
Os 60 anos do golpe militar de 1964 serão lembrados pelo Cordão da Mentira, ato carnavalesco que reúne artistas, militantes e movimentos sociais para denunciar as mentiras do Brasil contemporâneo e os massacres cometidos no passado e no presente.
O tema deste ano é “De Golpe em Golpe: tá lá um corpo estendido no chão”, que não só vai lembrar dos 60 anos do golpe de 1964, como também a tentativa de golpe de 2023.
Outros temas que serão abordados envolvem a continuidade das matanças do Estado brasileiro nas periferias, zonas rurais e florestas brasileiras ao longo de todo o processo de redemocratização do país.
O enredo ainda vai tratar do genocídio palestino, a violência e seletividade racista do encarceramento em massa. Também terão homenagens para militantes das lutas sociais brasileiras e destaque à luta de movimentos de familiares contra a violência de Estado.
A comissão de frente será formada por Mães de Vítima de violência de todo o Brasil, vindas de Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Baixada Fluminente, Baixada Santista e São Paulo. As madrinhas do Cordão, as Mães de Maio, puxarão o cortejo e serão homenageadas, junto a Milton Barbosa do MNU, ao Padre Julio Lancelotti e a sobreviventes do cárcere na ditadura.
O cortejo partirá do Centro Universitário Maria Antônia (Rua Maria Antônia 294 – próximo ao metrô Mackenzie), espaço histórico de resistência à ditadura, e seguirá até o antigo DOPS, hoje Memorial da Resistência, no centro de São Paulo. A concentração começará às 17h.
SERVIÇO
Desfile Cordão da Mentira 2024 “De Golpe em Golpe: tá lá um corpo estendido no chão”
Dia 1 de abril, Concentração 17h
Centro Universitário Maria Antônia – Rua Maria Antônia 294 – próximo ao metrô Mackenzie

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.