Prisão de Lula é o clímax do regime de exceção, por Jeferson Miola

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Prisão de Lula é o clímax do regime de exceção

por Jeferson Miola

A coluna Painel da Folha de São Paulo de 10/10/2016 publicou: “Um policial explica assim a multiplicação de investigações contra o ex-presidente: ‘Perdemos o medo’”.

A justificativa para caçar Lula não é a existência de provas concretas contra ele, mas a perda de temor e de pudor, pelos procuradores, juízes e policiais da Lava Jato, de condená-lo à revelia. Nada mais explícito sobre o regime de exceção jurídica, midiática e policial que se vive no Brasil.

O resultado da eleição de 2 de outubro encorajou os golpistas. O revés eleitoral do PT e da esquerda foi traduzido como sendo o fracasso da narrativa do golpe. O usurpador Michel Temer apressou-se em caracterizar o resultado da eleição como uma derrota da tese do golpe.

A leitura de que a urna diminuiu o tamanho da resistência democrática, turbinou a execução selvagem do plano golpista, que consiste em implodir o capítulo dos direitos sociais da Constituição, alienar a riqueza nacional e hipotecar o país.

Os golpistas têm pressa; não desperdiçam tempo político. Sabem que a ilegitimidade do governo usurpador encurta o prazo para conseguirem impor os retrocessos anti-povo e anti-nação. Precisam consolidar rapidamente a restauração neoliberal e o regresso da influência perniciosa do FMI e do Banco Mundial no Brasil.

Por isso, aceleram a agenda regressiva em matéria de direitos sociais e criam amarras institucionais, econômicas e financeiras de longo prazo, que convertem a eleição em mera formalidade. Com o aprofundamento do golpe, nas próximas décadas a sociedade não será governada por governos eleitos, mas sim pelo deus-mercado, cujos interesses estão sendo esculpidos e protegidos na Constituição, acima da soberania e dos direitos do povo.

Em uma semana, a oligarquia golpista inviabilizou a Petrobrás e entregou a exploração do petróleo de águas ultra-profundas para petroleiras estrangeiras. A riqueza do pré-sal, estimada em mais de 30 trilhões de dólares, é quase duas vezes o PIB dos EUA. A subtração desta renda interdita o futuro do Brasil, lesa o lucro da Petrobrás e seqüestra os recursos programados para ampliar o SUS [25%], a educação pública [75%] e o avanço civilizatório ao longo do século.

Os deputados da base golpista também aprovaram, em primeira votação, a PEC 241, que congela por 20 anos os gastos sociais para engordar sobremaneira o pagamento de juros e dívida, hoje equivalente a R$ 900 bilhões ao ano. Em 10 anos de vigência da emenda constitucional da morte e do atraso, como é chamada esta PEC, mais de 1,5 trilhões de reais serão desviados do SUS, da educação e dos programas sociais, para serem transferidos à especulação financeira.

Inebriado com este sucesso parlamentar momentâneo, o governo usurpador decidiu antecipar o ajuste neoliberal da Previdência. Além disso, prioriza a aprovação o Projeto de Lei 257/16, que condiciona a ajuda financeira a Estados e Municípios à eliminação de direitos do funcionalismo público, à promoção de arrocho salarial e ao desmonte de políticas públicas.

Com as medidas impopulares e cujos efeitos serão sentidos imediatamente, esta oligarquia colonizada dificilmente conseguirá vencer a eleição de 2018. Apesar disso, todavia, poderá continuar exercendo o poder real, porque já terá aprisionado o Estado com as reformas liberais-conservadoras do Estado de Direito e da Constituição.

As políticas que fazem o Brasil retroceder mais de 50 anos são operadas por um governo ilegítimo, reprovado por mais de 150 milhões de brasileiros, porém sustentado pela tropa montada no Congresso por Temer em sociedade com o gângster psicopata Eduardo Cunha.

Ao lado da modelagem neoliberal do Estado brasileiro, o regime de exceção aperta o passo para prender o ex-presidente Lula à revelia do devido processo legal – afinal, admitem que “perderam o medo”. Os justiceiros já revelaram que na caçada do ex-presidente, provas são dispensáveis, bastam “convicções”.

A força-tarefa da Lava Jato e a mídia nem dissimulam: invalidam as delações que citam políticos do PMDB, PSDB, PP, PTB, PSD [Temer, Cunha, Aécio, Serra, Padilha, Gedel, Jucá etc] e induzem os delatores a incriminarem falsamente Lula e políticos petistas.

A prisão do Lula será o clímax do regime de exceção. Com o resultado da eleição municipal, os golpistas se sentem autorizados a avançar o ataque aos direitos sociais, à democracia e à principal liderança popular do país.

Esta realidade fascista somente é viável com o posicionamento homogêneo da mídia – Globo à frente – que legitima a atuação de procuradores, juízes e policiais que capturam o Estado e partidarizam o cargo e a função pública para perseguir e liquidar os adversários políticos.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que mais me tira a esperança

    é que todos sabem quem são e sabem também da força dos golpistas e suas jogadas , mas não conseguem apontar nenhum grupo que tenha alguma força ou poder capaz de parar essas sandices.

    Ninguem consegue enfrentar a globo , esse judiciário e nem sequer esse governo e esses partidos que também estão atolados em corrupção.

    E pensar que uma boa parte da própria esquerda ajudou a enfraquecer ainda mais o pouco poder que tinha conquistado. E o pior é que muitos ainda nem perceberam isso.

    O máximo que sobrou para o pessoal da esquerda foi uma parte da internet , que podem ter certeza , esse governo vai limitar ainda mais , e um pedacinho em alguma coluna de jornal. E ainda ficam contente em participar disso acreditando que estão fazendo parte do processo democrático.

    1. Ah sim, a esquerdalha cretina

      Ah sim, a esquerdalha cretina dos 20 centavos nos jogou nesse poço sem fundo !!!

      Agora essa corja voltou para o DCE e de lá não sai mais.

  2. Além dos diagnósticos, o que?

     

    Acredito que todas as análise e diagnósticos cum prem seu papel de escalrecer , tanto a população em geral, quanto os “legisladores” que votaram em primeiro turno.  Mas , além dessa fase – e admitindo que não sejam “sensibilizados” os legisladores, o quê?  Movimentos desorganizados não alcaçam objetivos, muito menos serão capazes de fazer frente ao aparato repressivo que os golpistas já detêm. 

  3. EMBUSTE E DESFAÇATEZ

    PEC 241 – QUANDO OS POBRES SÃO CHAMADOS A PAGAREM A CONTA OU “A SOCIALIZAÇÃO DOS PREJUÍZOS E INDIVIDUALIZAÇÃO DOS LUCROS”

    Por: MIGUEL DOS SANTOS CERQUEIRA

     

     

    Sem sombras de dúvidas, oespírito de vira-latas, de subserviência, de nanismo é o que predomina no nosso povo brasileiro. Somos da raça dos liliputianos, não fosse esse espírito servil, que se presta a ceder a toda sorte de manipulação política, de artifícios e engodos dos letrados, supostos letrados ou dos que ocupam o andar de cima, teria havia alguma reação, por minúscula que fosse, quando da votação, em primeiro turno, pelo plenário da Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, que fixa um teto para os gastos públicos por 20 anos.

    A PEC cria um teto de despesas primárias federais que será reajustado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), impondo limites individualizados para os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.

    A respeito de referido Projeto de Emenda Constitucional, sua natureza falaciosa e diversionista, recidiva de engodo para engabelar os tolos de sempre, revisitemos trecho de discurso do então Primeiro Ministro Brochado da Rocha, no ano de 1962, quando a frente do Conselho de Ministros do regime Parlamentarista adotado no Brasil, em seguida a crise da renúncia do Presidente JÂNIO Quadros, em citação do seu Ministro da Educação, Roberto Lyra, no livro “CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTORIA DO PRIMEIRO GOVERNO DE ESQUEDA DO BRASIL”, publicado por Sophia Rosa Editora Ltda., Rio de Janeiro/RJ, no ano de 1980:

    “A constante da nossa paisagem estrutural é a socialização dos prejuízos e as individualizações dos lucros que uma oligarquia sôfrega e devoradora impõe a um povo pertinaz pobre e espoliado. Cada vez que a Nação é chamada ao sacrifício das perdas nos orçamentos deficitários, na educação, na saúde, nos salários, nas exportações, nas importações, no câmbio e até na agricultura, os ônus são debitados às maiorias como moeda de suor e sacrifícios dos que nada possuem, além da capacidade de sofrer. Mas, quando se trata da partilha dos lucros, da colheita das vantagens, o poder econômico, traduzido nas comissões nos sub e nos sobre-faturamentos, nas transferências de milhões de cruzeiros, para depósitos no estrangeiro, em organizações subsidiárias e mil outras artimanhas da máquina infernal desta estrutura deformada, aí então, as vantagens imensas defluem suavemente para as minorias dominantes que simultaneamente desvitalizam a economia da comunidade e empobrecem o País, locupletando-se com o salário do privilégio, controlando o conjunto do sistema, forjando uma legalidade de palavras que desejam funcione a seu modo num regime delas, por elas e para elas, em oposição ao sonho dos pregadores republicanos que alimentaram esperanças de outro sistema jurídico que tivesse suas bases nas instituições do povo, pelo povo e para o povo. Em torno dos nódulos enrijecidos desta subcivilização, criou-se uma espécie de fronteira da desigualdade”

    O trecho do discurso e da mensagem do então Primeiro Ministro Brochado da Rocha, no ano de 1962, quando a frente do Conselho de Ministros do regime Parlamentarista adotado no Brasil, é por demais atual e traduz  bem a farsa que a PEC 241/16, espécie de andejar em círculo, de eterno retorno da exclusão das maiorias, da mais descarada desfaçatez dos detentores do poder político e econômico para, sem a necessidade de convocação de Constituinte, outorgar ao País uma nova Constituição que retroaja aos primórdios da República, ou seja, antes dos anos 1930,  de feitio absolutamente liberal, sem as garantias da Constituição Promulgada de 1988, posto que essas garantias são consideradas um entrave a acumulação de capital e maximização de lucros.

    Inequivocamente, sem se dar conta, bestializadas pelas maquinações e manipulações dos verdadeiros donos do Poder, o povo, a grande maioria, se bandeia para o lado do inimigo, e é convocada e segue ordeira em direção ao altar do sacrifício.  Endossa o golpe de estado midiático-jurídico-parlamentar e o sacramenta com o defenestramento das forças da esquerda reformista do espectro político, no âmbito do grande circo que sempre são as eleições.

    De fato, é bem mais fácil jogar o peso de mais uma das crises cíclicas do sistema capitalista nas costas das maiorias, ao invés de se recorrer a uma reforma tributária progressiva, a uma regulamentação do Imposto sobre capitais e sobre as grandes fortunas, a um combate das artimanhas da máquina infernal que canalizam vantagens imensas para as minorias dominantes e desvitalizam a economia da comunidade e empobrecem o País.

    Foi assim em 1964, quando a queda de Jango se seguiu da onda liberal-entreguista comandada pelos economistas Octavio Gouveia de Bulhões e Roberto Campos, e não se revela diferente no momento atual, em seguida ao golpe comandado pela grande mídia, FIESP, grandes detentores de capital e setores majoritários da classe, sempre propensos a se bandearem para um ou lado, conforme as suas conveniências, quando o neoliberalismo se encontra se esvanecendo na Europa e Estados Unidos, arrastando milhões de almas para o inferno da pobreza, marginalidade e invisibilidade, aqui encontra o seu grande bastião, tido como se fosse a salvação.

     

     

    MIGUEL DOS SANTOS CERQUEIRA, Defensor Público, estudioso de filosofia, história e política.  Militante de Direitos Humanos e titular da Primeira Defensoria Pública Especial Cível do Estado de Sergipe. E-MAIL: [email protected]

  4. Eu não acredito que

    Eu não acredito que conseguiriam prender Lula sem uma reação violenta da população. Porquê caso contrário significaria que vocês brasileiros seriam os maiores bundões do planeta para não fazer nada diante de uma injustiça dessas contra o único presidente que se preocupou de verdade com a população.

    E eu gostaria de acreditar que vocês não são bundões.

    1. O silêncio dos inocentes

      Acompanho seus comentários Some, mas não se iluda,  a lavagem cerebral e a manipulação  das massas aqui foram e são tão intensas quanto na epóca de ascensão de Hitler, Stalin, Mao e  e de outros e suas ditaduras militares-jurídicas. Não se trata de ser passivo e sim de ter plena consciência dos fatos e isso, os civis não tem seja caçando pés grandes na América do Norte ou desenhando fantasias para o próximo carnaval, ou na subida birolada do monte Fuji, quem sabe forjando crucificações nas ilhas Filipinas. A política do circo e pão é eficaz, Maquiavel explicou como ser eficaz e as sombras ilusórias das cavernas de Platão jamais foram tão eficazes como nesses tempos  da pré-ditadura mundial das corporações midiáticas privadas/estatais.

    2. Reação violenta ?
      Tipo 20

      Reação violenta ?

      Tipo 20 pessoas ocuparem prédios públicos e impedirem o acesso do restante

      Da militância petista só sobro isso, um monte de gente mostrando a bunda em frente ao Masp contra a PEC 241, gestada no Governo Lula

  5. Os medicos ja estão sentindo

    Os medicos ja estão sentindo a mandioca sem vaselina. Os funcionarios publicos ja estão sentindo a mandioca sem vaselina. Os aposentados vao sentir a mandioca sem vaselina. Os coxinhas que apoiaram a pato amarelo, estão percebendo que a mandioca sem vaselina vai sobrar para eles tambem. Cade as senhoras aposentadas, que bateram panela? Eu quero mais é que todo mundo si…fu…..ben….fi.

  6. Caro articulista:
    Vc não

    Caro articulista:

    Vc não entendeu. Lula já está preso e faz tempo.

    Essa agonia se vai ser preso ou não ou quando, é muito pior que a cadeia literal em si.

    É uma agonia que atormenta a alma.Rouba a paz.Destrói o cérebro.

    Muito melhor se estivesse numa cela, e não prisioneiro de seus pensamentos paranoicos.

      Creia, porque é verdade.

  7. O que o Usurpador e seu bando estão fazendo…

    …fica bem claro por este texto:

    “Com as medidas impopulares e cujos efeitos serão sentidos imediatamente, esta oligarquia colonizada dificilmente conseguirá vencer a eleição de 2018. Apesar disso, todavia, poderá continuar exercendo o poder real, porque já terá aprisionado o Estado com as reformas liberais-conservadoras do Estado de Direito e da Constituição.”

    Não se trata de um aprisionamento por conta de emendas à Constituição ou coisa parecida – estas podem ser mudadas por um novo Governo, legitimado por eleições e com respaldo para fazê-lo. Até mesmo o pré-sal/Petrobrás pode ser salvo dos dentes do Serrote a seu tempo.

     A armadilha que preparam é que sabendo que com a pilhagem que estão fazendo não passam em 2018 pelo crivo das urnas, daí a pressa aparentemente inexplicável; trata-se de arrancar o máximo agora e deixar para as próximas eleições e além, uma dependência absoluta do PMDB – esse mesmo que tem uma grande quantidade de asseclas no Congresso – para aprovar qualquer coisa.

    Fizeram a Dilma de refém (isso foi fácil, pela incapacidade de negociar ou escutar conselhos) e já armam para o próximo.

    E é uma questão… Qual o perfil necessário? Ciro Gomes ou Lula?

    Os que defendem o progresso do país, a ocasião para liquidar isso é agora, matando no nascedouro essa serpente que ainda está no ovo.

  8. Perderam o medo ?
    Até

    Perderam o medo ?

    Até aparecer o primeiro cadaver, que pode ser o inicio de uma série de mortes

    Ainda mais se for jovem branco e de classe média.

    Isso ainda vai dá merda !

     

  9. Criaturas como o Moro, o

    Criaturas como o Moro, o Dória e o Crivella, entre outros, me confortam na convicção de que são tão escorregadias, mas tão escorragadias e “BABOSAS”, que é possível a concepção por sexo oral.

  10. Temos uma elite bizarra, a

    Temos uma elite bizarra, a mais atrasada do mundo, que tem o DNA do regime escravocrata no sangue, que não aceita inclusão social, que não tem projeto de pais, que rasga dinheiro, o que faz quando, ao invés de aproveitar-se da imagem positiva de Lula perante o mundo para alavancar as empresas e vender a marca Brasil, o que foi feito por um certo tempo mas estancado quando ela(zelite zelote) resolveu tomar o poder de volta…infelizmente é esta a realidade, e está claro que o mercado sanguinário e seus mercenários, que vão de Globo a Dellagnol(mistura de delação com urinol), passando por Janota, Moro e demais agentes inimigos do povo incrustados nas Instituições no momento transformadas em correntes da bandidagem e organazições criminosas institucionais (ORCRIMins) que tomaram de assalto nossos votos só porque o gato que caçava ratos era vermelho e não azul…

  11. Não perderam o medo, não

    A prova é que ainda não prenderam Lula.

    Mas não duvido que o façam em breve.

    As escaramuças contra alguns próceres tucanos de baixa plumagem podem indicar que em breve o ataque virá contra Lula.

    Para anestesiar a opinião pública e disfarçar a seletividade descarada, na mesma operação deverá ser preso algum tucano de peso médio ou alto. 

    Os três presidenciáveis tucanos, Alckmin, Serra e Aécio estão descartados uma vez que todos possuem imunidades e foro privilegiado.

    Há uma possibilidade de grande impacto anestésico: a prisão simultânea do maior prócer tucano não sujeito a foro privilegiado, que seria o ex-presidente FHC.

    Evidentemente, seria tudo de brincadeira, para “épater la bourgoisie’ e desarmar os espíritos e as forças que se manifestariam imediatamente contra a prisão de Lula.

    Talvez, para evitar maiores humilhações a FHC, apenas uma prisão coercitiva para “explicar” suas mesadas à Míriam Dutra.

    Concluída, com êxito, a manobra simultânea, FHC seria logo liberado com os pedidos de desculpas. A imprensa, em meio a intenso debate, que serviria para desviar as atenções, se encarregaria em seguida de justificar a prisão de um e a liberação do outro, louvando o espírito “democrático” das ações policiais.

     

  12. Uma loucura provável

    Um governo delirante, que mesmo na ausência de qualquer apoio publico, continua fazendo o que faz, demonstra que chegou na condição de autista. Fechado na camara dos  deputados e senado, um presidente que sem apois popular, sem politica ou liderança, obedece  fielmente a cartilha que lhe deram, e lateralmente segue o fisiologismo que lhe é orgânico. Após algumas viagens, e alguns convescotes, já se pensa senhor dos anéis. Ameaça parlamentares, fala com convicção que as medidas amargas  são maiores que o povo. Animado ainda pela mídia deve adorar  um vampiro televisivo  que guincha Waaaaaack, e que diz a todos que agora a Petrobras vai readquirir credibilidade,  e  no meio de um anúncio, onde uma aparentemente falida  ( apenas para eles ) petrobrás, diminue os preços, tem a coragem de dizer que agora a Petrobrás não se sujeita a política.  O pior disto é que isto não engana a população, mas engana o presidente. Que turbinado pela TV, acredita que terá sucesso implementando políticas deste naipe. Isto só reforça o autismo e o descolamento da realidade, cada vez maior e cada vez mais perigoso. Poder e delírio, são misturas explosivas.  Não se esqueçam que neste momento a TV mais do que enganar o povo, quer enganar o presidente e aqueles que querem ser enganadosAs  contradições e incoerências e a desfaçatez e o cinismo  são tão grandes que qualquer pessoa razoável, de qualquer matiz, não pode acreditar no que escuta nem vê. E nesta mistura se junta Moro, ( que pensa que a a luta contra a corrupção é ele mesmo)  cuja cartada magistral será prender Lula junto com Cunha. Quem duvida desta loucura? Não estamos diante de uma situação racional. Eu duvido que estes senhores tenham a mínimma noção das consequências deste ato. Isto torna o momento mais perigoso do que nunca.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador