Com Haddad, São Paulo tem o prefeito que deveria ter conhecido há uma década

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Antonio Risério

Um prefeito necessário

Da Folha

São Paulo tem, hoje, o prefeito que deveria ter conhecido há mais de uma década. A engenharia antiurbanística da ditadura militar, que se apresentava como solução para o futuro, era, na verdade, um atraso de vida, uma obsessão viarista de olhos fechados para a qualidade de vida na cidade.

As administrações de Luiza Erundina (1989-93) e Marta Suplicy (2001-05) se voltaram para realizações sociais, mas não exatamente citadinas. José Serra (2005-06) e Gilberto Kassab (2006-2013) deixaram correr solto o barco da urbe neoliberal. E perdemos tempo.

Só agora, com Fernando Haddad, São Paulo se concentra em si mesma como realidade socioespacial específica, carente de ações que a direcionem para um novo modo de vida. Haddad entrou em campo muito mal, cambaleante, quase ferido de morte por seus supostos companheiros.

Ainda durante a campanha eleitoral, a novidade que ele pretendia encarnar foi desfigurada impiedosamente por uma aliança oportunista com Paulo Maluf, que foi obrigado por Lula a fazer.

Em seguida, Dilma o humilhou publicamente, obrigando-o a recuar numa decisão sobre aumento do preço da passagem de ônibus. Haddad parecia um perdido, um sujeito que seria manobrado facilmente em qualquer direção determinada por seus superiores na hierarquia política (ou partidária) brasileira.

Mas não é isso o que vem acontecendo. Haddad descobriu, em tempo, que a saída era ser ele mesmo. E tirar partido, inclusive, da distância e do isolamento com relação aos ditames tantas vezes estreitos do PT. Sim, há momentos em que a solidão política é boa conselheira. Até porque o pensamento de Haddad encontrou uma “ecologia” favorável para medrar.

Era cada vez maior o número de paulistanos convencidos de que a cidade precisava buscar soluções fora da cartilha de sempre, encarando a questão da mobilidade urbana e discutindo sem temor o beco sem saída automobilístico, com todas as suas implicações ambientais.

É certo que esses paulistanos abertos para as novas soluções constituem ainda uma minoria –e não tão barulhenta quanto a dos proprietários de automóveis individuais. O que significa que Haddad se move, ao mesmo tempo, numa conjuntura mental propícia, mas minoritária.

A situação cultural e política é complicada. Se é cada vez maior o número dos que aceitam a vantagem ambiental da cidade compacta e a mescla programática de classes sociais no espaço citadino, assim como o retorno ao centro, persistem, na contramão, tabus arraigados, signos de status, falsos direitos adquiridos. E a batalha é pesada.

Mas Haddad entendeu três coisas fundamentais. Que teria de trabalhar com dificuldades orçamentárias, sem esperar qualquer solidariedade federal. Que teria de repensar e rediscutir o sentido desta cidade em maré adversa, enfrentando os preconceitos do conjunto da população, sem contar com a boa vontade da mídia. E deixar taticamente de lado o projetismo tipo “Arco do Futuro” em favor de um realismo mais pedestre, no horizonte do possível.

Não teremos mais de levar utopia alguma à sociedade. A sociedade é que se verá obrigada a entender que a cidade ideal, agora, está se fazendo cidade necessária.

ANTONIO RISÉRIO, 61, antropólogo e urbanista, é autor de “A Cidade no Brasil” (Editora 34)

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo plenamente. Mas o

    Concordo plenamente. Mas o Haddad vai ter um longo e espinhoso caminho pela frente. O s resultados de suas ações de mobilidade vão contra esse sentimento de “liberdade” do pessoal dos automóveis. Até eles perceberem, que o que falta na cidade (e que eles glorificam nas capitais européias) vai aos poucos sendo construido e trazendo bons resultados, como o caso das faixas esclusivas de ônibus, que o judiciário logo se engraçou em travar.

    Taí, agora a polêmica sobre as ciclovias, outro item admirado em algumas cidades européias.

    1. Quem desconstruiu o PT foram

      Quem desconstruiu o PT foram figuras como Zé Dirceu, Vaccari, Delúbio Soares, dentre outros. O Haddad na verdade dá uma luz ao PT, mesmo que o partido hoje não ajude.

      Se você gosta mesmo do partido deveria relfetir um pouco sobre as ações e rumos que a liderança dele tomou. As vezes uma reflexão necessária. A não ser que você ache que a grana que o Dirceu ganhou de “consultoria” seja realmente lícita.

        1. Quem não concorda com você é

          Quem não concorda com você é troll? Você é muito mais parecida com aquela turminha que frequenta blogs do nível Constantino e Azevedo do que você pensa.

      1. A estatura de um homem

        A estatura de um homem público como José Dirceu não esta a altura da avaliação de qualquer um. Ele é o cara, tanto que o prenderam injustamente. Vaccari, Delúbio são homens corajosos que mesmo sabendo como seriam perseguidos assumiram cargos no partido. Estão presos por perseguição política. Quem são os “santos” tesoureiros do Psdb e do Psb? Ambos os partidos roubaram a Petrobrás na Lava Jato. Contra Vaccari não há uma prova sequer.

        Votei e voto no José Dirceu. E a  grana que ele ganhou em consultoria é tão válida quanto a grana  do genro do FHV, do Bacha, do Malan, do Arminio enfim de todos os tucanos e assemelhados. Quem pode vender serviço tem mercado.

      2.  
        Realmente, lícita foi a

         

        Realmente, lícita foi a compra do segundo mandato para o fernando henrique entregar o patrimônio público. Tarefa não cumprida pelo incompetente no primeiro período.

        Licitas são as negociatas do josé serra. Lícitos são os desvios de Furnas, a contrução de aeroporto em terras de familiares com dinheiro público. Lícito foi o mensalão tucano financiado pelos cofres da estatal Furnas. Lícito é o transporte de pasta base de cocaína no helicóptero dos amigos e correligionários perrelas. Assim como, é lícito o estrondoso silêncio em torno dessa bandidagem, branca, preparada, atucanada.  

        Vale lembrar que o relatado acima é absolutamente inrelevante se confrontado com o tamanho real da destruição provocada ao país, por estes nefastos predadores tucanos.

        Orlando

        1. Não sou tucano, colega, seu

          Não sou tucano, colega, seu comentário para mim não representa nada. E não sou anti PT, pelo contrário, votei 13 para as últimas eleições presidenciais. Agora, eu não sou cego. Uso meu cérebro. De vez em quando você poderia usar o seu também.

  2. Exatamente!
    Lendo esse texto,

    Exatamente!

    Lendo esse texto, eu me lembrei de uma experiência que passou uma amiga  em um edifício no Rio Vermelho, em Salvador.

    Ha uns 30 anos houve um grande assalto na Bahia, acho que ao Banco Central, a polícia armada até os dentes entrou no prédio e pegou um vizinho recém chegado.

    Ninguém  conhecia  o homem, até aparecer sua história nos jornais. Levaram o homem, e ficou a filha de uns doze anos, Algum tempo depois voltaram, cada um com uma bazuca do tamanho do diabo e desciam levando a menina. Algumas senhoras do prédio se rebelaram, com uma Sra Marlene à frente barraram a passagem e disseram que eles não tinham o direito de levá-la, encararam os caras e eles tiveram que recuar.

    Como será que agiria nossa intelectualidade vivenciando uma situação perigosa dessas?

    Nesse  antipetismo nojento, até os intelectuais para admitirem que um Prefeito do PT é bom gestor, tentam transformá-lo em um ET e inimigo das outras  lideranças de seu Partido. Assim, não incomodam a Mídia e não sofrem perseguição. 

     

     

  3. Os paulistanos não acham,

    Os paulistanos não acham, acham sim que é um Celso Pitta estilo coxinha.

    Ah, antes que venham acusar os paulistanos de fascistas, reacionários e coxinhas neoliberais pelos baixíssimos níveis de aprovação do prefeito petista, lembro que quem elegeu Haddad foram os paulistanos.

  4. Votei no haddad. E só volto a

    Votei no haddad. E só volto a votar nele se o hospital que ele prometeu para a região que moro estiver funcionando de verdade até outubro de 2016. Cumprindo a promessa feita, me esqueço até que ele colocou Chalita como secretário da educação. Se alguém me explicar o porquê dessa escolha – que, claro, não foi feita pela competência de Chalita – que o diga os professores da rede estadual de ensino.

    1. Promessas vs orçamento

      Penso que toda promessa eleitoral deixa implícito a seguinte frase: “contando com a previsão orçamentária atual”. 

      Se o orçamento se mantiver e ele não cumprir a promessa do hospital, aí você não deve mesmo votar nele novamente. Agora, se a oposição (ou mesmo a situação no plano federal) sabota o orçamento da prefeitura e os desavisados eleitores não percebem… aí o negócio está perdido mesmo.

      1. Se Haddad perceber que não há

        Se Haddad perceber que não há dinheiro, que ele se vire pra arranjar. Nessa hora é que se vê se um governante tem ou não imaginação e coragem para conseguir recursos para cumprir aquilo que prometeu  – ainda mais que é uma promessa que atende a uma das regiões mais carentes de leito hospitalar de SP. E se o prefeito perceber que ele está sendo sabotado pelo plano federal, que ele tenha  a hombriade de ir aos meios de comunicação e dizer ao desavisado eleitor que o governo do próprio partido dele está prejudicando uma região que mais votou nele e em Dilma. 

    2. A escolha do Chalita foi

      A escolha do Chalita foi feita para barrar a ida da Marta para o PMDB. Chalita aceitou o convite para a secretaria de Educação e fechou um acordo para ser o vice do Haddad na próxima eleição. Ou seja, o que menos importou para o prefeito foi a competência do moço. Importante, mesmo, era fechar as portas do PMDB para a Marta, o que foi feito.

       

       

    3. Então o seu voto é dessa

      Então o seu voto é dessa qualidade? Você vota contra a entrega de produtos específicos que atendam o seu interesse particular? Projetos de futuro nem pensar?

      ***********************************

      E depois reclamam contra a “velha política”…

  5. Haddad deveria trocar Jilmar Tatto

    Tatto é um estorvo para o PT, o cara age como lobista das concessionárias de ônibus, Haddad já declarou que deseja uma empresa 100% pública para o transporte municipal (o que seria uma grande transformação de nossa mobilidade urbana), mas o seu secretário de transportes vive sabotando a idéia. 

    Tatto persegue dissidentes no PT, pretende reduzir o papel do partido na campanha eleitoral, segundo ele atrapalha.

    Como Haddad não possui força de bastidores dentro do PT, ambos deveriam se unir por um projeto ainda mais transformador.

    Volta para a Marta Suplicy Tatto!!! Lá é seu lugar…

  6. Sim, quem votou no Haddad foi

    Sim, quem votou no Haddad foi o eleitor da capital. Já o do interior, sempre gostou do maluf, celso pitta, serra, alckimin e tais, os que “nunca” roubaram os cofres públicos desse estado pra lá de arcaico e falido. O Dirceu esta prso sem provas, já muitos malandros paulistas entreguistas  desse país, enriqueceram com as provatizações. Mas para paulistas dominados pela veja, folha e tais, esses que enriquceram com venda do patrimônio público do MEU PAÍS, estão a dar risadas dos eleitores paulistas. Eles mesmos, políticos do “naipe” dos últimos governos estaduais(trensalãoe tais), dizem necessitar do analfabetismo político para se manterem. “Mui digno”. SP, quando governava o país, NUNCA distribuiu renda, NUNCA deu aos outros estados o que lhes era de direito. Com esse estado falido, os governos do psdb necessitam das contas do governo federal para pagarem tudo o que devem pelos sucessivos desvios.

  7. Os comentaristas que vagueiam

    Os comentaristas que vagueiam por aqui ultimamente são o espelho do que se tornou esse blog. Se eu quisesse ler esse monte de merda iria direto à fonte, nos comentários do goebbels1, uol, etc. 

  8. São fatos como esse que nos

    São fatos como esse que nos fazem indagar sobre a conduta do PT, e da própria Presidente da República, que teriam que dar fôlego a Hadad, prestigiando-o, apoiando-o como um prefeito eleito diretamente pelo povo, num período tão difícil para o seu partido, mas que ele mostrou ser capaz de vencer a disputa por seus próprios méritos. 

  9. Com licença,mas quero

    Com licença,mas quero manifestar minha felicidade com outro assunto.

         Oitava rodada do Brasileirão: Meu querido Sport em primeiro e do charuto em último.

              Nada é definitivo,Até a felicidade é de pequenos e breves momentos….

                      

    CLASSIFICAÇÃOPGJVEDGPGCSG%1°Sport1885301477752°São Paulo1785211257713°Atlético-PR1685121275674°Atlético-MG14842218108585°Grêmio14842211101586°Corinthians13841367-1547°Ponte Preta1373401376628°Chapecoense128404770509°Avaí128332910-15010°Fluminense1173228805211°Cruzeiro1083149814212°Santos108242111104213°Internacional10824267-14214°Palmeiras982338803815°Goiás982335503816°Figueirense9823369-33817°Flamengo78215812-42918°Coritiba48116612-61719°Joinville48116412-81720°Vasco38035314-1113

     

  10. Antonio Riserio

    Vou sugerir a você a mesma terapia que o Boechato indicou para o pseudo pastor. Quer dizer que o problema é o governo PT? É Dilma que não deixou subir 20 centavos a passagem? O Lula agregar o PP para poder tentar governar? José Serra apenas deixou o vbarco correr? Não foi o Haddad que explodiu uma roubalheira do PSDB instalada no governo de SP pelo PSDB a longa era? Se valesse para o PSDB a mesma teoria do dominio do fato que pegou o PT, Serra não deveria estar na cadeia? Por isto sugiro. Tem pomba rola de monte sobrando. Procure a sua.

  11. Tempo de mandato

    Como a Dilma tudo o que o Haddad não tem é tempo.

    Foi com muita sede ao pote com esta coisa de ciclovia, teria que ser mais comedido e implementar o plano de forma gradativa sem contrariar tanta gente. Um bom politico sabe que isto é fundamental.

    Parece que ele apostou todas suas fichas neste negocio de ciclovia. Sera que vai ter a resposta nas urnas que espera?

  12. Lembrando que o Haddad foi

    Lembrando que o Haddad foi golpeado também pelo farsante super herói Joaquim Barbosa, que atendeu pedido da FIESP e impediu a implantação do IPTU progressivo, com o qual taxaria mais os mais ricos, arrecadaria mais e investiria mais em diversos outros setores públicos. O Batman tem mais este atentado em seu histórico contra a vida pública do país.  

    1. Isso é fantasia. Os mais

      Isso é fantasia. Os mais ricos não tem problema em pagar mais IPTU mas eles não são muitos. O problema seria com a classe media, o IPTU de São Paulo já é altissimo, a classe média simplesmente não poderia pagar, há mais de um milhaõ de imoveis em São Paulo que pertencem a aposentados com renda limitada e já pagam o atual IPTU com dificuldade.Imposto progressivo é inconstitucional e flagrantemente ideologico. Porque em São Paulo tem 1, 4  milhões de imoveis ISENTOS de qualquer IPTU? Não podem pagar 100 Reais por ano? Esses donos de imoveis não tomam cerveja? A maioria deve ter carro, ai ninguem é isento e todos pgam IPVA. Novamente, é uma isenção ideologica.

  13. Ainda que “elogiando”, a

    Ainda que “elogiando”, a folha não passa de um folhetim ideológico.

    Na hipótese do Haddad se mostrar um candidato viável à vôos mais elevados, à despeito da imprensa reacionária, logo, logo, aparecerá em seu caminho um Joaquim Barbosa, um Moro, um “mensalão”, as tretas desse Brasil contemporâneo.

    Cuida-te Haddad, pois, se não conseguem te cooptar pra Judas a outra alternativa é o Santo Ofício.

    Talvez, a folha esteja buscando investimento em publicidade da prefeitura.

    1. Voos mais elevados? Mas ele

      Voos mais elevados? Mas ele não é candidao à reeleição?

      Qual seria esse voo mais elevado? Antes não precisaria ser reeleito?

  14. Passado que condena o presente

    Em muitas cidades europeias e também no norte dos EUA e no Canadá as ciclovias/ciclofaixas estão presentes por todos os cantos da cidade, eh bonito de se ver! Mas nesses cantos a classe média não eh do tipo “capitão do mato” e a elite/classe alta de verdade não eh do tipo “senhor de escravo”. 

    Como sugestao, que tal se Alckimin fosse com a mesma “sede ao pote” na expansão do metrô, hein? Nem adianta falar da complexidade da obra, afinal, lá se vão 20 anos de PSDB, mas claro a culpa eh da ciclovia do Haddad e do Lula que permitiu que pobre comprasse carro. A alternativa “super moderna” do José Serra de ampliar as faixas da marginal agradou a classe média “capitão do mato” e se não resolveu o problema não foi porque a solução cheirava naftalina, mas foi culpa do…. Soh não sinto raiva desse povo masoquista, por que tenho doh da “caipirada”, hehee.

    Por falar em complexidade da obra do metrô, alguém tem notícias do rumo que levou a investigação do acidente na linha amarela? Algum condenado? Algum preso? Alguma empresa/político responsabilizado criminalmente pelas mortes?


    1. Vc acha mesmo que isso vai aumentar à arrecadação em R$1,00?

      No dia seguinte não vai ter 1 Heli registrado em São Paulo.
      Aliás, hoje não tem 1….

      E cobramos IPVA para conservar ruas e manter O SISTEMA VIÁRIO.
      No caso de Hélis, que sistema à Prefeitura administra?
      Governo do Estado?

      … Pare de pagar mico com propostas de RADICAIS!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador