos públicos e privados, que sustentam a relativa paz dos movimentos sociais vão desaparecer, em breve.  11. Como os recursos públicos e privados, que sustentam a relativa paz dos movimentos sociais vão desaparecer? Vide no último item! 12. Com o desaparecimento dos recursos públicos e privados, que sustentam a relativa paz dos movimentos sociais, teremos centenas de milhares de pessoas sem ter o que comer e o que beber, de fato, por que o Brasil “finge” que investe na melhoria das condições de vida dessas pessoas, há décadas e, no momento em que o dinheiro, público e privado, que sustenta essa “enganação”, secar, teremos um imenso problema social, nas mãos, que estará sob controle de Deus e de mais ninguém. 13. A penúria não se restringirá aos integrantes dos movimentos sociais do Brasil. Pelo contrário! Afetará os movimentos sociais de toda a América Latina. 14. Teremos milhões de pessoas, em breve, sem ter o que comer e o que beber, em vários países da América Latina e, certamente, acredito que essas pessoas dos movimentos sociais simplesmente serão a solução que vai alimentar as bocas daqueles que os discriminam há anos, pois só eles, nos momentos das imensas dificuldades sociais que o Brasil e demais países da América Latina vão passar, estarão em condições de organizar as sociedades, sedentas, de água e de comida, mas acima de tudo, sedentas de solidariedade. 15. Que Assim Seja! Pelos Poderes do Céu e da Terra! Pelos Poderes do Sol e do Mar! 16. Buscando delimitar a verdadeira situação das contas públicas no Brasil, para, como cidadão, melhor poder me posicionar diante de debates, incompletos, por falta de informações essenciais, produzi as análises, em anexo, que podem ser consultadas nos link’s, citados no próximo item, ONDE PODEM SER VISUALIZADAS VÁRIAS TABELAS DA DINÂMICA DE GASTOS PÚBLICOS, NO BRASIL, de 2004 a 2014, o que facilita a compreensão do tema: a) No item 19, de referida análise, temos que do total de R$ 15.748.557.917.000,90 (R$ 15,7 TRILHÕES), em gastos, diretos, do Governo Federal, realizados entre 2004 e 2014, atualizados monetariamente, o programa “XXYZ – Pessoal, Encargos Sociais e Dívida” foi responsável por 74,093% desses gastos; b) Assim, de 2004 a 2014, de cada R$ 100,00, o Governo Federal utilizou R$ 74,09 para pagar, apenas, três despesas: pessoal, encargos sociais e dívidas; c) No item nº 25, de referida análise, temos que a amortização e pagamento de juros da dívida pública federal representaram 56% do total das despesas do Governo Federal, em 2014; d) No item 69, de referida análise, temos a demonstração da crescente paralisia do Governo Federal, por falta de recursos, quase que integralmente direcionados para pagamento das três despesas citadas anteriormente, especialmente pagamento de juros e amortização da dívida pública federal bruta; e) De 2004 a 2014, o Brasil teve 706 programas, mas deste total, apenas, 262 programas, continuam vigentes, em 2014; f) houve redução de 63% na quantidade de programas, no Brasil, de 2004 a 2014, como decorrência, lógica, da falta de recursos públicos, cada vez mais comprometidos com o pagamento de amortização e juros da dívida pública federal e salários e encargos de servidores públicos. g) No item nº 29, de referida análise, temos que a “Dívida Pública Federal Bruta” era de R$ 1.971.590.391.400,00 (R$ 1,9 TRILHÕES), em 2001, e saltou para R$ 3.466.519.331.480,00 (R$ 3,4 TRILHÕES), em 2014, acréscimo de R$ 1.494.928.940.080,00 (R$ 1,4 TRILHÕES), de 2001 a 2014, ou 76%, no período, em valores corrigidos monetariamente, ou seja, trata-se de crescimento real da “Dívida Pública Federal Bruta”, sem os efeitos inflacionários. 17. Gastos Governo Federal – Série Histórica – 2004 a 2014 – Contas Nacionais – Análise Integrada – Situação Atual – Tendência de Descontrole: a) Parte 01 – Link http://rogerounielo.blogspot.com.br/2015/01/gastos-governo-federal-serie-historica.html  b) Parte 02 – Link http://rogerounielo.blogspot.com.br/2015/01/gastos-governo-federal-serie-historica_21.html  c) Parte 03 – Link http://rogerounielo.blogspot.com.br/2015/01/gastos-governo-federal-serie-historica_64.html  18. Essas análises foram produzidas por meio da utilização de dados oficiais, extraídos do “Portal da Transparência”, mantido pela Controladoria Geral da União-CGU, disponível no link http://www.portaltransparencia.gov.br/

  15. Segundo relata A. Sirkis no

    Segundo relata A. Sirkis no livro “Roleta Chilena”, na primeira tentativa de golpe (hoje se sabe que foi um ensaio…) no Chile, uma multidão foi prá rua defender Allende… Uma das faixas, levada por um setor de esquerda crítico ao governo, dizia: “Este es gobierno de mierda, pero es nuestro”… semelhanças…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador