Carta ao Presidente da AMB sobre a manifestação de 13/03/16, por Aracy Balbani

Por Aracy Balbani

Dr. Florentino Cardoso

Presidente da Associação Médica Brasileira

 

Prezado Colega

Recebi e-mail da Associação Médica Brasileira (AMB), assinado pelo Colega, contendo “Nota de Apoio às Manifestações de 13/03/2016 – O Brasil está na UTI”. Na mensagem, a AMB apoia as ações do Ministério Público Federal e do Juiz Federal Sérgio Moro à frente da Operação Lava Jato para combate à corrupção.

Como é obrigação ética zelar pelo prestígio e bom conceito da nossa profissão, cabe a prudência de ressalvar que inúmeros juristas de notório saber e ilibada reputação têm denunciado ilegalidades e abuso de poder em vários procedimentos executados pela Operação Lava Jato.

É alvissareiro a AMB se posicionar contra a corrupção e a cultura da impunidade. Sobretudo após os escândalos recentes de corrupção envolvendo alguns colegas médicos que indicavam próteses e órteses para cirurgias ortopédicas no SUS, e da provável gestão fraudulenta em Organizações Sociais de Saúde no Estado do Rio de Janeiro.

Dado que a repulsa da sociedade ao crime adquire voz mais forte através de instituições de peso como a AMB, aguardamos para breve nova declaração contundente da Associação Médica Brasileira, desta vez endossando o combate à sonegação fiscal.

O Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Federal estima que o crime de sonegação tenha custado ao Brasil, apenas em 2015, mais de R$ 420 bilhões – cerca de sete vezes mais do que o custo anual médio da corrupção.

Com o fim da cultura de corrupção no setor público e da sonegação fiscal no setor privado haverá mais recursos para melhorar a vida e a saúde de todos os brasileiros.

Saudações respeitosas e o abraço fraterno da

Aracy P. S. Balbani

Médica otorrinolaringologista

CRM-SP 81.725

P.S. O site da AMB estava fora do ar na manhã de 10/03/16 (amb.org.br – Error establishing a database connection), impossibilitando copiar o texto original da nota.

 

.

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aracy,
    São pessoas com o teu

    Aracy,

    São pessoas com o teu perfil que reduz um pouco o nosso(meu) ceticismo com relação à humanidade. Poderias muito bem “seguir a manada” como faz a maioria. Em especial no seio da tua categoria onde, inegávelmente. viceja hoje uma aversão, se não mesmo ódio, ao PT e suas lideranças. 

  2. dirão que é uma carta

    dirão que é uma carta isolada, mas ela é histórica porque coloca

    no seu devido liulgara amb.e demumcia ad falcatruas  que ela

      – amb – jamais assumirá, mas que é evidente, como dito nesta brava carta…..

  3. Todos os médicos são canalhas. Menos uma.

    Adoro exceções à regra, como Aracy. Nos provam que as regras estão sempre ganhando, e só nos resta admirar quem não as cumpre.

    1. Marcos Nunes, nem todos são canalhas.

      Sou médico do SUS há 30 anos e atuo em defesa da saúde pública e do sus. Sou a favor do mais médicos e hoje 100% das vagas foram ocupadas por médicos brasileiros que se dispõem a atender a população mais pobre. Conheço vários médicos que lutam dignamente e trabalham 8 horas por dia atendendo a população mais pobre em postos de saúde do sus de Curitiba. Não generalize a canalhice para não se tornar um.

  4. Da AMB não se pode esperar nada
    Da AMB e de outras entidades não se pode esperar nada de positivo. São organizações de direita e hipocritas. A corrupção só existe de um lado. E querem que nos acreditamos neles.

    Não devemos esquecer que existem brasileiros que o primeiro medico que viram na vida era cubano e hablava castelhano.

    Mas para AMD é apenas um detalhe.

  5. Isto não estava combinado, pode parar…

    Muitos da classe médica gostam que seja combatida somente a corrupção dos outros!

    Esse negócio de combate a sonegação não é uma ideia boa para muitos deles, não faz parte dos seus planos e interesses.

    Esses vão exigir que parem com essa história, do contrário vão sair da brincadeira, “vão ficar de mal”.

     

     

  6.  
    Aracy,
     
    Parabéns pela sua

     

    Aracy,

     

    Parabéns pela sua coragem.

    Remar contra a maré, ou boiada, nos dias de hoje pode nos custar até a integridade física.

  7. Fácil pegar os sonegadores!!!

    É só ir a algum escritório de contabilidade neste período que terá lá uma lista de profissionais da saúde vendendo recibos para declarar no IR.

    Todo escritório tem…

    1. É óbvio que em todo ramo

      É óbvio que em todo ramo existem bons e maus profissionais. Fato. Partindo dessa premissa se em algum momento você adquiriu serviços ou sabe de profissionais da contabilidade (contadores e técnicos) que usam desse expediente – juntamente com profissionais da área de saúde – para burlar a receita FUJA, corra léguas, pois mais cedo ou mais tarde TODOS SERÃO PEGOS PELA RECEITA com pagamentos de multas altíssimas. Alerto aos desavisados que os profissionais de saúde tem que informar, dentre outras coisas, os valores dos procedimentos atrelado ao CPF do paciente. 

  8. Fácil pegar os sonegadores!!!

    É só ir a algum escritório de contabilidade neste período que terá lá uma lista de profissionais da saúde vendendo recibos para declarar no IR.

    Todo escritório tem…

  9. Os traficantes de órgãos

    Os traficantes de órgãos humanos que atendem, ou atendiam em seus açougues em Araxá, mancomunados com um deputado estadual do PSDB, também estarão na passeata “contra a corrpção”?

  10. Relação de medicos com laboratórios

    Meu urologista receitou um remedio que ao cadastrar no laboboratrio voce tem 54% de desconto ( de R$160,00). Ao cadastrar voce tem que dar o CRM do medico . Ao comprar , a farmacia entra no site do laboratório e voce recebe o desconto.  Fico imaginando quanto que o médico recebe neste “sútil” e inteligente mecanismo .

    Ainda tem as viagens e congressos patrocinados pelos laboratórios!!!!!

  11. Os “inúmeros juristas de

    Os “inúmeros juristas de notório saber e ilibada reputação” que a médica cita na carta são também os defensores dos maiores sonegadores de impostos do Brasil e recebem honorários milionários para livrar seus clientes de suas obrigações para com o Estado. Espero que ela se lembre disso antes de considerar a opinião deles sobre processos investigativos nos quais eles tem interesse pecuniário direto.

  12. A AMB (quem?) é a favor das

    A AMB (quem?) é a favor das manifestações programadas para o dia 13.

    Isso significa todos os associados? Fala em nome de todos?

    Por oportuno: a AMB (quem?) é contra os médicos cubanos, também?

  13. Nesse periodo de crise

    Nesse periodo de crise politica nunca ficou tão evidente o corporativismo de alguns setores e carreiras tidas como “nobres” na sociedade brasileira. Os médicos ainda hoje se mobilizam contra o governo por conta do programa Mais Médicos; quantas pessoas sofreram por falta de atendimento médico decorrente da concentração de profissionais em regiões metropolitanas? Muitos médicos são funcionarios concursados que só aparecem para bater ponto e depois vão prestar atendimento particular em suas clinicas e outros vão trabalhar no exterior se beneficiando de programas de países como EUA, Canada e Inglaterra identicos ao Mais Médicos. Os membros do poder judiciario, que são os mais caros e menos eficientes no Ocidente se calam sobre os abusos cometidos por promotores e juizes, se calam com a blindagem que membros de outros partidos como o PSDB recebem, mas fazem descaradamente campanha ideologica e eleitoral contra o PT.

  14. Ódio dos médicos

    Esse ódio dos médicos brasileiros ao PT  é simples de entender: tudo se resume a uma questão de mercado.

    Na medida em que a saúde pública trata dos doentes do conjunto da população, a demanda pela medicina privada cai e isto deixa os médicos furiosos..

    Quanto mais doentes melhor, pois isto pressiona para cima os preços da consulta médica, dos exames laboratoriais e das internações hospitalares.,

    O ódio em relação aos médicos cubanos tem a mesma explicação: o mercado. Aqui se adiciona mais uma fatia de ódio: o mercado de trabalho.

    Os médicos acham que a presença de médicos cubanos deprecia o valor dos salãrios dos médicos brasileiros.

    Geralmente, os estudantes de medicina entram nas Faculdades como idealistas e, a menos de uma ou  outra exceção, saem como mercenários.

  15. Uma parte desse ódio pode ser

    Uma parte desse ódio pode ser explicado por um fato que observo na Bahia, mas que deve ser comum ao país todo.

    Até 2002 a Bahia possuia apenas 2 faculdades de medicina. 

    Hoje são 15. 

    A enxurrada de médicos que vão estar no mercado em breve vai desmistificar a profissão e diminuir os preços, certamente. 

     

  16. Protestar somente contra o governo é fácil

    Muito bom protestar contra a corrupção. Mas protestar contra a corrupção em geral isso sim é o melhor!

    Não é o caso da AMB – Associação Médica Brasileira, cuja “Nota de Apoio às Manifestações de 13/03/2016 – O Brasil está na UTI” foi recentemente distribuída à seus membros.

    Vão à passeata se posicionar “contra a corrupção e a cultura da impunidade no governo, mas era bom que explicassem à população os escândalos recentes de corrupção envolvendo alguns médicos que indicavam próteses e órteses para cirurgias ortopédicas no SUS”.

    E que tal protestarem contra a provável gestão fraudulenta em Organizações Sociais de Saúde no Estado do Rio de Janeiro?

    Para isso, estão calados, não protestam.

    Outra prática contra a qual também deveriam protestar, e que repulsa a sociedade, é relativa à sonegação fiscal do Sultanato de Jaleco Branco, conforme assim o disse o Saul Leblon, que cobram valores exorbitantes por consultas, 350 reais por vinte minutos, 400, 600.

     

  17. Texto original da nota

    O texto original da nota da AMB agora pode ser lido no site da Associação: http://amb.org.br/noticias/o-brasil-esta-na-uti/

    “O Brasil está na UTI

    A corrupção empobrece o país financeira e moralmente, além de adoecê-lo cada vez mais. Na saúde, vivemos uma crise que piora a cada dia e já dura décadas. Nesses últimos anos vemos doenças recrudescerem, colapso na infraestrutura, superlotação, hospitais universitários com leitos fechados, desordem gerencial, entre tantas outras situações que prejudicam o sistema de saúde. O Brasil precisa de mudança, precisa voltar aos trilhos do desenvolvimento.

    Por essas razões, a Associação Médica Brasileira (AMB) apoia o projeto “10 medidas contra a Corrupção”, organizado pelo Ministério Público Federal, e vem enaltecer e prestar solidariedade aos membros do órgão e também ao juiz Sérgio Moro, pela sua especial atuação à frente da Operação Lava Jato. Coibir a corrupção e buscar punir os que já a cometeram é um serviço sem tamanho para o país, principalmente moral e ético.

    Apoiamos a boa prática e a contínua lisura em qualquer atividade. E a responsabilização nos termos da lei, sempre que isso não ocorra. Por isso, desde semana passada, convidamos médicos de todo o Brasil a participarem das manifestações do próximo domingo, 13 de março, contra a corrupção.

    Agora, faltando poucos dias para o evento, quando cortinas de fumaça tentam cegar, confundir as evidências e criar mártires, a AMB reforça o convite para que todos os médicos brasileiros demonstrem seu repúdio e indignação contra a corrupção que nos adoece. Diariamente somos chamados para tratar e curar nossos pacientes. Agora é a hora de fazer o mesmo para com nosso país. A doença é grave e precisa de uma intervenção firme e rápida. Só assim conseguiremos curar o Brasil e garantir a vida longa e sadia que nossa nação merece.

    Contamos com a presença de todos neste domingo (13). Chamem seus amigos e familiares. É um “contágio” do qual ficarão orgulhosos de terem feito parte.

    Até domingo!!!”

  18. Isso não é um protesto é uma …

    Isso não é um protesto é uma provocação, uma armação chamando aqueles que são a favor da democracia e do governo para se juntarem a eles, para que depois passe na TV para que os jornalistas divulguem que havia pessoas a favor do PT na manifestação deles. Isso é jogada para trouxa. Quem quiser ir à manifestação de domingo que vá, mas não com essa desculpa ridícula.

    Quem apóia a quadrilha do Moro, apóia o impeachment, apóia contra o Lula e contra a democracia.  A desculpa do Moro com o combate a corrupção pegou bem… Quem assinou sua folhinha, assinou o golpe deles, porque a verdade é uma só… A corrupção jamais será combatida, pode diminuir, mas acabar nunca.

    Se quisessem realmente protestar contra os desmandos que há na saúde não viria com o  cartaz ou com o slogan  “O Brasil está na UTI”

    Como  bem disse o comentarista aqui na página Marcio S. Pozatto 

     “E que tal protestarem contra a provável gestão fraudulenta em Organizações Sociais de Saúde no Estado do Rio de Janeiro?”

     “Outra prática contra a qual também deveriam protestar, e que repulsa a sociedade, é relativa à sonegação fiscal do Sultanato de Jaleco Branco, conforme assim o disse o Saul Leblon, que cobram valores exorbitantes por consultas, 350 reais por vinte minutos, 400, 600”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador