Nota do Grupo Prerrogativas: Marchemos juntos contra o ódio, a intolerância e o autoritarismo

Basta! Que todos os defensores da democracia e do Estado de Direito se unam, independentemente de divergências passadas, na defesa do que temos em comum.

Nota do Grupo Prerrogativas

Marchemos juntos contra o ódio, a intolerância e o autoritarismo

Os fatos e as razões expostas pelo ex-Ministro Sérgio Moro ao apresentar os motivos de seu pedido de demissão são graves e exigem imediata resposta do Congresso Nacional e de todos aqueles que defendem o Estado Democrático de Direito. Reconhecendo que durante os governos de Lula e Dilma não houve interferências ilegais e abusivas na atuação da Polícia Federal e nos órgãos do estado brasileiro que atuam na apuração de delitos, e ainda que teria havido no governo Temer uma tentativa frustrada de nomear um Diretor-Geral que exercesse o controle político daquela instituição, denunciou agora, publicamente, o Presidente Jair Bolsonaro por exonerar o atual Diretor-Geral daquele órgão policial, Dr. Maurício Valeixo, com a clara intenção de passar a direcionar ilicitamente a sua atuação.

O Estado Democrático de Direito não pode tolerar ações presidenciais dessa natureza. Da mesma forma que abusos aos direitos individuais são intoleráveis quando praticados por juízes, membros do Ministério Público e autoridades policiais, devendo ser denunciados e punidos com o máximo rigor, não se pode seguir o caminho inverso, aparelhando-se órgãos do Estado para serem complacentes com aliados, amigos e parentes, ou arbitrários com adversários políticos e inimigos ideológicos.

Por isso, com o mesmo vigor que nos erguemos para defender as ofensas aos direitos de todos os cidadãos e as garantias estabelecidas na nossa Carta Constitucional de 1988, nos erguemos agora para buscar impedir que um Presidente da República desapegado às instituições democráticas e aos princípios republicanos aparelhe o estado brasileiro na defesa das suas posturas extremistas e ditatoriais. É intolerável que o Chefe do Executivo apoie e participe de atos e manifestações que defendem o fim da Constituição que jurou cumprir no seu ato de posse. É intolerável que o Chefe do Executivo incentive práticas de desrespeito às regras da saúde pública, no curso de uma grave pandemia, e ainda utilize seu cargo e sua máquina de comunicação para influenciar a população a crer em soluções não recomendadas pela ciência. É intolerável que o Chefe do Executivo tente aparelhar politicamente a Polícia Federal para que ela se transforme em um braço da execução da política de ódio que dissemina por todo país. ​

Basta! Que todos os defensores da democracia e do Estado de Direito se unam, independentemente de divergências passadas, na defesa do que temos em comum. É hora de impedir que o autoritarismo e a intolerância destruam as nossas instituições democráticas e o respeito à pluralidade e à diversidade. Que nos marcos da lei sejam tomadas as medidas necessárias para que essa situação abusiva seja, de pronto, interrompida.

De imediato, conclamamos o Congresso Nacional para, em caráter de urgência, convocar o ex-Ministro Sergio Moro para prestar esclarecimentos sobre as suas declarações, as pressões que recebeu , negociações que empreendeu para assumir o Ministério e os eventuais atos omissivos que tenha praticado ao longo da sua atuação ministerial, com o intuito de embasar uma investigação parlamentar e outras medidas que, a partir das novas denúncias, se afirmem como necessárias para a defesa da Constituição de 1988, da democracia e da legalidade.

Marchemos juntos contra o ódio, a intolerância e o autoritarismo.

Grupo Prerrogativas, 24 de abril de 2020.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fala sério, o “grupo de prerrogativas” engole a isca e ainda pede tempero.
    Por não ter interferido politicamente na PF e por ter “morgado” no Ministério da Justiça, caiu a Dilma, prendeu-se o Lula, desintegraram-se as forças de oposição ao fascismo que ora enfrentamos e elegeu-se o beócio que nos governa, com as graças do bode.
    Que se sepulte o moro, se derrube o bozo e seus “acepipes” e se convoquem novas eleições, COM TODOS OS CANDIDATOS que o povo queira votar, inclusivamente o Lula.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador