MST diz que encontrou correspondência de Temer em fazenda

Jornal GGN – O Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra disse que achou uma correspondência para o vice-presidente da República, Michel Temer, em fazenda ocupada nesta segunda-feira (9), na cidade de Duartina, no interior de São Paulo. O MST diz que a fazenda Esmeralda tem ligações com Temer, que nega. Segundo o movimento, mil famílias estão no local.

A fazenda está no nome do coronel João Batista Lima Filho, mas os Sem Terra afirmam que Michel Temer é o verdadeiro dono da propriedade. A correspondência encontrada é um documento da prefeitura local enderaçada para o “Dr Michel Temer”, e contém um pedido de reexame de contas da prefeitura no Tribunal de Contas do Estado. Segundo a reportagem da Folha de S. Paulo, os moradores da região se referem ao local como “a fazenda do Temer”. O MST diz que a fazenda é o “quartel-general do golpe”.

Da Folha

MST diz ter achado correspondência de Temer em fazenda invadida em SP

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) diz ter encontrado uma correspondência endereçada ao vice-presidente, Michel Temer (PMDB), na fazenda invadida pelo grupo nesta segunda-feira (9).

A correspondência estava na varanda da propriedade rural, localizada em Duartina, nas proximidades de Bauru (SP). Os sem-terra afirmam que a fazenda Esmeralda, de 1.500 hectares, tem ligações com o peemedebista. O vice-presidente nega. Há mil famílias no local, segundo o movimento.

De acordo com o MST, a correspondência é mais um elo de Temer com a propriedade. A fazenda está no nome do coronel João Batista Lima Filho –conhecido como coronel Lima–, mas, para o MST, o vice-presidente é o verdadeiro dono.

A reportagem da Folha entrou na fazenda no final da tarde desta segunda. Lá, o MST mostrou a correspondência. Trata-se de um envelope tamanho ofício, com timbre da prefeitura local. Nele está escrito a caneta: ao “Dr Michel Temer”. Há ainda a inscrição “Enio (prefeito)” –Duartina é governada por Enio Simão (PSDB).

O documento contido no envelope é um pedido de reexame de contas da prefeitura no TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Para chegar ao local, a reportagem perguntou a moradores da cidade onde era a fazenda Esmeralda. Eles explicaram o caminho para a Folha e citavam o local como “a fazenda do Temer”.

Foi o caso do motorista João Carlos de Oliveira, que acrescentou: “Se perguntar para qualquer um, vão dizer que a fazenda é do Michel Temer. É assim que as pessoas daqui conhecem o local”.

‘NÃO ME LEMBRO’

Questionado, o prefeito Simão disse não se lembrar do envelope, mas admitiu à Folha que já participou de um evento com Temer na fazenda, durante a campanha eleitoral de 2010.

“A única vez que o encontrei [na fazenda] foi quando ele [Temer] foi recebido com um café. Eu estava lá”, disse o prefeito, segundo quem o vice chegou de helicóptero.

“[Sobre a correspondência] Não me recordo, não lembro agora. Quando quero falar com ele é direto com São Paulo”, disse. Depois, no entanto, afirmou que o envelope deve ser algo antigo, já que ele tem a cor parda. “Hoje é branco.”

Para Simão, não há indícios de que Temer seja o dono da propriedade rural.

QG DO GOLPE’

Em nota, o MST disse que a fazenda Esmerada foi “um QG [quartel general] do golpe”, em referência ao processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

“Estamos aqui para denunciar as ligações escusas de Michel Temer com o proprietário da fazenda e sua empresa de fachada para arregimentar propina”, disse Kelli Mafort, da Direção Nacional do MST.

Durante o dia, os integrantes do movimento impediram a entrada de qualquer um que se aproximasse do local. Há mil famílias no local, segundo o movimento.

A fazenda tem ao menos duas entradas: uma por Duartina e outra pela cidade vizinha Lucianópolis. Até mesmo a Polícia Civil não passou da portaria, onde uma placa com o nome da propriedade rural ganhou a pichação “Temer Golpista – MST”. Um helicóptero da PM sobrevoou o local durante a tarde.

Na entrada principal, troncos de árvore impedem a entrada de veículos. A sede da fazenda, que, segundo os sem-terra, tem heliponto e piscina, também recebeu pichações contra Temer, o impeachment e o agronegócio. A fazenda produz eucalipto e tem criação de gado.

OUTRO LADO

Em nota, a assessoria do vice-presidente afirmou que Temer não tem propriedades rurais. “Não é dono de fazenda em Duartina.”

O coronel João Batista Lima Filho disse, também em nota, não ter oferecido resistência aos manifestantes. “As propriedades rurais em questão foram adquiridas de maneira regular, a partir de 1986, sendo produtivas”, diz trecho da nota.

 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A cada dia mais uma novidade

    A cada dia mais uma novidade sobre o maior espetáculo do Brasil, já merecedor de um filme de longa duração, assim mesmo podedendo ser expandido para duas películas ou mais, tanto material teria para uma boa narrativa.

  2. Quer dizer que ja existe mais

    Quer dizer que ja existe mais prova a respeito de Temer ter sua fazenda do que existem provas de Lula ter sitio e apartamento?

    Nossa.

    Que surpresa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador