Número de refugiados no Brasil chega a mais de 8 mil

Jornal GGN – Dados divulgados pelo Ministério da Justiça mostra que o número de refugiados no Brasil passou de 4.218 em 2011 para 8.400 em 2015, até agosto. A maioria dos refugiados (2.077) vem da Síria, país que passa por uma guerra civil desde 2011. Depois dos sírios, vem os angolanos (1.480), colombianos (1.093), congoleses (844) e libaneses (389).

Da Folha

Número de refugiados no Brasil quase dobra em quatro anos

Nos últimos quatro anos e meio, o número de refugiados no Brasil quase dobrou, de 4.218 em 2011 para 8.400 em 2015, até agosto.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça nesta quarta (19), a maioria dos refugiados que vive hoje no país vem da Síria (2.077), país que passa por guerra civil desde 2011.

Depois dos sírios, vêm angolanos (1.480), colombianos (1.093), congoleses (844) e libaneses (389).

“O mundo bateu recorde em número de deslocamentos forçados e o Brasil, que é a sétima economia do mundo, um país aberto e solidário, transformou-se em grande destino para refugiados”, afirmou à Folha o secretário nacional de Justiça do Ministério de Justiça, Beto Vasconcelos.

Ele faz a ressalva de que o número de refugiados no Brasil ainda é muito pequeno em termos absolutos, dada a realidade mundial.

Em junho deste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou que há 19,5 milhões de refugiados no mundo.

De acordo com o levantamento do ministério, as principais motivações para pedido de refúgio no Brasil são violação de direitos humanos (51,13%,) perseguições políticas (22,5%), reunião familiar (22,29%) e perseguição religiosa (3,18%).

Entre os refugiados, 70,7% são homens e 29,3% são mulheres.

.

De acordo com o levantamento, 65,62% têm entre 18 e 39 anos, 19% têm até 17 anos, 13,5% têm entre 40 e 59 anos e 1,86% tem 60 anos ou mais.

O ministério lançou uma campanha de sensibilização do público através das redes sociais, para esclarecer quem são os refugiados e porque estão aqui.

“O intuito é ter um contraponto às recentes manifestações de xenofobia e intolerância”, disse Vasconcelos.

Haitianos e refugiados africanos foram hostilizados diversas vezes nos últimos meses. Há 45.607 haitianos vivendo no Brasil com residência permanente por motivos humanitários (eles não entram como refugiados).

As solicitações de refúgio pendentes de análise também bateram recorde, chegando a 12.666, e 5.148 foram rejeitadas.

MEDIDAS

Para dar conta do aumento no número de solicitações de refúgio, Vasconcelos anunciou uma série de medidas para fortalecer o Conare (Comitê Nacional para os
Refugiados), órgão que analisa os processos.

.

A meta é reduzir o tempo máximo de tramitação de um pedido de refúgio no Conare dos atuais três anos para seis meses, a partir do fim deste ano.

Para isso, haverá 39 funcionários públicos transferidos de outras pastas e 10 consultores do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) trabalhando no Conare, além da criação de escritórios em São Paulo, Rio e Porto Alegre, onde há grande concentração de solicitantes.

Em 2013, o Conare publicou uma portaria facilitando a vinda de sírios como refugiados, por causa do recrudescimento do conflito entre governo e rebeldes no país.

Desde o ano passado, os sírios passaram a representar o maior contingente de refugiados no Brasil. 

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nossinha. colombanos? Tem

    Nossinha. colombanos? Tem certeza que não não venezuelanos?  Ou, bolivianos? Ou peruanos? Ou argentinos? Ou cubanos? Quem diria, colombia, o país endeusado na AL pala direita, tem mais cidadãos saindo do seu país que os “antidemocraticos” venezuelanos, bolivianos, peruanos, …Mas bah!!!!!!!!!!!

  2. Não só podemos, precisamos!

    Com a taxa decrescente da fertilidade no Brasil, em muito breve precisaremos muito mais do que 8000.

    Já deixamos de ser um país jovem!

  3. É estamos com muito

    É estamos com muito crescimento economico para bancar a vinda de imigrantes do exterior mesmo.

    Tem emprego sobrando por aqui.

    Já há em S Paulo + de 100 000 bolivianos para quem acha que os paises do clube bolivariano estaõ indo muito bem.

    De qualquer forma só falta agora o governo querer bancar o bonzinho e trazer os  Sirios e demais nacionaliddes que estao na Grécia para cá.

     

  4. Bem–vindos

    Boa tarde,

     

    Moro num bairro de Campinas onde convivemos com muitos Haitianos (muito educados) e Latino Americanos, além de um contingente menor de asiáticos.

    Todos muito discretos e respeitosos, somente uma vez em cinco anos vi algo parecido com um pequeno desentedimento.

    No mais, já se integraram. Muitos trabalham em áreas que os brasileiros não querem, como balconista e repositor.

     

    Miope

  5. A direita precisa do ódio

    Oito mil refugiados não são absolutamente nada para a sétima maior economia do planeta, que tem 20 milhões de habitantes.

    O que me impressiona é esse discurso de xonofóbico de ódio que a extrema direita tenta emplacar quando se fala de refugiados.

    Falam do desemprego como se oito mil pessoas fossem fazer alguma diferença no índice de desemprego.

    Justo essa direita tacanha cujo candidato já propôs o aumento do desemprego com a desculpa de controlar a inflação, a mesma direita que defende a retirada de direitos trabalhistas em prol de uma terceirização sem limites que precariza a mão de obra e a joga no subemprego.

    A direita não faz esse discurso contra os refugiados porque eles façam alguma diferença na economia ou no tecido social do país. Fazem isso porque precisam odiar, precisam fomentar o ódio cego, irracional e doentio, juntamente com a violência que o acompanha.

    A direita não pode deixar as pessoas pensarem. Porque se pensarem verão a manipulação e as más intenções dessa escumalha.

    Por isso a direita usa o discurso do medo. O medo é a forma mais fácil de espantar a razão e fomentar o ódio. O medo atinge a parte mais primitiva do cérebro humano, ainda preparada para fugir dos perigos de predadores que não existem mais. Quem está com medo não pensa, odeia com intensidade e fica propenso à violência.

    É ess a forma da direita manipular as pessoas para conseguir sua dominação e é por isso que propalam um discurso xenofóbico absurdo e irracional, que não tem um pingo de verdade, mas assusta as pessoas e as direciona contra um inimigo inexistente, que a própria direita cria com seu discurso.

    Dá nojo desses malditos.

    1. 8 mil agora né? rsPq já

      8 mil agora né? rs

      Pq já houve 8 mil bolivianos em S Paulo tambem rs

      Não, não há  nada contra a pessoa do refugiado que como humano procura o que é melhor para sí.

      Condeno o governo .

      Sim o governo!

      Que os traz para cá a titulo de satisfazer sua “pose”  politicamente humanitaria.

      Quando  quem paga a conta é o povo pobre inclusive os proprios refugiados quie são jogados à sua propria sorte e nas maos de quem queira ajudar.

      O Haitiano pode e deve ser ajudado mas :

      -NO HAITI!

      Essa safadeza de se fazer de morto por parte do governo achando que  com tropas de paz no Haiti ja estaria ajudando já deu o que tinha que dar.

      No terremoto nossas forças ficaram só olhando pois não dispõem de infra estrutura nenhuma de transporte aereo ou navio hospital ou memso no ambito civil qual foi o ato do governo Brasileiro em relação a reconstruççao do Pais?

      Falando onde importa ou seja leia-se DINHEIRO para reconstruir a infraestrutura minima do pais?

      Não estavamos na epoca do Brasil potência?

      não estavamos perdoando divida mundo afora e financiado construções em varios paises latinos?

      O que foi feito de concreto para ajudar o Haiti?

      -Nada!

      Sabe porque Ruy?

      Pq sai mais barato expedir visto humanitario dizendo que 8 mil haitinaos não são nada em uma nação do tamanho do Brasil.

      É a maldita safadesa de sempre , o mundo lindo das palavras, na vida real a coisa é diferente e tanto eles como nossos pobres estão sendo FERRADOS pela realidade onde o modo “politicamente correto  “as palavras bonitas do governo e dos seus representantes não mudam nada…

      1. Lixo Humano

        Leonidas, não aguentei teu texto. A insensibilidade expressada, a falta de empatia com o semelhante e a forma quadrada de escrever palavras sem alma me conduziram à uma conclusão triste: Tu podes não saber, mas pessoas que pensam como você constituem-se no verdadeiro LIXO HUMANO.

        1. Desculpe mas vá tirar

          Desculpe mas deixe de demagogia  vá tirar satisfações com a vida, eu só citei fatos se vc gosta disso ou não eles permanecem e para mim suas considerações  são de uma mente onde há uma completa confusão entre a necessidade de haver empatia com o genero humano e entender que isso não impede ninguem de constatar realidades …rs

           

           

          1. Fato: 8 mil não pesa absolutamente nada na economia brasileira

            O FATO pe que 8 mil não pesa absolutamente nada na economia brasileira.

            O que você citou não são fatos, são mentiras propaladas para provocar medo e incitar o ódio.

            Exatamente o mesmo método que os nazistas usaram (e ainda usam, pois ainda estão aí, mesmo que com outros nomes) para chegar ao poder.

             

          2. Ué o fato é que já houve 8

            Ué o fato é que já houve 8 mil bolivanos em S  Paulo tambem Ruy…rs

            Para de tapar o sol com a peneira de  forma vergonhosa para defender o governo e diga algo de util e que seja verdadeiro para variar ok?

            Afinal o que seu lindo governo fez de pratico para ajudar o Haiti como naçao?

          3. FATOS

            Olha só como você é partidário. Em momento nenhum eu falei de governo nem defendi governo algum. FAlei de direita, nazismo e manipulação dos piores sentimentos dos seres humanos. Da estratégia de provocar medo para gerar o ódio contra um inimigo inventado e manipular as pessoas para ganhar com a violência e a discória. Tudo isso que você defende e faz.

            O FATO CONCRETO é que são 8 ml refugiados e 8 mil não alteram o índice de desemprego nem provocam alteração significativa na economia. Você mentiu quando disse que os refugiados ameaçam os empregos porque são muito poucos. Mentiu para fomentar o ódio que é onde prospera o discurso de ódio dos manipuladores e aproveitadores mal intencionados, que é o seu caso.

    2. O ÓDIO POLÍTICO

      ÉTICA E MORALIDADE

      ÉTICA E MORALIDADE

      HUBERTO ROHDEN – DE UMA PALESTRA

      A moralidade não é ética. Embora os dicionários não façam distinção, em filosofia nós temos que ser rigorosos. A moralidade é de acordo com as leis humanas vigentes num país ou na época. E muda muito a moralidade de um país por outro país e de um tempo para outro tempo.

      Outrora, os espartanos achavam moralidade jogar fora as crianças defeituosas e conservar só as crianças perfeitas quando nasciam. Isto na Esparta era considerado moralidade legal amparada pela lei. Matavam as crianças defeituosas e conservavam as crianças perfeitas porque queriam uma nação de raça forte e achavam que isto era moralidade.

       Hoje em dia nós praticamos outra moralidade, achamos que isto é imoralidade – matar uma criança inocente por não ser perfeita.

      Não vamos confundir isto com a ética. A ética nada tem que ver com leis humanas. A ética é cósmica. A ética tem que ver com as eternas e imutáveis leis cósmicas.

      E como se manifesta esta ética?

      Vamos apenas nomear quatro pontos cardeais da ética: harmonia com a verdade, com a justiça, com a honestidade e com a fraternidade universal. Isto é ética.

      Ninguém vai justificar a mentira, a injustiça, a desonestidade e a crueldade para com os outros. Isto é ética universal, todos aceitam.

      Não se esqueça: a consciência de cada um de nós é o locutor das leis cósmicas.

      O homem não pode dizer ‘eu não sei quais as leis cósmicas’ – ele não precisa comprar nenhum livro para saber como é. Não está escrito em nenhum livro a ética cósmica. Está escrito na consciência de cada um que ele deve ser verdadeiro, justo, honesto e amigo da fraternidade universal.

       Isto ele não precisa de nenhum manual de ética. Pode ser analfabeto em tudo e praticar a ética cósmica porque esta não está nos livros, isto está no coração, na alma, na consciência de cada um.

      Quando alguém obedece ao imperativo da ética que está em sua própria consciência, ele realiza neste mundo uma realização existencial. Isto é realização existencial ou autorrealização que é viver em perfeito acordo com os pontos cardeais da ética cósmica. Realização existencial – vamos chamar isto.

      Se alguém falta com estes pontos cardeais, da verdade, da justiça, da honestidade, da fraternidade, o que acontece?

      – Frustração existencial.

       

  6. Refugiados

    Em relação aos refugiados do Haiti e paises sul americanos, acho que o governo erra de forma gigantesca.

    O governo brasileiro deveria fomentar as industrias a terceirizarem parte da produção nesses países, para manter o cidadão no local de origem e assim promover a economia nesses paises.

    Abrigando o refugiado aqui, atrapalha a nossa economia, tira o emprego do cidadão brasileiro, quebra os paises de origem desses refugiados, alem de abrir um precedente perigoso.

    Olha a Europa como está……

    1. “Abrigando o refugiado aqui,

      “Abrigando o refugiado aqui, atrapalha a nossa economia, tira o emprego do cidadão brasileiro, quebra os paises de origem desses refugiados, alem de abrir um precedente perigoso.”

      Meu caro, 

      Abrigando refugiados aqui, não atrapalha nossa ecônomia, não tira o emprego do cidadão brasileiro e não “abre portas” para incidentes. 

      Abrigando refugiados aqui, nós podemos melhorar nossa economia aprendendo com eles, não tiramos os empregos de quem trabalha decentemente e sim dos que fazem um cursinho e acha que “ok, ta bom assim” e nunca mais estuda, ou seja, dos desleixados. Enquanto esses refugiados passam a vida estudando, estamos parados pensando “eles vão tirar nossos empregos”.

      Abrigando refugiados no Brasil, nós salvamos vidas! Nós salvamos uma criança, um adulto ou um idoso que não tinha mais espectativas de vida! Nós damos esperanças a seres humanos! 

      Sabe qual é a melhor solução, abriguemos refugiados, demos esperanças a essas pessoas que não tem mais nada na vida, apredemos com eles e nos especializamos para que pessoas muito mais conceituadas, realmente não tomem seu lugar de emprego. 

       

       

  7. Acho que teria que investigar

    Acho que teria que investigar quantos desses contribuíram ativamente para seu pais entrasse em ebulição. O mesmo acontece por aqui. Tentam por fogo no Brasil e depois vão para Miam viver a mil. Enquanto namora ruptura, conseguem facilmente mora por la. Quero ver depois conseguirem refúgio em situação de conflito. Afinal, todos os países são bonzinhos na hora de dar refúgio. Vide a Europa inteira atualmente. Pensem nisso e sigam para não seguirem esses  falsos democratas financiados do exterior.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador