Moro assume explicitamente a manipulação de atos do sistema de justiça, por Fernando Hideo I. Lacerda

O caminho dessa escalada autoritária passa pelo abandono gradual do discurso de que “a lei é para todos” em prol de uma narrativa segundo a qual “os fins justificam os meios”

Reprodução/Twitter

por Fernando Hideo I. Lacerda

em seu Facebook 

Essa fala revela a essência do processo penal de exceção.

Pela primeira vez, Moro assume explicitamente a manipulação de atos do sistema de justiça em inquéritos e processos criminais, com fins ideológicos de perseguição a inimigos políticos.

De um lado, evidencia a prática das medidas de exceção que caracterizam essa nova forma de autoritarismo líquido, exatamente como analisado teórica e criticamente pelo mestre Pedro Estevam Serrano⁩ (o que é motivo de grande satisfação pra nós que temos oportunidade de conviver e aprender de perto com ele).

De outro, ao se despir das aparências mínimas de legalidade (enquanto juiz) e se lançar de vez na carreira política (como representante da extrema direita), Moro tende a radicalizar no autoritarismo e mitigar a mediação com formas democráticas.

O caminho dessa escalada autoritária passa pelo abandono gradual do discurso de que “a lei é para todos” em prol de uma narrativa segundo a qual “os fins justificam os meios”.

Defender que suas nobres intenções escusam a violação da ordem jurídica é um caminho autoritário sem volta. Despindo-se do verniz fraudulento de legalidade, resta a tirania em estado bruto.

O jogo segue sendo jogado. E se é verdade que a mudança de paradigma no exercício do poder intensificará a repressão às classes populares e à resistência democrática, também implicará novos riscos em território inédito para os tiranos da vez.

Redação

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para cada tirano, milhões de resistências.
    Temos que ficar vigilantes. Moro é apenas o cume do iceberg. É pau mandado dos americanos.
    Ditadura e torturas nunca mais.

  2. Kkkkkkkk vcs são doentes, ele estava sendo irônica kkkk, extremismo político é uma doença e vcs estão contaminados, não reconhecem nem uma ironia mais kkkkkkkk.

    1. Não, é real, mas corrupção nao se combate usando agentes corruptos, foras da lei e que ainda so perseguem e prendem inimigos politicos, isso é real e nao ficcao.

  3. Incrível como a falta de uma simples interpretação de texto,ou a falta dela,mostra a ignorância ou mal caratismo dos extremistas socialistas…ele replicou parte do texto da matéria e foi irônico no comentário…e vcs mal conseguem compreender isso…explicado pq,na mão de vocês,Brasil foi de mal a pior nos índices de educação.

    1. Esse Fernando Hideo I.Lacerda está se “fingindo de morto pra comer o coveiro”. É óbvio que ele deturpou as palavras de Moro de propósito.

  4. Se realmente Moro foi manipulador, precisamos de mais juizes como ele. Pois o “crime” dele, nao lesionou meu bolso. Ja os bandidos que ele colocou na cadeia prejudicaram todo povo brasileiro.
    Brasil viveu na corrupção desde que foi descoberto.
    Não sou de direita, esquerda ou centro, só quero ver bandido na cadeia pagabdo pelo que fez.
    Acordo todos os dias, trabalho 14hs por dia, emprego mais de 100 pessoas. E pela primeira vez, estou acreditando que pessoas sérias se envolvam na politica para acabar com a corrupçao.
    Respeito a posiçao politica de todos, mas querer incriminar o Moro e soltar os bandidos, deve ser insanidade ou pessoas que pactuam com bandidos.

    1. Quer dizer que a lei deve ser respeitada por todos, menos por aqueles que a aplicam? Não se trata de “soltar os bandidos”, mas de jogar limpo. Se não, lá vamos nós brasileiros, de novo sendo passados pra trás pela quadrilha da vez. Ou se trata de apoiar a ilegalidade porque agora está do nosso lado? Temos que nos contentarmos em ser uma republiqueta do Caribe, como sempre? O verdadeiro Patriota Brasileiro não deveria cansar disso?

  5. Cara, admiro vc se dizer jornalista “imparcial”, com esse discurso, não conseguir ver que o cara fez uma ironia com a postura da Folha de São Paulo (Globo), que faz uma inversão de valores, como vc também. Parece até que vcs apoiam todas essas falcatruas que foram descobertas pela Lava Jato, e depois vem dizer que Moro é partidário!? Pelo amor de Deus, sejam profissionais imparciais.

  6. Está material é séria mesmo? Ou a intenção é testar se o brasileiro sabe interpretar uma frase? Não há uma linha onde o Moro assume manipulação da justiça, ao contrário ele diz que manipulada são as matérias da folha SP. É uma pena que muitas pessoas sejam influenciadas por matérias tendenciosas como está.

  7. Não concordo com o esdrúxulo discurso do fim da democracia. Ao meu ver ele não é mais juiz, portanto pode opinar o quanto quiser; segundo, nada impede que o juiz ou promotor deixe sua carreira e entre para a política, temos vários exemplos disso, houvr até um que no governo dilma foi chamado para ser ministro, e queria manter o cargo de promotor na Bahia. Isso é manipular a ordem constitucional. Agora, fim da democracia é usar o aparato e dinheiro do Estado para ser perpetuar no poder. Sinto muito amigos autoritários, mas acabou. Não os chamo de esquerda, pois a esquerda não é isso que vocês fazem, isso tem outro nome e esta no código penal.

  8. É sério que os comentários estão criticando a falta de interpretação de texto? Nem Gabriel Garcia Márquez seria capaz de um realismo tão absurdo.

  9. Vamos resolver logo essa parada: Moro e Delagnol, deixem de se recusar de entrar no mérito das conversas sob a alegação da pseudo-ilegalidade, e autorizem a quebra de seus sigilos telefônicos, etc.
    Afinal, quem não deve não teme, não é isso?
    A sociedade quer saber a verdade

  10. O ex-juiz assume que manipulou o processo para dar publicidade à info que era sigilosa, pois afinal no país vizinho juiz não tem autonomia…
    Já aqui um juiz tem autonomia para agir contra lei e tá tudo bem. Quem criticá-lo é porque não sabe interpretar textos.
    Os fins não justificam os meios no Brasil, na Venezuela e em qualquer parte. Como também não justificam para réus, promotores e juízes. Simplesmente isso. Lembrando que no caso do juiz há um agravante: seu único dever é cumprir a lei.

  11. É engraçado que o primeiro a comentar é um empresário, grupinho que deve bilhões a previdência e não paga e está ansioso para essa reforma passar e o povo assumir a bomba. Seu mito sempre esteve lá e até já foi contra essa reforma que hoje apóia, bate continencia para os EUA e faz uma besteira após outra.

  12. É engraçado que o primeiro a comentar é um empresário, grupinho que deve bilhões a previdência e não paga e está ansioso para essa reforma passar e o povo assumir a bomba. Seu mito sempre esteve lá e até já foi contra essa reforma que hoje apóia, bate continencia para os EUA e faz uma besteira após outra.

  13. Por gentileza, desenha em que parte do texto Moro assumiu que foi parcial porque não consigo encontrar nada além de uma educada e inteligente ironia.

  14. Eu sou a favor de apurar os fatos , não podemos apoiar combate a crime e corrupção!!! Fazendo outro crime!!! Senão perde a lógica. Aí não existe mais Estado de direito. Vira bagunça

  15. Esse artigo que vê “pêlo em ovo” é só mais uma evidência dessa narrativa esdrúxula que criaram e continuam alimentando. Já não tinham compromisso com a verdade e agora ignoram até a clara ironia na frase de Moro. Se distorcem uma frase simples como essa, imagina o que eles entendem como democracia!

  16. Esse ministro Sergio Moro ,Deveria, ser penalizado pelos seus atos, não entendo como STJ, deixou de ser Supremo por não ter uma atitude mais imparcial , não pelo valor das emoções populares.

  17. É impressionante a quantidade de gente que defende o indefensável.
    Vejam só a que ponto chega a hipocrisia, a dissimulação e a seletividade humana naquilo que diz respeito aos seus interesses de ordem pessoal.
    O descalabro que estamos testemunhando no Brasil só encontra precedentes em 1964 e, mesmo assim, naquela época, advogados, procuradores Juízes mantinham-se íntegros e agiam dentro da legalidade constitucional. A ética nunca norteou o Legislativo, porém, sempre serviu de azimute ao Judiciário.
    Fico me perguntando quando foi o ponto de virada. Quando foi que o jogo de interesses contaminou a justiça a ponto de Juízes passarem a usar o aparato estatal para atender seus próprios interesses?!
    O Estado de exceção em que estamos vivendo levou um reitor ao suicídio no sul do país; condenou sem provas; manipulou pessoas abusando da legalização, pela Dilma, diga-se de passagem, da delação premiada, etc…
    Fosse num país sério só o vazamento do grampo da conversa da Presidente com um ex-Presidente da República teria levado Moro para a cadeia. Aqui no Brasil o levou para Brasília e, apesar de já estar mais do que demonstrado como o Juiz atuou de forma ilegalíssima, ainda assim, é capaz de tal ilegalidade conduzí-lo a STF, o órgão dos acovardados que baixam a fronte frente as ameaças de um general autoritário.
    Jamais, após 21 anos de ditadura, pensei que testemunharia a democracia ser enxovalhada novamente em nossa nação.

  18. Se vocês são 100% Moro, poderiam falar que cor de cueca ele usa? Porque deve ser uma intimidade sem fim. Um juiz não pode , na medida do mais possível que possa, colocar suas convicções pessoais contra ou a favor de um processo até que se esgotem as provas. E se as provas foram MANIPULADAS a pedido ou orientação de um juiz, o processo é viciado. É só olhar e esperar a água bater na sua bunda quando for processado por um juiz inimigo seu.

  19. Com certeza aquilo que chamamos de verdade tem varias caras, pois falar a verdade nunca foi o forte de varias pessoas e homens público, pois seus interesses e de seus pares estão acima dos valores morais e éticos, a sociedade nada mais que um grande rebanho domesticados e satisfeito com migalhas e a ignorâncias imposta pelos grandes meios de comunicação, que se dizem defender interesses desta sociedade.

  20. Poderia ser até falta de interpretação mas vindo do conje kkkk esse Moro é o maior enganador que existe colocou quem ele quis na cadeia por interesse político que tá mais que claro tem um monte de bandidos soltos aí inclusive da turma dele né kd o Queiroz?a justiça é para todos mas a injustiça também você comemora a prisão te quem você não gosta hoje mesmo sem provas mas amanhã pode ser você nessa situação ou qualquer outro como vai ser daqui pra frente vamos acreditar na justiça igual pra todos ou vamos acreditar num justiceiro nun Salvador da pátria num super herói que vai acabar com bandidagem do Brasil !

  21. Danilo, eu também trabalho talvez entorno de 12 a 14 dia, tenho um supermercado de porte médio, más não conpctuo com o que vc falou, os meios não deve justificar os fins, porque amanhã poderemos sermos nós os prejudicados pela justiça, portanto a justiça não pode tomar lado somente exercer lei por mais que concorda ou não com o paciente independentimente de quem quer que seja.

    1. Entao devemos soltar o Cabral, Cunha, entre muitos outros que ja confessaram seus crimes e devolveram bens roubados do povo para reduzir a pena?
      Nao faz ideia, de quantas propostas eu perdi, pois me recusei pagar propina para politicos. O que mais quero, é ver todos esses corruptos na cadeia.
      Mesmo depois da Lava jato, os corruptos nao se intimidaram e continuam pedindo dinheiro para favorecimento.
      Quando isso vai acabar? Quando as concorrencias serão justas?
      Como disse, nao sou apoiador de nenhum partido. E confesso que tem muito bandido solto ainda.
      Infelizmente, meu negocio reduziu muito nos ultimos 12 anos… tinha 500 funcionarios e reduzi para 100. Por diversas vezes pensei em fechar tudo e sumir desse lugar… mas acho q esse nao é o melhor caminho.
      Juntos, podemos construir um Brasil melhor. Note que seu pensamento é um pouco diferente do meu. Mas o seu contraponto foi educadamente colocado aqui. E acredito que as nossas diferenças, podem ser usadas para somar e construir algo melhor, e nao diviidr.
      Hoje, vemos no congresso, que todos os projetos serao contestados pela oposição, somente para dizerem que sao oposiçao, mas sem fundamentaçao.
      E tenho certeza q se a oposiçao apresentar um projeto impecavel, o outro lado tb vai critica-lo e condena-lo, mesmo perfeito. É assim o Brasil…. nao abrimos a mente para evoluir, aprender com o proximo e unir forças.
      Agradeço seu comentario, pois me fez refletir alguns pontoa importante. Vc nao me atacou, mas sim, se preocupou com a forma de colocar as informaçoes educadamente. Desejo muito sucesso em seu negocio, e que possamos viver momentos melhores com esse governo, ou quem seja q assuma!!!! Abs

    2. Se realmente Moro foi manipulador, precisamos de mais juizes como ele. Pois o “crime” dele, nao lesionou meu bolso. Ja os bandidos que ele colocou na cadeia prejudicaram todo povo brasileiro.
      Brasil viveu na corrupção desde que foi descoberto.
      Não sou de direita, esquerda ou centro, só quero ver bandido na cadeia pagabdo pelo que fez.
      Acordo todos os dias, trabalho 14hs por dia, emprego mais de 100 pessoas. E pela primeira vez, estou acreditando que pessoas sérias se envolvam na politica para acabar com a corrupçao.
      Respeito a posiçao politica de todos, mas querer incriminar o Moro e soltar os bandidos, deve ser insanidade ou pessoas que pactuam com bandidos.

  22. Me surpreende comentários enxergando apenas a ironia do ex juiz. Certamente não sabem o que significa soberania das nações nem o papel de um juiz que não mistura política e processo penal. E isso no portal ggn.

  23. Oque precisamos é parar de defender bandido, porque eles nao seguem regras pra roubar e destruir órgãos e estrutura de apoio a população. Chega de gritar nomes ou partidos, oque importa sao os fatos e os crimes cometidos. Azar de quem acreditou que nunca ia ser pego. Ah…. ainda falta muitos de direita, de eaquerda e do centrão. Errou cana neles, é assim pro cidadão comum , porque nao com os canalhas? Acorda Brasil!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador