Jornalismo tendencioso ameaça sobrevivência da Globo, por J. Carlos de Assis

Jornalismo tendencioso ameaça sobrevivência do sistema Globo             

J. Carlos de Assis*

A Globo caminha para a quebra. Se isso acontecer será culpa quase exclusiva de seu Departamento de Jornalismo. É que se alguém quiser se aproveitar da situação para comprar a Globo encontrará a seu favor o mais arrogante, mais pretensioso, mais insolente  grupo de “formadores de opinião” como nunca se viu antes na história deste país, e com poderes ilimitados. Isso porque os donos são ausentes ou incompetentes, e nada trava a libertinagem televisiva e jornalística que se enfia goela abaixo do cidadão daqui e do exterior, todos os dias, num exercício jamais observado de manipulação política pela via da emoção.

Há dois patamares no caminho da Globo para o fracasso. O primeiro é o Jornal Nacional, ligeiramente mais discreto na sua cruzada diária pela desinformação. Conduzido por William Bonner, que lembra um propagandista de sabonete, traz sempre uma mistura bem preparada de fatos e emoção direcionada para a busca de telespectadores a qualquer custo, mesmo quando esse custo significa subverter a verdade. A distorção a favor dos ricos é limitada apenas pelo medo de perder audiência no horário nobre, na medida em que grande parte dela é de famílias pobres beneficiárias dos programas sociais do PT.

É no Jornal da Globo, contudo, que os noticiaristas e comentaristas da Globo saem do armário. Aí a manipulação da opinião pública passa a ser um jogo aberto. Começa com a figura burlesca de William Wack anunciando todas as pragas do Egito sobre o Brasil. Ele tem, como o JN, prazer em noticiar tragédias, coisas que comovem. Mas, com muitos graus de emoção sobre o Jornal Nacional, despeja na audiência, formada sobretudo por gente de classe média que não tem compromisso com horário no dia seguinte, o que essa audiência enviesada quer ouvir na sua sanha lacerdista de apelos hipócritas contra a corrupção.

Mas William Wack é um casca grossa: manipula o noticiário de acordo com suas preferências pessoais, acrescentando ao sabor da notícia deformada esgares de palhaço de circo. Cabe a Sardenberg um papel aparentemente mais sutil, como me observou Jânio de Freitas, o maior jornalista político do Brasil em atividade, já que ele é mais venenoso por divulgar os conceitos da economia política favoráveis aos ricos dentro de uma carcaça insidiosa de neutralidade técnica, como todo bom charlatão. Ele agrada aos poderosos e ao mesmo tempo engana os pouco pobres que resistem a assistir a tevê até de madrugada.

O Jornal da Globo tem, portanto, uma interação intelectual e moral afetiva com ricos e poderosos. Sua eficácia, conforme Marx, está no fato de que a ideologia da sociedade é a ideologia da classe dominante. Quando a classe dominante dispõe inteiramente da mídia, sem concorrência – porque, no campo da ideologia, a quase totalidade dos maiores jornais, revistas e tevês está do lado e de mãos dada com uma direita sórdida e indiferente aos destinos da sociedade -, o campo político fica inteiramente aberto, inclusive para golpes brancos.

Poderia continuar enchendo laudas e laudas de adjetivos conta a dupla do Jornal da Globo e contra outra dupla igualmente perniciosa para a democracia, os comentaristas do jornal Globo Míriam Leitão e Merval Pereira. Este não merece muita tinta, porque é apenas ignorante – na acepção semântica da palavra. Míriam, porém, como Sardenberg, é astuta. Passa a ideia de que sabe economia, quando o que realmente sabe é identificar economistas de direita, como ela, e dar-lhes espaço franco em sua coluna diária e sórdida na Globo News.

O noticiário econômico brasileiro, de jornal e de tevê, está dominado por entrevistas e artigos de economistas de banco. Galbraith, com sua fina ironia, dizia que não se sentia à vontade para acreditar em opiniões econômicas de quem tem interesse próprio em jogo. A rede Globo e os jornalões, assim como as revistas semanais (exceto Carta Capital), apoia seu noticiário econômico em economistas de banco com o maior descaramento. Assim, são os economistas de banco que estão fazendo a cabeça de milhões de brasileiros sobre economia. Não admira que todos aplaudem entusiasticamente cada alta de juros.

Trabalhei anos na editoria econômica do Jornal do Brasil, de que fui subeditor, e jamais entrevistei um economista de banco. Trabalhei anos como repórter econômico da Folha de S. Paulo e jamais entrevistei, para publicação, um único economista de banco. Agora são esses economistas que dominam o noticiário econômico com seus próprios interesses. Acaso é esse tipo de liberdade de expressão e de opinião publicada que interessa ao Brasil? Ou é o momento em que se deve pensar em dividir o monopólio  do Globo e fomentar um novo jornal no Rio para o Brasil?

P.S. Não é do meu estilo fazer ataques pessoais. Entretanto, o Sistema Globo foi dividido em três capitanias, uma para cada herdeiro, e as capitanias em sesmarias, cada uma sob o comando de um jornalista, no caso do Departamento de Jornalismo. Assim, não adianta falar, quando se trata de formação de ideologia, de um sistema global. É preciso identificar pessoalmente os donos das sesmarias jornalísticas, como procurei fazer. Não fosse tão grande o Sistema Globo, amainaria minhas críticas. Como é grande demais, e eu muito pequeno, ele pode perfeitamente suportar o choque! A propósito: por que raios as moças do tempo quase nunca dizem se as chuvas vão cair nos lugares certos para o abastecimento da população e das represas de hidrelétricas?

*J. Carlos de Assis – Jornalista e economista, doutor em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ, autor de mais de 20 livros sobre a Economia Política brasileira, dos quais o último é “A Razão de Deus”. 

Redação

57 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Companheiros,
    Protestar
    Companheiros,

    Protestar CONTRA a corrupção foi a PRINCIPAL motivação das pessoas que resolveram ir à manifestação de domingo (15) em São Paulo, mostra pesquisa Datafolha feita durante o ato. Este motivo foi citado por quase metade dos entrevistados do instituto.

    O pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, usado por alguns dos grupos organizadores do ato, vem em segundo lugar. Foi mencionado por 27%. Protestar contra o PT (20%) e contra os políticos (14%) foram as outras razões mais citadas.

    No universo dos 210 mil manifestantes que lotaram a av. Paulista no domingo na contagem do Datafolha, 82% DECLARARAM ter votado no tucano Aécio Neves no segundo turno da eleição presidencial de 2014, 37% manifestaram simpatia pelo PSDB e 74% participavam de protesto na rua pela PRIMEIRA vez na vida.

    —-

    Assim, baseado nessa pesquisa, sugiro que a turma que NÃO quer dialogar, puxe uma cadeirinha, de preferência confortável, e aguarde 2018…

  2. Tem um outro problema

    Meu pai é um homem que pode se chamar de progressista. Participou de camapnhas pró-Lula e movimentos sociais e etc. Mas tem o costume de ouvir rádio, principalmente rádios AM, como Globo, Tupi e etc. A quantidade de barbaridades, manipulacões, distorcões e mentiras deslavas ditas nesses programas é de deixar o William Waack com vergonha. A escandalizacão de qualquer coisa encontra seu ápice no rádio. O rádio é muito mais parecido com a revista veja do que com a TV Globo. Assim, as vezes pego meu pai repetindo bordões puramente golpistas, esbravejando contra José Genoino, José Dirceu e os  “corruPTos”. Aí tenho que alertá-lo. A sorte é que o sentimento progressista e o ressentimento dos tempos duros da era FHC ainda estão bem vivos em sua memória e ele consegue voltar a razão.

    A reboque deste golpismo praticado no rádio, vêm as redes sociais, onde a credibilidade das “noticias” se encontra no fato de vc ter recebido de alguem q vc conhece e confia… Nas redes sociais a manipulacao é ainda pior.

    Esses são veículos que possuem muita capilaridade nos estratos mais básicos da pirâmide social, mais que a televisão e jornais, e que precisam ser regulados. Precisamos de uma legislacão que coiba esse tipo de atitude e, além disso, precisamos de contra-pontos.

    Atualmente moro na Áustria, e outro dia fui ouvir a rádio JBFM na internet e fiquei assustado com o que disse um comentarista. Uma rádio de variedades e música, no meio da programacão, um comentarista falando em “mensaleiros” e etc…

    É um blitzkrieg diário promovido pelos setores mais obscuros da nossa elite, que quer tomar o poder a qualquer custo, convencendo os maiores beneficiados pelo governo do PT, de que o PT é o demônio, abrindo caminho para uma virada neo-conservadora.

    1. ..pois é Vini..

      …infelizmente, comigo é parecido mas com final trágico.. 🙂
      Meu pai tambem, no passado, defendia esse lado mais sensato e reflexivo…

      Hoje, foi consumido.. De tanto assistir Globo (ao menos o JN) e ouvir CBN, está completamente ‘envenenado’..

      🙁

      De qqer maneira, bom voce ter feito este relado. Concordo realmente.

      PS: tentei te adicionar como amigo aqui na comunidade mas vi que voce optou por nao permitir. Nao quer reconsiderar?
      É fantastico tambem esse engajamento e relacoes que a comunidade Luis Nassif permite!

      Grande abraco,
      Joao

       

  3. E tem a CBN,  a rádio que

    E tem a CBN,  a rádio que troca notíca, literalmente. Nela, 24 horas por dia, tem-se Jabor, Sardenberg, Merval, Míriam e outra, que esqueci o nome, tem F. Gabeira, entre outros. Num determinado momento Sardenberg é entrevistado sobre um tema do dia, daqueles que mais interessam para driblar a verdade, e o cara não tem dó nem piedade: como ele mesmo diz, enfia o pé na jaca. Eu escuto essa porcaria porque é através dela que a gente pode realmente sentir a lama jornalística que escorrega na voz desses bossais. E acho que como a rádio tem uma diensão muito maior que um jornal escrito, ou as televisões, porque é escutada enquanto o motorista dirige, ou qualquer trabalhador tem acesso com mais facilidade, talvez seja, dentre todos os veículos da Globo o que mais contamina o povo.

  4. jornalismo tendencioso

    E como analisar o  “Bom Dia SãoPaulo” com o Bocardi. Ele parece um Russomano com maquiagem. O discurso dele é que a cidade so resolve seus problemas depois de passar pelas lentes da |Globo. Ele cobra e algumas vezes faz uma acareação entre as partes.Parece um jornal da depressão. Logo pela manhã vc assiste o retrato de uma cidade que está as moscas. Acrescentando que ele pede para as pessoas escreverem a respeito dos problemas de seu bairro.

    Acredito que seja linha editorial, pois os jornais matinais tanto do RJ como de Brasília tem o mesmo tom.

    Imagine então todos os dias vc batendo de maneira sistemática na gestão dae uam cidade e depois, à noite, na gestão do país. Aos poucos vc ve se formar uma idéia que o país está sendo governado por muitos incompetentes, no mínimo.

     

  5. É verdade, e isso sempre me

    É verdade, e isso sempre me incomodou. O Jornalismo da Globo é sádico! Estava na hora de alguém acionar a Justiça para tentar quebrar o monopólio da Globo. Ou está na hora, de se criar um canal que mostre uma expectiva da realidade com as opiniões diferentes dos esconomistas rentistas… aqueles desesperados por sugar todo mundo para ficar com o lucro.

  6. Golpe de Misericórdia

    Acho somente que o governo deveria expor à população a manipulação destes golpistas de forma clara e objetiva.

    Seria o golpe de misericórdia na já excassa credibilidade da emissora, fazendo com que suas fontes de financiamentos migrassem para outras bandas. Seria a quebra da Groubo.

    PS: uma auditoria da RF bem feita na Globo faria bem à nação.

  7. Economista de banco?

    Economista de banco é igual a: BANQUEIRO.

    Mas tem alguns piores, os economistas das consultorias “independentes”.

    Mas adoro revigorar meu bom humor quando vejo o Mailson da Nobrega, de passado inglorio no Min. da Fazenda, dando entrevista para a Urubologa!

    A torrrente de idéias de manual de introdução à economia transforma os sabujos numa dupla bem próxima do Gordo e o Magro.

  8. Gostei..
    Teve a coragem de
    Gostei..
    Teve a coragem de falar a verdade que muitos da área de imprensa gostariam, mas que por temor da represália ou sei lá mais o que, se calam ou falam do assunto com os “rodeios” de sempre já tao conhecidos..
    O triste é a conclusao de que a maioria é, literalmente, “enrolada” por essa imprensa que está aí – travestida de jornalismo isento – mas que advoga em causa própria e de “terceiros” que fianciam os seus salários.
    Isso só reforça a idéia de que o 1° maior problema no Brasil é o analfabetismo político e a falta de uma política voltada para uma educaçao de qualidade capaz de formar um povo consiciente de sua identidade e cidadania.
    Pois é…. ninguém quer mexer nesse vespeiro para evitar um “ataque total”, o que é um erro grave. O resultado é esse visto em 15/03 que deveria ser conhecido pelo “dia em que os “teleguiados pela mídia” foram para as ruas demonstrar toda a sua deficiencia em informaçao e ausencia total de espírito crítico.
    Alo, governo !! Deu prá sentir o drama do que é dspolitizaçao?? E agora ?? Vai para a luta rompendo as “cadeias” ou vai ficar com o discurso da “conciliaçao eterna” com o que está aí??

    Breno Altman em 16/03 – [..]”o governo correrá o risco de repetir cenário provocado por Neville Chamberlain, então primeiro-ministro inglês, quando cedeu a Tchecoslováquia para os alemães, em 1938, tentando apaziguar Hitler. “Entre a guerra e a desonra, escolheu a desonra, e terá a guerra”, afirmou Winston Churchill, seu clarividente conterrâneo e sucessor.” -http://www.conversaafiada.com.br/pig/2015/03/16/ze-e-rossetto-pouparam-a-globo/

  9. Será que hoje haverá

    Será que hoje haverá comentários sobre a lista do HSBC? Aliás, o escândalo da Lava Jato, que até a semana passada passeava pela boca dos opositores ao governo atual como sendo o MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DO MUNDO, terá que ser, a partir de agora, transferido para um Tribunal de Pequenas Causas. Os valores revelados pelo HSBC, que retirou o sigilo sobre a titularidade de seus correntista, atingem o montante situado entre sete e nove BILHÕES de reais. E, ATENÇÃO, esses são os valores estimados apenas naquela instituição bancária. Ainda há, espalhadas por esse mundão de deus, dezenas de cavernas do Ali Babá que acolhem butins surrupiados por ladrões de todos os espectros e países. Ou, na mídia, ainda vai imperar o silêncio obsequioso porque O NEGÓCIO TÁ FEIO E O NOME DO PATRÃO TÁ NO MEIO?

  10. Muito bom !!!!! Realmente,

    Muito bom !!!!! Realmente, quem ouve o jornal da globo(minúsculo mesmo) perde sono de tanto pessimismo. Aliás, qualquer jornal, em qualquer horário, faz terrorismo explícito para falar sobre economia brasileira. Nada tá bom e ficará pior.

  11. Formula 1 e Banco do Brasil.

    QUero que a TV “Grobo” – e o Sistema “Grobo” – tenha um corte drático em publicidade e o Governo Federal invista em mídias alternativas para que a mensagem chegue ao público. Parece que enfim acordaram lá no Planalto. Existe Facebook, Whatsapp,ettc.

    Conteúdo inteligente pras cada mídia. Dá pra fazer uma ação específica informando inaugurações, de eventos do Governo Federal pra cada localidade. Campanhas de vacinação, combate à dengue, tudo via internet. O que não der, for longíquo, use a rádio e o jornal local.

    Diga pra eles que o mundo mudou, e a mídia deles está ficando obsoleta.

    Assim dá pra passar ao largo dos grandes meios de comunicação.

    Como diriiam aqules na Paulista: Cansei!

    E que raios é esse do BB patrocinar uma escuderia de F1 e tentar promover audiência pra TV “Grobo”?

    É a tal Sindrome de Estocolmo mesmo.

  12. Os principais jornais, como o

    Os principais jornais, como o Nacional e o Fantástico tem sido razoavlmente isentos. No domingo mostraram juristas contra intervenção militar e também contra o impedimento. Nos demais jornais, menos importantes, é verdade que são bem mais tendenciosos.

    Nada indica que o grupo irá quebrar, muito pelo contrário. Segundo o próprio Nassif, cada um dos donos, iria receber, relativo a 2014, cerca de 1 bi em dividendos. Isso daria um lucro em torno de uns 5 bilhoes, em apenas um ano.

    É , de longe, o maior grupo de mídia do País, um dos maiores do mundo e também, das maiores empresas do País, muito longe de quebrar.

    Nâo é muito bom confundir desejo com a realidade.

    1.  Concordo contigo quando diz

       Concordo contigo quando diz que o texto é baseado em desejo.

       Os Marinhos devem dar sonoras gargalhas toda vez que um militante petista fala em controle social da mídia.

       Além de não saberem escolher  eslogam (controle social da midia soa como uma sonora tentativa de censura mesmo que a intenção seja outra) não se dão conta que para enfrentar um inimigo tão poderoso comos as 6 familias que controlam o mercado de comunicação no Brasil é necessario  que o enfrentamento seja baseado nas reais possibilidades.

        Aliás, a melhor possibilidade para acabar com o poder nefasto da Globo foi escancarado a tempos em editorial no jornal nacional, lido por Fatima Bernades. Nesse editorial, a Globo saudava a manutenção do monopolio do mercado alegando que ela não tinha a menor possibilidade de enfrentar grupos estrangeiros que eram n-vezes maiores do que ela.

       Escancare o mercado para quem tem bala na agulha e de quebra, deixe a Globo criticando uma medida que ela sempre recomendou aos outros.

    2. Que o diga a 7a. maior empresa americana!

      Que dava lucros extravagantes, bônus milionários a seus “competentes” executivos e valorizava suas ações em até 100% ao ano em Wall Street! Sempre auditada pela crème dela crème! 

      A Enron.

      4 semanas antes de falir…

       

      PS: não é uma crítica ao seu comentário, Daniel, apenas um visão menos “balanceira”

      1. Sem problemas.
        Na verdade

        Sem problemas.

        Na verdade qualquer empresa pode vir a quebrar, mas a probabilidade disso ocorrer é bem pequena, desde que a empresa apresente bons resultados seguidamente.

        Tanto que a Enron é das únicas que são citadas nesses casos, de, aparentemente, boas empresas que quebraram.
         

        Um grande problema da Globo é a sua falta de transparencia, isso sim.

    3. Empresa não quebra por

      Empresa não quebra por desequilíbrio patrimonial. Quebra pelo caixa. Se tirar do fluxo de caixa da Globo o que recebe do Governo federal, e mais dos governos estaduais e municipais; se alguns anunciantes tradicionais da Globo, temerosos de seu facciosismo político, começarem a fugir dela com medo de represálias do Governo; se acontecer tudo isso junto, a Globo pode quebrar facilmente. Entenda, porém, que nao quero conribuir paa a quebra da Globo. Não desejo isso. Mas é o fim de uma marcha que seu Jornalismo iniciou irresponsavelmente, e os donos não corrigiram por desídia. Também não gosto da ideia de ver centenas de artistas desempregados, ou com seus polpudos salários rapidamente reduzidos. A curto prazo seria uma tragédia para eles. No médio prazo seriam absorvidos em outras emissoras, porém com salários menores. E isso não seria muito bom para eles, embora os aproximasse de centenas de milhares de trabalhadores que estão ameaçados de desemprego e que não tem merecido muito a atenção deles.

      1. Eu concordo.
        A questão é que

        Eu concordo.

        A questão é que os balanços dela, até onde eu sei, não são conhecidos, é uma empresa fechada,  então não temos muito bem como saber ao certo o fluxo de caixa dela, qual a relação de anunciantes público/privados.

        Mas penso ainda que é muito “se” para ocorrer de uma só vez.

        Uma das alterações na regulação economica das empresas de mídia deveria ser o incentivo a abrirem o capital. No EUA grandes grupos são de capital aberto, no Brasil não vejo nada disso. Seria uma forma de melhorar e muito a transparência.

        A questão de fluxo de caixa que voce citou é ralmente importantissima e me remete a outra empresa, a nossa Petrobrás, que, durante 3 anos teve fluxo de caixa negativo, felizmente não quebrou nem irá, mas mostra os reais motivos de quedas nas cotações.

        Mudando de assunto, um artigo seu sobre “Deus” foi realmente dos melhores que já lí. Parabens e não deixe de voltar a escrever sobre o tema.

        1. Quem faz isso é o PSDB

          Quem usa o poder do Estado para prejudicar os desafetos dele é o PSDB.

          Alckmin liberou as catracas do metrô no domingo para turbinar a manifestação dos coxinhas dele. Dinheiro do estado de São PAulo usado para  prejudicar os desafetos políticos do tucano.

          Se o Haddad tivesse liberado os ônibus na sexta você estaria colocando um post a cada minuto e meio dizendo que isso é inadmissível.

          Como foi o Alckmin que fez isso você fica quietinho.

           

           

    4. Esse “razoalvmente isentos’ é

      Esse “razoalvmente isentos’ é calculado, Daniel. Nesse domingo a Globo jogou todo seu poder de manipulação para promover os atos, através de uma estratégia que não precisava fazer barulho no JN. Isso serve para forçar o segundo turno, como quando eles omitiram a tragédia área para não distrair o foco nos “aloprados”.

      A metodologia, o Rodrogo Vianna, explicou tintim por tintim. As entradas ao vivo no meio do Esporte Espetacular a cada 10 minutos, só se justificava para incentivar a “torcida a ir para o jogo”. Os protestos eram esparsos de manhã. E tudo servia para um “esquenta” para o paulistano se animar a ir para a Paulista. Não que ele não esteja insatisfeito com o governo. Mas o intuito era turbinar o ato.

      Alcançado o objetivo, não havia a necessidade de humilhar o adversário no Fantástico e no JN de segunda. Noticiar o que aconteceu já é o suficiente, poia “o que aconteceu” já tinha sido a vitória deles. 

    5. Atenção dobrada nas

      Atenção dobrada nas sutilezas, Daniel. Até quando vai nominar “PT” o Bonner dá um realce especial. Um “PT” dito entre desprezo e deboche. 

      Observe as sequências das reportagens. Uma reportagem qualquer abordando problemas na área pública(saúde, educação etc) é sempre seguida por outra abordando assuntos negativos do governo ou do PT. É batata, 

      As manifestações das partes é sempre assimétrica: a oposição deita e rola; já para o governo sobra pouco.

  13. J. Carlos de Assis, com sua

    J. Carlos de Assis, com sua experiência intestina, sabe do que fala. A Globo é poderosa, mas não creio que sua quebra seja uma hipóte implausível. Grande também quebram, como demonstrou a Lehman Brothers e a Merryl Linch em 2008. Uma grande empresa, de alcance nacional, joga um jogo perigoso quando resolve abraçar um dos lados de uma disputa que envolve dois terços da população. Contrariar um terço da população, cerca de 70 milhões de pessoas, para uma empresa que vive de sua audiência, não pode ser qualificado de uma boa tática empresarial. Vamos ver. Estou torcendo… contra ela.

  14. tenho dois sonhos

    Ver antes de morrer; FHC atrás das grades, e a Globo fora do ar pelo ao menos 24 horas. Sei que eles são simbolos de algo muito maior atrás deles, mas eles são capachos e cachorros.

      1. Nas masmorras da ditadura

        O Lula já esteve atrás das grades, preso pela polícia política da ditadura (a mesma que os coxinhas pediram de volta no domingo), justamente por defender a democracia, a liberdade e até mesmo o direito dos coxinhas falarem aquela montanha de merda que sairam falando domingo.

        O FHC não teve esse problema.

         

  15. Eu sei…eu sei… eu sei

    “…A propósito: por que raios as moças do tempo quase nunca dizem se as chuvas vão cair nos lugares certos para o abastecimento da população e das represas de hidrelétricas?”

    resposta: Elas estão no lugar errado…

  16. reparem, o que os noticiários

    reparem, o que os noticiários da globo tem em comum? Seus âncoras são judeus. Não sei se tem sentido, e até aonde é verdade.

  17. O Sonho de Alice…

    Que o Sr. Assis considere Jânio de Freitas: “o maior jornalista político do Brasil em atividade” já nos diz muito sobre a serventia de seu artigo. Deixa pra lá.

    Como a politica econômica por ele defendida foi enterrada, com estaca cravada no peito e tudo, pelo governo ao qual ele presta toda subserviência, Assis mete-se a dar de dublê de analista televisivo e oráculo da ruína global.

    VOLTA PRO TEU BONDE ASSIS!!!!!!!”

    1. Se queres criticar, pelo

      Se queres criticar, pelo menos coloque dados, ou estatisticas que corroborem sua opiniao.

      Tentar desqualificar of autor do artigo, sem ao menos apresentar um traco de evidencia que negue seus argumentos eh insultar a inteligencia daqueles que pelo menos se deram ao trabalho de ler o que vc escreveu.

      Conselho: Volte a escola, ou universidade, ou instituicao bancaria, estude muito e depois de 50 anos veja se aprendeu algo e volte aqui para debater.

  18. Sem o dinheiro público e

    Sem o dinheiro público e sonegação toda a mídia quebra no país. A goebbels pra não quebrar teria que demitir, reduzir salários. Mas dizem por aí que seu passivo trabalhista é gigantesco.

  19. Meu Deus quanta besteira.

    Meu Deus quanta besteira. Quer dizer que as estatais vão deixar de veicular suas peças publicitárias na rede de televisão com a maior audiencia do País? Qual a lógica? Vão veicular onde? Na rede Brasil com traço de audiencia? Acordem!!!!

     

  20. Será que hoje haverá

    Será que hoje haverá comentários sobre a lista do HSBC? Aliás, o escândalo da Lava Jato, que até a semana passada passeava pela boca dos opositores ao governo atual como sendo o MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DO MUNDO, terá que ser, a partir de agora, transferido para um Tribunal de Pequenas Causas. Os valores revelados pelo HSBC, que retirou o sigilo sobre a titularidade de seus correntista, atingem o montante situado entre sete e nove BILHÕES de reais. E, ATENÇÃO, esses são os valores estimados apenas naquela instituição bancária. Ainda há, espalhadas por esse mundão de deus, dezenas de cavernas do Ali Babá que acolhem butins surrupiados por ladrões de todos os espectros e países. Ou, na mídia, ainda vai imperar o silêncio obsequioso porque O NEGÓCIO ESTA FEIO E O NOME DO PATRÃO ESTÁ NO MEIO?

  21. Caro Assis, faltou

    Caro Assis, faltou desenvolver melhor a argumentação do porque a Globo vai quebrar ao continuar com esse jornalismo tendencioso. A audiência está diminuindo, porém o poder político aumenta, assim como a conta bancária dos Marinho.

    Se direita voltar ao poder, agora, ou em 2018, alguma dúvida de que recheará os cofres da Globo? Nesse caso, um eventual presidente tucano eleito dividiria o poder com o império das comunicações. Não precisa um Berlusconi brasileiro em carne e osso para que o resultado seja o mesmo do que aconteceu na Itália

  22. A Globo é um câncer

    Não dá para conviver com um câncer, ele precisa ser extirpado.

    A Globo é um câncer que corrói a sociedade brasileira. Uma máfia corrupta com domínio total dos meios de comunicação do País.

    A democratização dos meios de comunicação é um imperativo para a sobrevivência da democracia. Não existe nenhuma pluralidade.

    Não quero calar quem tem voz, quero dar voz a quem não tem. E o Estado tem obrigação de abrir espaço para a pluralidade nas concessões públicas de rádio e televisão, está na Constituição.

    1. Por coincidência, no café da

      Por coincidência, no café da manhã comentei isso com a minha esposa: a Globo se tornou uma célula maligna. Aliás, todo o Sistema. Esse jornalista Camarotti abusa das metonímias: “O Planalto não gostou….”, “O PT está apavorado….”, e coisas afins. O Merval mente tanto que chega ao ponto de acreditar que é verdade as suas mentiras.

  23. Os motivos são outros

    Há 50 anos a Globo faz jornalismo tendencioso.

    Não vai ser por isso que ela vai acabar.

    Os motivos são outros.

    Internet, Netflix e congêneres, Xbox, Playstation.

    Hoje mesmo a Globo vai tomar uma facada nas costas da Fox: Jogos da Libertadores.

    O fim chega para todos. Inevitável.

     

  24. Não é responsabilidade do Governo Federal

    de não deixar o povo ser manipulado por meios de comunicações que são concessões públicas?

    O Lula errou feio em não ter criado uma TV pública com alcance nacional, pois ele teve capital político suficiente para fazer isso. O Lula e o PT sempre subestimaram a direita raivosa. A verdade é essa.

     

    1. A TV que o Lula não criou

      TV BRASIL

      Sobre a TV

       

      A TV Brasil veio atender à antiga aspiração da sociedade brasileira por uma televisão pública nacional, independente e democrática. Sua finalidade é complementar e ampliar a oferta de conteúdos, oferecendo uma programação de natureza informativa, cultural, artística, científica e formadora da cidadania.

      Criada em dezembro de 2007, a TV Brasil é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), também responsável pela Agência Brasil, Radioagência Nacional, TV Brasil Internacional, Rádios MEC AM e FM, além das Rádios Nacional do Rio de Janeiro, Nacional AM e FM de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões.

       

       

  25. Eu não quero que a Globo

    Eu não quero que a Globo quebre. Se quebrar será substituida porquem? Band, record???? Muda alguma coisa?

    Eu diria que a emenda fica pior que o soneto!

    Eu quero que mudem a linha editorial!

    1. Nasceu na ditadura e vai morrer dura…

      Ela é assim desde 1965, e não se preocupe se, se a cabeça ruir, o corpo do gigante cairá logo depois…

  26. Não entro em desepero com a

    Não entro em desepero com a globo, porque ela fala mesma coisa para os mesmos de sempre.

    A globo não está conseguindo renovar a sua audiência, daí o desespero em formatar novos programas.

    A nova geração não está nem aí para a globo. A audiência da globo está envelhecida.

    Se a globo tivesse mesmo influência, na passeata do dia 15 veríamos todas as classes sociais envolvidas.

    A globo é mais do mesmo.

    Como diz o texto, a globo caminha para o fim.

  27. SÓ QUEBRA …SE:

    Se o governo Dilma PARAR de irrigar a programação Global. Como o Banco do Brasil pode patrocinar o Faustão? Só um exemplo ok?  ficar enumerando aqui os veículos do MundoPIG onde o governo coloca nossa grana, chega a dar raiva! O Berzoini parece que vinha pra mudar a situação né? … hum .. deixa pra lá!

    1. nem sabi que o BB anunciava

      nem sabi que o BB anunciava no Faustão porque não vejo essa porcaria. Dá raiva mesmo.

      Mas acho que a coisa não passa pelo Berzoini. A comunicação do Governo é atribuição da Secretaria de Comunicação da Presidência, acho. Das estatais, cada uma cuida da sua. lembra que o Pizzolato, do BB, foi um dos que assinou contrato com várias agencias de publicidade, inclusive a do Marcos Valério?

      A curiosidade é que a campanha foi feita e a Globo, inclusive, foi um dos veículos da campanha.

      Portanto, o BV que a Globo paga pras agências (depois de superfaturar, é claro) acabou indo pros “mensaleiros” como se dinheiro do BB fosse… Ela sabe bem disso; os teleguiados dela, obviamente não.

      Curioso, não?

    2. De fato, isto me deixa

      De fato, isto me deixa estarrecido!

      Ora, que o Brasil precisa de uma Lei que regule economicamente os meios de comunicação todo mundo sabe, da mesma forma que sabe que a luta será feroz.

      Mas, por favor, alguem me explique por que o governo federal não corta simplesmente TODA E QUALQUER PROPAGANDA nesses veículos, seja do governos seja das sociedades de economia mista (Petrobrás, BB e Caixa). E simplesmente diga que está “cortando custos” e aplicando em saúde e educação.

      Ponto final!

  28. É uma pena que ainda haja

    É uma pena que ainda haja quem se refira a essa turma como “jornalistas”.

    A Rede Globo é uma máquina de propaganda pura e simples; propaganda comercial e política, nessa ordem. Comercial quando o interesse é proprio e direto. Política quando também envolve o de aliados.

    Eu pessoalmente não tenho nenhum problema em dizer que ficaria muito feliz se ela quebrasse. Acho que ela só faz mal ao país com suas baixarias. Pois é a isso que se resume a programação: baixaria; que ainda é imitada pelas outras…

    Eu faço a minha parte, hehe: há décadas que evito ver essa chacrinha diária, com raríssimas exceções; e evito comprar produtos que veiculam campanhas que tratam os consumidores como idiotas.

    Sou contra o Estado Brasileiro ficar despejando dinhero como despeja com publiicidade para financiar baixaria sem sequer contestar os valores cobrados. E sou contra o Governo atual também fazê-lo, ou seja, ficar financiando a propaganda política da oposição.

  29. Dúvidas

    Eu só não entendi ainda porque a sobrevivência da Globo está ameaçada.

    Era isso que eu queria encontrar no artigo, porque sobre o caráter do jornalismo dela eu já estou careca de saber.

    Será que eu fui vítima de alguma espécie de estelionato jornalístico? ou o nome correto disso é sensacionalismo?

  30. “…grupo de “formadores de

    “…grupo de “formadores de opinião” como nunca se viu antes na história deste país, e com poderes ilimitados. Isso porque os donos são ausentes ou incompetentes, e nada trava a libertinagem televisiva e jornalística que se enfia goela abaixo do cidadão daqui e do exterior…”

    Acho muita ingenuidade acreditar que os donos são ausentes ou incompetentes. Se há algum ausente e incompetente, esse é o eleitor brasileiro!

    Duvido que os jornalistas possuam autonomia para definirem o viés político da notícia. São meros capachos bem treinados. Cumprem da “melhor” forma possível as determinações de seus patrões, os verdadeiros roteiristas, das coberturas polito-econômicas. 

    Permaneceram a frente do telejornal se, e somente se, atenderem as exigências de seus patrões.

     

  31. Eu já não consigo ver a globo

    Eu já não consigo ver a globo a muito tempo…. Já não consigo digerir tanta hiprocrisia, me faz mal à saúde…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador