Governo Bolsonaro deve ser denunciado por falhas na pandemia, dizem Noam Chomsky e Vijay Prashad

Nenhum estado moderno deveria admitir que não pode fazer nada quando advertências vieram e permitiu que seus próprios cidadãos morressem sem motivo, defendem analistas no Asia Times

Foto: Carolina Antunes/PR

É necessário um inquérito sobre as falhas do governo na Covid-19

Líderes neoliberais que não conseguiram proteger seus países do vírus devem ser investigados

Por NOAM CHOMSKY E VIJAY PRASHAD
No Asia Times

Avisos de que o suprimento de oxigênio estava acabando na cidade de Manaus, Brasil, chegaram aos funcionários do governo local e federal uma semana antes da calamidade levar à morte por asfixia de pacientes afetados com Covid-19. Nenhum estado moderno – como o Brasil – deveria admitir que não pode fazer nada quando essas advertências vieram e simplesmente permitiu que seus próprios cidadãos morressem sem motivo.

Um juiz do Supremo Tribunal Federal e o procurador-geral exigiram que o governo brasileiro aja, mas isso não mudou o governo do presidente Jair Bolsonaro. Tudo sobre esta história – detalhado no relatório do Procurador Geral José Levi do Amaral – revela a podridão da privatização e incompetência.

As autoridades locais de saúde sabiam no início de janeiro que uma escassez de oxigênio era iminente, mas seu aviso não teve nenhum peso. Um fornecedor privado que tinha a tarefa de fornecer o oxigênio informou ao governo seis dias antes de a cidade ficar sem esse suprimento crucial na luta contra a Covid-19.

Mesmo com as informações da empresa, o governo não fez nada; mais tarde diria – contra todos os pareceres científicos – que o tratamento precoce para a Covid-19 não funcionou. A insensibilidade e incompetência do governo de Bolsonaro levaram o procurador-geral Augusto Aras a convocar uma investigação especial. Enquanto Bolsonaro vacilava, o governo da Venezuela, em um ato de solidariedade, enviou um carregamento de oxigênio para Manaus.

Os últimos acontecimentos causados ​​pela mistura tóxica de privatização, inépcia e insensibilidade do governo devem fortalecer a denúncia apresentada pelos sindicatos de saúde do Brasil contra Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional (TPI) em julho.

Mas o problema não é só do Bolsonaro ou mesmo do Brasil. O problema está nos governos neoliberais, nos governos dos Estados Unidos, no Reino Unido, na Índia e em outros, governos cujos compromissos com empresas lucrativas e bilionários superam em muito seu compromisso com seus próprios cidadãos ou com suas próprias constituições. O que estamos vendo em países como o Brasil é um crime contra a humanidade.

É hora de criar um tribunal de cidadãos para investigar o fracasso total dos governos de Boris Johnson, Donald Trump, Jair Bolsonaro, Narendra Modi e outros em quebrar a cadeia de infecção da Covid-19.

Tal tribunal coletaria as informações factuais que garantiriam que não permitíssemos que esses estados mexessem na cena do crime; o tribunal daria ao TPI uma base sólida para fazer uma investigação forense desse crime contra a humanidade quando sua própria sufocação política for aliviada.

Todos nós deveríamos estar indignados. Mas ultraje não é uma palavra forte o suficiente.

Noam Chomsky é um renomado lingüista, filósofo e ativista político. Ele é o professor laureado de lingüística da Universidade do Arizona. Seu livro mais recente é  Climate Crisis and the Global Green New Deal: The Political Economy of Saving the Planet .

Vijay Prashad é um historiador, editor e jornalista indiano. Ele é escritor e correspondente chefe da Globetrotter. Ele é o editor-chefe da  LeftWord Books  e diretor do  Tricontinental: Institute for Social Research . Ele é um membro sênior não residente do  Instituto de Estudos Financeiros de Chongyang , Universidade Renmin da China. Ele escreveu mais de 20 livros, incluindo  The Darker Nations   The Poorer Nations . Seu último livro é  Washington Bullets , com introdução de Evo Morales Ayma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora