A velhice não é a pior parte parte da vida, por Giuliano Cedroni

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – “O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade e também um de seus grandes desafios. (…) Ainda assim, a publicidade conseguiu convencer bilhões de pessoas de que ser considerado velho é das piores coisas que podem acontecer a um ser humano”, resumiu Giuliano Cedroni.
 
O jornalista passou a refletir sobre o tema ainda durante uma pesquisa extensa na biografia da fotógrafa Maureen Bisilliat, após analisar a série televisita “Outros Tempos Velhos”, e se espelhar na vida de Ney Matogrosso, além de outros casos que vai desenhando em sua coluna publicada na Ilustríssima, da Folha de S. Paulo.
 
Giuliano Cedroni
 
 
Da Folha da S. Paulo
 

“Eu não sei.”

Depois de meses pesquisando a extensa e impressionante obra da fotógrafa anglo-brasileira Maureen Bisilliat, de mais de sete horas de conversas, de passar alguns dias com a lente da Alexa colada nessa senhora de 86 anos, essa foi sua frase mais corajosa.

“Eu não sei”, repetia ela para a câmera de tempo em tempo, não sem antes refletir ponderada e delicadamente a cada pergunta. Maureen, que se embrenhou nos fundões do Brasil ainda nos anos 1960 para revelar o Xingu aos brasileiros em fotografias clássicas, referia-se não às questões de enquadramento, luz e ótica, mas às grandes questões da vida, como amor, família, arrependimentos.

O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade e também um de seus grandes desafios. A proporção de pessoas com 60 anos ou mais está crescendo mais rapidamente que a de qualquer outra faixa etária.

Até 2025, espera-se um crescimento de mais de 200% (algo em torno de 600 milhões) no número de pessoas consideradas velhas no mundo. Por mais que o mercado e a propaganda tentem esticar a juventude à base de slogans como “a melhor idade”, a velhice é um fato -e, pasmem, não é uma palavra pejorativa.

“De época remota”, “que tem idade avançada”, “que tem muito tempo de existência”. Eis algumas definições oferecidas pelo dicionário quando buscamos a palavra “velho”, que vem do latim vetulus. Em nenhuma existe a sugestão de que a velhice esteja inexoravelmente ligada a algo negativo.

Ainda assim, a publicidade conseguiu convencer bilhões de pessoas de que ser considerado velho é das piores coisas que podem acontecer a um ser humano.

Por princípio ninguém quer contratar um velho, namorar um velho, abrir um negócio com alguém considerado velho. No entanto, quando nos deparamos com situações-limite na vida, é na velhice que, ironicamente, encontramos confiança. Basta precisar escolher um piloto para um voo ousado ou um cirurgião para uma operação de risco.

IMAGEM TABU

Foi por causa de dados e incongruências como esses que iniciamos uma análise midiática sobre o tema antes de rodar a série “Outros Tempos_VELHOS”, em cartaz no canal MAX (terças, às 23h).

A velhice é constantemente mencionada na imprensa, em novelas e em palestras, mas poucas vezes mostrada. É mais palatável levar um gerontólogo a um programa matutino para falar sobre Alzheimer do que ir à casa de alguém que está perdendo os sentidos para registrar o processo.

Também ficou claro na pesquisa que a imensa maioria dos programas e reportagens sobre a velhice no Brasil prefere olhar o tema sob uma perspectiva positiva. Senhores atletas, senhoras tatuadas e outros idosos animadíssimos inundam telas e páginas da mídia como se fossem um retrato fiel dessa classe.

Basta olhar ao redor para encontrar exemplos nada glamorosos da velhice: septuagenários deprimidos, senhorinhas sem recursos para arcar com os cuidados necessários, filhos que não sabem como lidar com essa etapa da vida dos pais…

Logo no início do processo de criação da série documental, impunha-se o desafio: mostrar a velhice de forma crua, mas digna, sem recorrer a especialistas ou estudiosos. Só ligaríamos as câmeras diante dos velhos e velhas acima dos 60 anos.

A SOLIDÃO DE NEY

Ney Matogrosso foi das figuras mais impressionantes a despontar no processo de definição dos 16 protagonistas. Aos 76 anos, alcançou equilíbrio raro entre ética, estética e postura. Postura em relação à arte, ao sexo, à política, ao dinheiro, à mídia, postura de corpo.

Foi no conceito do “ser independente” que o jovem filho de militar se encontrou, deixando para trás uma vida castradora para se transformar em grande artista. Pode-se não gostar da música de Ney, mas só o mais preconceituoso não respeitará a trajetória do intérprete que é, segundo ele próprio, “homem, mulher, ave, bicho… estrela”. Sobretudo, independente.

Essa independência, entretanto, deixou-lhe uma herança palpável na terceira idade, a solidão. Depois de ter vivido três grandes amores -um deles com Cazuza-, ele hoje vive só. Entre os treinos de academia, ensaios com músicos ou momentos dedicados a desenhar retratos de estranhos, atravessa a velhice sem companhia afetiva. “Agora vou ter que encarar mais essa”, diz, resiliente.

Em tempos de discussão febril sobre a reforma da Previdência, vale olharmos com mais afinco para essa fase da vida. Entre 1980 e 2000, a população brasileira com 60 anos ou mais cresceu 7,3 milhões, totalizando ao fim do século mais de 14,5 milhões de indivíduos. O aumento da expectativa média de vida também foi sensível, oscilando de 45,5 anos em 1940 para 75,5 anos em 2015.

Estudos contemporâneos já dão conta do nascimento de uma “quarta idade”, que começaria após os 80 anos. De fato, o octogenário é ser humano bem distinto de seu par com “apenas” 60 primaveras…

MAGNATA DO ADUBO

É o caso de seu Fernando Cardoso, com seus impressionantes 102 anos e aparência de 70. Ainda na juventude, nos anos 1940, ele atentou para o imperativo de produzir alimentos em escala. Fundou então a empresa de adubos Manah, aquela do slogan “Com Manah, adubando dá”.

Karime Xavier/Folhapress
Fernando Penteado Cardoso, engenheiro agrônomo, que tem 102 anos
Fernando Penteado Cardoso, engenheiro agrônomo, que tem 102 anos

Logo aquilo viraria um pequeno império. No ínterim, seu Fernando formou uma família enorme. No ano 2000, descansou satisfeito quando a empresa foi vendida por uma soma vultosa. Missão cumprida, faz crer o modelo capitalista ocidental. Mas a velhice é mais complexa do que imaginamos…

Depois de perder a mulher, seu Fernando dispunha de algumas opções de moradia. Os filhos disputavam-no, alegando que a casa dele era grande demais para um homem só. Sem alarde, o industrial escolheu viver num lar de idosos.

Decidiu passar a fase final da vida ao lado de seus pares. Algo o deixa mais tranquilo ali, no casarão adaptado para cadeiras de roda e banhos assistidos, do que solitário em seu palacete.

Na conversa que tivemos para a série, a visão de seu Fernando sobre o ambiente ilustra a forma como o tempo brinca com anciãos. Diante da constatação de que o manejo dos recursos naturais pelo homem era visto com muito menos rigor na juventude dele do que hoje, palpita: “Esses ambientalistas fizeram uma confusão danada”.

HERMETO, O REBELDE

Hermeto Pascoal, 81, tem uma visão mais moderna da natureza. Na infância, passada no sertão de Alagoas, conheceu os deleites da mata de forma lúdica e nada monetizada. Caótico no pensamento, na maneira de viver e na sua expressão artística -a música-, Hermeto está mais conectado com o pensamento verde contemporâneo que seu Fernando, com quem divide um episódio do programa.

Enquanto o industrial não esconde o cansaço diante de tantas transformações, Hermeto é revolucionário -e isso até na forma como administra seus bens, as milhares de composições que criou ao longo da vida. Em determinado momento, ele abriu mão dos direitos autorais de sua obra, aplicando um magnífico golpe “copyleft” (livre direito de cópia) no coração do capitalismo.

O gesto de rebeldia, descobrimos ao nos aproximar de seu círculo íntimo, não levou em conta justamente a família, beneficiária da eventual herança.
Dos 16 personagens retratados nos oito documentários (um famoso e um anônimo por episódio), nenhum causou tanto assombro na equipe quanto José Virgulino, o Zezinho, 76, que passou a vida na ilha do Araújo, em Paraty (RJ).

Católico fervoroso, pescou no mar o seu sustento e casou-se com Dorvalina. Logo veio a primeira gravidez, interrompida por complicações. Na segunda, novamente a criança não “vingou”. Ao longo da vida, dona Dorvalina engravidou dez vezes; em todas as ocasiões, a criança ou nascia sem vida, ou falecia dias depois do parto.

Quando o convidamos a participar da série, Zezinho tinha perdido a companheira havia apenas três meses. Sua visão de mundo, a maneira de lidar com a dor e a generosidade com a vila de pescadores são mais valiosos no estudo da velhice que volumes inteiros da sociologia moderna. Naturalmente e sem estudos formais, Zezinho foi virando o líder espiritual de sua comunidade, onde ganhou o apelido carinhoso de Pai Zezinho. 
Seu par no episódio é a mais pop das líderes espirituais no país, Monja Coen, 70, que alcançou status similar ao de Zezinho por caminhos distintos.

  Alberto Rocha/Folhapress  
Monja Coen Roshi no templo de sua casa
Monja Coen Roshi no templo de sua casa

Depois de uma incursão pelo jornalismo, a jovem foi parar na Europa, onde acabou presa por tráfico de drogas.

Na solidão da cela, a meditação foi sua grande companheira, e daí para a vida monástica foi um caminho natural, afirma ela. Mas a sobreposição das duas trajetórias, minuto a minuto, cria uma terceira narrativa, a de que não controlamos a vida como desejamos.

Coen e Zezinho não poderiam ser mais diferentes, mas algo em suas vidas os aproximou. Não na forma, não no discurso, mas na necessidade de acreditar que é preciso haver algo mais nessa jornada que apenas peixe e jornal.

BRASIL IDOSO

Até 2025, segundo a OMS, o Brasil será o sexto país em número de idosos. Ainda há muita desinformação sobre a saúde do idoso e as particularidades e desafios do envelhecimento populacional para a saúde pública. Mas é fato que os brasileiros vão viver mais e que a população vai envelhecer.

Um caso de envelhecimento excêntrico é o da editora de moda Regina Guerreiro, 77. Aquela que foi por décadas a mulher mais temida e respeitada da indústria da moda no Brasil dedicou sua vida ao trabalho. Casou-se várias vezes, mas não teve filhos, e nunca escondeu que sua grande paixão estava na vida profissional. Passa os fins de semana sozinha, lembrando seu passado glamoroso enquanto dirige a criação de uma versão fantasiosa de seu próprio funeral.

  Paulo Troya + Renan Teles – 20.ago.2014/Folhapress  
A jornalista de moda Regina Guerreiro
A jornalista de moda Regina Guerreiro

Vilma Nishi, 67, é a personagem mais nova. Depois de uma temporada trabalhando como enfermeira em hospitais, começou a estudar os benefícios do parto normal e transformou-se numa das parteiras mais procuradas do Brasil.

Divorciada e com duas filhas, hoje toma conta de sua mãe, uma senhora acamada que mais parece personagem do cineasta japonês Akira Kurosawa. Essa casa, com quatro mulheres de diferentes idades, é dos lugares mais simples e intrigantes de toda a série. Ali não há grandes obras de arte nas paredes (como na casa de Emanoel Araujo), ou uma biblioteca singular (como no escritório de Hélio Bicudo). Mas algo insiste em chamar a atenção. Logo se percebe que é o amor, matéria-prima de que Vilma se serve fartamente na construção de sua velhice.

É respectivamente com Regina e Vilma, com a imagem de uma morte encenada e a de um parto bem real, que o retrato da velhice no Brasil se abre e se fecha.

Muitos me perguntam o principal aprendizado que a longa pesquisa sobre a terceira idade legou. Minha resposta é a de que a velhice é a soma de todas as nossas decisões -certamente a das grandes, como a relação com família e amigos, a escolha da carreira, o fato de ter ou não filhos, a posição política.

Ao mesmo tempo, muito tem a ver com as decisões médias, como o abandono de uma faculdade, a troca repentina de emprego, o investimento numa grande viagem.

Mas a velhice também é, curiosamente, a soma das pequenas decisões do cotidiano, como o “sim” para o almoço repentino com um amigo distante e o “não” para um trabalho desrespeitoso, porém lucrativo. Ou o simples ato de baixar o celular numa praça para observar as pessoas à volta.

Como me ensinou um velho cearense, tudo o que pensamos e falamos não chega perto, em importância, da maneira como agimos. Contudo, basta uma reflexão mais calma sobre o que aprendi com a pesquisa acerca da velhice para me confrontar mais uma vez com a frase de Maureen: “Eu não sei”.

 

*GIULIANO CEDRONI,* 44, fotojornalista, repórter e roteirista, escreveu e codirigiu, ao lado de Eduardo Rajabally e Susanna Lira, a série “Outros Tempos_VELHOS” (Prodigo Films), em exibição no canal MAX.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nosso exemplo é Lula já

    Nosso exemplo é Lula já idoso, passou por doença, enterrou duas esposas e está la no nordeste parecendo adolescente encima do palanque.

    Vida longa Lula

  2. É sim!

    Fiz 60 anos em dezembro. Ao longo do ano passado, estando às vésperas dos 60 e, portanto, do meu ingresso oficial na “terceira idade”, de vez em quando pensava que não estava sentindo tanta diferença. No fim de julho/16, o corpo mandou um lembrete: o joelho direito deu pau e, desde então, o simples ato de subir ou descer degraus tornou-se um problema. Levantar-se da cadeira depois de um tempo sentada passou a me trazer lágrimas aos olhos. Artrose. Não tem jeito, há paliativos. Depois de infiltrações, já posso me levantar sem dor (por um tempo), mas não posso mais sentar sobre a perna dobrada, como gostava tanto, nem dormir de lado. 

    Não há como negar: o equipamento vai se deteriorando pelo uso, não importa quanto vc tome medidas preventivas. A artrose é hereditária, estava todo tempo ali, só esperando a velhice para dar seus sinais.

    Propaganda é essa história de que a velhice presta.

    Vejo a merda em que está atolado o Brasil e penso: se eu fosse jovem, iria pra luta e teria a esperança de vislubrar uma virada. Agora, me falta energia pra luta (a não ser essa “luta” de araque na internet) e esperança de chegar lá. Fim de linha.

     

  3. Sou velho pela idade – 67,

    Sou velho pela idade – 67, mas por outro lado tenho sentido grande satisfação em viver. Não podemos dizer que a juventude é um estado de espírito, por que a velhice chega de fato. Mas não  devemos nos curvar aos estereótipos que colocam todos dentro de um mesmo saco de preconceitos e limitações. Tenho visto que manter a mente ativa e aberta ao aprendizado é uma das chaves para a saude. Como velho sei que não devo me ocupar de quimeras (coisa que deveria ter sabido aos 20), nem ficar preso ao que ja foi, afinal, o horizonte não é mais tão distante. De uns tempos para cá passei a viver com mais presença, dando valor a cada momento com os amigos, com minha mulher, com os filhos. Experimento cada gole de café de manhã, logo após meus alongamentos, trabalho com grande atenção e respeito por meus parceiros. Toco pra frente quando algo não dá certo, ao invés de lamentar como faria anos atras. Talvez seja mesmo como dizia Vinicius, no lindo Samba da Benção:”a vida é uma só” e eu não posso perder tempo.

  4. Sou velho pela idade – 67,

    Sou velho pela idade – 67, mas por outro lado tenho sentido grande satisfação em viver. Não podemos dizer que a juventude é um estado de espírito, por que a velhice chega de fato. Mas não  devemos nos curvar aos estereótipos que colocam todos dentro de um mesmo saco de preconceitos e limitações. Tenho visto que manter a mente ativa e aberta ao aprendizado é uma das chaves para a saude. Como velho sei que não devo me ocupar de quimeras (coisa que deveria ter sabido aos 20), nem ficar preso ao que ja foi, afinal, o horizonte não é mais tão distante. De uns tempos para cá passei a viver com mais presença, dando valor a cada momento com os amigos, com minha mulher, com os filhos. Experimento cada gole de café de manhã, logo após meus alongamentos, trabalho com grande atenção e respeito por meus parceiros. Toco pra frente quando algo não dá certo, ao invés de lamentar como faria anos atras. Talvez seja mesmo como dizia Vinicius, no lindo Samba da Benção:”a vida é uma só” e eu não posso perder tempo.

  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    BOSTA HAHAHAHAHAH
    FALA ISSO POR QUE NUNCA FOI BONITO NA VIDA, OU SEJA NÃO FAZ DIFERENÇA SER VELHO
    PESSOAS BONITAS NÃO VÃO QUERER ENVELHECER E ISSO É UM CASTIGO :/…. EU ACHO

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador