O rapaz dos Achados e Perdidos do aeroporto de Guarulhos

Dentro do aeroporto, dou-me conta que perdi meu iPad. Provavelmente deixei-o no carrinho de bagagem, no portão de embarque.

Saio, vou até o guichê de informações. Lá, um rapaz entra em contato com Achados e Perdidos. Digo a cor do iPad, informo que tem teclado, faltando uma tecla. Estava lá.

Vou até lá, digito a senha – para confirmar que é meu – e preencho um formulário. Pergunto quem encontrou. O nome do funcionário é Rafael. É ITFS, me informa a moça, e eu não tenho a menor ideia do significado da sigla. A moça me dá um cartão do setor com o nome do rapaz, para o caso de eu pretender registrar algum elogio.

Volto à entrada do portão 17, tem um rapaz bem moço, pergunto se é o Rafael. Era ele. Agradeço e ouso esticar uma gorjeta. Rejeita educadamente e pede licença para continuar trabalhando, porque tem muito passageiro precisando de orientação.

Luis Nassif

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gorjeta.

    Nassif, o rapaz cumpriu com sua obrigação e talvez tenha ficado ofendido com a oferta. Se é funcionário concursado, poderia perder o emprego, como manda a Lei 8.112.

    Um agradecimento sincero é seu maior prêmio.

    1. agrado, pode

      Desculpe-me, mas sou concursado e recebo vários presentes de pessoas por mim atendidas..se o agrado for um bem de pequeno valor, pode, sim…

       

      1. Curiosidade

        Por favor, você pode me informar onde está a tabela que classifica o que significa “bem de pequeno valor”?

        Se não for inconveniente, por favor, informe também o artigo da lei que tem a tabela.

        Obrigado.

         

      2. Eu acho que exageram…

        Tem um certo exagero em não receber alguma coisa.

        Tão exagerado, às vezes, como no meu serviço (serviço público), que nem os calendários de mesa do banco a gente podia aceitar.

        1. Fica melhor não receber e o

          Fica melhor não receber e o atendido ter de lidar com isso do que receber e ter chances de ajudar no estigma de que funcionário público é tudo corrupto, desonesto, vagabundo, etc. etc. O agente já é remunerado para isso e ponto final, que todos se acostumem a nem ousar em oferecer nada, lembrando que nada impede de escrever uma carta de agradecimento.

  2. Ao contrário o que diz a

    Ao contrário o que diz a maioria, o brasil tem jeito e está no caminho certo! Parabéns ao Rafael e à Infraero.

     

  3. Aos honestos basta a consciência tranquila de seu

    trabalho feito. E não para. Lá vai o Rafael de novo pois sempre há outros necessitados de auxílio.. Este entende o que é ser um SERVIDOR.

  4. VIVA A HONESTIDADE

    Hoje a maior riqueza que podemos ver em nossos semelhantes é a honestidade.

    Difícil de ser encontrada.

    Rafael, você tem  virtude e um valor humano inestimável.

    Parabéns.

  5. O que o CAro Nassif quer

    O que o CAro Nassif quer dizer com isso? Precisa de um iPad novo. Eu entro com R$10,00 quem mais de porpõe? Kkkkkkkkkkkkkkkkk. Perco o amigo mais não a piada.; 

     

    iPad quebrado? Saudade de Cuba. 

    1. Cuba que nada, tem muita musica da boa lá,

      não o pais do coração do Nassif é a Coreia do Norte.

      (P.S.: obviamente minha tecla IRONIC MODE estava bloqueada no mode ON)

      Pensando bem este comentário jeca nem merecia minha ironia.

  6. Rafael

    Grande parte de minha vida convivi com o pessoal de aeroporto e não fico surpreso com o seu relato.

    São pessoas alegres, solidárias, fazem todo o possível para atender às necessidades dos passageiros e acompanhantes. Em uma ocasião, um funcionário do aeroporto da Pampulha que fazia a limpeza de bordo de uma aeronave em pernoite achou um embrulho num dos bagageiros. Levou-o à gerencia da empresa e, por motivo de segurança, acionamos o pessoal responsável.

    O embrulho continha grande quantia em dinheiro e na mesma noite foi procurado desesperadamente pelo passageiro, o qual não acreditava que aquilo estivesse acontecendo. O funcionário também recusou qualquer recompensa.

    O detalhe é que ele, morador de um bairro numa área de risco, teve a pequena casa onde morava semi destruída por inundação dias antes do ocorrido. Bons tempos, tantos amigos, muitos exemplos de vida, muitas saudades de todos.

  7. sem desmerecer

    Esse tipo de história é mais comum do que pensamos, já vi casos de smartphones ,carteiras laptops,chaves de carro, nem todos são adeptos da lei de GERSON , do jeitinho, do espirito macunaíma e outros termos pejorativos que usam para desqualificar a nossa gente . 

  8. Mas não é sempre

    Recentemente viajei com a Air France para Paris e no desembarque em CDG (Gaulle) notei que tinha deixando os óculos  na poltrona, precisamente guardados em um porta trecos lateral. Com a absoluta certeza, na primeira oportunidade contatei a cia e informei o local, assento e características do óculos. Havia 20 minutos que o avião tinha pousado e os passageiros abandonado a  aeronave. Após esperar outros 20 minutos qual foi minha surpresa com a informação de que os óculos não estavam lá. Impediram-me também de retornar à aeronave. Estava na Europa e isso também lá acontece. Tenho certeza da apropriação ou do mal serviço. Não tenhamos espírito de vira-lata ao acreditar que o contrário do relatado no post só acontece no Brasil. 

  9. Meu episódio recente

    Achei uma carteira perdida no horário de almoço, numa mureta da rua. Nos cartões, o nome do sujeito, universitário e assalariado como qualquer outro, porém nenhum telefone. No vale-refeição encontro o nome da (pequena) empresa, que o Google falhou em associar com seu nome fantasia. Já quase desistindo, coloco o nome da empresa na JUCESP e acho o endereço. Google novamente com o endereço (um prédio comercial com uns 20 andares e dezenas de empresas). Ligo para o telefone do primeiro resultado e quase que por milagre acerto de primeira. Devolvi no final do expediente.

    Persistência que ganhou meu dia, apesar da tímida reação do rapaz.

    IMPORTANTE: Essa carteira tinha uns três cartões de crédito. Nessas ocaisões, se acontecer com você bloqueie-os o quanto antes, pois algum espertinho pode fazer compras com seu cartão sem precisar da senha.

    Certa vez achei um cartão de crédito na rua também, tarde da noite. Como parecia impossível achar o dono, achei melhor picotar o cartão para evitar qualquer problema.

  10. Nassif,
    Sempre é bom lembrar

    Nassif,

    Sempre é bom lembrar que a grande e imensa maioria dos objetos é entregue ao ‘Rafael’ por passageiros. Ou seja, somos – sim – um povo honesto. Bom. aguns, não.

  11. Honestidade…………………….

    Honestidade não é virtude, é obrigação moral!!!!!

    Há os que gostam de bajulações, elogios, presentes, promoções, etc, etc, e etc.

    Nos tempos atuais, todos se surpreendem por um bom comportamento honesto, mas eu pergunto:

    Se fossemos todos honestos, ou corruptos, não haveria diferenças, então…..

    O que devemos, todos, é fazer a diferença, pois quando a honestidade praticada por alguém nos surpreende, é porque alguma coisa está errada!!!

    A conferir……………

     

     

  12. O rapaz dos Achados e Perdidos do aeroporto de Guarulhos

    Nassif,

    O funcionário Rafael foi exemplar. Certamente, essa atitude dele demonstra a formação e a educação que ele recebeu no seio da família, além, é claro, do traço da personalidade honesta e justa que ele exibiu.

    De qualquer forma, Nassif, ressalto que situações como essas são mais comuns do que possamos imaginar. Diariamente, uma centena de pessoas encontram objetos perdidos ou esquecidos em diversos locais como aeroportos, rodoviárias, shopping, escolas, e esses cidadãos honestos têm a decência de levar até o setor de Perdidos e Achados, para que os proprietários possam resgatá-los. Prova disso, é que a cada dia aumentam o número de objetos (dos mais variados tamanhos, valores, cores) entregues nos tais setores.

    Solidariedade. Compaixão. Atitude. Enfim, gesto de bondade que está dentro da alma do povo brasileiro.

    Sim. Existe notícia boa. Uma pena que são poucos jornalistas para divulga-la.

     

    1. Treinamento

      Os valores são escolhidos na contratação, aqueles que podem ser melhorados, reforçamos com treinamento.

      O aeroporto será referência em atendimento, está é a meta!!! 

    2. normal
      Procedimento padrão no aeroporto de guarulhos….
      Isso ocorre dezenas de vezes durante o dia, mas normalmente o pessoal só esta acostumado a criticar, tem uns que não chegam nem a agradecer.

      Acham que por pagar a passagem é uma obrigação dos funcionários cuidar dos pertences deles

      Fica a dica, quando estiver no aeroporto, cuidado com os pertences pessoais, dessa vez foi um funcionário do aeroporto que achou, da para próxima pode ser um furto…

      Faça uma ouvidoria também elogiando o serviço, porque só lembram quando é para reclamar

  13. Orgulho da Família

    Parabens Rafael

                Sim, sabemos que  isso é obrigação, que ele recebe por isso, mas temos que salientar que essa atitude é um reflexo da educação que vem de berço.  

  14. Não obtive a mesma alegria

    Infelizmente, eu não fiquei feliz com o desfecho da minha história. Viajei a Porto Seguro e Mata Verde-MG para visitar familiares. Retornei dia 6/5/2015 e perdi minha camera Canon SX50 no Spoleto do Terminal 1 do Aeroporto de Guarulhos, por volta das 20:30. Ninguém viu, ninguém sabe.

     

  15. Perdi meu iPad

    No último dia 16 de maio de 2016, deixei meu iPad no voo da gol, desde lá que tento contato com a gol e ninguém se pronuncia, na verdade nenhum número atende. Em gru me informaram que o tablet estaria la, mas ninguém da gol resolve o desfecho da situação. Precisamos de mais Rafaeis nessa empresa.

  16. Terminal 2 embarque.

    Infelizmente nem todos são honestos. Meu marido esqueceu um casaco da nike preto dentro de um carrinho no embarque terminal 2, fazem 6 dias e não devolveram. Triste saber que existem pessoas desonestas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador