As inconsistências do processo contra Lula, por José Gilbert

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Por José Gilbert Arruda Martins*

A menos de uma semana para o julgamento do maior e mais importante líder popular do planeta na atualidade, Luís Inácio Lula da Silva, no TRF4 de Porto Alegre, algumas perguntas pairam no ar: A quem interessa esse processo de perseguição que vem se arrastando há anos? Precisamos dar nomes aos bois. Tentar nomear para que cada brasileiro e brasileira entenda que esta luta não é, definitivamente, uma luta contra a corrupção, mas uma luta de classes, uma tentativa desesperada que as elites encontraram de retirar da vida pública o único cara que realmente fez pelo povo nos últimos anos.

Bernie Sanders, senador nos EUA pelo Estado de Vermont. Filiado ao Partido Democrata desde 2015, foi o político independente com mais tempo de mandato na história do Congresso dos Estados Unidos. Escreveu recentemente:

“Difícil de compreender, o fato é que as seis pessoas mais ricas da Terra agora possuem mais riqueza do que a metade mais empobrecida da população mundial — 3,7 bilhões de pessoas. Além disso, o top 1% tem agora mais dinheiro do que os 99% de baixo. Enquanto os bilionários exibem sua opulência, quase uma em cada sete pessoas luta para sobreviver com menos de US$ 1,25 [algo como R$ 4] por dia e – horrivelmente – cerca de 29 mil crianças morrem diariamente de causas totalmente evitáveis, como diarreia, malária e pneumonia.”

Sanders cutuca a ferida que ontem, de outra forma, os professores Marcelo Neves, Eugênio Aragão e a professora Beatriz Vargas da UnB também fizeram quando falaram sobre o processo político que as elites e seus lacaios da justiça brasileira movem contra o ex-presidente Lula.

Entender um pouco como funciona isso é fundamental para cada um de nós. Sei que o dia a dia, muitas vezes impede, ou dificulta a reflexão política por parte dos trabalhadores e trabalhadoras. Mas, mesmo assim, precisamos pensar. Eles estão pensando. Eles estão agindo. E, pode ter certeza, a ação desses canalhas é para ferrar com você.

Por isso companheiro e companheira, as perguntas e reflexões precisam de um lugar e tempo na cabeça e na vida de cada um e cada uma. Não pensar é deixar que eles, a elite, pensem por você.

A quem interessa essa caça a um dos mais influentes políticos do mundo contemporâneo? Quem ganha com a retirada da cena política nacional e mundial do ex-torneiro mecânico que ascendeu ao poder no Brasil e chamou a atenção do planeta para suas políticas de inclusão do pobre no orçamento?

Analise, pense, reflita. A maioria das ações políticas e de mídia (diga-se rede Globo etc.), dos últimos anos, tem um grande objetivo: retirar você, pobre, trabalhador e trabalhadora, do orçamento, da vida digna. Retirar você dos caminhos que levam à construção da plena cidadania.

Com toda certeza essa violência jurídica, essa violência política não interessa aos “subcidadãos” subclasse social criada a partir de um pensamento cruel e elitista e, que foi destacado pelo professor Marcelo Neves no encontro de ontem (18/01) no teatro Dulcina. Os milhões de subcidadãos (“os desprezíveis”), como completou o professor, não ganham nada com essa perseguição. Mas, afinal, quem ganha?

Transformar o Lula em “Homo Sacer”, “o homem excluído de toda a vida em sociedade”, na explicação do professor Marcelo Neves, é o grande e mais urgente objetivo das elites brasileiras neste momento. Tirar da cena pública, de uma forma radical, todo o legado, todo o simbolismo que representa Lula para o povo brasileiro.

Para tentarmos entender quem ganha, precisamos antes dizer quem trabalha nos bastidores e na cena jurídica, política e midiática. Entender quem são os partidos políticos conservadores, os parlamentares, as organizações anti-povo, como o MBL, os policiais federais e delegados golpistas, os juízes e procuradores que apenas se beneficiam do Estado é tarefa de casa e do trabalho, urgente.

Esses grupos, organizações e pessoas são o que chamamos de “capitães-do-mato”, aqueles que fazem o trabalho sujo. São aqueles que aparecem na mídia com discursos moralistas para te ferrar. São os lacaios do grande capital, da “Casa-Grande”. São os representantes dos 1%.

Os trabalhadores e trabalhadoras e a sociedade em geral precisam se esforçar para entender que um magistrado, um juiz, um desembargador, um promotor, um apresentador de TV, um parlamentar e até um presidente tipo o que o país tem hoje, não são exatamente parte da elite que controla o poder econômico e compra a seu bel-prazer o poder político.

Esses atores citados são os capitães do mato apenas. Eles são o pau-mandado das verdadeiras elites. São os escudos da “gulodice da minoria insaciável”, como afirmou certa vez o saudoso educador popular Paulo Freire.

Os 1% que controlam a riqueza e a produção da riqueza no Brasil estão fisicamente distantes do parlamento e até da mídia. Esse tipo não aparece com frequência, estão quase sempre escondidos em seus próprios interesses.

Não é fácil chamá-los nominalmente um a um. Por exemplo, a família Marinho, controladora da maior rede de comunicação do país que envolve TV aberta, jornal, TV Fechada, revistas, canais na internet, rádio de grande alcance… Seriam sim parte desse seleto grupo de controladores do poder econômico e que estão por trás de todas as mudanças ruins que acontecem hoje no país e que afetam diretamente os trabalhadores e trabalhadoras.

A revista Exame (revista controlada por eles) em sua edição de 13 de setembro de 2016, trouxe alguns nomes de pessoas que fazem parte dessa elite, desse 1% que controla a produção e a riqueza brasileira. Alguns nomes: Jorge Paulo Lemann, segundo a revista ele, além de mais rico do Brasil é também o 19o. homem mais rico em todo o mundo. Joseph Safra é outro que se destaca na reportagem como o bilionário com uma fortuna de 17,2 bilhões de dólares.

É essa gente que ganha com a destruição de Lula. É esse grupo seleto de super-ricos que controla não apenas a riqueza, mas explora brutalmente a força de trabalho no Brasil é que ganha com esse viciadíssimo processo judicial que será julgado em 2a.instância dia 24 de janeiro em Porto Alegre.

Essa é a cara da elite brasileira. Os 1% que não possuem nenhum tipo de interesse na vida do povo e da nação brasileira, a não ser explorar.

São esses os verdadeiros donos do poder. Os caras que estão usando jovens do MBL, parte da classe média idiotizada, o judiciário e o parlamento comocapitães do mato.

É dessa gente que Bernie Sanders falou, é desse grupo que os professores Marcelo Neves, Beatriz Vargas e Eugênio Aragão se referiam no dia de ontem no teatro Dulcina quando esclareciam de forma brilhante os vícios do processo contra Lula da Silva.

Os professores em suas falas afirmaram “tribunais e juízes acima das leis” agem como querem colocando em risco a democracia e o Estado de Direito no país. A insegurança jurídica é enorme.

A reação do povo tem que ser agora.

Quem se interessa pelo país e seu povo, reagirá agora!

Para concluir vou usar uma parte da matéria veiculada no jornal do PCO – Partido da Causa Operária que foi distribuído ontem durante o evento: “É preciso mobilizar a militância de todo o país para impedir a prisão de Lula e derrotar a direita e os golpistas, na lei ou na marra”.

 

*Mestre em Ciência Política, professor formado em História pela Universidade Estadual do Ceará em 1988.

 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. os juizes do trf4 vão

    os juizes do trf4 vão assassinar a justiça

    QUANDO A INJUSTIÇA SE TORNA LEI… A REBELIÃO TORNA-SE UM DEVER”.

     

    A HORA É : POVO NAS RUAS.

     

  2. Lula não é ladrão. Apenas

    Lula não é ladrão. Apenas ficou extaziado com os nimos que aceitou e reformou( a empreiteira pagou)

    É crime ou não ?

    Todos ex presidentes aceitaram mais do que isso e nada aconteceu.

    A pergunta é :

    Então vamos deixar como está ou processar os outros ex presidentes tbm/?

    Não sei a resposta. Mas sei que se Lula se safar, os ”mimos” continuarão ad seculum.

    1. Aceitou?

      Aceitou???

      De onde vem sua convicção???

      Eu concordo que deve existir muita gente com vontade de mimar Lula. Nada como ter um presidente em suas mãos. Eu e a força tarefa tinhamos a mesma convicção que você! Eu tinha certeza de que encontrariam uma prova qualquer contra Lula. Eu tinha certeza que Lula tinha recebido mimos dessas empresas.

      Aí veio a força tarefa e demonstrou por A+B que Lula nunca recebeu os tais mimos. Os inteligentes promotores e delegados tinham certeza: é só procurar que tem! O que conseguiram foi demonstrar que “não tem”!!! Só isso já faz de Lula uma grande pessoa! Não acredito que eu ou você, ou qualquer pessoa normal sobreviveriam à devassa que fizeram na vida do Lula.

    2. Pimenta nos olhos dos outros é refresco

      Então você quer um bode expiatório pra servir de exemplo? Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

  3. Sonhar(E LUTAR) é preciso !

    Com a volta da democracia, o Governo Lula deveria tomar, dentre outras providências urgentes, as seguintes medidas:

    a) Nomear o Eugênio Aragão como ministro da justiça com a determinação de desfascistar todas as polícias .

    Que tal indicar como diretor geral da PF o Dr.Armando Coelho Neto ? 

    b) Nomear o Almirante Othon Pinheiro como Ministro das Minas e Energia com a determinação de anular todas as ações  cometidas pelos bandidos entreguistas nas áreas do petróleo, gas, construção naval e energia nuclear .

    Dar total liberdade para que o Alm.Othon nomeie oficiais militares LEGALISTAS para as direções da Petrobras, Eletrobras, Eletronuclear etc…

    c) Nomear o ótimo Celso Amorim como Ministro das Relações Exteriores com a determinação de desfazer os acordos criminosos assinados pelos bandidos que sequestraram o Brasil em 2016 .

    Criar uma força tarefa internacional liderada pelo Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães para recuperar a imagem do Brasil no exterior . 

    d) Nomear o Lindbergh Faria como Ministro das Comunicações com a incumbência de democratizar as comunicações .

    Formar uma força tarefa com jornalistas independentes, lideranças sociais, trabalhistas e acadêmicas para a criação de emissoras de rádio e TV públicas, bem como impulsionar financeiramente as mídias sociais DEMOCRÁTICAS .

     

    1. Outras duas medidas importantes para retomar o Brasil :

      a) Nomear o Procurador Cláudio Fonteles como assessor especial para assuntos jurídicos e institucionais .

      b) Nomear o ínclito Delegado Paulo Lacerda como Diretor Geral da ABIN .

  4. A QUEM ASSINA COMO “ANARQUISTA SÉRIO”

    Algumas considerações sobre o que você disse logo abaixo:   1)  Você tem prova ou apenas convicção de que o Lula recebeu mimos tipo Triplex, sitio em Atibaia, apartamento do Glaucos, etc?  Se tem prova, sugiro-lhe a esperteza de vender essa prova para a cambada de Curitiba, que estando no mato sem cachorro com convicções e só isso, talvez lhe paguem boa grana; 2) se você não tem prova, cale tua boca ou invente outra conversa mole para aparecer; 3) Afinal, mesmo que Lula ou outros ex-presidentes tivessem recebido mimos, para que isso fosse crime seria preciso provar que houve contrapartidas que favoreceram os presenteadores (o toma lá dá cá) mas se o bando de Curitiba não conseguiu até agora mostrar essas provas, você, com suas provas, poderia ganhar mais grana ainda vendendo-as; 4) Toma lá dá cá é o que o ladrão traidor está fazendo na cara dura com os congressistas: emendas prá lá, voto favorável para não ser processado prá cá…e, no entanto, o bando do Judiciário, aí incluida a procuradora Dodge e ministros do STF não estão nem aí. Logo, por que o verme Moro se interessaria em provar o toma lá dá cá (que aliás, ele e a molecada de Curitiba não tem competência para provar em relação a nenhum ex-presidente, pois são apenas um bando de merdas….5) Mas uma coisa que o bando de merdas parece ter feito com alguma competência foram as acusações de caixa dois nos financiamentos de campanha. Foi caixa dois pra todo lado, comprovando apenas o que todo sabemos a zilhões de anos: que as campanhas políticas são manipuladas pelo poder da grana. Mas questões político-eleitorais são competência do TSE que, no entanto, não está nem aí para a compra de votos de o FHC fez descaradamente para se reeleger, e nem para a compra de votos que o Temer ladrão traidor tem feito na cara dura…….e daí fica a questão: se gastar bilhões para comprar votos de deputados e senadores pode, por que não pode caixa dois para campanhas eleitorais. Ou seja, é tudo uma grande hipocrisia…e o que esses malditos da Lava Jato fazem é uma coisa só: perseguir Lula e o PT porque é preciso tirar de vez todos os direitos sociais dos cidadãos, garantindo o extra-teto de juizes e promotores, desembargadores, procuradores, enfim, o bando de bandidos que persegue LULA……e aos quais você, Anarquista Sério parece quer ajudar e não sabe como.

  5. Covil de ladrões

    Parei de ler em “perseguição”. Já vi que se tratava de mais um ladrão, porque quem apoia ladrão se iguala a ele.

    Lula foi o líder do mensalão e é o do petrolão. A alma mais honesta do Brasil enriqueceu todos os seus familiares e amigos e si.

    PT é o partido mais corrupto que existe em todo o mundo. Não sobra um. Mas tem aqueles que não gostam de trabalhar que apoiam em troca de miséria, tem aqueles que adoram baderna, que quebram tudo em troca de miséria.

    Tem ainda os que acreditam que o projeto minha casa minha vida, bolsa família, etc, foram projetos desse tal partido, que na época de Fernando Henrique Cardoso alegavam que era troca de votos e agora faz o mesmo.

    Apoiadores de Lula são os tipos de pessoas mais burras, que querem quebrar o Brasil, fazer isso virar Ditadura, escassez de alimentos, poder concentrado na mãos dele, vide Venezuela, a qual esse molusco tanto elogia.

    Mas Lula já está velho. Não demorará muito para mudar as coisas.

    2018 é Lula na cadeia.

    1. O vagabundo, filho de uma

      O vagabundo, filho de uma chocadeira de beira de estrada, expele toda esta excrescência aqui no blogue por que sabe que tem a mesma impunidade de um Aécio Neves, Roberto Jefferson e outros bandidos . 

    2. Responder a esse tal Mateus Henrique
      Camarada, você mesmo, esse tal Mateus Henrique, se realmente for esse seu nome, e se porventura vir a ler à resposta a seu texto, quero que preste atenção, com certeza você deve fazer parte da elite minoritária ou parte da massa de manobra desses “capitães do mato”, e isso é claro; pode dizer qualquer coisa sobre o PT e seus integrantes, que lógico existem também pessoas de má indole, assim como no PSDB, MDB, DEM, enfim!!! Então para dar nomes aos “bois” que tal falarmos de nosso atual Presidente e suas artimanhas e canalhices as claras, nas barbas do povo, você topa?!? Claro que não!!! Assim se tivermos que classificar como corruptos porque não colocarmos 90% de todos os atuais politicos no balaio, porque infelizmente é isso que esta acontecendo no nosso país!!! Enfim o povo tem que acordar, deixar de aceitar essa corja e seus “acefalos” seguidores, que nem sabem o que dizem como você, esse tal Mateus Henrique, e começar a cobrar uma nova postura da classe política vigente!!! Porque não começar pela reestruturação do congresso, colocando seus salarios em um patamar menor, uma vez que são agentes públicos que dizem estar ali para fazer pelo povo, então que ganhem a média salarial do teto máximo da aposentadoria prevista pela Previdencia ao trabalhador comum!!! Isso te garanto que estes políticos não fazem!!! Ah e aos integrantes do MBL e do vem pras ruas, vamos sim protestar por um Brasil justo, mas vamos ser justos, vamos também mobilizar os cidadãos contra os integrantes mafiosos do PSDB, DEM, MDB e porque não também aqueles sem carater do PT?!?

  6. Essa acusação do tal Triplex
    Essa acusação do tal Triplex é simplesmente ridícula.
    Mesmo que a reforma e a decoração do ap tivessem sido feitas visando a entrega ao Lula, o que não é verdade, não haveria crime algum. Uma vez que não houve a efetiva entrega do ap, não há que se falar em crime. A legislação criminal veta ser crime a sua cogitação.
    Mesmo se houvesse a cogitação de um crime, o que não é fato, não constituiria crime se não houvesse a sua efetivação. Qualquer aluno principiante de direito penal sabe disso.
    Para completar, o próprio Moro declara não haver vínculo entre o tal Triplex e a corrupção na Petrobrás.
    Resumindo, o processo é um apanhado de nulidades.

  7. Esclarecimentos
    A reportagem fala no mais importante líder do mundo, na atualidade. Só gostaria de complementar que o Chefão é líder apenas da porção vagabunda e criminosa da sociedade brasileira e não representa a todos, aliás, muito longe disso porque no Brasil ainda tem gente decente, embora minoria. Obrigado.

  8. Uma luta de todos…

    O erro dos petistas é acharem que os planos de contingência de curto prazo vão salvar o país. Dar direitos para funcionários com empresas fechando em massa. Hoje quem é a elite são os políticos e as empresas que se sustentam neles. Hoje classe alta, média e baixa, deviam estar lado a lado e não contra um ao outro. A luta da classe média e alta é pela justiça, contra a corrupção! Se engana quem acha que isso tudo é golpe. Ir contra a constituição é golpe!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador