Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Os imponderáveis da política, por Andre Motta Araujo

Nas análises da grande mídia não há qualquer noção de contexto histórico sobre o quadro político, só fofocas do cercadinho do Alvorada.

Os imponderáveis da política

por Andre Motta Araujo

Falam com seriedade sobre as eleições de 2022, já com os potenciais candidatos no start. LOUCURA! Não há a mínima logica de prognósticos para 2022.

A História NÃO É previsível dois anos à frente, NUNCA FOI. Juscelino, em 1960, dava como certa sua volta em 1965 após um período de AJUSTE orçamentário a ser praticado pelo irascível Janio Quadros, tanto que preferiu Janio ser eleito do que apoiar seu candidato oficial, o Marechal Lott. NADA DISSO ACONTECEU. Ninguém poderia prever que Janio iria renunciar, que Jango não terminaria o mandato e que o Brasil entraria em um regime ditatorial.

Orestes Quercia deixou Ulysses Guimarães ser candidato nas primeiras eleições após o regime militar, porque ele teria tempo para se candidatar nas eleições seguintes, Quercia tinha absoluto controle do MDB. O futuro se encarregou de desmanchar planos tão audaciosos. Ulysses perdeu a eleição, Quercia perdeu as condições políticas para se candidatar à Presidência, Tancredo morreu, Sarney assumiu. NADA PODERIA SER PREVISTO em 1985.

Adhemar de Barros, Governador de S.Paulo, contava controlar seu sucessor inventado, Lucas Nogueira Garcez, eleito governador de S.Paulo em 1950. Garcez mandou prender Adhemar.

Orestes Quercia tinha certeza que controlaria seu sucessor inventado, Luis Antonio Fleury, não controlou. Fleury virou inimigo.

Em setembro de 2019, o Presidente do Chile, Sebastian Piñera, tinha 70% de aprovação, em outubro ocorreram violentas manifestações detonadas por um mísero aumento nos bilhetes do metrô, em janeiro de 2020 Piñera tinha 82% de DESAPROVAÇÃO. NADA DISSO ERA PREVISÍVEL, em setembro de 2019.

As chances de Bolsonaro terminar o governo são imprevisíveis. A chance de candidatos POSTOS HOJE, como Moro, Huck, Doria e Witzel estarem na cédula são inapostáveis, pode não haver eleições. As eleições de 1965 eram dadas como certas em 1963 e não aconteceram. Este é um GOVERNO INCERTO.

Um ano antes da eleição de Obama nos EUA NINGUÉM apostaria que isso poderia acontecer, parecia impossível, BARACK HUSEIN ser Presidente dos EUA.

A Política é imprevisível tanto no cenário nacional como no internacional e é incrível que se perca tanto tempo com prognósticos e apostas, é um desrespeito ao imponderável, ao complexo cruzamento de variáveis que determinam os acontecimentos que ninguém pode controlar.

Bolsonaro é um ponto fora da curva, ter sido eleito foi um fato de roleta, ser reeleito é uma aposta de altíssimo risco no quadro das incertezas globais, em 24 horas tudo pode mudar.

Nas análises da grande mídia não há qualquer noção de contexto histórico sobre o quadro político, só fofocas do cercadinho do Alvorada.

Comentaristas políticos têm obrigação de lastrear suas análises em SÓLIDO CONHECIMENTO HISTÓRICO, como tinham os grandes nomes da crônica política pós 1946, como Carlos Castello Branco e Villas Boas Correa, porque só a História dá as ferramentas para entender acima e além das nuvens.

Depois vem as surpresas como fatos do destino e todos ficam com olhares de parvos perdidos na caverna.

AMA

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Araujo, você esqueceu o verdadeiro fator.

    Os criminosos (Bolsonaro e quadrilha) estão “cantando vitória” antes do tempo porque a mesma turma que os colocou no poder à força (só otários acreditam que a eleição brasileira foi justa) vai continuar bancando a estada deles no poder e a população brasileira é covarde e estúpida demais para fazer algo contra. Eles já sabem o resultado das eleições municipais porque já foi tudo arranjado.

    1. Olha, as urnas são invioláveis……eles asseguram isso…..

      O fato de quase todos os candidatos da esquerda ao senado que estavam na dianteira das pesquisas perderem, é coincidencia…….como foi coincidencia um candidato ao senndo terceiro colocado até a véspera da votação chegar em primeiro disparado e ninguem na midia canalha comemorar…..eram todos “galvão”, já sabiam…..

  2. Ô somebody… alguém já te ensinou que na casa dos outros a gente deve ser mais educado / contido… mesmo se achando… e tenha alguma razão em suas colocações…? tu não sabe falar do Brasil e dos brasileiros sem escrachar, ô gringo?

    1. Algumas vezes você precisa ir direto ao ponto, ainda que isso seja ofensivo para quem ouve. Porque sejamos honestos, se o brasileiro tivesse espinha Bolsonaro e seus comparsas já estariam servindo de comida para os peixes.

  3. Em 2008 Obama só ganhou por causa da crise econômica. Antes dela, McCain tinha uns 4 pontos de vantagem – de representar o já moribundo governo Bush Filho – e levou a virada. Trump só perde a reeleição se a economia americana dar um baque nas vésperas da eleição.

    1. O professor Allan Lichmann, historiador e cientista politico que previu as oito ultimas eleições presidenciais, inclusive a de Trump,dsiz que NÃO é a economia que elege, nos ultimos dois anos de Obama a economia estava otima e Hillary perdeu, é o CARISMA que Trump teve e tem e nesta eleição os Democratas não tem candidato com carisma mas podem ter numa reviravolta de nomes, por ex.
      Michelle Obama, segundo Lichmann ela ganharia de Trump. O aforisma que economia elege, valeu por uma eleição, não vale sempre, as caracteristicas de eleições são mutaveis a cada ciclo.

  4. Como historiador de formação, fico intrigado com o juízo que analistas políticos fazem da história. Me formei em História em 1986, na UFMG e ao longo do curso, percebi que a maior de dificuldade é a definição do caminho metodológico adequado para o estudo, a pesquisa e o trabalho com este conhecimento. Certas teorias, que são formuladas por historiadores, parecem não ser pertinentes. Um exemplo, a doutrina Monroe, que definiu o espaço de domínio econômico e político norte americano, sintetizada na histórica frase – “A América para os americanos”. Posteriormente foi formulado o “corolário da Doutrina Monroe”. Com a atuação dos países latino-americanos, que criaram a ALALC – Associação Latino Americana de Livre Comércio. Diante da suas limitações institucionais, os praises latino-americanos, avançaram no processo de integração política e econômica ao criarem a ALADI – Associação Latino Americana de Integração, que possibilitou a criação de organismos como o MCCA, o MERCOSUL, a APP, a ALBA, dentro outros organismos de alcance parcial. Diante deste processo os EUA, formularam nova teoria, denominada de “Teoria da Contenção”. não é coincidência observar a destabilização de governos democraticamente eleitos, em razão de se desenvolver política, na formulação do Ex-Ministro de Relações Exteriores Celso Amorim, altiva e ativa. Me parece difícil estabelecer nexo entre história e análise de conjuntura.

  5. Guia de Profissões 2020: dois exemplos de profissões atualmente em destaque no Brasil

    – Palpiteros profissionais: fauna variadíssima, seja na imprensa tradicional, sejam nas mídias sociais. São os palpiteros de plantão: comentaristas-especialistas holísticos, usuais de Globonews, Band News, Jornal da Cultura, Rádio JPan, CBN. De “esquentas” para as Municipais 2020 (matéria-prima usual de radialistas de cidadezinhas do interior) a juros Selic (assets da Faria Lima adornam os em seus folhetos publicitários com motes do tipo “número 1 ANBIMA 2018 de acertos nas projeções da Selic”). Antecedente: mesas redondas futebolísticas (“os palpites da próxima rodada do Paulistão”)

    – Plantonistas-celebridades (talvez a maior das contribuições brasileiras para o jornalismo mundial): simples repórteres-plantonistas alçados à categoria de grande celebridade ou autoridade jornalística https://revistatrip.uol.com.br/revista/tpm/181

  6. Tenho esperanças que BOZO caia em 2021 com a chapa sendo anulada pelo TSE. (no minimo)
    Embora não seja ideal, penso que o Congresso não quer Mourão ..tirando a chapa em 2021 isso abriria uma oportunidade pra R.Maia (da turma golpista) assumir, e com isso tentarem melhor sorte em 2022
    FATO, do jeito que vai, o estrago institucional de Bolsonaro esta ficando muito caro ..

  7. O curto governo Jânio é extremamente educativo para compreender a longevidade de um líder político ou de um grupo político na presidência do Brasil. Após a posse Jânio fez o que lhe deu à cabeça, o que é perfeitamente normal no mundo todo, é a carta branca de todo governo recém-eleito. Mas quando era necessário ser pragmático e abrir mão de alguns planos, não o fez e renunciou para não ser chutado. Qualquer presidente do Brasil só sobrevive no cargo se cair na real, e creio que esse será o determinante para o governo atual.

    1. JK foi um Presidente com projeto de Pais, que EXECUTOU, sendo ao mesmo tempo politico habil e
      agregador, um exemplo admiravel de Presidente-estadista, mesmo cometendo varios erros.

  8. O discurso de censura ao Intercept pela Globo em relação às denúncias da Lavajato dito por um GRANDE nome da oposição está surtindo um IMENSO estrago e preocupação aos CONSPIRADORES e forçando-os a regredir nos planos.
    Obs: FIM DO PSDB !!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador