Para quem interessa a barbárie?

Por Rogério Maestri

Todos ficam pensando porque surgem estes novos movimentos sociais não organizados, ou melhor, aparentemente não organizados com pautas difusas e na maioria contraditórias entre si. Alguns detectam a mão de serviços secretos dos países desenvolvidos na organização neste processo, mas sempre permanecem grandes questões sobre o que embala tudo isto.

A primeira grande questão é qual seria o real objetivo dessa tentativa de “uma nova democracia” tanto nos países ditatoriais como nos países democráticos como o Brasil. A experiência tem demonstrado que todos os países que entraram prematuramente neste discurso de democratização ou através das armas ou mesmo através de revoluções pacíficas, hoje estão amargando uma crise após outra, levando a uma queda de qualidade de vida se seu povo e empobrecimento dos países. Alguns desses países que foram induzidos pelas armas a aderirem a nova democracia através de invasões como o Iraque, estão regredindo o seu nível de vida há situações do século XIX, chegando até a um ponto de não retorno.

A segunda pergunta, e mais importante é qual seria o motivo das nações mais desenvolvidas em financiar movimentos que podem levar a barbárie? Simplesmente por dois motivos, o primeiro é que a divisão dos países do terceiro mundo sempre foi a política dos impérios coloniais, divisão em pequenos países conforme as milhares de etnias que existem no mundo para que com pequenas dimensões não se crie a mínima condição de resistência.

O segundo motivo, que é uma novidade do último meio século, é a escassez dos recursos naturais. Acabando-se com os governos locais fortes, que bem o mal estão levando os países ao crescimento, acaba-se com o desenvolvimento e por consequência com a pressão sobre os limitados recursos naturais nos mundo. Há anos o Clube de Roma já detectou a insuficiência de recursos naturais para que todos os países do mundo atingissem um nível social mais próximo dos níveis dos países desenvolvidos, qual a solução, impedir o desenvolvimento.

Começou-se com o “aquecimento global” que atualmente mudou de nome para “mudanças climáticas”. Devido à resistência de grupos conservadores norte-americanos e europeus que não entenderam direito a sutileza da proposta, começou a se verificar que o problema do CO2 não é forte suficiente para criar uma pauta de desindustrialização, logo rapidamente tem-se que tentar uma solução que substitua e/ou fortaleça a política de engessamento do desenvolvimento. Nada melhor do que dominando a informação e desestruturando os governos, para criar uma agenda global de estagnação da economia a na situação em que ela está, os pobres continuam pobres e os ricos continuam ricos, pois as emissões de CO2 dois voltando para níveis de 1970 volta exatamente a situação de maior pujança econômica dos países hegemônicos.

Como forma de desenvolvimento dessa política, temos a derrubada dos ditadores que foram apoiados há mais décadas onde eles existiam e nos países democráticos levar o descrédito dos políticos e seus partidos não interessando se são ou não aliados. Para substituí-los se cria o vácuo, passado a responsabilidade do governo a ações antagônicas e contraditórias da chamada sociedade civil organizada, esta sociedade constituída por milhares de interesses simplesmente nunca criarão uma maioria propositiva, logo nunca haverá soluções, e no lugar de se andar para frente teremos uma fragmentação da sociedade, uma inércia da mesma com crescentes tensões sociais que tendem a levar a barbárie!

Sem querer os socialistas deram o caminho para o sucesso do domínio planetário pelos países desenvolvidos, um dos lemas do socialistas é “Ou o socialismo ou a Barbárie”. Nunca pensaram estes teóricos que talvez o grande capital tenha gostado da segunda opção solução de seus problemas, a barbárie!

Para atingir esta situação começou o domínio da sociedade pelas chamadas comunidades informáticas, que a maioria dos ingênuos pensam que são fruto dos movimentos sociais, porém quem gerencia estas comunidades informáticas tem uma origem e um dono, e por coincidência estes donos estão sempre no mesmo país. Como ficaria fácil e politicamente proveitoso simplesmente colocar um site consistente contra a política do primeiro mundo no lugar 1.000.000 na ordem de pesquisa do Google, e quem não aparece na Internet não existe!

O mais interessante de tudo que há centenas de vozes acadêmicas que teorizam sobre a “nova democracia”, pensando que estão na vanguarda desses movimentos, sugestões verdadeiramente estúpidas como participações no governo através da Internet são alardeadas como soluções mágicas, esquecendo que no Brasil foi um dos primeiros países do mundo que se tentou uma fraude cibernética para impedir a eleição de Brizola, e naquele tempo a informática era muito mais transparente.

Como conclusão geral podemos dizer que uma sociedade gerida por milhares de grupos de interesses sem uma ideologia própria levará a contradições que nunca permitirão o estabelecimento de uma pauta mínima de governança, e pior contra estes milhares de grupos de interesse haverá um pequeno grupelho de menos de um milhar que poderão se reunir tranquilamente num resort qualquer do Pacífico para discutir a verdadeira pauta comum, como manterem ou aumentarem os seus lucros.

A barbárie pode ser um problema para a imensa maioria da população do mundo, mas uma grande solução para a minoria.

Redação

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Teorias da conspiração podem

    Teorias da conspiração podem até ser instigantes, quando baseadas em algum fato.

    O autor não traz fato. Não diz de que movimentos está falando, de que sujeitos.

    Os Comitês Populares de Atingidos pela Copa, com suas pautas sobre remoções, trabalhadores impedios de trabalhar etc.? São eles fiannciados pela CIA ou algo que o valha?

    O MTST, com sua pauta sobre reforma urbana e moradia? São eles financiados pela CIA?

    O MPL com sua pauta sobre transporte público e gratuito, são eles financiados pela CIA?

    Os metroviários com sua pauta sobre condições de trabalho e serviço ao público são financiados pela CIA?

    É bastante sintomático de uma crise existencial do partido no poder quando ele começa a ver fantasmas em todos os lados, e começa a temer o próprio povo. Pior é que os governistas são mais realistas que o rei. Enquanto um Lula consegue pe,o menos diagnosticar e reconhecer o distanciamento do PT em relação ao povo, à ruas, talvez a maioria dos governistas reduzem os que não são correias de transmissão dos seus interesses como se fossem inimigos políticos.

    1. O PT sempre teve boas

      O PT sempre teve boas relações com o movimento social e continua tendo, mais do que isso o PT abriga em sua militância grande parte dos ativistas de movimentos sociais.

      Tanto Lula quanto Dilma sempre mantiveram os canais de diálogo abertos, em alguns momentos a relação fica tensa em outros momentos distensiona, o MST, o MTST, centrais sindicais e etc sempre dialogaram com os governos petistas.

      O que não aceitamos e não devemos aceitar é o aparelhamento de manifestações por grupos violentos, que na verdade não tem vínculo algum com movimentos socias e cujo objetivo é provocar artificialmente um ambiente caótico, que alimente às esperanças de uma direita que quer retornar ao poder a todo custo. 

      1. Paulo, seu comentário sofre o

        Paulo, seu comentário sofre o mesmo problema do texto aqui comentado:

        a quais movimentos você se refere quando fala que provocam um ambiente artificialmente caótico?

        E a propósito, a direita continua no poder. Você, quer dizer, o PT perder as eleições, o que é diferente da direita estar ou não no poder.

    2. Vamos ver, em outubro,

      Vamos ver, em outubro, quantos votos o PSTU, o PSOL, o PCO e o PCB terão. Duvido que somados cheguem a 2%.

      1. E o que índice eleitorais

        E o que índice eleitorais desses partidos tem a ver com o assunto discutido?

        que fixação louca em partidos e pesquisas eleitorais!

        A maior conquista de hegemonia da burguesia/grande imprensa é qando limita  o horizonte político das pessoas e da própria esquerda a eleições. Aqui chega-se a esse, ponto, até quando se fala de movimentos sociais alguém vem com índices eleitorais.

         

        1. Uai, Leo, acho que vc é a

          Uai, Leo, acho que vc é a única pessoa do país que ainda não sabe que os apartidários são do PSOL. PSTU e Rede; todos partidários, sem votos e, no caso da Rede, tão sem votos que, sequer conseguiram assinaturas para fundar um partido. Dessa fase, acho que todo mundo já passou… Inclusive, os próprios partidos trataram de correr atrás do prejuízo, veiculando videos contra o voto nulo, que vinham pregando pela redes, qdo viram que a situação do PT não se alterava e a deles tampouco.

  2. Pq reclamar daquilo o que

    Pq reclamar daquilo o que colhe, se antes plantou.

    Subversiva foi a ação da esquerda por anos.

    Agora a esquerda é a favor da lei e da ordem?

     

     

    1. basta chegar ao poder que os

      basta chegar ao poder que os subversivos se tornam logo conservadores.

      Lições esquecidas do anarquismo clássico, que se repetem…

      Os governistas não conseguem olhar em perspectiva histórica, perceber que o que era movimento se tornou burocracia ao chegar ao “poder”, e obviamente surge de baixo outros movimentos, afinal a sociedade se mexe, os conflitos sociais continuam a existir, assim como a indignação com a exploração.

      Os governistas querem paralisar a histórica, a veem de forma estática, e não dinãmica, assim fazem análises pelo que o PT e certos movimentos foram tempos atrás e não na posição que estão hoje.

      1. Leo V = Aliança Liberal
        Os

        Leo V = Aliança Liberal

        Os extremos se atraem, se ajudam, e se unem para derrubar o governo eleito democraticamente.

         

        1. Acho que é o contrário, o

          Acho que é o contrário, o Aliança Liberal é que fez um post zapatista.

          Se os liberais agirem como revolucionários…

          Se o Gilmar Mendes escrever algo que preste, não tenho prlema nenhum em concordar com ele.

          Se a Veja disser que a terra é redonda, nem por isso vou dier que ela é quadrada.

  3. ” Como conclusão geral

    ” Como conclusão geral podemos dizer que uma sociedade gerida por milhares de grupos de interesses sem uma ideologia própria levará a contradições que nunca permitirão o estabelecimento de uma pauta mínima de governança, e pior contra estes milhares de grupos de interesse haverá um pequeno grupelho de menos de um milhar que poderão se reunir tranquilamente num resort qualquer do Pacífico para discutir a verdadeira pauta comum, como manterem ou aumentarem os seus lucros.

    A barbárie pode ser um problema para a imensa maioria da população do mundo, mas uma grande solução para a minoria.”

    É, exatamente isso. Acaba-se por excluir a sociedade, inclusive desqualificando a representação simulando incluí-la. Não, por acaso esses movimentos tem alvejado conquistas duríssimas de todos os povos: voto, partidos, sindicatos… 

    1. quais movimentos tem alvejado

      quais movimentos tem alvejado votos, partidos e sindicatos?

      Você foi contra ou a favor da última greve dos rodoviários em São Paulo? E da greve dos garis no Rio?

      Você acha que os trabalhadores devem dar benção à burocracia sindical, ou devem se organizar pelos seus interesses e direitos independente do que pensa a direção sindical oficial?

      1. Seu terceiro parágrafo

        Seu terceiro parágrafo responde a pergunta que vc faz no primeiro.

        Sou contra greves oportunistas que tenham como objetivo conquista ou manutenção de direitos.

        1. De resto é o que o post

          De resto é o que o post destaca… que movimentos??? Ou seja, não foi ninguém… Não gritaram sem partido, não fizeram campanha pelo voto nulo/não nos representam; ninguém tentou ameaçar o Congresso Nacional ( representação dos outros ), ninguém depredou assembléias legislativas… Ou seja, ninguém estava em lugar nenhum… Um movimento criado para simular representar todos e não responsabilizar ninguém. E, se tivesse dado certo e o Brasil visse seu governo derrubado? Quem assumiria sua participação. Por enquanto, só vejo pessoas comentando como se estivessem observando, de fora, testemunhando, fazendo leituras… Mas assumindo participação e explicando os objetivos, como integrante, ainda não vi, não. Essa correria para tentar colar no MTST e MPL as tais jornadas de junho, não convencem ninguém. KD aquelas pessoas todas? Saíram de onde? Quem orientou as depredações, garantindo que seriam livres de qq tipo de responsabilização? Não tô filosofando, não. Eu estou perguntando. Pelo menos, até aqui, tudo o que aconteceu deve ser atribuído ao MTST e ao MPL, é isso?

          1. O autor do texto não fala em

            O autor do texto não fala em “jornadas de junho”, fala abstratamente em “movimentos”.

            Quais movimentos? Essa é a pergunta que ninguém sabe responder.

            E é para manter essa indeterminação justamente para que possam ser todos.

            Greve dos garis e rodoviários foram oportunistas por que?

            A pauta dessas greves foi a mesma de qualquer greve: beneficios pecuniários…

            Espero que você consiga me explicar o motivo dessas greves terem sido “oportunistas” (no sentido negativo que vc dá), em relação a outras greves que vc não considere “oportunistas”.

             

          2. Acho que vc não está

            Acho que vc não está entendendo Leo V; já disse que considerei as greves oportunistas pq tinham como objetivo aproveitar eventos para difundir a sensação de caos. Grupos independentes, dando suporte ao que querem chamar de ” movimentos”  e eu vou continuar chamando de jornadas de junho pq era o nome bonito enquanto tudo parecia dar certo. ” movimentos”, não existe, tanto assim que vc mesmo tentou “oficializá-los” escudando-os no MPL e MTST. Quanto a pergunta que ninguém sabe responder, veja que situação estranha, dá para acreditar na existência de um movimento que ninguém sabe qual é mas que contou com um respaldo midiático anormal, inclusive mídia internacional? Dá para acreditar na existência de um movimento que embora ninguém saiba o que é, já originou teses e mais teses acadêmicas, sem, no entanto, aparecer qq pessoa vinculada a ele? UM BLEFE MIDIÁTICO respaldado no meio acadêmico; nada além disso. Uma tentativa de golpe frustrada e que contou com o apoio das maiores universidades do país. É…de fato é constrangedor a ponto de todo mundo ter fingido não notar. O mais contrangedor é, exatamente,o que está acontecendo, agora. Eu não fiz e nem faço parte de ” movimentos” desse tipo e, então eu pergunto, quem são os responsáveis, lideranças, idealizadores do tal movimento; a resposta… rá, aí é que está ninguém sabe… Olha Leo V, a última vez que eu ouvi algo parecido, os grupos eram tratados como ” forças ocultas” e o resto da história vc já conhece. Quem se esconde sabe que está agindo de má-fé. Ninguém sabe qual o movimento, ninguém participou mas é o melhor caminho para o país… É, faz sentido….

  4. PERFEITO.Autoevidente, à luz

    PERFEITO.
    Autoevidente, à luz dos fatos conhecidos.
    Quem resiste a admitir, ou é míope, ou é cúmplice.

  5. Pode ser que sim pode ser que

    Pode ser que sim pode ser que não, mas que tivemos um presidente que se elegeu para governar para o povo mostrando os cinco dedos significando saude, educação etc e fez justamente o contrario vendendo todos os ativos do país a preço de banana sem que tenha cogitado nada diso em sua campanha, arrochou o salario do trabalhador, fomentou o desemprego levando familias á miséria enquanto grupos financeiros lucravam na compra das estatais e nos juros estratófericos (na educação gerou os tubarões do ensino), isso houve, se elegeu com um discurso e fez o contrario, acabou com a denominação de industria nacional, abriu a navegação de cobotagem, acabou com o programa nuclear aderindo ao tal sistema do “guarda chuvas”, vendeu o sistema de vigilancia da Amazonia entre outras estutícies.

  6. Nossa! Os “bárbaros” voltaram

    Nossa! Os “bárbaros” voltaram a se manifestar! O negócio deles é a confusão, nada de solução!

  7. Oi, Cristiana: olha a foto do

    Oi, Cristiana: olha a foto do aliança liberal!!! É a referência dele de poder! É mole? O que entendem de justiça para o povo? Algum  desses ai pode  explicar? Um mascarado entende de justiça? Ora, então porque não protesta contra a nossa SECULAR CORRUPTA JUSTIÇA? Na verdade, é porque a mídia não manda eles fazerem isso!

    1. O mais importante é que,

      O mais importante é que, finalmente, esse debate começa a ser feito. Até então, todo mundo pisando em ovos. Acredito que o espanto do Brasil com o próprio Brasil, em função do sucesso da Copa, fez com que as pessoas se perguntassem, afinal, quem eram aquelas pessoas que conseguiram, via mídia, se passar por um país inteiro e que nos rifaram como bárbaros, infelizes, miseráveis e acuados por uma ditadura? Qual é o Brasil real e pq razão um grupo específico recebeu a honra de poder falar por um país inteiro? O bom de não ter ” liderança” é que numa hora dessas, não aparece ninguém para dar explicações. 

  8. Enquanto digito escuto

    Enquanto digito escuto Datena, que parece pinto no lixo com a queda do viaduto, agora sugerindo (ou desejando?) que o mesmo pode acontecer com os estádios. Já julgou e prendeu o engenheiro do viaduto. Ele foi dos muitos que lutaram contra a copa. Como momentarista dos jogos pela Band, havia melhorado, mas, pelo visto, tá querendo ver uma grande desgraça nos estádios. Devia ser impedido de comandar programas televisivos todos que prestam apenas desserviços à sociedade. 

    Só falta, mais tarde, Boechar entrar na mesma onda do Datena, pois ele teve seu momento em que desejou, ardentemente, as manifestações degradantes. Na rádio Band, pelo Youtube, o vi dizer que a turma tinha mais era que quebrar e arrebentar. 

    São muito, enfim, desejosos da babárie.

  9. BRILHANTE ANÁLISE ESCLARECEDORA

    O artigo em tela apresenta uma brilhante análise objetiva da estranha realidade política e social observada na atualidade. O destaque da velha e inescrupulosa estratégia opressora de dividir para imperar é a chave para decifrar as aparentes esquisitices e pseudo novidades das conjunturas políticas e sociais deste mundo cruel. Vale acrescentar que a promoção do anarquismo constitui um recurso extremo utilizado há tempos pelos fascistas. Urge difundir esta percepção esclarecedora, para que se estruture a mobilização de uma resistência democrática, pacífica e progressista.

  10. Tempos difíceis pela

    Tempos difíceis pela frente. 

    Pouco sol e muitas nuvens escuras no horizonte

    infelizmente ainda não dominamos o tempo!

    Apenas podemos nos proteger, da chuva, vento, frio, trovões e raios, para, aos que suportarem, contabilizarem os estragos e começar a reconstrução em novas bases. 

    É o que vejo no horizonte dos próximos 50 anos!

  11. REITERAÇÃO DE COMENTÁRIO

    Considero um dever ressaltar aqui que continua a ocorrer a danosa falha de funcionamento do site que resulta, na prática, em bloqueio temporário de comentários que são exibidos somente muito tempo depois de serem postados.

    Já explicitei anteriormente neste site que esta tipo de mal funcionamento possui um potencial danoso muito maior do que pode parecer a princípio pois, se, por um lado, os comentários adiados acabam por ser exibidos em algum momento, por outro lado, a exibição de um comentário muito tempo depois da exibição de outros comentários postados há mais tempo tende a diminuir bastante a quantidade de leitores que chegam a visualizar os comentários cuja exibição é adiada.

    Portanto, o postergamento da exibição de um comentário tem o efeito de diminuir a visibilidade de seu conteúdo.

    Todavia, visto que já passam das 20 horas, reitero a seguir o comentário enviado às dezoito e quarenta e cinco:

    BRILHANTE ANÁLISE ESCLARECEDORA

    O artigo em tela apresenta uma brilhante análise objetiva da estranha realidade política e social observada na atualidade. O destaque da velha e inescrupulosa estratégia opressora de dividir para imperar é a chave para decifrar as aparentes esquisitices e pseudo novidades das conjunturas políticas e sociais deste mundo cruel. Vale acrescentar que a promoção do anarquismo constitui um recurso extremo utilizado há tempos pelos fascistas. Urge difundir esta percepção esclarecedora, para que se estruture a mobilização de uma resistência democrática, pacífica e progressista.

  12. O autor até começou bem, mas

    O autor até começou bem, mas fantasiou um pouco.

    Ao incluir o aquecimento global e as mudanças climáticas na teoria conspiratória da barbárie, fantasiou completamente.

    Vai afirmar por exemplo que a seca anormal que impera em boa parte do país foi invenção dos EUA? Ou que foram eles que criaram, ou que não existe seca nem mudanças climáticas, que a estiagem em SP é mentira.

    Uma seca nunca vista antes na história deste país não seria uma mudança climática, seria uma invencionice? Nada se pode afirmar com relação a mudanças climáticas, ou com relação a aquecimento global, nem que sim nem que não, pois as mudanças são tão lentas que décadas de mudanças ficam imperceptíveis.

    _ _ _

    O autor deste texto até que pode se tornar um bom escritor um dia, mas ates precisa ser mais meticuloso, e afirmar apenas aquilo que pode provar, para ter um texto de qualidade, e com credibilidade, esta é minha dica.

  13. Um belo artigo p/reflexões: Parabéns ao Portal

    Maestri como sempre, toca fundo numa análise que parece evidente, com o uso da velha máxima, quase que maquiavélica: dividir para dominar.

    Destaco do texto: ” A segunda pergunta, e mais importante é qual seria o motivo das nações mais desenvolvidas em financiar movimentos que podem levar a barbárie? Simplesmente por dois motivos, o primeiro é que a divisão dos países do terceiro mundo sempre foi a política dos impérios coloniais, divisão em pequenos países conforme as milhares de etnias que existem no mundo para que com pequenas dimensões não se crie a mínima condição de resistência.”

    Na questão das políticas de ´cotas raciais´, já faz város anos, bons trabalhos acadêmicos denunciam isso.

    Nos meus embates contra as políticas públicas de segregação de direitos raciais – as perversas cotas raciais – com a manipulação da escassez em que sem investimento algum, o governo instala a disputa racial entre os mais pobres, retirando vagas de brancos pobres para as entregar a pretos/pardos pobres, em nome de um direito racial.

    Com tal escopo, aponto um exemplar de investimento imperialista da inteligência norte-americana, visando criar no Brasil, a dualidade racial edificando as divisões e disputas raciais, fomentadores de ódios ´raciais´, e enfraquecedora da unidade nacional acima de divisões ´raciais´, tão largamente constatada desde ´Raízes do Brasil´ de SERGIO BUARQUE DE HOLANDA, dos anos 1930, passando por CAIO PRADO, GILBERTO FREYRE,ORACY NOGUEIRA,  FLORESTAN, FHC, DARCY RIBEIRO, PETER FRY e outros.

    Em um comentário já antigo, em 08/7/2013, denunciava o propósito imperialista das cotas raciais em debate:

    Afirmava então (na íntegra aqui) >> http://advivo.com.br/comentario/re-sobre-a-atuacao-da-cia-no-brasil-46

    “- um dos maiores empreendimentos da inteligência norte-americana no Brasil, tem sido o financiamento via ´Foundacion´s´ com centenas de milhões de dólares visando envenenar as relações raciais no Brasil e nos igualar ao que há de pior nos EUA: uma sociedade dividida por direitos raciais segregados.

    Tal empreendimento, abraçado de forma estúpida pelos pelegos cooptados do movimento negro ocupando cargos em puxadinhos nos palácios e pela elite racista do centrão – o Senador Sarney foi o primeiro autor de uma lei de cotas raciais em 1997 e na condição de Presidente do Senado comandou a aprovação das leis raciais em 2010-2012 instituindo as cotas raciais – aliada ao petismo paternalista e já fora denunciado pelo antropólogo italiano LIVIO SANSONE nos final dos anos 1990 e consta no livro ´Negritude Sem Etnicidade´.

    Pelas semelhanças da geopolítica, território e população temos a vocação de potência concorrente dos Estados Unidos, no futuro. Há nessa campanha do racialismo estatal um projeto acadêmico e político da inteligência imperialista visando nos retirar uma vantagem competitiva singular e nos igualar no futuro ao que há de pior nos EUA, fomentado por investimento de milhões de dólares pelas foundations norte-americanas no Brasil e em outras partes do mundo.

    O objetivo dos investimentos foi a formação de uma elite política, intelectual e acadêmica defensora de políticas raciais e da convivência com o racismo, numa versão moderna da doutrina americana: “iguais, mas separados”. Em 1896, a Suprema Corte dos EUA entendeu que a separação compulsória de direitos de pessoas de origens raciais distintas não caracterizava violação da 14ª Emenda – que assegurava a igualdade a todos os cidadãos.

    Essa doutrina de direitos separados prevaleceu nos EUA até a vitoriosa campanha do Movimento por Direitos Civis, liderados pelo dr. Luther King nos anos 1960. Porém, continua arraigado na cultura norte-americana produzindo conflitos raciais. Violando e marginalizando os afro-americanos. 

    Essa influência da cultura acadêmica norte-americana, está na literatura acadêmica recente com o livro A Curva do Sino (1994), que pretende comprovar a desigualdade e inferioridade nata dos afro-descendentes, exigente de políticas estatais diferenciadas na lei.

    Os atuais objetivos das foundations é um fenômeno constatado desde os anos 1990, conforme Livio Sansone (Negritude sem Etnicidade, 2004), da UFBA: “O Brasil nunca foi um paraíso racial, nem tampouco é hoje um inferno racial: o que mudou drasticamente foi a perspectiva dos cientistas sociais e dos intelectuais em geral no tocante à raça no Brasil. Essa mudança deveu-se sobretudo à alteração dos projetos políticos do meio acadêmico e das fundações Ford, Rockfeller e Mac Arthur, uma vez que os Estados Unidos sempre tiveram uma importância indireta na definição das relações raciais como área de estudo no Brasil”  http://www.ceao.ufba.br/fabrica/ Lsansone_07.doc (p. 269, Negritude sem etnicidade. Salvador/Rio de Janeiro: EDUFBA/Pallas).”

    Parabéns ao Portal, que recebe a excelente colaboração de MAESTRI – cada vez mais rara em face da medíocre disputa política eleitoral – para essa indispensável reflexão de um fenômeno que é mundial, e de interesse, da minoria detentora do poder econômico.

    A ´eles´, exclusivamente, interessa a barbárie das divisões internas nos países em desenvolvimento, enfraquecedora dos projetos nacionais, como a solução à escassez de recursos naturais que faz dos 7 bilhões de humanos, pelo menos, um bilhão permanecer na miséria absoluta e outros cinco bilhões, sobrevivendo abaixo do mínimo necessário: “A barbárie pode ser um problema para a imensa maioria da população do mundo, mas uma grande solução para a minoria.”

     

    1. Os argumentos do Sr José

      Os argumentos do Sr José Roberto F. Militão não me conveceram. A avaliação que faz das políticas de cotas sociais está absolutamente equivocada. Políticas de cotas raciais não é dividir projeto nacional, o que divide a nação é a segregação imposta aos negros há séculos. Absurdo é passar em uma Universidade pública e ver os estacionamentos repletos de “carros do ano”. Igualmente nas repartições públicas mais cobiçadas pelos concurseiros.

      1. Cotas raciais não é equivalente a AÇÕES AFIRMATIVAS

        Prezado Sérgio,

        A solução para a desigualdade entre brancos e pretos/pardos somente será resolvida com ´investimentos´ orçamentários, ou seja, a redução da pobreza e a igualdade de oportunidades com eficiente combate às discirminações.

        Porém, cotas raciais, é perversa. A sua utilização não irá reduzir os ´carros do ano´ nas universidades. Basta você pensar um pouquinho: quem perde as vagas para as cotas raciais?

        Faça um raciocínio simples. Não são os primeiros colocados nos vestibulares. São os últimos colocados. Os mais ricos, de melhor formação, das grandes escolas privadas e cursinhos que custam R$ 4.000/5.000 por mês é que ficam com 90% das primeiras colocações em vestibulares e concursos públicos.

        Quem são os últimos colocados: os brancos mais pobres que vão perder as vagas para os afrobrasileiros oriundos do mesmo bairro, da mesma escola, da mesma rua e até da mesma família. Isso é uma mesquinharia do estado, e já está levando para o seio das famílias, das escolas públicas e da juventude imatura pré-vestibular uma disputa ´racial´. Ou seja, serão incluidos ou excluídos, com base num falacioso direito ´racial´ que nós brasileiros sempre repudiamos.

        Nós brasileiros já disse SERGIO BUARQUE em ´Raízes do Brasil´, não temos pertencimento racial. Nos EUA eles cultivaram a cultura do pertencimento racial. E a denúncia é essa: eles querem nos impor a partir dos mais pobres a idéia do pertencimento racial, e a partir disso, a divisão e o ódio entre as ´raças´.

        Isso está perfeitamente compatível com o contexto trazido e magistralmente demonstrado pelo prof. MAESTRI. Se vc perceber o que estão fazendo nos países árabes Iraque, Síria, Líbia etc, além do que já fizeram na África, perceberá que no Brasil, onde não temos conflitos territoriais e étnicos, a única possibilidade de divisão nacional se dá pelo investimento das Foundacion Ford e outras, na criação de direitos ´raciais´.: ” A experiência tem demonstrado que todos os países que entraram prematuramente neste discurso de democratização ou através das armas ou mesmo através de revoluções pacíficas, hoje estão amargando uma crise após outra, levando a uma queda de qualidade de vida se seu povo e empobrecimento dos países. Alguns desses países que foram induzidos pelas armas a aderirem a nova democracia através de invasões como o Iraque, estão regredindo o seu nível de vida há situações do século XIX, chegando até a um ponto de não retorno.”

        Meu caro, por fim, preciso lhe assegurar que sou dos mais antigos defensores da doutrina de Ações Afirmativas, e essa doutrina não se sustenta em bases de segregação de direitos raciais. É a adoção de políticas públicas de diversidade humana que norteiam as ações afirmativas, e não a tal diversidade ´racial´.

        Ações Afirmativas exigem investimentos orçamentários e as cotas raciais, apenas manipula a escassez, retirando vagas de brancos pobres para entrega-las a pretos/pardos também pobres. Uma política confortável para a irresponsabilidade do estado que está produzindo um ambiente mesquinho acolhendo a lógica do racismo que é afirmar a diferença racial e uma hierarquia racial, pela qual, os pretos/pardos seriam uma ´raça negra´ aquela que o racismo diz ser a ´raça inferior´ e que precisa de um privilégio para poder competir. Isso, meu caro, é racismo.

        abraço.

  14. Sempre um prazer encontrá-lo

    Sempre um prazer encontrá-lo por aqui, Maestri.!!

    Mas, concordo com você…..é aquele velho negócio….para existir os ricos, é preciso que haja muitos pobres!!  O mais interessante é constatar que muitos ainda não se deram conta disso!!!  Foi-se o tempo em que haviam lados e o inimigo era facilmente identificado.  Hoje, para causar qualquer rebuliço, basta inflar  grupos.. gritar o que alguns querem ouvir, e pronto.  Pegue qualquer bandeira, e saia por aí…..imediatamente alguem perceberá a sua “utilidade” .  E é um modo eficaz pois não deixa de ser uma causa, até simpática, aos olhos da grande massa desinformada.  Quem não almeja seus 15 minutos de fama?  Cadê Sininho?? Foi útil….serviu aos propósitos….   E assim é….fácil implantar um estopim, fácil direcionar “situações” que lhe beneficiam lá na frente.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador