Cinco jeitos de te convencer que a desigualdade é boa, por Leonardo Sakamato

 
Do blog do Sakamoto
 
Cinco maneiras de te convencer que a desigualdade social é legal pacas
 
Leonardo Sakamoto

O ultrajante não é alguém morar em um apartamento de 400 metros quadrados enquanto outro vive em um de 40.

O que desconcerta é uma sociedade que acha normal um ter condições para desfrutar de um apê de 4 mil metros quadrados enquanto o outro apanha da polícia para manter seu barraco em uma ocupação de terreno, seja em Itaquera, Grajaú, Osasco, Pinheirinho, Eldorados dos Carajás, onde for.

Abaixo, cinco formas através das quais tentam te convencer que a desigualdade social e concentração de riqueza são legais pacas:

1) O povo brasileiro não é o mais alegre do planeta – mas é um dos campeões de desigualdade social e de concentração de renda. O Brasil não é o país que tem a mulher mais bonita – mas tratamos mulheres como cidadãs de segunda classe. Nossa comida não foi eleita a mais gostosa – mas estamos entre os campeões globais de uso de agrotóxicos. Não somos a maior democracia racial do universo – o que existe são séculos de escravismo e suas heranças. Adoramos inventar rankings impossíveis para esconder verdades.

2) Valores ensinados cuidadosamente ao longo do tempo nos transformam em guerreiros da causa alheia. Não ganhamos nada com isso, mas preferimos defender que uma propriedade privada seja usada para cultivar vento ou criar ratos e baratas do que transformá-la em assentamento ou conjunto habitacional. Tudo em nome de uma concepção equivocada de Justiça. “Por que essas pessoas que não aceitam a vida como ela é se acham melhores do que eu?”, já ouvi um rosário de vezes. Não é uma questão de melhor ou pior. E sim de aceitar bovinamente um destino horrível em uma sociedade que, apenas teoricamente, não é de castas. Ou lutar para sair dessa condição.

3) Você comprou uma TV LED de 60 polegadas e, por isso, consegue se enxergar como cidadão pela primeira vez, pois compartilha de um dos símbolos da nossa sociedade. Mas está endividado por ter que pagar o plano de saúde mequetrefe que te deixa na mão e, ao mesmo tempo, com a corda no pescoço pela dívida contraída com a sua faculdade caça-níqueis de qualidade duvidosa. Agora, me diga: quem é cidadão de fato? Os que podem comprar eletrônicos no crediário ou os quem têm ao seu dispor serviços de educação, saúde, segurança, cultura, transporte de qualidade?

4) É justo que todos que suaram a camisa e conseguiram guardar algum queiram deixar uma vida mais confortável para os seus filhos. Mas, a partir de uma determinada quantidade de riqueza (muita, muita riqueza), o que seria apenas garantir conforto transforma-se em transmissão hereditária da desigualdade social e de suas consequências. Europa, Estados Unidos, entre outros países, resolvem isso através de um imposto grande sobre herança que irriga os cofres públicos ou força a doação via fundações privadas. Mas aqui a gente não precisa dessas coisas.

5) Adoro políticos com sensos de humor: “A população tem que entender que o crescimento do PIB vai beneficiar a todos, mas não agora”. Os economistas da ditadura falavam a mesma coisa: “é preciso primeiro fazer o bolo crescer, para depois distribui-lo”. Ou seja, você ajudou a produzir o doce, mas tire a mão dele que não é hora de você consumi-lo. Hoje, são apenas alguns que vão comer, vai chegar a sua vez. Enquanto isso, chupa que a cana é doce.

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sakamoto, o esquerdista que

    Sakamoto, o esquerdista que utiliza Macbook Pro (assim como a Luciana Genro).

     

    Na boa, a desigualdade em si não é um problema. O problema é a desigualdade extrema.

     

    O autor do texto faz parecer absurdo morar num apto de 40m2, só porque o Rei do Camarote mora em um de 400m2. Meu Deus, o que que é isso? Parece uma competição para ver quem tem o pipi maior!

     

    “Você comprou uma TV LED de 60 polegadas e, por isso, consegue se enxergar como cidadão pela primeira vez, pois compartilha de um dos símbolos da nossa sociedade.”

    Belo exemplo! Agora vou comprar uma TV LED de 60 polegadas para ser um cidade pela primeira vez… Quanta estupidez.

     

    Em vez de estimular as pessoas a serem menos consumistas e tudo o mais, o cidadão fica ali se comparando com os coxinhas e querendo que todo mundo tenha Lamborghinis na garagem…

    1. Ma fé

      Por que o Sakamoto é um esquerdista (pejorativo) e não de esquerda? E ele ou a Luciana Genro estão proibidos de usar qualquer tecnologia mais avançanda?

      Ninguém quer dar lições de moral. Mas discurtir questões sociais ou de classes, ainda é preciso.

      E onde foi que ele incentivou a consumação em seu artigo ? As comparações são para aqueles que ainda não entenderam que as grandes disparidades criam um Pais violento, amoral, etc.

       

  2. ótimo artigo.
    esse é o

    ótimo artigo.

    esse é o espírito dos ditos de cima da escla social.

    na classe média ocorre com frequencia repugnante….

    umdos motivos do ódio ao governo popular é que o cara da

    classe media, trabalhador tb com salário mais alto, dez saláriois mínimos,digampos.

    quer ampliar a sua casa, por exemplo, mas não encontra(va) mão-obra com facilidade;.

    e muito cara, segundo ele….

    aí oo cara culpa os programas sociais do governo…

    deve haver um monte de exemplos semelhantes.

  3. É um papo de botequim pé

    É um papo de botequim pé sujo. A UNICA maneira de melhorar o nivel de quem está na escala mais baixa da sociedade é pela EDUCAÇÃO e leva tempo.  Então a luta e a proposta é para melhoria e inclusividade da educação.

    O ideario esquerdista é outro: tem um fulano com um apartamento de 400 metros quadrados e o outro mora na favela, então vamos colocar dez familias no apartamento de 400 metros, esse é o ideario de 1917, que ruiu, esgotou-se pelo fracasso.

    Porque será que é tão dificil entender que quem mora no apartamento de 400 metros quadrados está lá porque tem mais aptidões para ser produtivo?  E o que mora na favela por falta de preparo e treinamento não consegue produzir renda.

    A solução proposta é acabar com o rico para que ele fica igual ao pobre, depois de cem anos de comunismo completamente fracassado tem gente que ainda acredita nele.

     

    1. André, por favor, leia o texto de novo.

      O Sakamoto não trata do apartamento de 400 m e do de 40 m. Isso para o Sakamot é aceitável. O que não é aceitável é alguém viver na miséria e outro ter 4.000 m para morar (não sei por que se precisa de tanto espaco. Vivo muito bem em 80 metros quadrados). E para ter mais educação, precisa de mais dinheiro, que viria da taxação das heranças. Se a pessoa é competente, não precisa herdar 10 bilhões de reais. 5 bilhões seriam suficientes. Não achas?

      1. Não existe apartamento de

        Não existe apartamento de 4.000 metros em lugar algum do planeta, a questão da educação tem que ser publica e de qualidade, essa é a meta e esse é o melhor investimento para dar um saldo na diferença de renda. O Brasil já teve educação publica e de qualidade desde o jardim de infancia até a universidade, ainda tem mas a qualidade desapareceu, meu pai formou-se em escola publica da primario até a superior e era ensino de alta qualidade.

        De resto não há mecanismo, a não ser o socialismo, para evitar que ricos tenham casas melhores que pobres.

        Imposto sobre herança não resolve problema de receita, no fim do dia gera muito pouco e vai recair mais sobre a classe media. os muitos ricos não tem sequer automovel em seu nome, está tudo em empresas e holdings offshores que passam para a proxima geração sem ser por herança..

         

    2. Educação???

      O que falta no Brasil, nas camadas mais baixas é educação. O rico é rico porque tem mais aptidão para produzir e o pobre ( favelado, com você diz) não tem aptidão por falta de educação. Primeiro: O que você chama de educação é culturalização. Aquisição de conhecimentos científicos. Em síntese: Estudar. Segundo: Após você concluir que o foco é a educação, você desanca com o comunismo, porque , depois de 100 anos ninguém aprendeu que o foco do comunismo que é usar a riqueza do rico , dividindo-a com o pobre e por isto, consequentemente, com quem não sabe fazer nada , só vai levar todo mundo à pobreza. Daí te pergunto: Você sabia que o índice de analfabestismo em Cuba é zero? Ou seja , o povo é educado ( ou intelectualizado). Você sabe por qual motivo , a plebe brasileira ( e não só a brasileira) , não tem acesso a educação ( ou cultura, conhecimento, ensino, escola)? isto é histórico. Por que o rico não quer. É evidente, terá aquele que não deseja por si adquirir estudos, mas normalmente é por que o dono do apartamento de 400 mts. não quer  que o favelado saiba que ele só tem aquilo por que  o explora.  

      1. Cuba é apenas um MITO, um

        Cuba é apenas um MITO, um favelado brasileiro voluntariamente jamais moraria em Cuba, Cuba tem RUDIMENTOS de sobrevivencia, vamos admitir que tem educação e saude boa (outro MITO), alimento se compra com caderneta de racionamento, é tudo muito precario, o sonho de cada cubano é fugir de Cuba, nem os refugiados sirios querem ir para Cuba.

        Quanto à alfabetização Argentina, Uruguai e Chile tambem são todos alfabetizados e eles não se gabam disso, no Brasil há cada vez menos analfabetos, mas isso só não basta,  educação é muito mais que alfabetização.

        1. mito? quem lhe disse?

          Cuba é um mito e todos odeiam o regime. Você já esteve no mito? Eu já. E garanto que o regime é defendido por muitas pessoas. A vida lá é difícil e se tornou mais ainda com o fim da URSS. É lógico que tem que se mudar o rumo. E a saúde e a educação lá funciona sim, e isto não é mito. mas enfim, acho que rótulos estão ultrapassados. Nunca concordei com termos como direita e esquerda. O que se deve fazer é o homem evoluir e entender que o mundo é para todos, que todos tem direito ao básico, no mínimo e os ricos não explorarem os pobres como se fossem seres superiores. Não são. Cada um tem um papel e o dos ricos não é enriquecer. Assim como o do pobre não é sofrer.

  4. Esse Sakamoto é uma

    Esse Sakamoto é uma fraude.

    rs

    Como alguem que se diz democrata e contra a ditadura faz um programa rodeado de icones Cubanos?

    O cara apela muito na hora de fazer suas consideraç~eos, impagavel a defesa dele sobre os “rolezinhos”

    Esse tipo de demagogo diz defender pobre para viver e sufar as custas deles politicamente junto aos “seus”  QUE NAO SAO OS POBRES

    Esses socialistas de proveta vivem desfrutanto de todos os valores burgueses, são um clubinho de gente que ganha bem, anda de carro bom, come, bebe, veste e consome cultura , lazer tipicamente Yankees, e para EXPIAR seus PECADOS vivem defendo a revolução cubana ( pois ela esta no colo dos outros claro…rs ) e TUTELANDO os infelizes que eles supostamente dizem defender…

    1. Que profundidade, hein Leônidas?

      Agora, para defender miserável, preciso ser miserável? Outra: onde no texto, Sakamoto prega alguma revolução “a la Cubana”? Se não leste, leia de novo o texto. Se leu e não aceitou, assume de uma vez a tua preferência pela desigualdade excessiva, pois certa desigualdade sempre haverá. O que se quer, Leônidas, não um comunismo, uma soceidade coletiva, o que se deseja ´um país menos injusto. Ou tu concordas que bilhões e bilhões sejam herdados por “mereceimento de nascimento”? É disso que trata o texto. Se não concordas, assume o teu lado capitalista opressor.

      1. Não esta no texto que ele

        Não esta no texto que ele defende a revoluçao cubana ( antes estivesse rs ) esta no programa dele a menos que ele seja retardado.

        Vamos inverter os polos para mais fácil compreensão.

        Se um dito cujo tem um programa rodeado de itens do Brasil de 64 e uma foto de um dos lideres do momento voce estaria aqui falando isso ?

        por favor né? rs

         

    2. voce ja leu Marx por acaso

      socialista!!! o que estende por socialista…

      antes de falar de um assunto que não entende recomendo que leia a respeito.

      que tal começar hoje mesmo.

      e pode comecar com o ‘manifesto do partido comunista’, é pequeno e bem didatico.

      autores; marx e engels,

      facil de achar em qualquer boa livraria.

  5. O GGN está infectado!!!!

    Eu não concordo com tudo que o Sakamoto fala. Mas com boa parte,sim. Os posts dele são publicados no UOL e sempre tiveram comentários odiosos e ofensivos contra ele. O seu blog passou a não receber mais comentários e passou a ser compartilhado aqui. Afinal de contas, este blog não é destinado a coxinhas de plantão, em que pese alguns gostarem do debate que expóem com sua habitual arrogância. Em um discurso repetitivo e sem fundamento, os tais coxinhas vieram para cá, em uma real perseguição ao blogueiro, se referindo a Cuba, a União Soviética, no primeiro suspiro por melhorias da classe menos abastada. Ninguém , muito menos o blogueiro , mencionou qualquer uma das experiências ” socialistas” e os coxinhas de plantão , por total ignorância e falta de massa cinzenta para adquirir conhecimentos ( Digo; são tapados. E digo isto para não precisar desenhar) para entenderem a ideia do socialismo, evocam seus artifícios de segregação, de tergiversação e de apelação. PS: Ninguém disse que para ser socialista precisa ser pobre. PS II: O que se quer é que o rico contribua com seu esforço para aquele o qual sempre explorou e explora para adquirir mais riqueza, seja direta ou indiretamente ( via tributos) e PS III: Eu uso o termo coxinha por ser mais difundido , mas na verdade eu os chamo de cu doce.

  6. “a desigualdade social é legal pacas”

    Na entrevista do Thomas Piketty para o RODA VIVA, foi bastante revelador – e um tanto divertido – ver André Lara Resende preocupadíssimo com as propostas do entrevistado de tributar, de modo verdadeiramente progressivo, os super-ricos.

    André Lara Resende só faltou que “a desigualdade social é legal pacas”.

  7. Propriedade e socidade

    É necessário explicar a sociedade de que o direito garantido pelo estado a propriedade privada não é algo natural. Natural seria pessoas viverem num meio social darwinista. O direito a propriedade privada é um ganho de avanços promovido pela organização social definidas por um estado capitalista, que funciona ao contrário do experimento socialista puro. Entretanto, como a propriedade privada só pode ser garantida por estado-nação e promovido pela ordem social, uma herança e a necessidade de ricos pagarem mais impostos sobre o capital advém da própria necessidade de se manter um conjunto de aglutinação propritaria privada cada vez maior. Sem isso, o caos voltará a destruir em grande escala muita propriedade privada no século XXI assim como ocorrera no século XX. 

  8. Discordo em parte

    Desigualdade sempre existiu, e sempre existirá. E mesmo a extinta União soviética que tentou acabar com ela, acabou com o incentivo a criatividade, e ao emprendedorismo. No fim, se formou uma elite de burocratas que tinham direito ao que há de melhor, e o povão tinha o nível de subsistencia. Sem falar que softwares, hardwares, e tecnologia, crescem exponencialmente mais numa socidade capitalista, que oferece privilégios para quem cria estas coisas.

     

    “O problema não é a desigualdade, mas o excesso de desigualdade.”

     

    Se o autor do post, visitar países como Austrália verá lavadores de carro ganhando “salário mínimo” de 4 mil dolares, mecânicos de automóveis ganhando 10 mil dólares por mês, e gerentes ganhando mais, logicamente, mas a diferença não é tão extrema quanto aqui, além de que os mais pobres sempre estão bem acima do nível de sobrevivência. Pobre lá vive muito bem, diferentemente daqui.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador