O presente de Charles de Gaulle ao Brasil que a ditadura não quis receber, por João Augusto de Lima Rocha

Quem conta a história esteve pessoalmente envolvido no episódio; trata-se do internacionalmente renomado físico e professor brasileiro Roberto Aureliano Salmeron

Foto Jean Manzon

O presente de Charles de Gaulle ao Brasil que a ditadura não quis receber

por João Augusto de Lima Rocha

Segundo saiu na imprensa, recentemente, com certo alarde, a senhora brasileira Lilly Safra que, a despeito de nunca ter plantado nada no chão de seu país, colhe continuamente vultosa safra monetária, através do banco de investimentos de seu bilionário ex-marido, acaba de anunciar a doação pessoal de milhões de euros para a  recuperação da catedral Notre Dame, após o recente incêndio.

Por outro lado, poucos sabem, mas o grande herói da resistência e da libertação da França do jugo do nazismo de Hitler, Charles De Gaulle, que foi presidente da França, após a II Guerra Mundial, realizou o contrário, isto é, aceitou fazer uma doação muito significativa ao Brasil,  anunciada durante a visita que fez a nosso país, poucos meses depois do golpe militar de 1964.

Quem conta a história esteve pessoalmente envolvido no episódio; trata-se do internacionalmente renomado físico e professor brasileiro Roberto Aureliano Salmeron que, com Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, teve importante participação no processo de implantação da Universidade de Brasília. O relato encontra-se em seu livro imperdível, A universidade interrompida: Brasília 1964-1965 (Editora da UnB, 2ª ed. 2007), em que  explica detalhadamente o que ocorreu em torno do desmonte criminoso do projeto original da UnB pela ditadura militar.

Em abril de 1964, meses antes da visita de De Gaulle ao Brasil, o governador Carlos Lacerda, tido como um dos chefes civis do golpe contra o presidente constitucional João Goulart, e virtual candidato a presidente da República, esteve de passagem pela França, onde deu declarações públicas extremamente inadequadas e até ofensivas ao povo francês, a exemplo da relatada pelo jornal de extrema-direita L’Aurore, na edição de 24 de abril de 1964:Os comunistas, no Brasil, nós não os matamos. Expurgos? Nós os fizemos, certamente menos que vocês na Libération. Nós não fuzilamos ninguém, e no entanto para nós também era a liberação”.

Continua o relato de Salmeron: “Ora, o presidente da França era o general Charles de Gaulle, herói nacional, organizador da resistência às forças armadas da Alemanha nazista, que, além de ter o prestígio militar e moral de libertador, desempenhou papel relevante na reconstrução do país depois da guerra. O general não perdoou a Carlos Lacerda. Demonstrou sua aversão ignorando-o durante a visita que fez ao  Brasil seis meses mais tarde, de 13 a 16 de outubro de 1964. Recusou qualquer contato com o Rio de Janeiro. No dia de sua chegada, o presidente Castelo Branco ofereceu-lhe uma recepção, mas num navio da Marinha ancorado na baía de Guanabara, para evitar a presença do governador”.

A renovadora Universidade de Brasília, cujos cursos foram iniciados em 1962, era considerada “o mais importante projeto da intelectualidade brasileira”, na síntese precisa de Darcy Ribeiro, o primeiro reitor, que cedo foi sucedido na Reitoria pelo vice, Anísio Teixeira. Anísio estava no exercício da Reitoria, quando foi truculentamente retirado do cargo, no dia em que a força bruta militar agiu, de surpresa, sobre a universidade, batendo, prendendo e insultando a comunidade universitária, imediatamente depois do golpe, no dia 09  de abril de 1964, o mesmo em que foi editado o Ato Institucional nº 1.

Retomemos o relato de Salmeron: “Além de bom estrategista, o general (De Gaulle) era político hábil e homem culto. Percebeu que a universidade poderia dar-lhe a oportunidade de completar a estada no Brasil de maneira elegante. Quando nos fez saber que desejava visitá-la, fez-nos saber também que queria proferir no campus o seu único discurso público no Brasil, dirigido aos jovens. Com isso faria um gesto cultural e ao mesmo tempo resolveria um problema político: falando na universidade, evitaria falar no Congresso, num período em que o País caminhava para a ditadura”.

Segue, Salmeron: “Em reunião do reitor Zeferino Vaz com os coordenadores ficou decidido que, dentro de nossas modestas possibilidades, procuraríamos homenagear Charles de Gaulle conferindo-lhe o título de Doutor Honoris Causa, o primeiro que seria outorgado pela universidade”.

“No entanto, surgiu um grande problema: três dias antes da visita, o adido cultural da França, muito amigo da universidade, passou a informação de que, por princípio, De Gaulle não aceitava o título de  Doutor Honoris Causa, pois já o havia recusado em várias ocasiões. No entanto, adveio uma boa surpresa, em dose dupla, anunciada logo a seguir pelo próprio adido cultural: o presidente De Gaulle, não só aceitou receber o título, como anunciou que queria dar um presente à UnB, que deveria ser sugerido pela direção da universidade”.

Segue o relato de Salmeron: “Quando perguntamos ao adido cultural o significado de ‘grande’, em ‘grande presente’, respondeu-nos que não devíamos pedir livros ou revistas, mas algo de vulto, duradouro. Por exemplo, um laboratório. É provável que De Gaulle tenha decidido deixar na universidade uma forte marca do governo francês, por ter sido informado das doações significativas feitas pelos governos alemão e britânico, pela Fundação Rockefeller e pela Fundação Ford”.  

Surpresos e preocupados, pois dispunham de somente um dia para elaborar um pedido com argumentos sólidos, os professores encarregados de definir o presente, segundo Salmeron, resolveram fazer um pedido que iria servir ao Instituto de Física. Seria solicitado como presente ao general De Gaulle um cíclotron, máquina tão importante quanto cara, essencial para o desenvolvimento de pesquisas de ponta na área da física nuclear.

Segue Salmeron, em seu relato: “Sondamos a possibilidade com o adido cultural, por telefone. O general De Gaulle seria consultado pelo embaixador naquele mesmo dia, pois decisões importantes não são tomadas em reuniões formais. Se estivesse de acordo, faríamos essa sugestão. O general concordou. Durante a visita, no dia seguinte, o reitor fez o pedido oficial. O ciclotron seria oferecido como presente. As instalações periféricas, indispensáveis a seu funcionamento, não seriam doadas, mas fornecidas pelo governo francês, que a universidade reembolsaria em condições excepcionalmente vantajosas: o pagamento começaria a ser efetuado dez anos depois, em prestações anuais durante dez anos, sem juros e sem correção monetária devido à pequena inflação na França. A universidade seria responsável pela construção civil, instalações elétricas e acessórios”.

Por fim, o professor Salmeron, que se demitiu da UnB em outubro de 1965, junto com 223 colegas, cerca de  80% do professorado, em protesto contra a ingerência indevida dos militares golpistas no dia a dia da universidade, em desrespeito absoluto a sua autonomia, relata: “Nunca soubemos se, depois de nos demitirmos da UnB, a Embaixada da França continuou os contatos com a universidade sobre esse assunto. Imaginamos que não. O resultado final é que o presente oferecido por Charles de Gaulle não foi concretizado”.

 

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Interessante analisar essa aversão de Bolsonaro e filhos por tudo que tenha associação com o saber. A ditadura brasileira com ajuda da imprensa aniquilou a formação da inteligência brasileira. Logo temos a vitoria do homem/mulher mediano comandando as instituições e os poderes e o apedrejamento de tudo que não pactua com o modo binario que essa gente tem do mundo.

  2. Falando em fisica…
    Sobre a “expansao” do universo…

    A gravidade lunatica entre dois corpos tem uma escala local de um lado (1) e uma escala local do outro lado (2x). O gnome delas eh “tensores” (!). Mas sao equivalentes.

    Isso eh mesma coisa que dizer que voce colou uma gominha em uma tensao a outra gominha em outra tensao. (Peca o seu por amigo pra ir lidar com dois pis separados!)

    Vamos ver o que acontece agora…

    Duas massas 1 e “b” e “tudo que anda aa velocidade da luz” sendo perturbado a meio caminho

    123456
    7890ab

    Implica que o proximo estado de um ” photon” de 1 em direcao a “b” eh
    172839
    405a6b
    E os outro estados de fluxo. No entanto… a esse ponto… “b” se moveu um infinitesimo pra mais longe. Tendo seu fluxo pre-escrito, o photon NAO ganha magicamente um fluxo a mais. O que acontece eh que voce descola uma gominha da outra e refaz o equilibrium de tensores desse ponto pra frente!

    So que ambos 123 e 0ab sao realismo local. O que significa que isso tem que ser feito dos dois lados.

    Sim. Ja acabei. Com o assunto inteiro.

    Similarmente, vamos jogar toda a QED num buraco negro pra lidar SOMENTE com minha lingua, gravidade, e nada mais?

    https://en.m.wikipedia.org/wiki/Quantum_electrodynamics

    Pulem diretamente para a equacao [v + w] OU [v × w] mas nao ambos, ou um resultado ou outro.

    Eu sei o que os cientistas dizem que essa equacao diz a respeito do futuro e sei o que ela pensa no tenso presente. Mas so um proto telepata poderia te dizer o que essa equacao sente, e eu sou um deles. (Importante lembrar que a direcao temporal da QM eh do passado pro futuro NESSE caso -bem diferente da merda de 2-slit experiment onde o tempo esta parado ou indo ao contrario).

    QED eh usado para previsoes Jesse caso, o que desemprega qualquer profeta. Entao vou predizer o passado da mente dessa equacao so pra ver fisicos pulando do 5 ou 6 andar da Fisica. Ou 20o, pra mim nao faz diferenca…

    No caso de [v + w], EU escolho qualquer numero para ser v, digamos, 6. E escolho qualquer outro pra para ser w, digamos, 5.

    123456
    7890ab
    Lunaticos. Mais
    12345
    67890
    Lunaticos tambem. E a unica lunatica de soma que conserva os quadrados eh… a lunatica de 2x, a gravitacional.

    A esse ponto, o link nos surpreende ao nos dizer “uai, agora nois vai passar pros numero complexo, viu?”

    !!!!!!!!!!!!!! Jecaiada, a gravidade NAO se submerge a outras forcas! AS OUTRAS FORCAS EH QUE SE ADAPTAM AA GRAVIDADE E NAO O CONTRARIO.

    Nao, nois nao vai nao, desgraca! Arresorve a equacao GRAVITACIONALMENTE primeiro, porra!

    E… como eu disse, era isso que a equacao estava sentindo antes de pensar o que os cientistas dizem que ela diz. Foi assim que toda a Eletrodinamica Quantica foi parar em um buraco negro.

    Zi End.

  3. Por sinal, o ponto de escolher integros era que eles se livram de infinidades, fracoes, e numeros complexos, e fazem o problema entendivel pra qualquer pessoa -qualquer menino de 10 anos…

  4. Como se vê,o Brasil é um país sem futuro.
    Não se planeja nem mesmo para um presente grandioso.
    Por isso tão provisório e imediatista.
    Tem hora que ser brasileiro cansa.
    Esta hora, por exemplo.

  5. A política brasileira, seja de esquerda ou de direita, influenciada pela cultura ordinária brasileira, pela mentalidade desprezível dos brasileiros, pela falta de ética, sempre fez o melhor possível para destruir o futuro dos brasileiros.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador