Percival Maricato
Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais
[email protected]

Pondé alerta: cuidado com o imperialismo… russo, por Percival Maricato

Um colunista da Folha, Luiz Felipe Pondé, e também comentarista do jornal da TV  Cultura, onde desanca tudo que cheira a esquerda ou contradiz o que é “ocidental” (sob comando dos EUA e Israel). Em seus comentários (e colunas) tenta ser irônico e demonstrar cultura (às vezes parece que tenta convencer a si mesmo) e diz-se preocupadíssimo com o imperialismo….russo, que a URSS não passava de manifestação desse imperialismo, que atualmente ele se manifestava na Ucrânia, que Stalin e Putin são czares, que os russos combatem, odeiam e por isso criticam tudo que é ocidental. Pode ter razão com relação a existência de um imperialismo russo, que o país tenta manter o que sobrou de sua esfera de influência junto a países vizinhos etc. Mas daí a pregar que brasileiros e ocidentais em geral devem estar preparados para enfrentar o imperialismo russo…só falta fazer novo chamamento ao Comando de Caça aos Comunistas.

Reagan, Bush e Cia, seriam pombinhas, deve pensar Ponde. Os EUA  mantém tropas em mais de 120 bases militares no exterior,  porta aviões em todos os oceanos, estão em guerra permanentemente em  vários países distantes de seu território, gastam trilhões em armamentos, não obstante já terem mais poder militar que todos os países do planeta juntos, assim o fazem certamente para nos defender dos russos. Intervenções militares em países distantes como Vietnã, Laos, Cambodja ou mais recentemente no Iraque, Afeganistão ou próximos, como praticamente todos da America Latina, são apenas humanitárias, ou para defender a democracia, treinam militares em mais de uma centena de países para… mantê-las. Não era outra a intenção no Brasil em 1964, quando enviaram a sexta frota para acompanhar o golpe, ou investiram pesado no Chile, para derrubar Allende. O perigo é o imperialismo…russo.

O que observamos de interessante nisso tudo é que americanos e  russos nada mais fazem do que fizeram todos os países colonialistas e imperialistas ocidentais que entraram em decadência, Portugal, Holanda e Espanha, séculos atrás, França e Inglaterra, mais recentemente, (a Alemanha se candidatou por duas vezes a ser imperialista, mas não a admitiram no clube), substituídos pelos americanos.

A atual conjuntura mostra que o problema dos ocidentais com a URSS, pelo menos nos anos de decadência, não era tanto a proposta do comunismo ali instalado, com seu estado pesado, centralizador e ineficiente, burocratas incompetentes etc. O pomo da discórdia eram as esferas de influência. Desde os tempos imemoriais, das cidades estados da Suméria, passando pela Babilônia, Assíria, Egito, Pérsia, Grécia, Macedônia, Cartago, Roma, os impérios da Europa Central que se sucederam, demais  citados acima, sempre houve luta pelo controle de zonas de influencia, quantas fosse conhecidas e alcançáveis, pois eram mercados, populações, escravos/trabalhadores/consumidores, matérias primas, locais para bases militares onde se possa conter ou atacar o inimigo. Infelizmente, este é um fato marcante na história da humanidade e nada mudou. O Brasil não deve mudar o figurino se conseguir poder na América Latina e quem sabe, na África, ali do outro lado do Atlântico. Mas o filósofo da TV Cultura enxerga essa condição ao desenvolvimento de poder de um país, no regime e sociedade que vivemos,  e o perigo, nos… russos.

Vlado deve se mexer no caixão. Ele que nos tempos em que nada podia ser dito, se atrevia a lutar para expor ideias contrárias ao credo oficial. Conquistada a democracia, e eis onde chegamos.

Percival Maricato

Percival Maricato

Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É, foi os Altmann se

    É, foi os Altmann se posicionarem contrários as atrocidades cometidas pelos sionistas aos palestinos, e logo veio a retaliação, tiraram o blog deles do ar. 

  2. “A Rússia tem milhares de

    “A Rússia, para quem ainda não sabe,  tem milhares de tropas de prontidão e armadas ate os dentes em centenas de bases militares pelo mundo afora. Seus navios e porta-aviões singram os mares, semeando medo, terror e obediência cega de onde quer que se aproximem. Seus diplomatas geram intrigas internacionais que mantem o mundo em estado perene de guerra, que em contra-partida faz crescer exponencialmente sua industria bélica, que em retorno encoraja seus diplomatas a criar mais conflitos pelo mundo. “

    Verdade, precisamos tomar cuidado com esse pais imperialista que como uma criança travessa destrói tudo que toca, mas,………..Epa! Esse pais não eh a Rússia. Esse pais eh o do nosso querido Tio Sam.

    Pondeh esta certo. Errado estamos nos em prestar atenção ao que ele fala.

  3. Quando se é pago para

    Quando se é pago para defender especificamente uma ideologia, o resultado é sempre esse… Um bando de idiotas, com amplo espaço na grande Imprensa, para dessiminar asneiras. A maior delas a necessidade de rotular como “comunista” ou “de esquerda” qualquer iniciativa que vise acabar, ou diminuir, com a iniquidade social. 

  4. Assim como a Inglaterra é o

    Assim como a Inglaterra é o POODLE dos EUA, o Pondé é um POODLE de madame das elites sonegadoras OFFSHORE. Um viralatas metido a chique. Não vale nada..

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa na REDE gloBBBo de SONEGAÇÂO é um braZil para TOLOS”

  5. Inacreditável. Essa gente é

    Inacreditável. Essa gente é tão vira-lata que não perdoa, mesmo, quem tenta ser independente dos EUA e contesta os desmandos norte-americanos no mundo.

  6. Coitado do Pondé. Ele é

    Coitado do Pondé. Ele é apenas mais um ignorante vitimado pela miopia filosófica. Pondé, especialista em amenidades metafísicas irrelevantes para a vida prática, provavelmente não conhece muita coisa de Geografia. Em razão disto, ele deve ter acreditado naquele cara que se diz Geógrafo, o Demetrio Magnoli, que é sempre entrevistado no Jornal da Cultura quando o PSDB precisa atacar o PT. Magnoli deve estar ensinando seus discípulos (filósofos incluídos) que a fronteira européia móvel dos EUA tem seu limite entre a Ucrânia e a Rússia. Ha, ha, ha…

  7. BRICs

    Já começou a campanha anti-BRICS. vamos escutar e ver muita coisa absurda escrita e divulgada por essa extrema direita míope que nós conhecemos muiiiiito bem.

    Hoje em conversa com uma amiga, ela me falou que viu na globo o assunto da escassez de água em SP. Simplemente, disse a ela: esqueça telejornais, esqueça revistas, esqueça rádios. Procure sites sérios na internet para se atualizar, pois o resto está podre.

  8. Eu não suporto mais tantas

    Eu não suporto mais tantas palavras em russo no nosso Brasil. É um absurdo. Todo mundo no Brasil sabe algumas palavras nesse idioma. E as escolas particulares desse idioma ainda são permitidas na tv aberta com estrelas ‘globais’. Temos que lutar contra esse domínio completo e total. Nem vou falar da influência da música e do cinema russos no nosso pobre Brasil. Haja imperialismo nefasto!

    Como é que escreve ‘hugs’ em russo?

    1. Gostei, da ironia …………

      Mardones, gostei da ironia!!!! Realmente não vejo quase lnehuma pmalavra em ingles, só russo!!

      Haja saco!!!!!!

    2. Pois é Mardones, e pra

      Pois é Mardones, e pra completar essa invasão bolcshevic o ilusionista Putin reagiu ao embargo econômico e cortou importação de mercadorias de boa parte do Véio Mundo e dos Steits (a medida terá validade de 1 ano a contar de hoje), certamente vai priorizar o Eixo do Mal, com destaque para os BICS (que são os BRICS sem os comunas); a cara da Sandra (do Jornal Hoje) dizendo que essa medida russa poderá beneficiar o Brasil com o negócio da exportação de carnes, era puro desânimo.

      Bem que eu desconfiava que aquela prioridade de Vladimir Maiakóvski como poeta e de Yuri Gagarin como homem-com-aquilo-roxo no meu segundo grau tinha algum propósito imoral do governo milico de então… era a preparação do nosso povo para dar as boas vindas ao Império Soviético no século XXI…

      Nem lembro a última vez que ouvi falar de “ameaça terrorista aos americanos”… nossa TV está abarrotada de enlatados dos vermelhos, alguns ainda com o selo CCPP em linguagem subliminar; a Mônica do Maurício de Souza é um exemplo da doutrinação ateu-marxista surgida no nosso próprio solo pátrio: aquele vestinho curto e vermelhão nunca me enganou, e reparando bem nos dentes dela, é propagando direta da feição da Búlgara Escarlate.

      ____________________

      Das duas uma:

      – Ou o Mestre Hariovaldo está causando inveja, dai essa profusão de mentes “blilhantes” (a começar por Lobão…) com destaque no PIG;

      – Ou tem mesmo gente idiota ao ponto de acreditar em cada letra que ele digita, é quando um letrado como esse escreve asneiras desse tipo, deve ter lá seu público alvo e crente.

  9. Caiu em exigência

    Olha a relação:

    Pondé, Constantino, Reinaldo Azevedo, Merval Pereira, Jabor, Demétrio Magnoli, Diogo Mainardi, Marco Antonio Villa…

    Estamos bem de imprensa? 

    A inscrição do Pondé no Instituto Millenium ainda está sob observação da seita. 

    1. Do intelectuais

      A pergunta não é se estamos bem de imprensa, mas se estamos bem de intelectuais.

       

      A imprensa como toda empresa visa lucro e por isso mesmo tem seus interesses, ainda que alguém acredite que ela esteja a serviço do povo, montados no altar da imparcialidade.

      São muitos os meios usados pela imprensa para defender seus interesses e um que vimos sendo muito usados é a cooptação de pensadores alinhados(?) a sua visão de mercado.

      Ora cada um que lute com a arma que tem.

      Mas qual o papel do intelectual na sociedade? Teria ele o direito de enveredar-se por um lado e por de lado todos os outros lados em suas analises? Não teria o dever, o intelectual, de ser imparcial em suas notas ja que o exercício do pensamento deveria estar à serviço da sociedade que esta inserido?

      Vejo cada vez mais um empobrecimento do pensamento crítico produzido por nossos pensadores umas vez que estão mais engajados em fazer oposição que apontar caminhos para uma melhora da sociedades, estão vendendo suas almas por uma coluna de jornal ou aparição numa mesa redonda.

      Podemos analisar o discurso das figuras mais carimbadas como Merva e Antonio Villa, uma pesquisa rápida podemos desenterrar vários discursos e análises e previsões que nunca se concretizaram e pior que isso nem tinham base alguma para se realizarem, era somente criticas com base do “eu não gosto de você então vou falar mau”.

      Não acredito que esse deva ser um assunto que possa ser deixado de lado, uma sociedade qure produz pensadores doentes contamina todo o meio.

      Marcio Sarge

       

      P.s Estou para ler “Os intelectuais e a sociedade”  de Thomas Sowell,alguém ai ja o leu?

      1. Por partes

        Você está aprofundando excessivamente o tema. E penso que não seja o caso.

        Estamos na fase da separação do lixo para processamento.

      2. Sem sentido

        Brincadeiras a parte…

        Seus argumentos são muito bons. Mas penso que quando a sociedade percebe que uma concessão pública (no caso de, claro)  está sendo utilizada em sua essência para interesses meramente privados essa concessão perde o sentido.

    2. Com a internet, reduziu-se o

      Com a internet, reduziu-se o poder de manipulação que a imprensa tinha garantido por meio de seu monopólio da informação, com isso, apenas os elementos mais ignorantes da sociedade continuaram a ser manipulados(alguns voluntariamente).

      Por isso o nível caiu, o público alvo dessa mídia manipuladora são apenas pessoas ignorantes o bastante para levar a sério Pondé e similares.

  10. Ignorante confirmado

    Percival,

    Imagino que este semi aculturado possa, em algum dia, falar algo capaz de fazer algum sentido.

    Até lá, ele fica ganhando o seu $$$ à custa da clientela rasa que seus panfletos atingem – aquele sobre Gaza, por exemplo, estava notável, uma asneira d início ao fim. Mesmo sendo judeu, o indivíduo poderia exercer algum nível de autocrítica, ao imvés de se permitr dominar pelo medo vindo da sempre forte patrulha sionista. 

  11. As esquerdas ocidentais fazem

    As esquerdas ocidentais fazem duas apostas, uma a Russia como contraponto aos EUA, outra o Islamismo como  contraponto ao Cristianismo.

    Os esquerdistas ocidentais imaginam que com a vitória da Russia e ou do Islão terão a sua parte do bolo de poder que a grande revolução proletária finalmente se dará , que engano, serão os primeiros a morrer, talvez pensam que poderão compartilhar o poder, que poderão controlar.

     

    1. Exatamente, foram

      Exatamente, foram esquerdistas ocidentais que armaram os islamistas no Afeganistão, na Síria, na Líbia, etc.

      Mais um comentário inteligente de Aliança Liberal, filhote do Instituto Mises!

    2. Também são esquerdistas

      Também são esquerdistas ocidentais os principais aliados das teocracias fundamentalistas do Golfo.

      Impressionante o nível de inteligência de quem lê Veja e textos do Instituto Mises.

      Parabéns, Aliança!

    3. Poderia ?

      Depois dessa brilhante análise das esquerdas ocidentais, o aliancaliberal poderia nos brindar com uma análise das esquerdas orientais ?

      PS- uma dúvida: o Islão participou da última Copa ?

      1. O Islamismo, o islâ, o islão,

        O Islamismo, o islâ, o islão, o islãm.

         O Islão é o conjunto dos povos, países e estados que professam a religião de Maomé, nas suas diferentes interpretações. Maomé fundou o Islamismo noséculo VII da era cristã, na Arábia, como uma religião monoteísta que atribuiextrema importância à adesão rigorosa a certas práticas de culto. Com oAlcorão (Corão) como referência, o Islamismo converteu-se numa força unificadora de diversos povos, a partir do elemento árabe original.

        1. Taí o leitor do “filósofo”

          Taí o leitor do “filósofo” Pondé!

          Aliança é do tipo que lê livros do Lobão, Constantino, Jabor, etc., ele é um cara de muita leitura!

  12. É………

    UM AVISO:

    Cuidado, os comunistas comem criançinhas!!!!!!!!!!!!!!!

    AAAAHHHHHHH…., ia me esquencendo, dizem que os esquerdistas também!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. Não perco meu tempo

    Com esse tipo de gente. Pondé, Villas e cia. bela. Farsantes a serviço de uma mídia sem qualidade e sem nenhum escrúpulo.

  14. jurássicos conspiram contra nossa soberania

    Há décadas os EUA vem sabotando nossas politicas tecnológicas mais audaciosas, particularmente na área nuclear e espacial. Para isto contam com ampla conivencia da mídia venal e seus ventrilocos amestrados como Pondé. Com a aproximação comercial com a Rússia surge uma nova janela para as politicas tecnológicas. Espero que a Dilma e o PT estejam antenados para o fenômeno.  

  15. Filósofo?

    Filósofo? hahahahahahahahaha… Sa é boa… Agora neguinho que ganha para pensar e falar besteira é filósofo? Hahahaha. Eu faria por 1/4 do preço, mas com conteúdo diverso.

    1. Que é que tem? É um filósofo de caras & bocas.

      Quer vantagem maior? Numa rápida olhada nas suas fotos, percebe-se todas suas “ideias”. Um filósofo instantâneo, plus-ultra-pós moderno, não precisa nem ler, dissolve sem bater.

  16. Acessei a Carta Capital para

    Acessei a Carta Capital para ver o vídeo semanal do Mino Carta onde ele acha que deveríamos eleger os publicitários e ao final, a TV Carta disponibilizava um vídeo da GN 28/12/2013 – Sobre direita e esquerda no Brasil, comandado por William Waack, Reinaldo Azevedo, Bolívar Lamounier e Luis Felipe Pondé. Dada a diversidade de representação ideológica pois sempre é bom ouvir opiniões divergentes e desgarradas do PIG, assisti. Me arrependi. O perigo vermelho que me assombrava quando pequeno, voltou. E está mais forte do que nunca. E parece que os métodos dos maiores terroristas em operação hoje no mundo, os que legitimam extermínios covardes de crianças e velhos em nações vizinhas, deixando destruição e desgraça, são os guerreiros que os defenderão desse velho novo perigo. Ao final, estranharam a execração e inexistência de partidos de direita no Brasil. Que o PT, como de resto as esquerdas, são contra as instituições e querem calar a imprensa. São totalitárias. Quer dizer, foram consideradas totalitárias pelos totalitários ali presentes. E que gostam da forma que as nossas instituições funcionam. Jesus!!! Tomara que da próxima vez convidem representantes do PIG para se ter uma noção como se comport um partido de direita. Não totalitário.

  17. humorista

    Este Sr. Luiz  Pândego é mesmo um humorista de péssima qualidade…

    Enquanto isto, a “pirigosa” Rússia pretende comprar comprar mais produtos agrícolas brasileiros, que perigo!

    247

    Brasil lucra com cerco geopolítico à Rússia

    Boicotada no comércio internacional com os EUA e a Europa, Rússia de Vladmir Putin responde com proibição de importação de produtos dessas origens; Brasil sai diretamente beneficiado; “é uma revolução”, define secretário de Política Agrícola; venda de carne, milho e soja, além de aves, frutas, vegetais e alimentos industrializados, pode triplicar; aliança costurada pela presidente Dilma Rousseff com líder russo, durante encontro dos Brics, conta com a sorte; cerco geopolítico dos ricos a Putin abre oportunidade histórica para avanço nas relações entre os gigantes Brasil e Rússia

    7 de Agosto de 2014

     

  18. Acho que é um erro dar

    Acho que é um erro dar “cartaz” prum sujeito anacrônico como esse, que ninguém conhece e portanto tem muito pouca influência no real das pessoas. Na verdade não passa de um “sacerdote” de seita, com seu séquito de abobalhados de olhos esbugalhados e fanatizados. O melhor a fazer é deixá-lo derreter sozinho no ridículo de suas análises pretensamente filosóficas. Aliás, hoje qualquer insignificante porta títulos que no passado era destinado somente para quem tinha algo a dizer para a Humanidade, mas como vivemos na “Era  da Banalização”,  tudo pode acontecer. O fato é que a extrema-direita tá mal com essas figuras ridículas, como aqueles outros dois que também têm espaço cativo na  Falha de São Paulo, outrora um jornal respeitável. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador