Ministros dos Brics ainda enxergam incertezas na economia mundial

Jornal GGN – Os ministros dos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) veem com preocupação a lenta retomada da economia mundial, com prejuízos aos investimentos e ao fluxo de comércio. Os detalhes da reunião entre eles foram registrados em um documento final lido pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges.

Segundo Borges e os demais ministros, “as incertezas relacionadas ao crescimento econômico global e às respostas de política econômica dos países desenvolvidos podem levar ao aumento da volatilidade dos mercados financeiros e provocar desdobramentos não desejáveis para a economia mundial”.
 
Também durante a reunião, que acontece paralelamente à 6a Reunião de Cúpula dos Brics, em Fortaleza, os ministros discutiram a necessidade de revisão da governança internacional das estruturas globais para uma coordenação política e próspera dos países do bloco. Mesmo assim, os Brics continuam contribuindo de forma importante para a recuperação do cenário econômico mundial.
 
Também de acordo com o comunicado divulgado, o grupo está disposto a impedir qualquer iniciativa protecionista que afronte à Organização Mundial do Comércio (OMC), dos quais os cinco países são signatários.

 
Os ministros lembraram também durante as discussões sobre a necessidade da conclusão da Rodada Doha – ciclo de negociações para liberalização do comércio mundial -, que já data de 2001. Ela enfrenta impasses nas negociações entre os países, principalmente nos setores de agricultura, facilitação de comércio, serviços e manufaturados e, por isso, todos se comprometeram a dedicar esforços para assegurar um programa de trabalho na OMC que fortaleça um comércio mais equilibrado e inclusivo.
 
Outros pontos apontados no documento foram o estudo preparado pelo Grupo de Relações para Assuntos Econômicos e Comércio (Cgeti, em inglês), que faz recomendações importantes para agregar valor às exportações entre os países e garante o comércio sustentável e a importância do diálogo contínuo sobre acordos de investimentos internacionais, atrelado à necessidade de cooperação no comércio eletrônico entre os Brics.
 
Na agenda desta terça-feira (15), os chefes de Estado dos cinco países vão deliberar sobre a criação do novo banco de desenvolvimento do bloco, que financiará projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável. Também será criado o Arranjo Contingente de Reservas – linha de defesa adicional para os países do bloco em cenários de dificuldade de balanço de pagamento.
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acho que o Nobel

    Acho que o Nobel desvalorizou-se muito. Conceder o prêmio a pessoas como o Obama que nunca fizeram nada pela humanidade e outros que tais, ignorando o Lula que tirou milhões da miséria e sempre lutou  pela diminuição do sofrimento dos menos favorecidos é umaignomínia. Tornou a distinção um aparato meramente político. Até posso concordar com as láureas aos cientistas e a alguns literatos que fizeram pormerecer, mas quando se entra na seara meramente política, melhor ignorar. O mundo está cheio de bons exemplos, só não vê quem não quer. Buscar ídolos de pés de barro é uma lamentável mania dos seres humanos. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador