Números industriais da China desanimam investidores

Jornal GGN – A produção industrial da China cresceu 8,6% nos dois primeiros meses de 2014 em relação ao ano anterior, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (13) pela Agência Nacional de Estatísticas. 

Os dados foram comparados a uma expectativa do mercado de alta de 9,5%, demonstrando a pior performance da expansão do setor na China desde abril de 2009.

A forte desaceleração da economia chinesa nos dois primeiros meses do ano se explica, com o crescimento do investimento, das vendas no varejo e da produção industrial caindo para mínimas de vários anos – uma performance surpreendentemente fraca que levanta o espectro de um enfraquecimento mais forte.

Com isso, os investidores globais voltam a se preocupar com o crescimento da segunda maior economia do planeta e alimentam as especulações em relação ao afrouxamento das políticas monetárias chinesas para impulsionar a estagnação do crescimento, muito em breve.
 
Entre outros números divulgados, o crescimento das vendas no varejo foi o mais lento em três anos: 11,8% em janeiro e fevereiro na comparação com o mesmo período do ano anterior. O investimento em ativo fixo foi ainda pior: subiu 17,9% nos dois primeiros meses ante o mesmo período do ano passado, nível que não era visto em 11 anos.
 
A agência de estatísticas divulgou dados combinados para janeiro e fevereiro em uma tentativa de reduzir as distorções vistas em números de apenas um mês devido ao feriado de Ano Novo Lunar.
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador